x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 71.589

ABRIR FILIAL OU cria nova empresa

WELITON FAGNER MOURATO

Weliton Fagner Mourato

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:57

Ola! tenho 4 lojas em 4 cidades diferente no mesmo ramo de atividade. todas elas são optantes do simples nacional abertas em nomes de pessoas diferentes, gostaria de saber se voces sabem me informar se e melhor eu mudar 1 para matriz a as outras 3 ficar como filial. e qual seria esta ventagem de ter matriz e filiais. ja procurei um contador e o mesmo não soube me esclarecer o que e mais vantajoso para minha empresa. e sei que desta maneira com 4 cnpj diferente eu estou trabalhando errado

Marcia /SP

Marcia /sp

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 00:54

Welinton,


Alguns conceitos básicos são necessários, ao falarmos em Matriz e Filial, para que possamos identificar o que é uma filial e o que é uma matriz.

"Matriz: sede de um estabelecimento em relação às suas filiais".

"Filial: estabelecimento dependente de outro ou da sede de outro".

Conceitua Matriz como aquele estabelecimento chamado sede ou principal
que tem a primazia na direção e a que estão subordinados todos os demais,chamados de filiais, sucursais ou agencias.


Como Filial conceituamos aquele estabelecimento que representa a
direção principal, contudo, sem alçada de poder deliberativo e/ou executivo.

A Filial pratica atos que tem validade no campo jurídico e obrigam a organização como um todo, porque este estabelecimento possui poder de representação ou mandato da matriz; por esta razão, a filial deve adotar a mesma firma ou denominação do estabelecimento principal. Sua criação e extinção somente são realizadas e efetivadas através de alteração contratual ou estatutária, registradas
no órgão competente.


Como a Filial é um estabelecimento que representa a Matriz você só poderia abrir filiais de apenas uma das empresas, ou filiais para cada uma delas, posto que, cada empresa tem sócos diferentes.

Abertura de filiais:

Outra opção de expansão de uma empresa é a abertura de filiais. Neste modelo, a empresa preserva sua estrutura societária, ou seja, não há alteração nem no tipo societário adotado e nem no quadro de seus sócios.

A maior vantagem na abertura de filiais é a manutenção do total controle dos sócios sobre as atividades e sobre os lucros gerados pelas filiais. Por outro lado as desvantagens desse sistema estão diretamente relacionadas com essa total subordinação das filiais em relação à sua matriz, ou seja, a matriz além de arcar com os custos de abertura da filial, tais como despesas com o imóvel, equipamentos, instalações. Além disso, a matriz responderá pelas dívidas e obrigações geradas pelas filiais, inclusive as tributárias e trabalhistas, visto se tratar de estabelecimentos de uma mesma empresa.


Espero ter ajudado.

Marcia /SP
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 setembro 2010 | 20:56


Eliton, boa noite.
Oi Márcia...

Primeiramente, não creio que voce esteja trabalhando errado com 4 CNPJs diferentes, haja vista que houve homologação das inscrições no órgãos competentes, especialmente estado e SRF.

Só fazendo um pequeno adendo aos comentários da Márcia, no que se refere à tributação das empresas inscritas no SIMPLES NACIONAL. ..

Para fins de cálculo, irá somar as receitas da Matriz e Filial para levar a aplicação da tabela de tributação.

Fatalmente os percentuais serão "bem" maiores em relação às empresas independentes, o que poderia ser prejudicial estar nesse sistema do SN.

Então, cálculos devem ser feitos preventivamente, diante de uma decisão tão delicada.

Mas o seu contador é a pessoa mais indicada para te esclarecer a respeito e com certeza o fará.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.