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Contabilidade por Centro de Custos

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 15:59

Sou Analista de sistemas, e em meu sistema temos a contabilidade, mas muito ouvi falar em contabilidade por Centro de Custos, seria básicamente disponibilizar no cadastro de cada conta do plano, informar um ou mais centros de custos? E nos relatórios Contábeis, como balanco, ter a opção de tirar por Centros de custos? alguem teria um link com exemplo de um balanço por cc? até na geração do Sped Contábel tem registros de CC que por sinal não preencho.
obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 18:00

Cleber
Boa tarde


A contabilidade por centro de custo geralmente é feito a criterio da empresa por projeto, unidade de negocio, filiais, por rarteio etc... podendo ser feito por resultado (somente classificar as despesas e receitas) ou no todo (inclui ativo e passivo).

Geralmente nos sistemas é feito um cadastro do centro de custo e em cada lançamento é feito a destinação, estarei gerando do meu sistema atual um balanço para que vc possa ter uma ideia de como fica. (não estarei postando de imediato pois preciso editar para ocultar os dados da empresa).


Heloisa Motoki




Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 18:48

Obrigado pelo retorno Heloisa, agradeço muito caso consiga mandar o balanço.
Sobre o restante o email, teria que existir uma associação da conta contábil com as contas do centro de custo e um % apropriado para cada cc, pois para os lançamentos que são gerados pela contabilidade automaticamente apartir de uma nota fiscal lançada, o sistema terá que sozinho, com base nesta associação, destinar um % para cada cc.

Cleber.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 14:11

Cleber
Boa tarde


Anexei um modelo de balancete por centro de custo, neste há somente um dos que a empresa tem, geralmente em cada lançamento é feito a associaçao do centro de custo por exemplo:

Normal
D - Energia Eletrica
C - Energia Eletrica a pagar

Com Centro de custo somente no resultado
D - Energia eletrica
CC - XX
C - Energia eletrica a pagar

Com Centro de custo somente no resultado
D - Energia eletrica
CC - XX
C - Energia eletrica a pagar
CC - XX

Se tiver por rateio
D - Energia eletrica
CC - XX 10%
CC - YY 90%
C - Energia eletrica a pagar


Heloisa Motoki

william agua nova

William Agua Nova

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 13 anos Sábado | 28 maio 2011 | 11:07

Há muito tempo trabalhei com Centros de Custos e a minha dúvida reside somente em um único ponto:

- o saldo anterior de custos deve ser o movimento acumulado do início do ano até o mês ou trimestre anterior ao que se está fazendo a apuração ?


Isto porque se for considerado todo o movimento contábil anterior, ficaria impraticável, dado que a contabilidade hoje tem em aberto períodos maiores que o desejado.
Também como a maioria dos centros de custos são lançamentos dos grupos de receitas e despesas encerradas semestralmente ou anualmente pela legislação do IR, seria um contrasenso trabalhar com períodos maiores que estes.

Obrigado.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 10:09

Willian
bom dia

Depende do tipo de centro de custo que vc implantou.. se foi somente receitas e despesas não haveria necessidade de implantar o saldo pois eles são "zerados" no termino do exercicio.

Já se a implantação foi geral deve ser feito a separação pois o resultado contabil do centro de custo ficaria incoerente sem esses dados.



Heloisa Motoki

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 08:13

No caso da empresa que trabalho por ex.
Desenvolvemos sistemas para atividade agricola. O ano agricola é outro (periodo safra). A unica forma que descobri pra ver isso é ter centros de custos para cada safra e dentro de cada safra a atividade. ex.
+ Safra 10/11
- Soja
- Milho
- Trigo
- Safra 11/12

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 10:35

Maria
Bom dia


Em algumas atividades como construção civil o centro de custo é exigido por lei.

Em outras empresas a opção pelo centro de custo é melhorar os controles e acompanhar as operações considerando cada unidade de negocio ou controlar separamente cada departamento.

Por exemplo, uma empresa que tenha o ramo de comercio e industria ela pode controlar atraves do centro de custo qual destes ramos gera mais lucro ou mais despesas e mudar a estrutura.


Heloisa Motoki

Oderlei Canever

Oderlei Canever

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:53

Heloisa boa tarde.

Fico grato pelas postagens acima, pois estava com uma grande duvida com relação a fazer a apuração por centro de custo, mas agora esta mais fácil.

Estava na dúvida com relação aos saldos.....


Grato


Oderlei

Rafael Rodrigo da Silva

Rafael Rodrigo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 09:39

Estou com a seguinte dúvida:
Uma pequena empresa de prestação de serviços (locação de software) quer fazer um controle de centros de custos por cliente.
Minha questão é: É possível fazer tal controle?

Em minha opinião poderia ser algo esboçado no seguinte exemplo:
Com base no Faturamento total de um período acharia o percentual correspondente ao faturamento de determinado Cliente.

Faturamento do cliente/Faturamento total = %

Receita Total 1.000,00 100%
Cliente X 200,00 20%
Cliente Y 800,00 80%
Assim faria o rateio das despesas e dos custos entre os clientes com base nesse percentual.

