x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 145

acessos 19.265

Lançamento Contábil

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 11:26

Olá Luciane !

Os lançamentos para recebimento de compras de mercadorias devem ser preferencialmente feitos da seguinte forma:

1. Pela entrada das meracdorais:

D - Compras de Mercadorias (CR)
D - ICMS à recuperar (AC)
C - Fornecedores (PC)

2. Pelo pagamento dos fornecedores:

D - Fornecedores (PC)
C - CAixa/Bancos (AC)

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 07:50

Bom dia Luciane !

Podem-se lançar também as compras em conta de estoques, mas aí precisa ter um controle e baixar o saldo na medida em que a empresa vai vendendo as mercadorias para compor a conta de compras de mercadorias nas contas de resultado.

Mas, a maioria das empresas prefere lançar diretamente em contas de resultado, salvo em alguns casos que a empresa possua este controle de baixa de estoque contábil.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 08:54

Tenho que contabilizar Contrato de Seguros contra incendio com vigencia de 3 anos, sendo que o valor total será pago em 3 parcelas ainda no ano de 2011. A minha dúvida é como fazer o lançamento de apropriação das despesas de seguros por quotas. No caso desta contratação eu devo apropriar somente a 1ª parcela do seguro e dividir por 12 quotas, ou pegar o valor total e dividir por 36 quotas? Observando que o valor total do seguro é de R$ 27.000,00 e será pago em 3 parcelas iguais de R$ 9.000,00. Até o momento só havíamos contabilizado contrato de seguros de até 1 ano de vigência. Agradeço desde já pela atenção. Fico no aguardo.

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 22:57

Graciema,

a maneira de contabilizar é a mesma que contabilizaria para 12 meses. Você divide em 36 parcelas e apropria mensalmente as despesas. Desta maneira, vale ressaltar que 24 parcelas ficará a longo prazo.

Ou seja, você tera na aquisição do seguro:

D: seguros a apropriar (cp).......9.000
D: seguros a apropria (lp)........18.000
C: Seguros a pagar..................27.000

Abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
Rose Alves Sant´Ana

Rose Alves Sant´ana

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 09:04

Bom dia, Gostaria de saber como lançar os seguintes lançançamentos:

Uma Companhia, contratou, um SEGURO contra incendio em 01/08/2011 para sua fábrica, com prazo de cobertura de 03 anos imediato.

O seguro foi de R$ 27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a ultima parcela paga em 01/11/2011.

A) Como lançaria APROPRIAÇÃO como despesa na 1ª.parcela em 31/08/2011.

Obrigado

Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 18:45


Graciema,

Esta "separação" é referente a apropriação mensal. Mesmo você pagando o seguro integralmente, vc tem uma despesa a apropriar a longo prazo, logo, os índices financeiros, sofrem alterações.

É o mesmo critério que você utilizaria para um empréstimo ou direito a receber a longo prazo.

abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
Hely Souza Pereira

Hely Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 18:50

Rose,

sua pergunta é semelhante a da graciema, interessante que até os valores são iguais.

O lançamento da apropriação das despesas são:

D: despesas com seguros----750,00
C: seguros a apropriar--------750,00

obs: utilize a mesma resposta que passei a cima no ato da contratação.

espero ter lhe ajudado.

Abs..

Hely Souza Pereira
HSP Serviços Contábeis Ltda
[email protected]
Msn: [email protected]
Skype: helysp
Cristiane Fernandes

Cristiane Fernandes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 16 outubro 2011 | 22:12

Boa noite a todos.

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa pertencente ao Simples Nacional. Foi adquirido um veículo este ano no valor de 38.000,00.
Fiz o seguinte lançamento:

D - imobilizado
C - banco

No final do ano, o lucro apurado será distribuido entre os sócios. Neste caso, haverá +/- um lucro de 78.000,00, mas não haverá dinheiro suficiente em caixa por causa da compra do veículo. Como proceder neste caso?

Obrigada.

GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 13:23

Boa Tarde Hely,


Na verdade eu e a Rose trabalhamos juntas. A pergunta que fizemos e que você respondeu , refere-se a um teste proposto pelo escritório onde trabalhamos. A pessoa que colocou a questão disse que poderíamos pesquisar, por isso nos cadastramos no Forum Contábeis. O teste já foi digamos "corrigido" e sua orientação valeu bastante. Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda. Se nós pudermos ajudá-la em alguma coisa conte conosco. Até mais.

GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 13:58

Cristiane,

Você pode distribuir o lucro para os sócios dentro do limite do saldo do Caixa. E o saldo do lucro que não for distribuído poderá ser transferido para Conta Reserva Legal(PL) ou permanecer na Conta Lucros a Distribuir (Passivo) até que haja saldo suficiente na Conta Caixa (AC) prá fazer a distribuição que poder ser no ano seguinte. Só observando que quando for fazer a Declaração de Ajuste Anual PF dos sócios, no campo dos rendimentos isentos , informar só o valor que foi efetivamente pago e não o valor apurado. Espero ter ajudado.

