x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 61

acessos 37.518

MIT - DARF's PIS COFINS JAN25

JUPIRA LUCAS

Jupira Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 semanas Quarta-Feira | 12 fevereiro 2025 | 13:12

Tá, todo mundo fala a respeito da emissão dos DARFS pelo sicalc em 01/2025

E o resto como fica???  Porque se voltar lá na DCTFweb que já foi transmitida e pago os darfs tanto do INSS como do PIS, Cofins vai ser como FCTFwe retificadora não é???!!!

QUEM GARANTE QUE NÃO VAI FICAR EM ABERTO O INSS, O PIS E O COFINS gerado e já paga anteriormente pelo SICALC???

Por  isso que falo, existe bom senso em quem está fazendo isso???!!!

Não é penalizar as empresas que estão erradas e prejudicar as que estão certas, começa por aí né

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 2 semanas Quarta-Feira | 12 fevereiro 2025 | 13:47

Sim, depois fará uma retificadora incluindo os débitos e compensando os pagamentos dos DARFs tal qual já pode ser feito hoje na DCTFWeb.

Lembrem de um ponto importante, o MIT será apenas uma declaração que alimentará a DCTWeb, tal qual a Reinf e E-Social.
Ou seja será declarado apenas os débitos no MIT e após finalizado enviará para o ambiente da DCTFWeb tal qual é hoje.
Dentro da DCTFWeb já existe a opção de Abatimentos de pagamentos anteriores que foram feitos com mesmo código de DARF.

Então na pratica o que deve ser feito se não sair a tempo é emitir as guias pelo SicalcWeb, após sair o ambiente declarar o MIT e este envia os débitos para DCTFWeb e dentro da DCTFWeb abatemos os pagamentos.
Hoje já pode ser feito assim caso emita, por exemplo, uma guia de retenção via SicalcWeb por engano, você pode abater na DCTFWeb e ela não gera a pagar.

A própria RFB da essa opção em nota publicada sobre a prorrogação da DCTFWeb:
"Caso necessário, o DARF pode ser gerado por meio do sistema Sicalcweb, disponível no site da RFB – Sicalc.
O MIT deve estar disponível para utilização no dia 15 de fevereiro, com link de acesso na própria DCTFWeb, no Portal do eCAC da RFB.
É importante salientar que a prorrogação é exclusiva para o envio da DCTFWeb, não havendo nenhuma alteração no prazo de vencimento dos tributos que nela serão informados."

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
everton silva

Everton Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 08:56

Ja mandei comunicado a todos clientes que aguardaremos orientação da receita.. não há o que fazer, se nada mudar ou prorrogar até dia 16.. envio via sicalcweb.
Todos ja concordaram, há momentos que temos que nos impor até pra mostrar nossa importancia.

"Quando um homem com experiencia encontra um homem com dinheiro, o homem com experiencia parte com dinheiro e o que tem dinheiro parte com experiencia"
ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 3
há 2 semanas Quinta-Feira | 13 fevereiro 2025 | 09:15

Para meus clientes já encaminhei o PIS e COFINS pelo SicalcWeb mesmo, tenho viagem marcada justo dia 15 agora, não posso aguardar a boa vontade da Receita em liberar o MIT, que já era para estar disponível em 01/02/2025.

Só estou na dúvida sobre o CSLL e IRPJ de um cliente Lucro Presumido,  ele gosta de pagar antecipadamente os DARFS (mês a mês), estou aguardando orientações, pois o MIT destes dois impostos será declarado só na competência 03/2025.

everton silva

Everton Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 10:30

Todo mundo usando junto.. hiper lento.. nao recarrega, Nao autorizado.. nem sabem qual erro colocar.

"Quando um homem com experiencia encontra um homem com dinheiro, o homem com experiencia parte com dinheiro e o que tem dinheiro parte com experiencia"
MICHEL F MAIA

Michel F Maia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 10:40

Bom dia Pessoal,

foi o que imaginei, como fazia a apuração do PIS e COFINS através do SICALC Web, e enviava para o cliente efetuar o pagamento,
durante o envio da DTCF Web, abatia o pagamento quando era gerado a guia. Pelo que entendi, a gente irá fazer o DARF normalmente, enviar para o cliente, e quando fizermos o envio do MIT até final de Março/2025 referente a Janeiro/2025, no momento de gerar o DARF, será que teremos essa opção de abatimento? 

