Rafael C. Moreira
Prata DIVISÃO 5, Analista Processos Prezados,
É notório que a JUCESP tem apresentado um serviço insatisfatório entre as Juntas Comerciais de todo o Brasil. Seu sistema “VRE DIGITAL” tem sido marcado por inúmeros bugs e seus procedimentos obsoletos ainda exigem protocolos físicos. Surpreendentemente, estamos em 2024 e essa Junta Comercial ainda solicita protocolos em papel para diversos atos que já são aceitos no formato digital em outros estados há mais de 7 anos.
Desde o início deste ano, temos enfrentado uma série de problemas que já duram mais de 40 dias:
1- Há uma quantidade significativa de processos deferidos no DBE nos últimos 40 dias que continuam em “análise” no VRE DIGITAL. Isso impede a emissão da certidão de inteiro teor (contrato registrado). Em alguns casos de abertura, as empresas podem ser impedidas no Simples Nacional, pois existem municípios que exigem o ato registrado para a liberação da inscrição de forma manual. Além disso, há o prazo do Simples Nacional pós-inscrição.
2- Temos encontrado exigências descabidas em processos físicos, solicitando itens que não estão previstos na lei ou pedindo um formato de escrita que agrade ao analista.
3- Há casos de desenquadramento de MEI’s protocolados fisicamente e deferidos sem o lançamento da ficha cadastral no sistema (não encontrada pelo NIRE).
4- A JUCESP não está atendendo às exigências. Há mais de 20 dias tento agendar um atendimento todos os dias, mas não há datas disponíveis para atendimento online/presencial.
5- A JUCESP não está respondendo ao “fale conosco” há mais de 30 dias. Simplesmente não há retorno sobre as falhas nos sistemas da JUCESP. Ao tentar ligar no telefone, os atendentes limitam-se a pedir para aguardar, de uma maneira desagradável.
6- A JUCESP não está respondendo ao “Reclame Aqui” há mais de 13 dias, demonstrando pouco ou nenhum interesse em resolver situações que são graves.
Como a JUCESP não está respondendo ao “fale conosco”, sugerimos enviar uma reclamação ao DREI através do Reclame ao DREI
Edit 29/02/2024 - 15:56 - "Recentemente, recebi uma informação, ainda não confirmada, de que a JUCESP estaria migrando o sistema atual para um novo em março. Este novo sistema seguiria os moldes do ‘Portal de Serviços’ de AM, MG, entre outros. Aparentemente, essa seria a razão pela qual o sistema atual tem causado tantos transtornos aos contadores de SP.
Pesquisando na internet, encontrei o Facilita SP. Em sua página inicial, já são apresentadas as etapas dessa adequação. Atualmente, o processo se encontra na 3ª etapa, que é justamente a do Portal Integrador.
Agora, a pergunta que fica no ar é: por que a JUCESP tem dificuldades em informar isso para a sociedade?"
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