x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 67

acessos 75.303

Nfe Inutilizadas

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 12:00

Não entendi sua bem sua pergunta.
Mas eu conheço inutilizarão de seqüência de de NF.
Exemplo:
Digamos que por algum motivo o software falhe :
Você emita a NF-e , 1,23,4,5,6,7 e pule depois par 10.
Você perdeu a sequencia de 8 e 9. Então você intuliza porque já emitiu a NF-e 10.
Existe um WebService especifico para isto na NF-e.

CANCELAR e totalmente diferente. Você usa CANCELAR quando você emite uma NF-e e ficou errado e precisa cancelar.

Mas ainda existe a NF-e Complementar - Você emitiu uma NF-e errada falando informações você emiti uma NF-e complementando a anterior.

Abraços,

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 12:28

Bom Dia Rafael!
Deve ter sido essa notícia que você leu:

CAPÍTULO VIII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 39 - Deverão ser escrituradas no Livro Registro de Entradas ou no Livro Registro de Saídas, sem valores monetários e de acordo com a legislação pertinente, as informações relativas:

I - aos números de NF-e que tiverem sido inutilizados;

II - aos números de NF-e utilizados em arquivos digitais que tiveram a Autorização de Uso de NF-e denegada;

III - às NF-e emitidas e posteriormente canceladas.
.............................................................................................

Eu li a pouco tempo e ainda não efetuei nada a respeito, porém se aparecer agora irei lançar a numeração e com valores zerados e na observação discriminar: Data, hota e nº da autorização de inutilização da Faixa, espero que dê certo... pois ainda não localizei nada correto a respeito de como escriturar.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 15:31

Entendi Emerson.

Estava pensando em escriturar a nota com cancelada.

Mas vou adicionar a opção de inutilizada na escrituração, e fazer a escrituração zerada.

Onde está esse Artigo, em qual Regulamento?

Valeu John, mas o Emerson entendeu a questão.

Att

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 16:21

30. Como os contabilistas poderão escriturar uma NF-e recebida por uma empresa? Fonte: http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/perguntas_frequentes/respostas_V.asp
Os procedimentos e obrigatoriedade de escrituração fiscal não foram alterados com a NF-e.

A NF-e permite, no entanto, uma potencial simplificação do procedimento, ou seja, dependendo do nível de adaptação que seja feita nos sistemas internos de escrituração, esta poderá ser automatizada em maior ou menor escala por meio, por exemplo, de recuperação automática de informações do arquivo de uma NF-e.

Art. 30 - Ao receber uma NF-e, o destinatário deverá verificar:
I - a validade da assinatura digital e a autenticidade do arquivo digital da NF-e;
II - a concessão da Autorização de Uso da NF-e, mediante consulta eletrônica à Secretaria da Fazenda.
Parágrafo único - Na hipótese de o destinatário não ser contribuinte credenciado a emitir NF-e:
1 - alternativamente ao arquivo digital da NF-e, poderá ser conservado o DANFE relativo à NF-e;
2 - a escrituração da NF-e poderá ser efetuada com base nas informações contidas no DANFE, observado o disposto no "caput'.

Art. 33 - O emitente e o destinatário da NF-e deverão:
I - conservar a NF-e em arquivo digital pelo prazo previsto no artigo 202 do Regulamento do ICMS, para apresentação ao fisco, quando solicitado;
II - utilizar o código "55" na escrituração da NF-e, para identificar o modelo.

Ainda com relação a este assunto, importante destacar o artigo 39 da Portaria CAT 162/2008:Art. 39 - Deverão ser escrituradas no Livro Registro de Entradas ou no Livro Registro de Saídas, sem valores monetários e de acordo com a legislação pertinente, as informações relativas:
I - aos números de NF-e que tiverem sido inutilizados;
II - aos números de NF-e utilizados em arquivos digitais que tiveram a Autorização de Uso de NF-e denegada;
III - às NF-e emitidas e posteriormente canceladas.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 16:28

Rafael... Não sei qual é seu sistema e como funciona, no meu acabei de verificar e existe campos para preencher nessa situação de inutilização a qual não analisamos antes, tem campos que nunca utilizamos e nem sabemos para que serve, é bom começarmos a entender melhor as rotinas existentes, se não estaremos com problemas no futuro.
Espero que isso lhe ajude aí, qualquer coisa que encontrar a respeito poste aqui. VALEU
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 16:47

Emerson,

No sistema acabei encontrando um código de observação específico para o lançamento de notas inutilizadas.

