x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 145

acessos 19.287

Lançamento Contábil

CLAUDIA BARROS

Claudia Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 15:14

Prezados,
Me ajudem, por favor..
Estou elaborando Lalur pela primeira vez.
Minha empresa está com prejuizo contabil e fiscal. Minha dúvida é em relação ao prejuizo fiscal, o resultado apurado foi negativo. Preciso fazer algum lançamento contábil para demonstrar esse prejuizo ou basta estar controlando e demonstrando esse prejuizo no livro Lalur?


Obrigada,

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 16:09

Olá Cláudia !

Olha, é difícil falar algo com poucas informações, mas o resultado do LALUR é diferente do resultado do Balanço, salvo em alguns casos.

Porque no LALUR tem as ADIÇÕES e EXCLUSÕES do resultado do exercicio que alteram o saldo final, bem como as compensações de lucros ou prejuízos.

Mas no Balanço não altera nada, não se faz os lançamentos contábeis destas adições e exclusões do LALUR.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CLAUDIA BARROS

Claudia Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 16:18

Obrigada, Gilberto.

Pois é. Como estou controlando essa empresa agora..Estou confusa.
Por exemplo, no ano de 2010 a empresa teve prejuizo contabil e fiscal. No lalur com suas adições e exclusões o resultado foi negativo, sem imposto a recolher. O resultado que foi negativo, foi contabilizado da seguinte forma:
D - Tributos Diferidos
C - Despesa de CSLL e IRPJ

O Balancete é de suspensão..

Grata.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 17:08

Olha Cláudia, como eu te disse acima, o resultado do LALUR, lucro ou prejuízo, não influencia no resultado do Balanço.

Os lançamentos que saem do LALUR são o IRPJ e a CSLL que devem ser lançados contabilmente e vai aumentar o prejuízo ou diminuir o Lucro Contábil.

Você está dizendo resultado negativo, é um prejuízo do exercício???
Prejuízo não gera IRPJ e CSLL, portanto não tem estes lançamentos.

Eu não entendi o lançamento que você citou, se o LALUR de prejuízo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Douglas dos Santos Silva

Douglas dos Santos Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 10:17

Bom Dia Pessoal,

Tenho uma dúvida quanto ao lançamento da seguinte operação:

- Aquisição de Direito de Crédito (Compra de carteira de clientes inadimplentes).

A empresa "x" está comprando o direito de crédito da empresa "y" no valor de R$ 200.000,00 por R$ 40.000,00.

Como ficará o lançamento contábil ?

(D) Direito a Receber - R$ 200.000,00
(C) Caixa - R$ 40.000,00
(C) ???? - R$ 160.000,00


Obrigado,

Douglas

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:07

Olá Douglas !

Com certeza este valor da diferença é uma Receita para a empresa, agora a conta para contabilizar, a tributação vai depender da atividade da empresa e do emquadramento fiscal.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CARLOS ALBERTO LOPES

Carlos Alberto Lopes

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 17:15

Boa tarde a todos, por gentileza, que puder orientar, agradeço.
Nesta noite o veiculo da transportadora foi assaltado, consigo o faturamento do dia, NFs. e mercadorias. Pergunto, como devo proceder em relação aos creditos de icms, pis, cofins e outros, tendo em vista que a transportadora possui seguro o qual provavelmente será liquidado. abraços

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 08:46

Bom dia Renato !

Olha, pesquise no Fórum sobre este tema que já tem muitos tópicos que falam à respeito, acho que vai conseguir sanar suas dúvidas.

Caso persista, continue postando no tópico correspondente.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:12

Bom dia Renato.

Contabilização do Pagamento dos Lucros distribuidos:

Débito : Reservas de Lucros (PL)

Crédito : Caixa ou Bancos (AC)


PL = Patrimônio Líquido

AC = Ativo Circulante.


Quanto as regras para distribuição:


Perguntas e Respostas (29) - Receita Federal do Brasil, no link a seguir:


www.receita.fazenda.gov.br

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
FLAVIA CONTABILIDADE

Flavia Contabilidade

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 09:27

bom dia!
estou contabilizando uma empresa pela primeira vez, e me surgiu as seguintes duvidas:

1- as empresas do simples nacional, quai os livros contabeis ela está obrigada a apresentar???

2- ao terminar os lançamentos, a emprea foi ficando com saldo-( isso é dinheiro em caixa.. ) mas quando gero o balanço dá diferente o ativo do passivo.


exemplo ativo 6055,00
passivo 6.000.00

ou seja o saldo de caixa 55,00 ( fica só no ativo) preciso fazer algum lançamento para dá iguaç, e qual lançamento seria esse??

Rita de Cássia A. Pereira

Rita de Cássia A. Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 16:50

ME AJUDE COM ESTA DÚVIDA POR FAVOR

Somos uma empresa de prestação de serviços de transporte, temos uma filial no estado da Bahia e de acrodo com o regulamento do ICMS o tomador do serviço retém 80% do ICMS ou outro 20 % fica como credito financeiro.

Exemplo: Um frete de R$ 100,00 - aliquota de 12% - valor da prestação R$ 113,64.

A fatura é emitida para o cliente com um abatimento de 80% que se refere ao valor do ICMS que ele irá reter.

Como contabilizar a receita, o abatimento, a fatura, o ICMS retido e o ICMS que é débitado mais fica como crédito financeiro?

