x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 68

acessos 103.702

Ganhar dinheiro com contabilidade

Emerson da Silva Moura

Emerson da Silva Moura

Bronze DIVISÃO 2, Aprendiz
há 9 anos Sábado | 30 agosto 2014 | 10:15

bom dia caros colegas!!

me formarei no fim deste ano (2014) e já trabalho em uma empresa com tributação lucro real, dizem que é a contabilidade mais difícil de se fazer porque tem que se fazer tudo como manda o figurino aprendi muita coisa que nem sonhava e nunca vi na faculdade mas, ainda me sinto perdido em algumas coisas, gosto de aprender como se faz as coisas na pratica e pra que serve? não gosto de fazer por fazer sou curioso, o ruim é que os colegas que já tem experiencia na profissão não têm paciência para ensinar com calma, não sei se por falta de tempo ou por não querer concorrência, as vezes paro e penso se estou na área certa, gosto de contabilidade mas, a pratica do trabalho contábil é estressante, queria saber se vocês já sentiram essa sensação

Renato Santos Chaves

Renato Santos Chaves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 12 outubro 2014 | 23:21

Olá pessoal.

Descobri este tópico agora. Li todas as mensagens!

Sou Bacharel em Ciências Contábeis. Nunca trabalhei com Contabilidade na prática, escritório ou mesmo em estágio. Tive e tenho contato com a Contabilidade Pública, mais teoria que prática.

No meu caso em particular, abracei a carreira de servidor público. Atualmente, trabalho no Tribunal de Contas da União.

O servidor público tem seu salário todo mês e final de semana livre. Ocorre que não passa disso. Já para o profissional liberal, existe a possibilidade de ser top, sem se importar com o teto máximo de ganho. Mas, para isso, como mencionado por muitos neste tópico, é preciso amor à profissão, muito empreendedorismo, dedicação, estudo e paciência. De fato, não é fácil.

Conheço colegas que largaram a profissão. Tinham escritórios, pequenos, contudo, foram engolidos pela concorrência, honorários baixos etc. Conheço outros que possuem em sua carteira de clientes 50 empresas, outros 100 empresas, possuem prédio próprio somente para a empresa/escritório contábil. Esses de sucesso, faturam de R$ 35.000,00 a R$ 80.000,00.

Creio que em toda profissão existam aqueles de sucesso e aqueles que pulam do barco, achando que de fato não é seu ramo. Minha pergunta: o que faz um Contador de Sucesso? ou o Contador ter sucesso? A resposta foi deixada aqui pelos demais colegas (amor à profissão, estudo, zelo ...).

No dia o Contador, publiquei um artigo no meu site onde falo dos 10 pontos positivos para o estudo de Ciências Contábeis. E este tópico me deixou entusiasmado com os testemunhos realistas. Muito do que foi dito converge com a minha visão sobre Contabilidade.

Também sou formado em Direito. Muitos colegas iniciaram suas carreiras como Advogado, porém, muitos, em pouquíssimo tempo de experiência, deixaram a profissão de lado. A maioria procura o caminho do concurso público.

No caso dos Advogados, os grandes escritórios, segundo notícias da mídia, contratam advogados para os representarem nas audiências, pagando R$ 20,00 por audiência. Quer dizer, existem profissionais que se submetem a tudo. Então, não é somente na área contábil que existe essa guerra de honorários.

Até hoje estudo Contabilidade. Gosto da matéria, mais do que Direito. Ainda almejo trabalhar com Contabilidade na prática, Contabilidade Privada, como Consultor Tributário, Assessoria Contábil etc. Lógico, desde que não haja conflito de interesses com minha profissão, pois a lisura, a retidão é que faz um cidadão de verdade.

* Vou contactar a coordenação deste site para saber se posso publicar o artigo que mencionei acima. É que o artigo já está publicado no site Contas.cnt.

Obrigado pela atenção. Sucesso Contadores!

Renato Santos Chaves. (www.contas.cnt.br)
Mestre em Gestão Pública. Bacharel em Ciências Contábeis. Bacharel em Direito. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU)
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 13:25

Boa tarde a todos.

Esse tópico é polêmico e mais do que polemico é um tópico que exaustivamente já se debateu por aqui e, cada profissional tem um ponto de vista diferente.

Tenho acompanhado esse post, mas sem querer entrar no debate porque vejo ser esse tema inesgotável, mas ganhar dinheiro com contabilidade? alguém se habilita a isso?

Certo dia conversava com um cliente aqui do meu escritório e o mesmo me disse assim: - Sabe claudio rufino, o empresário de hoje tem todos os atributos necessários para não pagar um escritório de contabilidade ou um contador para cuidar dos interesses da empresa, você concorda comigo?... bom não me opus(concordar de bate-pronto) mas ele de imediato começou a enumerar um montão de itens que por incrível que pareça é uma realidade dura e crua, vou citar alguns aqui:

1 – o sebrae, tem oficinas de todas as espécies para quem quer ser empreendedor e, isso a custo “0”;
2 – com a grande rede, uma pesquisa para saber como anda minha empresa, eu mesmo posso fazer já possuo o certificado ICP ou na melhor das hipóteses uma senha do e-cac a partir da combinação de minha DIPRF e afins;
3 – assim como o fórum contábeis, há inúmeros portais na internet que oferecem serviços de graça, veja a exemplo disso o site “ cálculo exato ”, por lá consigo até fazer uma rescisão;
4 – existe um site na cidade do interior paulista, que há inúmeros programas desenvolvidos em excel e acces, que são muito bons e eficazes, para EPP e ME, programas esses que rodam excel, entre eles um sistema de folha de pagamento completinho;
4 – um livro caixa e um livro de inventário ou o livro de serviços, esses podem ser feitos em excel, o fisco não implica, e o de serviços, no próprio site da prefeitura é possível emitir;

...

