x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 37.270

Venda de verias e abono pecuniário.

PAULO JOSE PINTO CALIXTO

Paulo Jose Pinto Calixto

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 15:19

Bom dia amigo.

Hoje me surgiu uma divida.

Um funcionário vendeu 10 dias de suas ferias. No abono pecuniário dos 10 dias há incidência de 1/3 de ferias, ou só será pago 1/3 das ferias sobre os 20 dias restantes?


Desde já agradeço.

Paulo José Pinto Calixto - Tudo sobre NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e
ANA BÁRBARA C.A

Ana Bárbara C.a

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 08:44

Ola Sr Luiz Euclides !

O exemplo de como calcular o abono, que é o alvo da pergunta e o motivo do mesmo, esta correto, porem diante de sua afirmaçao e ate para para acrescentar em nossos conhecimentos ficou uma duvida: existe algum erro para a data atual no exemplo citado?

Desde ja agradeço a atenção.

Deus abençoe!

"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor Jesus"
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Sábado | 23 julho 2011 | 15:27

Ana, a pesar da questão não estar dirigida a mim, tentarei responder.

Tomarei a pergunta na questão: " existe algum erro para a data atual no exemplo citado?", como se referindo ao post do blog do Fernando Tondelli ser de 2009 e por isso estar desatualizado. Com certeza que não há erro, muito pelo contrário, ele se atualizou a contar daquele ano pois até então incidia IRRF sobre o dito abono.

Lamento ter de discordar, mais uma vez, do amigo Luiz, quando afirma que há incidência de IR sobre o abono de férias. Justamente a partir de 2009 muitos trabalhadores passaram a entrar com representação junto a RFB para receber de volta o IR descontado nos últimos 5 anos sobre esse abono, e até hoje não houve mudança quanto a essa norma, conforme a SD N.º 1 de 02/01/09 da Secretaria da Receita Federal e ADI da RFB Nº 28 de 16/01/09. Permanecem atual.

Estou disponibilizando o link da RFB para que seja mantido dentre os links úteis para quem está sempre precisando consultar a Receita Federal, o que ajuda a atualizar os que estejam urgentemente precisando.
www.receita.fazenda.gov.br

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:46

(10 dias de abono pecuniário)
Gozou férias relativas ao período de __/____/___ a ___/____/____
referente ao período de ____/___/___/ a ___/____/_____

O gozo os 20 dias apenas.

Aqui procedo desta forma.

Abraços e sorte

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 11:15

então. eu procedo aqui desta forma e nunca tive problema algum

Os 10 dias do abono eu escrevo logo acima do "gozou férias relativas"

Como demonstrei na postagem anterior.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.