x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 48

acessos 20.236

Exame de Suficiência do CRC

Cláudia R. Gomes

Cláudia R. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 11:25

Existe alguém nesse Fórum que tenha a última prova aplicada pelo CRC em Março/2011 com as questões reolvidas?

Estou estudando para refazer o exame e gostaria de obter mais material de estudo.
Alguém poderia me ajudar?

Cláudia Gomes
*Contadora*
Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 15:19

Olá Cláudia, eu tambem estou estudando para refazer a prova, fiquei só por uma questão.

A última prova vc encontra no site do CFC. Porém as questões resolvidas eu ja pesquisei e só encontrei no blog do prof Christian mas só até a quetão 09.

Abraço, bom estudo e boa sorte!!

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:04

Para conhecimento, recomendo a leitura desta notícia.

É recente, portanto ainda não houve repercussão...

www.netlegis.com.br

Sinceramente não entendi a razão desta decisão, haja vista que o exame nos moldes em que é aplicado hoje, já possui previsão legal (Lei 12.249). Acredito que esta decisão seja relativa a um processo antigo, sendo assim, em nada nos afetaria. De qualquer forma, pelo conhecimento, é válida a leitura.

Obs. Nem por isso deixem de estudar e tentar resolver as questões do exame passado.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Franciane do Amaral Alencar Ramirez

Franciane do Amaral Alencar Ramirez

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:20

Bom dia a todos !!!

Pessoal alguém onde posso encontrar as resposta das questões de custo do ultimo exame de suficiencia de março. Foi as questões que mais tive erro na prova !!! por favor quem saber de algum site, ou tiver as questões resolvida por favor passa para mim. Beijoss




"A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá".

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:36

Noticia:

"Conselho de Contabilidade está proibido de aplicar exame para registro profissional

Recurso do MPF/GO assegurou no TRF1 o direito de os formandos em Ciências Contábeis obterem registro profissional sem passar por provas

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve, em grau de recurso, decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para que os bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade não necessitem mais passar por exame de suficiência para obterem o registro profissional. A procuradora da República Mariane Guimarães questionou a legalidade da Resolução 853/1999, do Conselho Federal de Contabilidade.

Ocorre que essa imposição não encontra previsão no Decreto-Lei 9.295/1946, que criou o Conselho de Contabilidade, e ofende o princípio da legalidade, por limitar o exercício da atividade profissional, direito constitucionalmente garantido, explica Mariane Guimarães.

Em primeiro grau, a decisão judicial questionou a legitimidade do MPF para atuar no caso. Porém, o TRF1 reconheceu a legitimidade da ação. Julgo procedente o pedido para declarar a nulidade da Resolução/CFC 853/1999, na parte em que exige o exame de suficiência como requisito para obtenção de registro profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade, votou a relatora do processo, desembargadora Federal Maria do Carmo Cardoso. A decisão do Tribunal é definitiva, pois não houve recurso."

Como falei, acredito que isto não interfere em nada a aplicação dos exames atuais, mas...

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Mayara Oliveira Lucena

Mayara Oliveira Lucena

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 12:44

É Mailson também acho que isso não vai interferir nos exames atuais,
ainda mais porque muita gente já se inscreveram e pagaram.

(Será que teremos a hipótese de ter nosso dinheiro de volta e não fazer a prova? KKKKKKKK)

Ótimo dia para todos!





Att,
Mayara Lucena

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 13:58

kkk, o CFC foi bem rápido dessa vez,

Novidades quanto a "notícia" que postei agora pouco:


26/08/2011
Comunicado sobre o Exame de Suficiência
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem a público comunicar e refutar a notícia veiculada na página eletrônica do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) e no Jornal Popular de Goiânia, de 26/08/2011, de que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) "assegurou o direito dos formandos em Ciências Contábeis obterem registro profissional sem passar por prova do Exame de Suficiência". Esta informação não guarda qualquer relação com o Exame de Suficiência instituído a partir da publicação da Lei nº 12.249/10.

Trata-se de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Goiás, no ano de 2003, quando da vigência da Resolução CFC n.º 853/99. Na ocasião, entendia o Ministério Público, que o Conselho de Contabilidade não poderia instituir o Exame de Suficiência com base em Resolução.

Em junho de 2010, foi publicada a Lei nº 12.249, que atribui ao Conselho Federal de Contabilidade a prerrogativa de regular sobre o Exame de Suficiência como um dos requisitos para obtenção de registro profissional.

Com a edição da Lei nº 12.249, o CFC publicou a Resolução nº 1.301/10, que regulamenta o Exame de Suficiência, revogando a Resolução nº 853/99. Portanto, desde de junho de 2010 a Resolução CFC n.º 853/99 se encontra revogada.

