x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 55

acessos 43.225

Emitir NF-e de Prestação de Serviços em SP

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 15:53

Pessoal, recorro a vocês por estar completamente sem rumo !

Minha empresa está localizada na capital de SP, é muito pequena (baixissimo movimento mensal), esta enquadrada no SIMPLES NACIONAL, NF modelo/série A1.
Esta empresa foi aberta tanto para fabricar e comercializar produtos, como também para prestar serviços.

Fiz a homologação junto ao http://www.nfe.fazenda.gov.br para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (modelo Nacional - NF-e DANFE) .

E já na minha primeira emissão de NF tenho dúvidas, eu preciso emitir uma NF-e/DANFE de Prestação de Serviços para uma empresa na cidade de Sorocaba/SP.

Perguntas:

>> Posso utilizar o programa disponibilizado pelo site citado acima, ou preciso estar homologado e utilizar o software da Prefeitura de SP http://www.prefeitura.sp.gov.br ?

>> Tenho que pagar o DARF do DAS ou qual DARF tenho que emitir para pagamento do imposto ISS ?


Desde já agradeço pela atenção de todos, obrigado.

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 21:58

Paulo, boa noite!

NF-e de serviços é uma coisa e o NF-e/DANFE é outra.

A Nota Fiscal Eletronica de serviços é emitida através do site da Prefeitura de São Paulo http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//nfe/.

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletronica) este sim pode ser emitido pelo link infomardo, e este é para o acompanhamento da mercadoria.

Sua empresa sendo optante pelo Simples deve pagar através do DAS que ja estará distribuindo os impostos aos respectivos orgãos.

Sugiro a você que procure um contador para orientá-lo.

Boa sorte!

Marcelino P. Teixeira
Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Domingo | 18 julho 2010 | 14:56

Boa tarde Marcelino, obrigado por disponibilizar sua atenção ao meu tópico.

Conforme sua orientação hoje mesmo fiz a autorização no site da Prefeitura de SP e estou apto a emitir as NF's de Serviços.

Por hora eu mesmo estou batendo cabeça com isso devido minha situação financeira não estar favorável, e como são emitidas esporadicamente NF's com essa empresa e de baixíssimo valor, vou manter dessa forma até o final deste ano, porque para o ano que vem pretendo utilizar com mais freqüência esta empresa e com toda certeza estarei seguindo seu conselho de estar com um contador vendo tudo isso.

Para finalizar quanto da emissão de notas fiscais, estou com uma única dúvida, nas NF-e's padrão DANFE NACIONAL http://www.nfe.fazenda.gov.br/, tenho algumas já impressas em papel (padrão antigo) antes da homologação da NF-e, quando eu for emitir de forma eletrônica, a numeração deverá ser seqüência a do papel ou deverá iniciar a partir da 001 ?

Mais uma vez obrigado e bom domingo, abraços...

Alan Koerbel

Alan Koerbel

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 14 anos Domingo | 18 julho 2010 | 15:15

Em relação a NF-e de serviços, também chamada de NFS-e em outros municípios, é uma obrigação na esfera municipal. Mais de 100 municípios já adotaram a NFS-e, cada cidade possui um padrão diferenciado.

Empresas com pouco volume de notas fiscais podem digitar suas NFS-e nos portais das prefeituras. Já empresas com maior volume tem a opção de integrar seu sistema de gestão com os portais, evitando a redigitação das informações.

Neste caso, é necessário recorrer a uma empresa de desenvolvimento de software que trabalhe com NFS-e.

O CW NFS-e é a solução líder nacional em NFS-e, única solução homologada para mais de 60 municípios. Empresas com várias plantas em cidades com NFS-e podem utilizar uma única solução para a gestão e integração das suas notas fiscais de serviço eletrônica.

Integra com qualquer sistema, e já possui parceiros com extratores para mais de 40 ERPs, entre eles SAP/R3, Datasul EMS (TOTVS), Microsiga Protheus (TOTVS), entre outros.

Mais informações em https://www.conceitow.com.br/cwnfs-e.



Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 11:16

Bom dia Marcelino, o que seria da gente se não existissem os fóruns para dirimir nossas dúvidas não é mesmo ?

Eu colaboro com muitos fóruns no Brasil e também no exterior, em particular aos de minha área profissional voltados para a programação em informática, assim como vocês deste fórum ajudo diariamente muitos colegas com dificuldades no aprendizado, espero também um dia poder auxiliar alguém aqui neste fórum, com toda certeza o farei com muita satisfação e alegria.

Quanto a numeração inicial para emissão da NF-e ficou claro, ao qual se inicia mesmo a partir de 001.

Agora estou em dúvida com relação ao nº de série a ser utilizado, nos testes que estou emitindo NF-e DANFE o nº de série aparece 01, o correto seria alterar para 02 ?

Em meu bloco talonário em papel não localizei nenhum numero de série, somente aparece "Modelo: 1", acredito nesse caso então ser o chamado "Série Única", correto ?

Fica aqui a dúvida em aberto se devo continuar informando na NF-e "Série: 1" ou altero para "Série: 2" !

Obrigado mais uma vez amigão, abraços...

Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 12:48

Boa tarde a todos!

Por favor, tenho um cliente que está enquadrado no SIMPLES NACIONAL, sua atividade é prestador de serviços de impressão.
De acordo com seu CNAE 1821.1.00, ele estaria obrigado a emitir NF-e (DANFE) a partir do mes de Julho/2010 conforme anexo II da Port.CAT 162/08.Minha dúvida é: Ele emiti nf de serviços em papel, será mesmo obrigatorio a emissão do NF-e (DANFE), porque se NFS-e é uma nota da prefeitura de SP, como posso emitir NF-e ?Se alguem puder me ajudar ficaria grata.

Abraços

Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 15:09

Obrigada Paulo, mas só mais uma pergunta:
Então ele não está obrigado a emitir a NF-e do Estado?Somente a nota da Prefeitura de SP mesmo?Porque para a obrigatoriedade da nota fiscal de serviços na prefeitura de SP, é somente se a empresa teve um faturamento anual maior de 240.000,00 estou certa?
Obrigada mais uma vez
Abraços

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 18:04

Existe a NF-e (DANFE) padrão nacional onde ele terá que emitir caso venda algum tipo de produto que ele fabricou, ou comprou de alguém e está revendendo.

Na Prefeitura de SP padrão NFS-e, utiliza quando for uma prestação de Serviço, no caso como você mencionou seu cliente presta serviços de impressão, neste caso será utilizado esse padrão.

Em ambos os casos você terá que migrar da emissão da NF em papel para modo eletrônico, caso seu nº CNAE tenha sido exigido para a emissão, é melhor checar isso, porque mesmo se o faturamento não atingiu o valor de 240mil, más se o CNAE enquadra na obrigatoriedade da emissão de NF-e terá que fazê-lo.

Denilson Cesar Pinto

Denilson Cesar Pinto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2011 | 22:58


Prezados Colegas,

A Prefeitura de São Paulo está exigindo o uso de certificado digital para emissão de notas fiscais eletrônicas.

Minha dúvida é se o sócio responsável pela empresa poderá utilizar o seu certificado digital e-cpf ?

Ou será que tirar outro certificado digital do tipo e-cnpj uma vez que a prefeitura menciona apenas certificado digital de pessoa jurídica ?

Alguém aqui já emitiu alguma nota fiscal eletronica de serviços utilizando o e-cpf do sócio da pessoa jurídica ??

Agradeço se alguém puder tirar essa dúvida.

Caio Jordão Calisto

Caio Jordão Calisto

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 11:37

Denilson, boa tarde:

Do mesmo modo que na NF-e/Federal não se pode usar e-cpf do sócio, na Nfs-e só é permitido utilizar-se dos certificados padrão A1, A3, A4, que contenham o cnpj do orgão emissor. (Artigo 1, parágrafo 2, INSTRUÇÃO NORMATIVA SF/SUREM Nº 8, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 ),

Instrução Normativa que determina a utilização de Certificado Digital para a Emissão de NFS-E - SP

Espero ter ajudado.