Despesas
Salário INSS FGTS Luz
400,00 50,00 50,00 100,00

Cliente X 80,00 10,00 10,00 20,00
Cliente Y 320,00 40,00 40,00 80,00

Resultado por Cliente
Cliente X 200,00 - 120,00 = 80,00
Cliente Y 800,00 – 480,00 =320,00

Pela estrutura da empresa onde todos os departamentos operam no mesmo local e tendo somente uma atividade de prestação de serviços, vejo esse modelo como bem prático. Qual seria a opinião dos caros colegas?
Agradeço muito as sugestões.

Cleber Zulian

Cleber Zulian

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Informática
há 12 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 11:01

Rafael,
funcionaria mas o resultado não seria lá muito confiável, uma vez q um cliente poderia demandar mais tempo de desenvolvimento do que de suporte por exemplo. Segue sujestão:
1- Desenv.
1.01 custos Diretos
1.01.001- Cliente x
1.01.002- Cliente Y
1.02 Custos Indiretos
1.02.001- Pessoal (salarios, inss, fgts. ..)
1.02.002- Estrutura (luz, agua,etc...)
2- suporte
2.01 custos diretos
2.01.001- cliente x
e assim por diante.
Quando for apresentar para teu cliente, pode-se utilizar um criterio diferente entre os setores para apropriar os custos indiretos. Não sei até onde teu software t ajuda nisso, mas teria q ter uma associação entre os clientes e centros de custos para os custos diretos, senão dificulta um pouco teus lançamentos.


OBS: Tô falando de metido pq nem sou contador.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 11:35

Caros Colegas,
Crei o plano de contas assim:
...
1.1.1- estoques
1.1.1.1 construçoes em andamento
1.1.1.1.1 Lote 1 quadra E
1.1.1.1.2 lote 2 quadra E
e assim por diante, sendo que lote 1 quadra E é o centro de custo de cada obra.
Pergunto: está correto este procedimento? na custo do imovel vendido na conta de resultados preciso fazer isso também? ou posso lançar o custo numa única conta de "custo dos imoveis vendidos"?
Depois que o imóvel ficar pronto para ser vendido posso deixa nesta conta acima ou é preciso transferí-lo para uma conta específica de imóveis acabados?

agradeço a atenção.

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Brígido Caetano Gonçalves Lopes

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 14:57

Olá Cleber, boa tarde

Para ser mais ditadico com voce tenho o seguinte:

Imagine que sua casa fosse uma empresa e que essa empresa fosse dividido em quartos, salas, banheiros, cozinha, garagem etc.

Vamos imaginar que voce queira controlar os custos e despesas de cada um desses comodos.

Então voce imputaria custos e despesas específicos para cada comodo de sua casa, exemplo: Em seu quarto voce consome energia, roupas de cama etc, na cozinha (agua, energia, gaz, alimentos) etc.

E na empresa é a mesma coisa vejamos:

antes de tudo, se seu sistema for totalmente integrado com a folha de pagamento não esqueça de estruturar a sua folha de pagamento para que a exportação de arquivos de contabilização obedeça a mesma estrutra contabil.

Primeiro olhe sua empresa com todas as suas funÇões: Administreação, Produção,Comercial etc.;

1. Centro de Custos Administrativos
1.1 - Diretoria
1.1.2 - Administrativa
1.1.2.1 - Contabilidade
1.1.2.2 - Depto. Pessoal (RH)
1.1.2.3 - .....
1.1.2.4 - .....

2. Centro de Custos Produtivos
2.1 - Departamento "X"
2.1.2 - .....
2.1.2.1 - .......
2.2 - Departamento "Y"


3. Centro de Custos Comerciais
3.1 - Departamento "A"
3.1.2 - ....
3.1.3 - ....
3.2 - DEpartamento "B"
3.2.1 - ....
3.2.1 - ....

Veja bem Cleber, essa estrutra de Departamentalização e Centro de Custos depende muito das necessidades de cada empresa, ou seja pode ser maior ou menor.

Importante é a análise pretendida pode se dar sobre um determinado departamento ou sobre um dterminado item do plano de contas, exemplo:
Numa empresa CONSTRUTORA por exemplo há a necessidade fiscal de se ter informativo contabil (balancete) por obra, logo a obra (produção) é centro de receita e custos.

Outro exemplo é uma Transportadora onde cada veículo (produção de serviços) é objeto de análise, se analisa tudo, consumo de pneus, combustivel, salário do motirsta etc.

Bom meu caro espero ter colaborado um pouquinho contigo e boa sorte e bom feriadão pra voce.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 4 novembro 2012 | 10:23

Bom dia, Francisco


Pergunto: está correto este procedimento? na custo do imovel vendido na conta de resultados preciso fazer isso também? ou posso lançar o custo numa única conta de "custo dos imoveis vendidos"?