Observem a lógica, se enviarmos em MARÇO/2025, e gerarmos os DARF "fora do prazo", gerará juros e multa para o cliente. Acredito que seria esse meu entendimento?

O que acham?

Michel Maia
CONTADOR
Cel.: (21) 97996-7826
Site: https://linktr.ee/mfm_contabilidade
e-mail: [email protected]
e-mail: [email protected]
JUPIRA LUCAS

Jupira Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 12:39

Viu, dão um monte de lives, parece até "PROPAGANDA POLITICA",, mas as duvidas mesmo que se tem ninguém tira, ninguém falou até agora e esclareceu, como por exemplo: 

01) Todos  que trabalham já fecharam suas DCTFs WEB antes do dia 14/02/2025 para passarem as guias de INSS para os clientes pagarem, e também o PIS e Cofins pelo sistema sicalc. Ou seja, a DCTFweb 01/2025 já morreu!!!  Se você for reabrir ela para informat MIT vai ficar como uma DCTFweb retificadora, e o PIS, Cofins e INSS que já foram gerados anteriormente, vão ficar em aberto???  Qual a outra funcionalidade que o sistema da DCTF web tem para que não fiquem em aberto. Não tem isso em manual e ninguém  respondeu até agora também!!!  PERCEBERAM ISSO???!!!

02) Apartir do mes 02/2025- os DARF de PIS Cofins e INSS se forem gerados de forma individualizada pela DCTFweb tem essa opção lá???!!!   A onde tem no manual ensinando essa opção ali???!!!  TEM O PASSO A PASSO ENSINANDO ISSO ALI??? CADÊ???!!!  

Eu, não tenho bola de cristal para gente que faz sistema apenas para USOS PROPRIOS DELES, tem que fazer o sistema para todo mundo, com as informações, e NÃO TEM ISSO???!!!

CADÊ???!!!

Essas informações ninguém respondeu até agora, e aí???!! 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 12:48

A Todos

depois que a declaração está  "ATIVA",  tem a opção de visualizar ( desenho / icone  de olho)

na  tela que vai abir, tem a opção "ediar darf"   aonde  mantemos o valor apenas daqueles que queremos gerar o darf e  zeramos os demais"

consegue gerar individualmente assim,  dá certo, pois  separo mensalmente o que INSS e o que retenção

já encaminhei sugestão para o ECAC  em vez de ficar zerado ,   criarem um "chek-box" para marcar qual que queremos gerar  em vez de ficar zerando

hoje  é o primeiro dia,    devem iremj ajustando.


Márlus

Mauricio Orsolin

Mauricio Orsolin

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 12:52

Fui ver o MIT, empresa teve movimento baixo então conversando com o cliente pedi para testar.
Pagamento antecipado de CSLL e IRPJ somente via sicalc.
Quando coloquei os dados de PIS e COFINS, os impostos foram para a DCTF WEB, e o vencimento ficou para o dia 20/02.
Então até que se altere algo nesse sentido ( ou eu deixei passar algo), tudo irá via sicalcWEB, e depois da-lhe retificações .

Roberto A.

Roberto A.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 13:02

Olá Márlus

Já existe essa opção de que fala

Do lado esquerdo, basta clicar no sinal de "+", "Total Apurado Empresa", e marcar os débitos que quer recolher, e emtir o DARF


Roberto

RENATO AUGUSTO SOARES

Renato Augusto Soares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 15:58

Boa Tarde a todos; 

Simone, o meu travou tbem, "Encerramento em Curso desde 17/02/2025" 
Deve estar tudo congestionado por ser o primeiro dia, não vai nem para frente e nem para traz 
Lixo de Receita Federal

Acabou de encerrar o MIT aqui e consegui gerar as guias e finalizar a DCTFWEB

RAFAEL CIRICO

Rafael Cirico

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 semana Segunda-Feira | 17 fevereiro 2025 | 17:07

Boa tarde, tudo bem? aqui depois de ir dando vários erros da página consegui enviar hehe. 

Só não consegui transmitir das incorporadoras que tem o RET, fica dando uma pendência sem ter como arrumar, negócio é esperar destas mesmo para transmitir, receita sendo receita rsrsrs

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.