Pelo exposto, o CFC esclarece que a matéria veiculada pelo MPF/GO não desobriga os candidatos a se submeterem ao Exame de Suficiência como condição para obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O CFC comunica, ainda, que as provas da segunda edição de 2011 do Exame de Suficiência, marcadas para o dia 25 de setembro próximo, estão mantidas conforme previsto no Edital de convocação, e que a inscrição vai até o dia 31 de agosto de 2011.

Juarez Domingues Carneiro
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Cláudia R. Gomes

Cláudia R. Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 21:47

Obrigada DIEGO e DANIEL...

Era isso mesmo que eu queria: a resolução das questões da prova de março/2011. A Prova e o gabarito eu tenho, mas fiquei com muitas dúvidas na hr de tentar resolver novamente.

Quanto à notícia que o MAILSON postou aqui... tembém me empolguei quando recebi, mas... me informei com um ex professor que trabalha no CRC e ele me informou que essa notícia é mesmo referente à um processo de 2003.

Não consegui ainda definir minha opinião sobre esse assunto pois, quando fiz vestibular para Ciências Contábeis me informei se haveria necessidade de exame ou não pois, particularmente tenho uma certa dificuldade em agir sob pressão. Como não precisava fazer o exame na época, resolvi fazer a faculdade e no ultimo ano a legislação mudou.

Assisti palestras sobre isso durante o curso e entendo que se trata de uma forma de "filtrar" os candidatos para que somente os verdadeiros profissionais possam atuar na área e fazer um bom trabalho.

Mas não posso ser hipócrita em dizer que gostaria muito que não fosse necessário... preciso muito desse registro e estou muito preocupada. Já fiz em março e acertei 19 das 25 que precisava. Agora estou com dificuldades para estudar... não sei nem por onde começar direito.

Espero que dê tudo certo!
Obrigada pela ajuda de todos e BOA SORTE para todos nós!!

Cláudia Gomes
*Contadora*
MARINES SANTOS

Marines Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 27 agosto 2011 | 22:03

Boa noite,
gente acessei o link postado acima, mas não consegui voltar as questões, e preciso muito visualizar algumas questões resolvidas, pois estou com muitas duvidas, se puderem me ajudar...

Grata..

Tudo posso naquele que me fortalece!!!!
Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 10:43

Bom dia !!!!

Alguêm pode tirar minha dúvida quanto essa alteração do edital do exame de suficiência 02/2011... fiquei sabendo ontem a noite...

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com sede em Brasília (DF), comunica que, em cumprimento à decisão referente à Ação Civil Pública n.º 2011.51.01.012634-6, da Justiça Federal do Rio de Janeiro (RJ), o item 2.2.1 do edital foi alterado para permitir a inscrição de estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis (7º e 8º semestres), prorrogando até o dia 8 de setembro de 2011 as inscrições para o Exame.

Contador Juarez Domingues Carneiro
Presidente do CFC


Minha dúvida é????

Estou no último ano de ciências contábeis, e agora posso realizar este exame porque o edital autoriza, então se caso eu passar no exame antes de formado, assim que eu concluir e me formar já posso tirar minha carteira do CRC, uma vez que já prestei o exame e já passei no exame????

Desde já agradeço pela resposta de minha dúvida!!!!!

Grato


Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 11:07

Entendo que sim, no entanto você deve esperar sua colação de grau para solicitar a carteira.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 12:00

Então Maison, estou entendendo da mesma forma, embora ficou liberado de eu fazer o exame, mas não ficou tanto quanto claro que pego a carteira depois da colação...

Só espero que não seja igual prova para treini, somente para ir la e fazer por fazer espero que seja válido a prova...

obrigado!

Diego Rodrigues

Diego Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 12:10

Carlos,
como diz o edital, a publicação mo D.O.U é somente "até 90 dias" da data da prova, e no exame anterior, foi publicado exatamente no nonagésimo dia, acredito q a piblicação se dará entre os dias 25 a 31 de dezembro,
até lá se sua colação já tiver ocorrido, vc poderá retirar seu CRC sem problemas.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 13:13

sim quanto ao prazo para tirar a carteira não há problemas, apresentando os documentos que eles listaram no edital pelo menos o número do registro é automático, a carteira (física) demora um pouco mais, pois eles são muito enrolados... ainda mais se você não estiver com o diploma e somente com a declaração de conclusão de curso.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 13:59

Obrigado pelas respostas de minhas dúvidas Maison e Diego e a todos...

Então como já estou inscrito farei o exame e caso eu venha passar faço a colação de grau na faculdade e dou entrada na carteira do CRC. Que bom !!!!!!



leonor gomes da silva

Leonor Gomes da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 15:54


Os colegas que estão se preparando para o exame de suficiência CFC II/2011 e estão interessados nas respostas do exame I/2011 deve acessar vídeos youtube exame de suficiencia mar11 . As questões respondidas são da 1 a 26.

Att. Leonor Gomes

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.