Um abraço

Mário Sérgio Silva Faria

Mário Sérgio Silva Faria

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 16:53

Boa tarde!

Minha situação é a seguinte.

Uma empresa comprou um carro novo na concessionaria, da seguinte forma.

ela deu um carro de menor valor como entrada e pagou o restante a vista.

Gostaria de saber como ficaria todos os lançamentos.

Baixa do Ativo.
Ganho ou perda de capital
Entrada do Ativo.

At,

Mário Faria

Atte;

Mário Faria
GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 13:01

Boa tarde a todos!

Temos um cliente que está no Lucro Presumido, cujo sócio comprou alguns bens financiados em seu próprio nome, mas colocou as parcelas do financiamento no débito automático da C/C da empresa. Tivemos a orientação para abater estas parcelas da Distribuição de lucros deste sócio. Pergunta: Como fazer esse registro contabilmente? Eu teria que pagar o lucro neste valor todo mês e depois lançar o pagto. das parcelas baixando da conta Lucros Distribuidos ?? Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida. Abraço.

Graciema

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2011 | 13:14

Boa tarde Mário,

Informe valores (ainda que hipotéticos) para que alguém possa orientá-lo a contento.

Tenha em conta que para todos os efeitos houve alienação do primeiro veiculo e aquisição do segundo, servindo o resultado da operação primeira apenas como parte do pagamento da segunda.

Nestes termos temos que saber o custo de aquisição, a depreciação acumulada e o valor da alienação do primeiro como também do valor da aquisição segunda para determinarmos os registros contábeis corretos.

....

GRACIEMA NUNES CAVALCANTE

Graciema Nunes Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 10:01

Bom Dia a todos!

Estou em dúvida com relação a ativar um equipamento usado, financiado (negociado) em 20/08/2009 até 20/07/2011. O Contrato diz que o comprador (nosso cliente) só será proprietário do equipamento quando for efetuado o pagamento da última parcela. Pergunto: Eu deveria ter ativado este bem já no ato da compra ou deveria ter esperado o pagamento da ultima parcela prá poder ativar e começar a depreciar? E como ficaria o lançamento contábil sem a ativação se for o caso. Porque, de qualquer maneira, se trata de um compromisso assumido em forma de contrato e o equipamento em questão está sendo usado normalmente.
E aí gera mais uma dúvida: Porque não depreciar se o equipamento está sendo utilizado e consequentemente sofrendo desgaste pelo uso? Fico no aguardo.

Abraços

JUSSARA S SILVA

Jussara s Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2011 | 16:33

Boa tarde pessoal por favor me ajude estou c/ uma empresa que vem com saldo de exercicio anterior totalmente irregular, É UMA EMPRESA DE REPRESENTAÇOES na verdade gostaria de saber o seguinte:
1-exitem recebimentos no banco dessa empresa e não foi emitida a NF.
2-o socio ( e recebe comissoes desses serviços)tem varias despesas pagas pela empresas,diz que seria pelo recebimento que esta no banco.
3-pergunta:como varia para baixar essas despesas que ele emitiu com os cheques da empresa?já que não emitiu NF p/ eles
4-como ficaria a conta corrente,no 1º momento achei que seria p/contas correntes dele.
5-E essa empresa não trabalha com o caixa.

desde já agradeço

Bruna

Sandri  assessoria contabil

Sandri Assessoria Contabil

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 09:46

lançameto contábil
Bom dia peço ajuda em um lançameto.
houve um pagamento de fornecedor e o banco fez o pagamento a maior gerou um creditro de 194,00 à maior, já ligamos no banco e avisamos mais eles dizem que está tudo ok . mais contabilmente fico com esse credito á maior, em que conta que eu jogo . é uma receita ? se for é operacional?

grata,
Zu

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 09:53

Bom dia Zuleide,

Se entendi sua dúvida, foi feito um pagamento de uma duplicata de um fornecedor de sua empresa a maior em R$ 194,00.

Caso seja isto, pode lançar o valor de R$ 194,00 em "Adiantamentos a Fornecedores (AC) e posteriormente, tentar recuperar este valor pago a maior juntamente ao Fornecedor, quer seja através de devolução do numerário ou caso seja um Fornecedor habitual, através de mercadorias.

Débito : Adiantamentos a Fornecedores (AC)

Crédito : Fornecedores (PC)

AC= Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
karen cristina santana barbosa

Karen Cristina Santana Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 outubro 2011 | 17:39

Boa Tarde
Estou ainda com duvida neste assunto. Por favor senhores, se alguem poder me ajudar... Vejam meu caso:

Minha empresa contabilmente deu um pequeno prejuizo. Porém, muitas das despesas contabilizadas nao são consideradas dedutiveis do IR. Apurei o Lucro real no LALUR.
Como contabilizo as provisões do IR e CS sobre o Lucro real, uma vez q contabilmente esta um prejuizo?

Por favor alguem me orinte, se possivel.
Obrigada

Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.