x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 30

acessos 4.477

Lançamento contabil

Ademar Carlos Fuzinatto

Ademar Carlos Fuzinatto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 18:32

Boa tarde.
preciso de uma ajuda dos colega, com referencia a lançamentos contábeis, pois abri um Grafica que vai prestar serviço em confecções de blocos e demais impressões. vai ser uma prestadora de serviço anexo III

então quando ela fizer as compras de papel ela vai usar o cnpj e inscrição etadual, pela compra da matéria prioma, essas notas eu lanço como?

Se depois ele vai confeccionar os blocos e tirar nota de serviço.

Se algum coléga puder me ajudar ficarei muito grato.

obrigado.

Ademar



Laís Cabral

Laís Cabral

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 11:05

Gente, preciso de uma ajuda...

Na apuração do ICMS , deu saldo credor...

Fiz o seguinte lançamento:
D - ICMS sobre vendas 16260,01
C - ICMS a pagar 16260,01

---------------x----------------

D - ICMS a pagar 19113,66
C - ICMS a recuperar 19113,66

Dá uma diferença de 2.853,65. Onde devo lançar? Porque meu ativo e passivo não estão batendo devido essa diferença...

Aguardo uma resposta...
Obrigada


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 13:08

Larissa
Boa tarde


Verifique os lançamentos de ICMS efetuados pois geralmente os lançamentos são feitos em conta transitória de ICMS e o saldo credor é reconhecido no ATIVO no grupo de imposto a recuperar.

Pela demonstração que vc fez o saldo que deve ser lançado em ICMS pagar é somente o limite da conta de ICMS pagar, caso contrário sua conta ficara estourada e não há também a demonstração de como foi apurado os créditos (compras)


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki




Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 15:41

Boa tarde, meus colegas preciso de uma ajuda num lançamento;

Prestação de serviço, de Prosupport TI - suporte técnico - 1 ano.
R$ 103,87

Esse lançamento, eu posso abrir uma conta no meu plano de contas na conta de despesa administrativa uma conta Prestação de Serviço Pessoa Jurídica ?

Exemplo: D - Prestação de serviço PJ (CR)
C - Caixa/banco (AC)

Tá certo este lançamento ?

obrigada pela atenção,

Aguardo retorno.

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 15:45

Boa tarde, colegas

Por favor, preciso saber como faço provisão de folha, Rescisão e férias, 13º.

estou tendo que fazer provisão de folha de todo o ano 2010.

Obrigada pessoal pela atenão,

Aguardo retorno,

Lilian Araujo

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 16:30

Ana Paula
Boa tarde


A base legal que trata da incidencia monofasica é Lei nº 11.945, de 04.07.2009, de acordo com material disponibilizado pela fiscosoft.

Tributação Diferenciada

As pessoas jurídicas em geral estão sujeitas ao PIS/PASEP e à COFINS com base no regime cumulativo ou não-cumulativo. Além de se sujeitarem a um desses regimes, alguns contribuintes ainda estão obrigados a uma modalidade diferenciada de cálculo, com base na aplicação de alíquotas diferenciadas.

Esse regime consiste na aplicação de alíquotas maiores que as usuais sobre a receita dos produtores e importadores de determinados produtos. Em consequência, as demais pessoas jurídicas componentes da cadeia de comercialização desses produtos (distribuidores e comerciantes atacadistas e varejistas), tributam essas receitas à alíquota zero.

Basicamente, portanto, a tributação é concentrada no produtor ou importador, motivo pelo qual, inclusive, essa modalidade ficou conhecida como "incidência monofásica".

Produtos Sujeitos às Alíquotas Diferenciadas

Os produtos sujeitos ao tratamento tributário diferenciado em relação ao PIS/PASEP e à COFINS são:

a) Gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo, querosene de aviação e nafta petroquímica;

b) Biodiesel;

c) Álcool, inclusive para fins carburantes;

d) Veículos, máquinas, autopeças, pneus novos de borracha e câmaras-de-ar de borracha;

e) Medicamentos, produtos de perfumaria, de toucador ou de higiene pessoal;

f) Bebidas frias.



Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

MARCELO OLIVEIRA

Marcelo Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 22:05

Larissa Resende De Andrade

Na apuração do ICMS , deu saldo credor...

Quando da compensação, faça o seguinte lançamento:

D - ICMS a pagar 16260,01
C - ICMS a recuperar 16260,01

Observe que vc ficará com saldo a compensar de 2.853,65

Espero ter ajudado.

At.:

Marcelo Oliveira

Aldilene  Sampaio

Aldilene Sampaio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 11:03

Bom dia pessoal,

Estou fechando um Balanço de uma empresa e verifiquei que houve no dia 04/08 entrada de R$ 20.000 na conta Banco e logo em seguida, dia 17/08, um saque em cheque de R$ 19900,55, no mês seguinte dia 28/09 entrou novamente R$ 20.000,00 o contador anterior me informou que ele fez a transfêrência p/ conta banco da quantia de R$ 20000,00, pois um dos sócios precisaria de um empréstimo no valor dos R$ 19900,55 e que no mês seguinte ele devolveu esse dinheiro, devendo lançar a diferença R$ 99,45 como juros s/ empréstimo de sócios, como faço esses lançamentos, é legal? já que a empresa não possui regra de juros s/ empréstimo a sócios. Como ficaria esse lançamento?