Sem abordar os aspectos tributários e nem a extinção do grupo "Resultado de Exercícios Futuros", entendo que o reconhecimento contábil do custo dos imóveis vendidos pode ser controlado numa única conta, visto que as fichas de controle de estoque servirão como fonte do reconhecimento do custo; é oportuno mencionar que o preenchimento destas fichas não dispensa o preenchimento do Livro Registro de Inventário, conforme dispõem os itens 3 e 4 da IN RFB 84/1979

Depois que o imóvel ficar pronto para ser vendido posso deixa nesta conta acima ou é preciso transferí-lo para uma conta específica de imóveis acabados?

Para auxiliar na apuração de resultados (e consequente tributação, diferida ou não) das vendas de unidades concluídas das não concluídas é recomendável separar as unidades imobiliárias em construção das concluídas.

Neste contexto, adiante transcrevo uma parte de um livro meu, que recomenda os lançamentos básicos da seguinte forma, considerando os seguintes dados ilustrativos e com valores arredondados para facilitar a compreensão dos mecanismos:

A Construtora Casa Forte Ltda. adquiriu um terreno de 400 m2 em 02/20X1, promoveu a construção de um edifício com 50 (cinquenta) apartamentos, todos com a mesma área e o mesmo padrão de acabamento, cujo término foi em 10/20X1 e quando em 10/12/20X1 vendeu 2 (dois) apartamentos, a vista, por R$ 40.000,00 cada:

Valor do terreno: R$ 165.000,00
Despesas com a legalização do empreendimento: R$ 35.000,00
Custos incorridos na construção: R$ 800.000,00
Total dos custos: R$ 1.000.000,00

Até aqui os lançamentos seriam:

1) Pela aquisição do terreno:

D) Terrenos a Comercializar – Rua Patrimônio, 2012
C) Caixa ou Bancos
R$ 165.000,00

2) No pagamento das despesas com legalização:
D) Imóveis em Construção – Edifício Lopes de Sá
C) Caixa ou bancos
R$ 35.000,00

3) Pelos custos incorridos na construção
D) Imóveis em construção – Edifício Lopes de Sá
C) Caixa ou Bancos
$ 800.000,00

4) Transferência dos custos (terreno, legalização e construção) para a conta de imóveis concluídos:
D) Imóveis Concluídos – Edifício Lopes de Sá
C) Terrenos a Comercializar – Rua Patrimônio, 2012
R$ 165.000,00

D) Imóveis Concluídos – Edifício Lopes de Sá
C) Imóveis em construção – Edifício Lopes de Sá
R$ 835.000,00

Portanto, considerando os dados apresentados, conclui-se que o custo de cada unidade imobiliária será de R$ 20.000,00 porque o valor total empenhado (1.000.000,00) dividido pelo número de unidades (50) resultará neste valor.

Por sua vez, a contabilização das vendas será de acordo com os próximos lançamentos:

1) Pelo recebimento dos numerários e reconhecimento da receita:
D) Caixa ou Bancos
C) Receita da Venda de Imóveis R$ 80.000,00

2) Pelo reconhecimento do custo das unidades vendidas:
D) Custo das Unidades Imobiliárias Vendidas
C) Imóveis Concluídos – Edifício Lopes de Sá
R$ 40.000,00

Fonte: SCHERRER, Alberto Manoel. Contabilidade imobiliária: abordagem sistêmica, gerencial e fiscal. - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2009


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 17 junho 2013 | 11:36

lUCIANO,
vamos ver se consigo tirar sua dúvida, uma empresa (construtora) incorporação de imoveis referente a uma venda de imoveis na planta e devidamente registrado o memorial discritivo em cartório de registro de imoveis, o imovel vendido e recebido integral ou parcial poderá reconhecer a receita pela parcelas recebidas independente da forma de tributação. Independente de ter o custo orçando ou incorrido, mas o engenheiro deveria passar o custo orçado para devidas apropriações.

LEANDRO ALVES DE SOUZA

Leandro Alves de Souza

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 22:05

Caros Colegas boa noite !!

Por favor estou fazendo uma empresa do ramo de construção civil gostaria de saber se sou obrigado a fazer os lançamentos do centro de custos de contas de resultado e patrimoniais, ou se eu fizer somente as de resultados não há problema pois isso é opcional.

Desde já agradeço aos colegas

Leandro Alves de Souza________________________________
rafael souza

Rafael Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 11:08

Prezados,

E quando se tratar de empresa "construtora" empreiteira, a contabilização por centro de custos, como seria?
Aconteceu a seguinte situação:
A empresa A apresentou Notas Fiscais referente a obras realizadas com a seguinte descrição:
Total dos Serviços 100.000,00
Materiais aplicados: 60.000,00
Mão de Obra: 40.000,00

A prefeitura informou que deve ser apresentado as notas ficais referente aos materiais comprados para comprovar a efetiva aplicação do material na obra, ou a apresentação de custos incorridos por obra (centro de custos), onde se pode visualizar os documentos registrados, conferindo com as respectivas notas fiscais apresentadas.

Porém não sabemos como proceder nessa situação.

Muito obrigado pela atenção.

rafael souza

Rafael Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 11:37

Luiz, correto, mas esse relatório sai no sistema mesmo?
é com referência a forma de contabilização, esse balancete de modelo não serve, pq não informa o documento fiscal.

Teria o modelo desse relatório?

Abç

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