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 28 agosto 2011 | 11:42

Bom dia Leandro,

Fica da Seguinte forma:

D - 15.000,00 (caixa/banco)
D - 13.800,00 (Depreciação Acumulada)
D - 7.200,00 (perda ou prejuizo na venda de bens do ativo imobilizado)
C - 36.000,00 (imobilizado)

KARLA SIMONE MACEDO FONSECA

Karla Simone Macedo Fonseca

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 20:11

Boa noite,

Estou cadastrando a empresa para emitir nota fiscal eletrônica pela primeira vez. A maior parte dos produtos que desejo cadastrar é material impresso (em lona ou adesivo) e estou com muita dificuldade em identificar o NCM destes produtos. Coloquei o NCM 49119900, mas creio que este refere-se a impressos de gráfica (o que não é o meu caso).Alguém poderia me ajudar, por favor?
Exemplos de produtos que desejo cadastrar:
Lona impressa medindo 5x1m.
Faixa impressa para fachada medindo 2x1m.
Adesivo perfurado impresso para veículo.

Ah! Postei a pergunta aqui pq ainda estou me familiarizando no fórum.

Obrigada

Ana Cynthia dos Santos Franco Begotto

Ana Cynthia dos Santos Franco Begotto

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 11:46

tenho um lançamento seguinte - o banco realizou um emprestimo ( financianemto do cartão bnds) valor de R$ 200.000,00 e agora a empresa começou a realizar compras de imobilizado pelo cartão, ou seja a vista ... não é parcelado ... porque já foi liberado esse valor pra ele ... como faço pra realizar esse lançamento contábil destas compras do imobilizado ..??

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 15:16

Boa tarde Ana !

Olha, você pode contabilizar debitando uma conta no ativo, e creditando a outra no passivo pela obrigação do pagamento do mesmo, com isso a empresa terá disponível em créditos no ativo.

Nas compras pelo cartão, o lançamento é debitar a conta de imobilizado (no seu caso) e creditar esta conta do ativo até o limite estipulado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 08:52

Bom dia Cristiane !

Sua pergunta é muito relativa, mas presumo ser o ICMS e o IPI.
Tem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como o enquadramento da empresa, se contribuinte ou não do ICMS ou se SIMPLES NACIONAL, Lucro Presumido ou L. Real.

Se for contribuinte do ICMS, irá aproveitar o crédito de ICMS, quando houver destaque na nota fiscal de compras;

D - Compras de Mercadorias
D - ICMS à Recuperar
C - Fornecedores

Se for industria e não SIMPLES NACIONAL, poderá aproveitar o IPI também:

D - Compras de Matérias Primas
D - ICMS à Recuperar
D - IPI à Recuperar
C - Fornecedores

Agora se for SIMPLES NACIONAL, o regulamento não permite o aproveitamento dos créditos, e nestes lançamentos são debitados o valor total da nota fiscal em Compras de Mercadorias ou Materia Prima.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 09:53

Olá Cristiane !

O direito ao crédito a empresa tem, os lançamentos do crédito são normais, mas não ficam na DRE, eles tem que figurar no Ativo em contas específicas de impostos à recuperar.

Pesquise aqui no Fórum sobre créditos de PIS/COFINS não cumulativos quanto à utilização dos mesmos, creio que poderão ser utilizados posteriormente ou senão deve haver alguma forma de compensação ou ressarcimento.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia  Cristina

Katia Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 11:54

Ola Bom dia
Estou com uma duvida,
os taloes de notas de prestaçao de serviços, elas tem de ser lançadas?
em qnto tempo? no caso eu estaria pagando imposto por nao lançar pro meu contador?

Obrigada!

Katia Lima
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 13:34

Boa tarde Kátia !

As notas de serviços devem ser lançadas no Livro de registro de Prestação de Serviços que serão receita na contabilidade incidindo tosos os impostos de acordo com o enquadramento da empresa; SIMPLES NACIONAL, Lucro Presumido ou L. Real.

O não lançamento de notas fiscais de serviços ou vendas consiste em fraude de sonegação de impostos ao Fisco.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
NILSON LIMA

Nilson Lima

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 14:32

uma pessoa fisica tem comprovada em sua declaração de IRPF 700.000,00 em Bens imovel, porém , mesma esta constituido uma empresa Empreendimentos e Participações "Holding Patrimonial para qualificar uma empresa que controla o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas" com Capital de R$ 20.000,00, como faço lançamento na contabilidade deste imovel no valor de R$ 700.000,00 nesta HOLDING PATRIMONIAL FAMILIA?

@Oculto

Katia  Cristina

Katia Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 14:56

Obrigado Gilberto!
Eu sabia q estava certa referente as esses taloes que meu patrão não esta enviando a contabilidade!
So queria ter a certeza de algo que eu ja sabia!

Mas Obrigada!

Katia Lima
Fernando Conzatti

Fernando Conzatti

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 11:31

Ola, bom dia, preciso de ajuda para elucidar um lançamento contabil.
Uma empresa (optante SIMPLES) esta pagando pra viuva atravez de boleto
do Tribunal de Justiça o valor correspondente as retiradas do socio falecido
(adiantemanto de cotas), devo considerar como despesa com pro-labore,
adiantamento, deposito judicial ou outra despesa?

Obrigado.

Página 1 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.