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 14:54

Boa tarde, preciso saber como provisiono a folha a baixo:
ADICIONAIS
Salário Base - 2.293,92
Férias - 5010
Adiantamento salarial - 883,52
1/3 de férias - 170,00
Salário Família - 17,27
Arredondamento - 2,86
DESCONTOS
Vale transporte - 137,64
Adiantamento - 884,00
Arredondamento - 0,41
INSS férias - 54,40
INSS folha - 183,52



OBS: A folha só é paga pelo caixa.

Obrigada pela Atenção,
Aguardo Retorno,

Lilian Araujo

Gislane Ferreira

Gislane Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 11:04

Bom dia, preciso de ajuda para resolver um trabalho e quero muito que alguém me ajude.
A questão é essa: Uma pessoa vai investir 280.000,00 para fabricar impressoras e constatou em seu planejamento que poderia vender por mês nos primeiros 12 meses 1000 peças por mês no 1° trimestre, 1500 por mês no 2° trimenstre, 2000 por mês no 3° trimestre e 2500 por mês no 4° semestre ao preço de 300,00 cada. Gastou 280,00 na produção e paga impostos s/vendas ICMS 18%, PIS 1,65%; COFINS 7,6% e comissão de3% s/vendas. Esse novo produto irá proporcionar lucro ou prejuízo? Irá faltar capital em caixa? Veja ainda mais gastos empresa:
Capital Inicial integralizado vista 280.000 no 1° mês de contabilização;
Água/luz 5.000 por mês pago mês seguinte;
Prolabore 30.000 por mês pago mês seguinte;
Salários+encargos 47.000 por mês pago mês seguinte;
Gastos transporte 12.000 por mês pago dentro do mês;
Marketing 9.000 por mês pago dentro do mês;
Imposto Renda 15% Cont.Sind. 9% por mês pago mês seguinte;
Depreciação 2.000 por mês contabilizado dentro do mês;
Vende tudo em 1+2 vezes;
Paga fornecedores em 1+ 1 vez; Os impostos sobre vendas e a comissão são pagos no mês seguinte e o Saldo inicial é zero.
Pergunta: 1) Como elaborar DRE e Fluxo de Caixa?
2) Como calcular a Média, o Desvio Padrão Amostral e o Coeficiente de Variação considerando a Receita Bruta e o Lucro Líquido?
3) Mediante os dados encontrados, qual variável(Receita Bruta e Lucro Líquido) apresentou o maior grau de dispersão? Há como justificar essa resposta?
Por favor me ajudem, estou desesperada, pois já tentei de várias formas e não consegui.

Diego Moura

Diego Moura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 11:26

Boa Tarde amigos
Uma empresario me procurou para colocar sua contabilidade em dia desde a constituição da empresa.
O Fato é que todo o equipamento do ativo dele foi comprado em nome de pessoa fisica.
Como posso fazer para lançar esse ativo na empresa.

Aldilene  Sampaio

Aldilene Sampaio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 12:40

Bom dia Moura,

Verifique se o capital social que este empresário se comprometeu com a empresa, cobre o valor dos equipamentos, se sim, integralize o capital com os equipamentos , Debitando "Máquinas e equipamentos" (imobilizado) e creditando a conta "Capital Integralizado (Patrimônio Líquido).

ALDILENE SAMPAIO

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 18:57

Gislane, boa noite.

Bom dia, preciso de ajuda para resolver um trabalho e quero muito que alguém me ajude.


Primeiramente informo que voce postou sua mensagem na sala errada (a correta é de Assuntos Acadêmicos).

Segundo, não é o nosso propósito resolver questões de graduação e similares.

Desta forma, sugiro que resolva as questões e poste (na sala correta) para que, se alguém se dispuser a ajudá-la na conferência o faça.

Nos moldes em que postou, possivelmente não terá retorno.

Alie-se a isso o fator tempo (cada vez mais escasso em nosso cotidiano) já que o trabalho sugerido não se resolveria em minutos, mas em horas.


Att

Hugo.


NOTA:
Mensagens longas como a postada, desencoraja a leitura do texto do começo até o final, de forma que o ideal seria por etapas.

Ante eventual dificuldade, sugiro assessoria particular para que tenha entendimento pleno da matéria.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 19:41


Aldilene, bom dia.

Consulente pergunta

Uma empresario me procurou para colocar sua contabilidade em dia desde a constituição da empresa.
O Fato é que todo o equipamento do ativo dele foi comprado em nome de pessoa fisica.
Como posso fazer para lançar esse ativo na empresa.


No que voce responde:

Verifique se o capital social que este empresário se comprometeu com a empresa, cobre o valor dos equipamentos, se sim, integralize o capital com os equipamentos , Debitando "Máquinas e equipamentos" (imobilizado) e creditando a conta "Capital Integralizado (Patrimônio Líquido).