Twitter: @main_void
Denilson Cesar Pinto

Denilson Cesar Pinto

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 00:24


Prezado Caio,

Então o certificado digital correto seria o E-nfe ?

Ou poderia ser o certificado digital E-Cnpj ?

Agora você me ajudou, mas aindo continuo com um pouco de dúvida entre os tipos de certificados acima.

Estive lendo no site da Prefeitura mas não está dizendo claramente qual o nome do certificado. Só diz que tem que contar o número do CNPJ.

Colega Caio, se puder me ajudar nessa dúvida, fico imensamente agradecido.

Abraços.

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 12:03

Boa tarde Priscilla!

Leia esta informação:

13.16. Sou contador ou empresa de contabilidade e meu CPF ou CNPJ encontra-se cadastrado nas configurações de perfil do meu cliente Pessoa Jurídica. Sou obrigado à utilização do certificado digital?

O sistema da NF-e permite que o CPF ou CNPJ do contador ou empresa de contabilidade seja cadastrado pelo contribuinte, no campo “Identificação do Contador”, na tela de “Configurações do Perfil do Contribuinte”. Desta forma, o contador poderá ser autorizado a acessar algumas funcionalidades da NF-e.

O contador somente será obrigado à utilização do certificado digital para acessar as informações do contribuinte que o cadastrou se a Pessoa Jurídica também estiver obrigada à sua utilização.

Para mais informações sobre o cadastramento de contadores na NF-e, consulte o item 3.3.5 do manual de acesso ao sistema da NF-e para Pessoas Jurídicas.

Fonte:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/nfe/perguntas_mais_frequentes/index.php?content=faq#post41950

Espero ter ajudado, abraços...

Priscilla Oliveira de Paula

Priscilla Oliveira de Paula

Prata DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 12:11

Bom dia Paulo e Carlos
Obrigada pela explicação, agora sim fico claro pra mim. E só mais uma pergunta tenho um cliente que emite a nf-e do Estado e ja possui o certificado, ele pode utilizar o mesmo ou não?

Priscilla Oliveira de Paula
Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 16:45

Priscilla, nesta sua última pergunta esse cliente pode utilizar desde que seja um Certificado "e-CNPJ" com algum dos padrões que o Caio mencionou.

REGINA

Regina

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 11:20

Cheguei um pouco tarde nesse tópico, mas acho que é sempre valido um pouco mais de esclarecimento.

A NFE da Prefeitura pode ser emitida através do E-CPF do sócio responsavel ou de qualquer outra pessoa que o possua desde que essas pessoas estejam cadastradas no sistema.

Antes da exigibilidade do certificado para emissão das notas era possivel "gerenciar usuarios" no sistema da NFE com a senha de acesso.

É necessário criar uma senha de acesso do socio responsavel possuidor do certificado (feito on line, sem necessidade de comparecer a PMSP).

A partir da obrigatoriedade o procurador ou o socio devera ir a PMSP, no vale do anhangabau, e solicitar a liberação da senha da empresa (aquela usada anteiormente) para efetuar o "gerenciamento dos usuarios".

A opcao do "gerenciamento de usuarios" nao aparece mais no sistema da NFE apos a obrigatoriedade do certificado. Por isso a necessidade da liberacao da senha antiga.

Diante das dicficuldades financeiras das empresas, pois o certificado é caro, essa é uma alternativa para redução de custos.

Regina

Roseli Reis Ferreira

Roseli Reis Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 13:38

Oi Regina, boa tarde!

Estou passando por um caso identico ao que voce mencionou acima.

Porem estou tendo dificuldades em conseguir esta liberaçao da senha web antiga para poder acessar o gerenicador de usuarios.

meu cliente utiliza o ECPF e nao tenho mais como emitir nota fiscal, pois o acesso foi bloquado.

Na Prefeitura nao aceitaram o requerimento que fizemos.

Qual procedimento voce utilizou para conseguir esta liberaçao?

Qualquer coisa, pode enviar direamente para o meu e-mail: @Oculto

Grata pela sua atenção.

Roseli

"Os melhores momentos da vida estão em simples atos!"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.