x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 33

acessos 9.040

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 18:39

olá pessoal sou novo no curso e espero aprender muito com vocês, a principio alguem poderia me dizer se é obrigado uma empresa no simples reter iss. desde já agradeço a todos.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
RAFAEL NAGY

Rafael Nagy

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 28 abril 2010 | 14:28

Boa Tarde Alex,

Sim é obrigatorio, portanto a aliquota será conforme a sua ultima Faixa de Faturamento do Anexo que estiver enquadrada

Segue Abaixo a Base legal :


Lei Complementar 123/2006

Art. 21.
§ 4º A retenção na fonte de ISS das microempresas ou das empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional somente será permitida se observado o disposto no art. 3º da Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, e deverá observar as seguintes normas:

I - a alíquota aplicável na retenção na fonte deverá ser informada no documento fiscal e corresponderá ao percentual de ISS previsto nos Anexos III, IV ou V desta Lei Complementar para a faixa de receita bruta a que a microempresa ou a empresa de pequeno porte estiver sujeita no mês anterior ao da prestação;

II - na hipótese de o serviço sujeito à retenção ser prestado no mês de início de atividades da microempresa ou empresa de pequeno porte, deverá ser aplicada pelo tomador a alíquota correspondente ao percentual de ISS referente à menor alíquota prevista nos Anexos III, IV ou V desta Lei Complementar;