Bom isso ai, foram apenas alguns itens que o sujeito elencou para minha surpresa, eu na defensiva, argumentava que, não obstante a isso e mais algumas coisas que prefiro não dizer aqui em publico... que o empresário tem a seu favor, faltam alguns detalhes que somente um profissional legalmente habilitado poderá fazer, ou seja, um bom planejamento tributário, assinaturas nas peças contábeis e manutenção de algumas obrigações acessórias, facilidade de interpretar as leis, já que nosso país emana dezenas, isso para não dizer centenas de MP ou PEC`s.

Em, fim... ganhar dinheiro com contabilidade? Em pleno século XXI? Talvez alguns consigam essa proeza, talvez não isso, depende do “know how” de cada profissional, pois na era da informação em tempo real, aquele que não se atualizou, perdeu terreno para a concorrência, concorrência essa desleal (meu concorrente cobra 50% menos do que eu cobro aqui de mensalidade), que a esse tempo, dispensa comentários.
O contador do “DÉBITO E CRÉDITO” deixou de existir desde o século passado, o profissional deste século precisa ler 24 horas por dia e mais 18 horas por noite, isso para manter-se atualizado haja visto, isso ser um utopia uma vez que quando apreendemos uma legislação vem uma atualização e pronto, tudo cai por terra.

Enquanto isso, na contra-mão de tudo já aprendido até então, ainda temos de enfrentar, senhores e senhoras sem qualquer perfil empreendedor, elementos que quando abrem uma empresa, no dia seguinte já querem apurar lucros cessantes e fins, tomam os pés pelas mãos confundindo os princípios de contabilidade, pagando contas pessoais com o capital da empresa e por ai a fora, se não bastasse a isso, alguns abrem a própria empresa ( informativo na NET é o que não falta para tal ), depois que se atrapalham e nas primeiras dificuldades procuram um contador achando que este é a solução de tudo, quando tudo já não tem mais jeito!

Por fim, o que fazer? Será que sabemos o que fazer para tornar a “ contabilidade rentável ”? quantos de nós já fizemos concorrência desleal com o nosso colega de classe? Manter uma carteira nesses moldes vale mesmo a pena? Eu vos digo meu caro, para aqueles que tem seus empregos garantidos que é o seu caso um servidor publico, acha mesmo interessante migrar para uma área que tecnicamente não irá lhe atribuir ganhos tão perto daqueles que você tem já consolidado em pouco tempo? Refletir ainda é o melhor remédio...

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 15:58

Claudio Rufino,

Primeiramente agradecer por elevar a qualidade do debate com vossa sabedoria.
Segundo quero deixar também minha contribuição.

Lendo nesses ultimos dias (atrasado) a NBC TG 1000, acredito que seguindo isso em margens sem riscos, os escritórios vão conseguir manter metade dos clientes que tem hoje. São muitas normas a serem seguidas.
Antes era a questão da escrituração contábil das ME's e EPP's que muitos não faziam. Agora é a IFRS (agora não, já tem muito tempo). Ser contador pode ser muito rentável, mas realmente acho que depende muito mais do profissional do que de qualquer outro fator. Propaganda é a alma do negócio, certo ? Até pode ser, mas acho que a nossa propaganda só é valida quando é propagada de boca a boca pelos clientes que recomendam vosso serviço.

Nós temos aqui um foco grande na fatia dos produtores rurais, esses não tem como fazer a própria contabilidade porque não tem nem tempo, mão de obra e conhecimento mais fundo. Falta mão de obra pra nós, que ficamos no escritório com ar condicionado (acredito que a maioria), agora imagine para eles, que é ficar no sol o tempo todo ? Estamos também a procura de mão de obra aqui para o escritório e ainda assim está muito difícil. Valores altos, etc.

Então que há como ganhar um bom dinheiro, isso sem dúvida, porém é preciso explorar um nicho não saturado, apresentar um bom trabalho, e com isso cobrar honorários justos, sem se preocupar em crescer pegando clientes de outros contadores colegas.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Victor Jose Agostinho de Araujo

Victor Jose Agostinho de Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 10:21

Ola Thales!

Não há segredo e sim muita determinação!Caso não seja graduado ou técnico ,matricule-se já,cadastre seus emails em fóruns ,no caso de são paulo, o crc e o sindicont sempre tem cursos e palestras que é de muita importância para a continuidade do profissional,acesse sempre o site desses orgãos e da receita federal,leia muitas publicações esses são os primeiros passos de um profissional que se movimenta para manter-se atualizado.

abç,

Victor Araujo

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 12:04

Thales, sobre você não gostar de ler, isso é um hábito que acostuma. No começo você terá que forçar para ler bastante coisa e entender, mas depois isso vai ficando um pouco mais fácil. Talvez, para você melhorar seu hábito de leitura, seria bom você começar lendo sobre algum assunto que você goste, como por exemplo sobre carros, esportes, etc. Com o tempo tudo fica mais fácil!

Boa sorte!
Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 maio 2015 | 13:08

Thales, outra coisa relacionada a leitura, é a leitura objetiva... veja bem, você pega um livro, uma revista, mais só determinado assunto lhe agrada, leia esse assunto e foleia os restantes, com o tempo igual o Danilo Poleza Kolczycki salientou, acostuma!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.