É como você disse, temos que caçar coisas que antes nem imaginávamos que iríamos usar no futuro.

A integração com o cliente tem que ser cada vez mais complexa com a Nfe. Vários probleminhas acontecem no programa emissor do cliente, nos softwares, e quem acaba pagando somos nós. A escrituração tem que ser complexa.

Surgiu uma dúvida, não sei se você sabe.

É gerado um arquivo xml de cada nota inutilizada?

Acho que não hein.

Valeu.

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:02

Rafael, no emissor do Governo não encontrei nada para conseguir gerar o XML da inutilizada para exportar para meu sistema, eu utilizo o Prosoft Gold e estou com 1 chamado em aperto perguntanto exatamente isso... se souber lhe aviso
Atn.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:09

Amigo nosso software trabalha com essa questão de INUTILIZAR NF-e.
Temos todas funções. Inclusive para cadastro um cliente a NF-e tem WebService espeficico que chama-se Consultar Cadastro.

Mas com relação a sua Pergunta (Rafael Romano Clares), não sei no programa do Governo. Mas toda comunicação com SEFAZ trabalha com prcesso de envio é recebimento. Nosso software GFinance faz isto tranquilamente.

Quando você inutiliza - cancela, consulta status, inutiliza, enfim.... tudo recebe um xml de retorno...

Abraços,
At,
John

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:11

Se souber aviso você também.

O problema é que somos os contadores, apenas recebemos os arquivos. Não somos os emissores.

Inutilizo sem a chave de segurança informada. Não recebo o arquivo nas remessas enviadas pelos clientes.

Mas beleza, ficaremos no aguardo.

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:15

Valeu John novamente, outro chamado me ajudando!

Isso mesmo Rafael, o retorno existe o XML, porém no arquivo de sistema de terceiros é colocado em uma pasta separada, porém no do governo não sabemos onde localizar... Fica a dúvida para importar para nosso sistema de escrituração. Se alguem souber nos passe. GRATO

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Ernani Marcelino

Ernani Marcelino

Bronze DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 08:18

Bom dia Rafael.

Nota INUTILIZADA não gera XML.

Veja a Nota Inutilizada normalmente tem esse processo quando o SEFAZ não autorizou o envio dela, ou simplesmente nem recebeu.

Veja o cliente "Lança" manualmente a nota ou importa de outro sistema, nesse caso caso ele não queira enviar para o SEFAZ ele simplesmente inutiliza.

Dessa forma os sistemas de informática não tem nada para guardar, apenas marcam a NOTA como INUTILIZADA e enviam essa informação para a RECEITA dizendo que o número de nota xxx até o xxx teve a numeração inutilizada.

No meu sistema eu criei um Relatório para que o usuário gere e envie o Relatório em PDF ou EXCEL para a Contabilidade Controlar.

Mesmo assim o pessoal acaba esquecendo de fazer e a Contabilidade que tem que se virar para descobrir porque a Numeração PULOU.

Tive um caso que o cliente não enviou a NOTA para a RECEITA e passou o prazo de Cancelamento... ficou um pulo e agora tem que fazer uma DENÚNCIA EXPONTANEA para resolver o problema.

Ernani.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 09:32

O que é a inutilização de número de NF-e? Existe um WebService só pra isso, porque existe a possibilidade de falha.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/assuntoagrupado3.aspx#sc0325

Como cunsultar NF-e inutilizada? existe link próprio para isto também.
http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/NFeInutilizacao/FormularioDePesquisaInut.aspx

Amigo creio que você esta enganado, é muito enganado.
Inutilizar é Diferente de CANCELAR.

Neste caso seu CLIENTE emitiu uma NF-e é deixou de CANCELAR no prazo de 7 dias de relogio. Quando isto ocorre o processo é administrativo.

