x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 47

acessos 35.505

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 16:02

Estou tentando enviar uma Rais pelo programa Generico 2021 e da o seguinte erro: 
Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração

Estou cadastrando o CNPJ do escritorio como responsavel pela declaração e depois na hora de enviar o arquivo uso o certificado do escritório e volta dando esse erro

O que pode estar dando de errado ?

Mauricio Visgueira

Mauricio Visgueira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 17:25

Da seguinte forma resolvi o erro abaixo:
java virtual machine launcher
could not create the java virtual machine
a fatal exception has occurred. program will exit.
--
Solução:
Depois de instalar o Java 9... Abrir a pasta onde fica instalada a RAIS, Exemplo da Pasta >> C:\GDRais2022 >> Editar o arquivo >> gdrais e remover a seguinte parte dos dados do arquivo >> --add-opens java.base/java.lang=ALL-UNNAMED
Depois salvar e abrir o RAIS. 
Qualquer dúvida é só chamar.

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 10:57

Aff, esse programa da RAIS dando essa zika, justamente agora. Depois o funcionario não recebe o abono salarial e vem em cima de nós

Eu ja tentei de tudo e da esse mesmo erro do certificado digital. Primeiro cadastrei o escritorio como responsavel pela delcaração e usei o certificado do mesmo e deu esse erro. Depois cadastrei a propria empresa como responsavel e usei o certificado da empresa e o problema continua.

Jefferson Joazeiro

Jefferson Joazeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 12:45

Estou com o seguinte problema: temos clientes que são condomínios e a obrigatoriedade do e-Social foi a partir de 05/2021.
Os funcionários estão recebendo o valor referente a 08 meses, os meses de 01 a 04/2021 que constam na RAIS não foram considerados.
Alguém com problema parecido?

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 15:54

Mandei e-mail para o suporte da RAIS e me retornaram com a seguinte explicação que segue abaixo, mas ja fiz tudo isso ai e não resolve. Desinstalei o programa, implantei as informações da empresa manualmente (sem importar as informações do meu programa da folha), usei outros certificados e nada

Sua solicitação de serviço foi atendida com a seguinte solução:
Conforme nosso suporte técnico, as transmissões pelo GENÉRICO 2021 ocorrem normalmente, e a obrigatoriedade do certificado ocorre praticamente em todos os arquivos recepcionados. 
Sendo assim, reiteramos as informações e orientações passadas.   
Os campos referentes ao responsável pela declaração devem ser preenchidos com os dados do titular do certificado, seja CNPJ ou CPF.
Esta é uma determinação do Ministério da Economia / Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. 
Nos dados do responsável, 7º ícone da barra de ferramentas do programa, há o campo Inscrição CNPJ/CEI/CNO/CPF/CAEPF, dessa forma, ele pode ser preenchido com uma dessas opções. Ao lado aparecerá a inscrição que foi utilizada. Esse campo Inscrição CNPJ/CEI/CNO/CPF/CAEPF e o campo Razão Social/Nome devem ser preenchidos com os dados do titular do certificado.
Se o certificado for um e-CPF, o campo CPF do Responsável deverá ser preenchido com o CPF do titular do certificado.
Se os dados foram importados, verifique no arquivo se os campos estão preenchidos corretamente, ou seja, os dados do responsável são os mesmos do titular do certificado. Se houve a correção no arquivo, faça nova importação dos dados, gere novamente a declaração e faça a transmissão.

Wilker Tiburcio

Wilker Tiburcio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 14 março 2023 | 17:35

Também estava com o erro de Certificado incompatível cosnegui resolver da seguinte forma:

Meu Java era superior JDK 19, desistalei e instalei o 9, dessa forma foi transmitido!

Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 16 março 2023 | 16:07

Marcos,
Art. 457 
§ 2o  As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.                (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

Ricardo Nery

Ricardo Nery

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 17 março 2023 | 12:06

Para solucionar o problema "Certificado digital cnpj/cpf incompatível com cnpj/cpf do responsável pela declaração", tive que realizar o download e instalação do  Java JDK 9 (conforme recomendado na página da Rais 2022).
Observação: não funcionou com Java inferior nem com o superior, deve ser instalado de fato o java JDK 9.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.