x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 12.098

Pedido de Demissão - Procedimentos a adotar

Fernando Garcia Borges Júnior

Fernando Garcia Borges Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 24 agosto 2010 | 23:59

Boa noite companheiros!

Assumi recentemente a carteira de DP da empresa em que trabalho, embora seja uma área em que não me ligue muito e seja temporário.

Gostaria que alguém pudesse me dar uma luz quanto aos procedimentos a adotar pro caso de um pedido de demissão de funcionário.

Ele vai se desligar da empresa no dia 01/09, e não faço a mínima idéia de como proceder.

Alguém pode me dar uma luz e dar um passo-a-passo?

Desde já, grato pela atenção de sempre.

Abraço,

F.G.

Gabriely Rodrigues Carvalho

Gabriely Rodrigues Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 11:08

Olá Fernando,

Vou te passar o pouco que eu sei.

O funcionário precisa fazer uma carta de próprio punho pedindo a demissão e se caso ele não for cumprir aviso prévio, ele precisa especificar isso na carta.

Se o aviso prévio for trabalhado ele terá que receber a rescisão no primeiro dia útil subsequente ao término do contrato, se não for trabalhado, a empresa tem dez dias para pagar.

No site da caixa, conectividade social você precisa dar baixa com o código de movimentação "J", pois ele não terá direito ao saque do FGTS e nem ao seguro desemprego, nãoe squeça de tirar o extrato para apresentar no sindicato na hora da homologação.

Ele tem direito as seguintes verbas rescisórias:

- saldo de salário;
- 13° salário proporcional;
- férias vencidas (se tiver);
- férias proporcionais;
- gratificação de 1/3 de férias e;
- salário família (se tiver).

Se tiver mais dúvidas avisa.

Fernando Garcia Borges Júnior

Fernando Garcia Borges Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Diretor(a) Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 25 agosto 2010 | 15:38

Obrigado pela pronta resposta, Gabriely!

Eu já fiz todos os cálculos e sei exatamente dos direitos do funcionário.

Mas acho que não fui claro, me desculpe...

Minha dúvida é em relação aos procedimentos, como e onde dar baixa neste código de movimentação "J", e qual é esse extrato e como faço para tirá-lo pra levar à homologação.

Se puderes contribuir um pouco mais, agradeceria se respondesse por aqui, obviamente, e no meu e-mail: @Oculto

Grato, um abraço,

F.G.

LUCIANA SILVERIO

Luciana Silverio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 10:49

Bom dia Colegas

Gostaria tambem de uma colaboração sobre esse assunto.
Se alguem puder passar um roteiro com os procedimentos, como fazer a senha parasaque de fgtsa por exemplo, e demais procedimentos relaitivos ao processo d demissão eu agradeço muito.

ATT Luciana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.