INUTILIZAR é quando o software falha.
Vou tentar explicar grosseiramente. No Nosso software existe uma opção de modificar o numero da NF-e justamente para eventual falha, mas este recurso o usuario liga para nosso suporte.

Mas digamos que autorizamos ele a moficicar e tenha pulado uma sequencia é esta nota não tenha sido enviada entao usa INUTILIZAR.


Quando você envia você e obrigado a CANCELAR quando você não envia e pula esta sequencia INUTILIZA informando SERIE, MOTIVO, TIPO.


Veja WebService proprio.
MG NfeInutilizacao 1.10 https://nfe.fazenda.mg.gov.br/nfe/services/NfeInutilizacao

CANCELAR diferente de INUTILIZAR.
INUTILIZAR gera XML sim. TUDO GERA. Igual disse até quando você consulta o status é o software responde servidor em operação pegamos isto do XML.




Ernani Marcelino

Ernani Marcelino

Bronze DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2010 | 12:20

Obrigado pela informação John.

Noticia nova, obrigado.

Vivendo e aprendendo, vou avisar aos meus clientes que quando ele INUTILIZA uma nota é falha do meu sistema.

Ernani

Dani Sagrillo

Dani Sagrillo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 10:45

Bom dia Pessoal!

Será que alguém pode me ajudar?

Preciso inutilizar uma sequencia de NF-E porém o prazo para esse procedimento já excedeu (até o 10º dia do mês subsequente ao fato ocorrido).
Já entrei em contato com o posto fiscal, com o fale conosco e eles sempre me respondem a mesma coisa: Verifique a Port. Cat. 162/2008, ou seja, não resolve nada, pois lá só encontrei referente a inutilização mas dentro do prazo.

Help-me!

Grata.


Dani.

Dani Sagrillo

Dani Sagrillo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 13:53

Ernani,

não consigo acessar esse link, nem o internet explorer e nem o firefox encontram o site.
Já verifiquei a Port. Cat 123/2010 e pelo que entendi, o pedido posso fazer fora do prazo, certo?
Mas como fazer esse pedido?

Obrigada pela sua atenção!

Dani.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:04

Boa Tarde Dani!
Já que o amigo está off no momento, tentarei lhe ajudar...
Se você emitindo notas eletrônicas pelo programa do governo, vá em:
Notas Fiscais - Inutilizar Faixa de numeração, coloque a série e as numerações que saltaram ou mesmo pesquise.
Depos é só clicar no botão inutilizar, colocar uma justificativa e transmitir.
Já se for em programas de terceiros, terá que consultar o manual ou ligar para a assitência.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:09

Depois de feito a inutilização em seu sistema, deve-se consultar no Site da NFe se realmente se encontra os dados, segue link:

www.nfe.fazenda.gov.br

Obs: veja no começo desse tópico que o registro fiscal das notas inutilizadas devem ser feitos, não pode existir nenhum salto na escrituração fiscal

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Dani Sagrillo

Dani Sagrillo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:12

Boa tarde Emerson,

muito obrigada!

vou repassar essa informação para o meu cliente, apesar de que ele já tentou e me disse que recebe uma mensagem de retorno "faixa de numeração já utilizada". Disse que já revirou o sistema e não tem nenhuma nota com essa numeração, nem denegada e nem cancelada. É bem estranho, mais vou pedir para ele tentar novamente.


Mais uma vez obrigada!

Att.


Dani.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:18

No link do amigo Ernani diz:
III - o § 2º ao artigo 18, passando o parágrafo único a denominar-se § 1º: § 2º - O Pedido de Inutilização de Número de NF-e e o Pedido de Cancelamento de NF-e transmitidos à Secretaria da Fazenda serão recebidos fora do prazo regulamentar, sendo o Pedido de Cancelamento de NF-e recebido até 744 (setecentos e quarenta e quatro) horas do momento da concessão da Autorização de Uso da NF-e. (NR);

Já ocorreu isso comigo, o cliente não imprimiu a DANFE e por engano excluiu a nota do sistema... depois eu tentava inutilizar a faixa e não conseguia... deu um problemão... tive sorte que era por sistema de terceiros e o programador conseguiu através de muitos calculos nos passar o numero da chave.
+ qualquer coisa nos comunique no fórum que tentaremos uma solução.
Abraçoss

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Ernani Marcelino

Ernani Marcelino

Bronze DIVISÃO 1, Programador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:29

Boa tarde Dani.