A sua orientação merece algumas ressalvas:

1 - Imprescindível que no Contrato Social conste a integralização/subscrição em "Máquinas e Equipamentos", o que creio, não ocorreu.

1.1 - Se a integralização for totalmente em moeda corrente do país, então deve-se observar procedimentos abaixo.

2 - Partindo da não ocorrência, deve-se observar quanto à PF:
2.1 - Se os bens estão lançados na DIRPF do sócio.
2.2 - Se a PF teria saldo de caixa suficiente para adquirir tais bens à época da aquisição.

3 - Então as sugestões seriam:
3.1 - Que a empresa aumentasse seu capital social, a fim de absorver os valores das máquinas e equipamentos, integralizados pelo sócio. (Recomendável).

3.2 - Que a empresa comprasse tais bens da pessoa física, opção menos indicada, já que teria que ter caixa para tal fim.
3.2.1 - Caso não tenha saldo de caixa, teria que fazê-lo, o que economicamente seria inviável, tendo em vista ter que pagar impostos sobre tal faturamento.

Desta forma, na análise da questão apresentada, há de se levar em conta o aspecto da pessoa física e da pessoa jurídica.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Gislane Ferreira

Gislane Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 19 março 2011 | 23:35

Hugo, boa noite.
Peço desculpas pelo constrangimento das perguntas sobre o trabalho, não era minha intenção. Era meu primeiro acesso e não sabia como funcionava o site. Quando resolvi procurar ajuda é porque realmente preciso, acontece que estou numa fase difícil de tratamento de câncer e encontro-me sem disposição por causa do tratamento. É muito difícil se concentrar com quimioterapia correndo pela veia, os efeitos são cruéis. Por esse motivo recorri a vocês, pois penso que sempre devemos ajudar a quem precisa, uma mão lava a outra. Peço sinceramente que me desculpe, isso não vai mais acontecer.

Aldilene  Sampaio

Aldilene Sampaio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 20 março 2011 | 12:52

Bom Dia Hugo,

Obrigado pela ressalva, minha intenção era a apenas dar um direcionamento para o colega , esperava outros questionamentos do mesmo, tendo em vista a minha rápida passgem pelo fórum, Agradeço desde já seu seu esclarecimento e me perdoe desde já a falta.

ALDILENE SAMPAIO

Diego Moura

Diego Moura

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 08:24

Hugo
Muitissimo Obrigado
Tenho Mais Alguns esclarecimentos

3.1 - Que a empresa aumentasse seu capital social, a fim de absorver os valores das máquinas e equipamentos, integralizados pelo sócio. (Recomendável).

Se fasso dessa forma, obrigatoriamente as notas fiscais de Maquinas e equipamentos não teriam que estar em nome da empresa ? poderiam estar em nome do Sócio ? e eu integralizaria essas maquinas normalmente ?

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 09:02

Bom dia, pessoal,preciso saber como provisiono a folha a baixo:
A empresa é do Simples Nacional

ADICIONAIS
Salário Base - 2.293,92
Férias - 5010
Adiantamento salarial - 883,52
1/3 de férias - 170,00
Salário Família - 17,27
Arredondamento - 2,86
DESCONTOS
Vale transporte - 137,64
Adiantamento - 884,00
Arredondamento - 0,41
INSS férias - 54,40
INSS folha - 183,52

OBS: A empresa sempre paga a folha dia 30.

Obrigada pela atenção,
Aguardo retorno,

Lilian


SILAS EDUARDO SILVA

Silas Eduardo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 19:54

Cara Lilian

Qual o valor de Férias ??
O valor é esse realmente 5010

Att

Silas eduardo Silva
Universitário de Ciências Contábeis
(035)9838-8876
Passos Minas Gerais



"Há mais pessoas que desistem
do que pessoas que fracassam".
(HENRY FORD)
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 março 2011 | 21:55

Diego Moura,
boa noite.

3.1 - Que a empresa aumentasse seu capital social, a fim de absorver os valores das máquinas e equipamentos, integralizados pelo sócio. (Recomendável).

Se fasso dessa forma, obrigatoriamente as notas fiscais de Maquinas e equipamentos não teriam que estar em nome da empresa ? poderiam estar em nome do Sócio ? e eu integralizaria essas maquinas normalmente ?


Quando o sócio vai integralizar imobilizado no capital social da empresa:

1 - Os bens devem estar em nome da PF.
2 - Quando da integralização, o sócio emitiria NF para o nome da empresa, fazendo constar no seu corpo, tratar-se de integralização do capital social, mencionada na cláusula tal do Contr. Social.
2.1 - Tal nota, regra geral, é emitida na SEFAZ.

Att
Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ana paula melo fernandes

Ana Paula Melo Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 08:07

Bom dia, solito ajuda de vocês.
como faço para contabiliza venda de automoveis usados em consignação mercantil,
e também quando deixa um veículo de entradra na compra de um veiculo novo
agradeço...

Ana paula

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.