x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 18.228

Certificado digital - contador x cliente

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 27 fevereiro 2010 | 19:08

Boa noite Renato,

Nada o impede de elaborar a Procuração Eletrônica onde seus clientes outorgam à você ou à sua empresa (Escritório) os poderes nelas especificados, e inclusive de entregar tais Procurações ao CAC da Secretaria da Receita Receita Federal mais próxima antes mesmo de ter seu próprio - e necessário - Certificado Digital.

Entretanto, quando da entrega das declarações via certificação digital, a Receita Federal irá conferir se o outorgado (você ou sua empresa) possue o Certificado Digital exigido. Caso não o tenha, o arquivo não será recepcionado.

Em outras palavras, você pode elaborar e entregar na Receita Federal as Procurações Eletrônicas sem o Certificado Digital, mas para entregá-las será necessário tê-lo.

...

Fabiana Raquel dias Vieira

Fabiana Raquel Dias Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 18:19

Boa Noite Saulo!

Gostaria de saber se o escritório que trabalho ou o contador pessoa física pode adquirir um certificado e as empresas as qual ele presta serviços podem utilizarem do mesmo?Ou as empresas tem que ter seu certificado e autorizar o contador via procuração?


Grata pela atenção

Fabiana

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 6 abril 2010 | 07:22

Bom dia Fabiana,

A Procuração Eletrônica foi criada (entre outros motivos) para evitar que cada representante fosse obrigado a ter o Certificado Digital.

Assim, basta que o outorgado (Contabilista ou Escritório Contábil) tenha a referida Certificação.

Vale dizer que o representante da empresa não precisa de Certificação Digital para outorgar Procuração para o Contador ou Escritório Contábil, entretanto o procurador (outorgado) precisa tê-la para poder entregar as Declarações em nome do outorgante.

...

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 00:33

Bom dia!

Estou com muitas dúvidas sobre o certificado digital. Não tenho CNPJ, trabalho em casa e tenho alguns clientes (todos novos), gostaria de saber se cada um precisa comprar o seu próprio certificado para transmitir as declarações ou posso comprar o meu e-cpf e solicitar a procuração eletrônica? Pelo que li isto é possível, certo? E para comprar o e-cpf é necessário cadastrar o CEI? Peço desculpas por tantas perguntas!!!
Desde já agradeço a todos!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 09:05

Bom dia Gilberto,



Sim, com seu certificado digital, por meio de Procuração Eletrônica emitida e validada pela Receita Federal do Brasil, podera sim enviar as declarações de seus Clientes.

O ideal, é cada Cliente ter seu próprio certificado, lembrando que quando Você utiliza o seu Certificado para transmissão das declarações, também é responsável pelo conteúdo das mesmas.


Sobre a Procuração Eletrônica, veja mais informações no link a seguir:

Obs.: Faça a nova carteira de identidade profissional do CRC que na mesma, podera incluir a certificação digital, ver informações no link a seguir:


É interessante ter o CEI para que possa também, utilizar seu certificado digital no envio do SEFIP, pelo conectividade social ICP.

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/ProcuracoesRFB/default.htm


http://www.cfc.org.br/sisweb/novacarteira/index.html

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 17:21

Boa tarde Mario,

Obrigado pelos esclarecimentos, só mais uma dúvida? só consigo transmitir o SEFIP se tiver o CEI cadastrado em meu certificado? Se for assim acho melhor cada cliente ter o seu próprio certificado e-CNPJ conforme sua orientação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.