Pela mensagem que o seu cliente informou a coisa complicou então.

Com certeza dentro as numerações que ele enviou existe 1 ou mais que foram Autorizadas pelo SEFAZ.

Exemplo: Tentar inutilizar do número 25 a 40 porém enviei a Nota 26 como envio normal.

Esse seria um exemplo clássico.

No PR o site libera uma opção para consultar as notas inutilizadas , o John passou um link acima Consulta Inutilização

Veja se as de São Paulo consegue consultar.

Teria que verificar uma a uma para verificar qual que ele enviou e pular essa na sequencia de inutilização.

Ernani.

Dani Sagrillo

Dani Sagrillo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 14:48

Oi Ernani,

então é uma situação bem complicada mesmo.
O link que o John passou é do portal nacional, já consultei nele e nada.
No site da secretaria do esatdo não tem opção para consulta.
Agora mesmo recebi uma resposta da Equipe NF-E do fale conosco do estado de SP. Sabe é bem complicado porque as respostas são superficiais.
Eu questionei referente ao prazo e expliquei também toda a situação, de que o programador não encontra a nota no sistema e também não aparece no portal nacional e nem como denegada ou cancelada, e a resposta foi pra eu fazer a inutilização e narrar o ocorrido no Livro modelo 6 - Termo de ocorrências.
Vou fazer isso, no meu caso não tem outra forma, todas as possibilidades foram testadas.
Mais muito obrigada.
Qualquer novidade eu comunico no forum.
Abraço.

Dani.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Sexta-Feira | 15 outubro 2010 | 16:07

Olá,
Dani Sagrillo.

Me responde uma coisa?
"Você poderia me enviar o CNPJ desta empresa que esta com este problema?" - Pode não ser um problema tá, as vezes você realizou a consulta se não apareceu nada é porque não foi INUTILIZADA.

Dani:
Você sabe a diferença de INUTILIZADA de CANCELADA?

Tenho um software no ForumContábil link: www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=41762&mostra=188077#188077

Não vai ser para você no momento, mas vou inserir a opção de consulta NF-e Inutilizada por certificado digital seria interessante seu cliente usar e lhe enviar o retorno.


Abraços,


Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 10:09

Bom Dia a todos!
John e Ernani, vocês trabalham e entender da área de programação e pode nos ajudar e muito novamente... no caso da colega Dani o cliente deve ter confundido o botão de cancelamento do emissor gratuíto com o de exclusão (Pois se encontram 1 ao lado do outro), sendo assim foi excluído do software a nota emitida como normal e não se alertaram de imprimir ou anotar a chave. Não há como recuperar os dados?
Tem como criar um sistema que pelo certificado digital possa localizar todas as notas transmitidas (Normal, Inutilizadas, canceladas) pela empresa na base do Sefaz, e conseguir ao menos visualizar a chave, pois tento a chave tem como no programa do John gerar a DANFE e mesmo o XML. Isso já ocorreu comigo e é um transtorno conseguir localizar os dígitos da chave... em programa de terceiros o programador sabe, já no do governo, não conseguimos ainda, temos dificuldades no:
Código da NF-e (09 dígitos) número aleatório gerado pelo sistema)
Digito Verificador - DV (cálculo módulo 11).

GRATO / Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 11:13

Olá,
Grande Emerson.
Você tem visto meu software GDanFe né ...
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=41762&mostra=187409#187409


Tenho já em mente incluir nele uma ABA para opções via Certificado. Existe sim a possibilidade consultar uma NF-e via CHAVE (retorna o XML completo).
Observação: Consulta neste caso em até 180 dias por isso a importância de ter o XML com você.

Dentre essas vou inserir a opção: Cancelar NF-e, Consultar, Inutilizar Seqüência, Consultar cadastro de Fornecedor.

Mas ainda estou esperando resposta sobre o módulo de armazenamento de XML no GDanFe, só passo para proximo modulo quando terminar este.

Abraços,

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.