x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 77

acessos 20.629

Calculo st simples nacional

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 10:14

nancy,
em que regime sua empresa se encontra presumido ou simples?
tem protocolo 26/2004
fico no aguardo

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 10:36

nancy,
protocolo 26/2004 de df p/goias
sendo sua empresa do presumido o iva original é de 46%, mas tem que mandar ajustado p/54,80%
1-cfop 6403
2-tributa o icms normal proprio deve ser de 12%
3-efetua os calculos da bcdo icms st e icms st
4-recolhe guia da gnre em favor do estado de goias
e manda juntamente com a nf.
obs> eu não conheço a legislação do df , mas em sp o icms proprio recuperamos direto na ap do icms, e o icms st não pode aparecer na sua apuração do icms e essas informações provavelmente não é diferente de sp, a unica coisa que muda é o fundamento legal
abs
joão figueiredo

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
NANCY CHAVES

Nancy Chaves

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 10:40

Joao,
eu pensei que o imposto a ser pago por ST seria somado a fatura. Portanto trata-se de um valor do adquirente, junto com o valor das mercadorias ou serviços faturados. Eles gerariam a gnre e recolheriam.
é correto isso?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 11:13

nancy,
o icms substituição esta incluso no total da nf e na fatura tambem,e que nesse caso a obrigação de recolher a gnre é sua empresa de df em favor do estado de goias, entendeu?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 11:19

João, bom dia!

Vou entrar em contato com o fornecedor e entender como eles fazem o calculo, mas agora eu sei pelo menos como deve ser feito.

Mais uma vez muitissimo obrigada pela ajuda!

NANCY CHAVES

Nancy Chaves

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 12:22

Joao,
entendi sim, eles pagam pq é acrescido na nota mas quem recolhe é a empresa fornecedora.
Só para encerrar essa questão, o ICMS normal que foi destacado na NF gera um débito de ICMS pra minha empresa. Ou só é destacado para informação?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 21:06

nancy,
o icms proprio gera um débito pra sua empresa, e tem que recuperar direto na ap do icms no final do mes, independente se der saldo devedor ou credor , esse icms proprio tem que informar como crédito na ap.do icms, isto estou falando por sp,eu acho que no seu estado não é diferente,o que muda é o fundamento legal, mas procure se informar entendeu?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 22:18

luciano, tudo beleza?
existe prot 41/2008 de sp p/rs com iva de 40% , sendo sua empresa do simples tem que enviar sem ajuste, a aliquota interna de rs é 17%,mas vamos aos procedimentos>:
sua empresa sendo fabricante e estando no simples e vendendo p/rs
cfop 6401
ex vr 100,00
pra achar a bc do icms st
100,00x1,40%(iva original)=140,00 bc icms st
pra achar o icms st
140,00x17%(intra aliquota interna do rs)=23,80
100,00x12%(inter-de sp p/rs)=12,00 as colunas de bc e icms proprio ficam em branco,esse calculos é somente p/efeito de deduzir o icms proprio, entendeu?
23,80-12,00=11,80 icms st a recolher
total da nf
100,00+11,80=111,80
fazer uma gnre (faz um download da gnre desenvolvido pelo estado de pernambuco, entra no google e pesquisa gnre) nome do estado de destino das mercadorias que seria rs,vencto.pode ser no dia que vai sair a mercadoria, tendo em vista que precisa seguir junto com a nf
indicar o cod 10009-9 por operação, cnpj de sua empresa que vai recolher, o numero do protocolo, insc estadual favorecida deixa em branco, e em oba menciona o nome do cliente
obs>se for nas operações internas no caso de sp, o iva é 65,10%, tendo em vista que sp não aderiu aos demais estados, cfop 5401, recolhe o icms ultimo dia util do 2º mes subsequente
se tiver duvidas, contactar
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 10:24

tania, beleza?
procede sim, é isso mesmo prods sujeitos a substituição tributaria,sendo industria é abatido o icms da st e pis e cofins
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Luciano G. Graça

Luciano G. Graça

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 12:54

Boa tarde João, desculpe só responder agora, estou meio corrido muito obrigado pela explicação ficou claro p/ mim.
Fiquei sabendo que haverá mudanças no protocolo 41/08 autopeças com relação ao MVA a partir de 01/08/12, talvez venha a prescisar da sua ajuda e de todos por ai. E no que eu poder colaborar estou a disposição.
Grato.

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 15:36

Boa tarde,

João e/ou demais colegas, me ajudem!!Não consegui fazer esse calculo ainda.Lembrando que meu cliente é do Simples Nacional.

Olá, alguém que tenha cliente/farmácia que possa me ajudar no calculo de uma antecipação??
Recebi 1 nf de GO com os produtos:
2 Diane NCM 30043939 PMC/PF 20,33 14,71 Vr. unit. 14,71 Vr total: 29,42 bc icms 27,41 icms 3,29 alí 12% e 6 Otosynalar NCM 30042069 PMC/PF 6,69 4,84 Vr Unit. 4,84 Vr Total 29,01 bc icms 27,06 icms 3,25 alíq 12% ,na nf veio a informação logo abaixo descrição prod. que são da portaria P=positivo e que desconto foi de 6,82%?A consultoria me disse pra seguir a CAT 137/2011, mas confesso que não entendi como fazer esse calculo, se puderem me ajudar agradeço imensamente.


"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.