Veronica Alves
Prezada,
Acho que voce foi um pouco resumida na sua pergunta;
O que voce quer analisar na folha de pagamento:
1) a origem das informações (documentos que geraram as verbas);
2) os cálculos dos descontos (Inss, Irrf, Sindical, VT, etc)
3) ou analisar se a contabilização da folha está correta???
Se for a seguinte situação:
1) pegar o livro de empregado e conferir os salários; pegar o livro de ponto, e ver se tem atrasos ou horas extras; se tiver comissão, pedir ao setor comercial o relatório de comissão e verificar os cálculos (%); ver se há uma listagem de programação de férias. ...etc, etc, etc
2) se for os cálculos, voce deve ter em mãos as tabelas de Inss, e de Irrf, e conferir as bases de cálculos e aplicar as alíquotas de acordo com a faixa enquadrada;
3) se for a contabilização, é só verificar se as verbas estão lançadas nas contas respectivas. Ex.: salários, horas extras, RSR, comissão, férias, verbas rescisórias, etc;
3.1) verifique se os descontos na folha foram lançados a credito das contas: inss a recolher, fgts a recolher, Contribuição sindical a recolher, etc. etc. etc.
Se precisar de um esquema de contabilização da folha é só pesquisar no forum.
Bom trabalho