x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 76

acessos 25.327

Empresa Individual/Responsabilidade Ltda

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 13 março 2012 | 08:40

Bom dia Délia,

Com relaçao a EIRELI, duas dúvidas:
Primeira: Sendo Empresário Individual posso constituir uma EIRELI sem ter que BAIXAR a Empresa Individual (antiga)?


Pode sim manter a empresa como Empresário (Individual) e constituir apenas uma como EIRELI.

Segunda: A atividade de comercio varejista e atacadista de mercadorias diversas pode ser registrada tbm em CARTORIO das P Juridicas, em sendo EIRELI?



Não, para este tipo de atividade, deve ser registrado na Junta Comercial.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
PAULO  SENA

Paulo Sena

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 09:34

Bom dia,

Estou precisando do modelo de CONTRATO POR TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL PARA EIRELI?

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Paulo sena

PAULO SENA
PROFISSIONAL CONTABIL
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 19:39

Flora,

Dê uma olhada no teor do Anexo da IN 118-DNRC - abaixo, parte dela:

ANEXO II à Instrução Normativa DNRC no 118/2011
PROCEDIMENTOS REFERENTES À TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO
EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI
E VICE-VERSA
1 – TRANSFORMAÇÃO DE EMPRESÁRIO EM EMPRESA INDIVIDUAL DE
RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI
Deverão ser protocolados na Junta Comercial dois processos, sendo um referente ao
empresário e outro à empresa individual de responsabilidade limitada, os quais tramitarão
vinculados entre si. Caso seja de interesse da EIRELI, observados os requisitos necessários, essa
poderá protocolar processo de seu enquadramento na condição de ME ou EPP, o qual será
vinculado ao processo de arquivamento do ato constitutivo. Esta declaração será assinada pelo
titular.


Recomendações

ALCILENE RODRIGUES COSTA

Alcilene Rodrigues Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 15:08

Boa tarde alguém poderia me ajudar preciso fazer uma transformação de sociedade limitada para EIRELI, alguém tem um modelo de contrato de transfomação que posso disponibilizar, pois a Junta do estado aqui não tem ajudado muito com essa nova modalidade, na realidade eles estão bem perdidos não sabem dar nenhuma informação.
Obrigado desde já.

ALCILENE RODRIGUES COSTA

Alcilene Rodrigues Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 12:02

Bom dia estou precisando da ajuda de vocês o caso é o seguinte estou fazendo uma transformação de Sociedade Limitada para unipessoal e transformando de unipessoal para EIRELI, bem a questão é bem simples a minha dificuldade e quanto ao DBE, como devo faze-lo?
2 DBE e dando entrada nos processos por parte, ou seja, quando sair o de unipessoal dou entrado no EIRELI e quais os codigos para esse DBE?? Alguém pode me ajudar com esse detalhe??

Simon Salama

Simon Salama

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 16:46

Boa tarde,

EIRELI: o capital mínimo (100x SM) pode ter parcela "a integralizar"?

Simples Nacional: Posso ser consultor de empresas (comércio exterior) e ter enquadramento como ME-Ltda? Não encontrei o CNAE específico.

Há indicações entre os forenses de algum contador no RJ-Barra da Tijuca?
(Registro e acompanhamento fiscal)

Obrigado

ADRIANA BORGES SEEGER

Adriana Borges Seeger

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 10:43

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para formular uma cláusula de capital social.
Estou transformando um Empresário Individual para Sociedade Ltda.
O Empresário Individual tem um Capital de 10.000,00.
Na entrada do novo sócio vai ficar assim;
O Empresário vai transferir para o novo sócio 90% do seu capital ficando ele só com 2%, onde o Capital continuará 10.000,00

Gostaria que alguém me ajudasse a formular essa clausula, qto vai ficar para cada um.
E a formulação da clausula do empresário transferindo suas quotas para o novo sócio.

AIRTON COSTA RODRIGUES

Airton Costa Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 julho 2012 | 12:02

Bom dia, preciso de um modelo contratual de alteração de empresa individual de corretagem para empresa individual ltda o EIRELI. Lembro que registrarei na junta do Rio de Janeiro. A razão social está AIRTON .... empreendimentos imobiliários na alteração posso colocar Mundo dos imoveis EIRELI
Aproveitando como farei para alterar na Receita e seus cadastros. Obrigado a todos Aírton.

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 21:30

Contabilistas, boa noite.

Estou com um grande problema no escritório e preciso do auxilio de vocês, o sócio majoritário faleceu.
Eu posso fazer a alteração da Sociedade Limitada para EIRELI? ou preciso fazer o inventário primeiro?

Quais os procedimentos para eu transformar em EIRELI de forma mais simples?

Atenciosamente.

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 21:32

Nesse caso eu posso transformar a limitada em Mei?

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.