x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 34

acessos 31.379

Constituição de Igreja-Procedimentos

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 17 anos Quinta-Feira | 28 junho 2007 | 09:25

Bom Dia,

Prezados (as), colegas, quais são os procedimentos para constituição.
Que tipo de contrato?
Que órgãos devo registra? Quais os docs. necessários?


Grata,

Sandra.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Sexta-Feira | 29 junho 2007 | 08:32

Bom dia Sandra!!!

A Igreja é uma associação sem fins lucrativos normal.

Geralmente, quando são congregações grandes, eles possuem um estatuto padrão, e para constituição de uma nova igreja, tramita-se a constituição de filial através de alteração de Ata. Para tanto, o registro é feito no cartório, e não deve-se nesse momento, apresentar nenhum outro documento. Depois disso, faz-se a abertura junto a Receita Federal de uma filial. Com o estatuto e o CNPJ, proceda a abertura junto a sua prefeitura. Aqui em Atibaia, exige-se o Laudo de Corpo de Bombeiros, Habite-se, IPTU do imóvel, CNPJ, CPF e RG dos responsáveis, e comprovante de residência.

Qualquer dúvida, continue postando que trocamos idéia!!

Um grande abraço e bom dia!!!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Helena Maria Gomes

Helena Maria Gomes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 16 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 14:43

Boa Tarde Reinaldo você sabe me informar sobre esse Laudo do Bombeiro, aqui em Itapetininga tambem pedem e niguem tem um modelo, tenho uma Arquiteta que pode fazer mais não temos o modelo se alguem tiver eu agradeço.



Um abraço

até +
Obrigada

WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 3 agosto 2010 | 13:57

Constituir uma igreja ja foi corretamente informado acima, mas devemos nos prender no seguinte:
1 - Em casa residencial pode?
Entendo que voce não pode prever o numero de fíes que adentrarão nela, melhor seria solicitar uma autorização ou uma viabilidade da prefeitura local, para se eximir de problemas futuro, quanto a liberação do local.

2 - Laudo de Bombeiro
O laudo de Bombeiro alguma municipalidade exige, e o mesmo só pode ser emitido pela unidade de Corpo de Bombeiro mais proxima, não cabendo a qualquer outro profissional essa função.
A taxa é pequena, mais um tanto demorado o processo.

Att.
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 11:30

Não seria melhor abrir a igreja e depois de tudo funcionando, com as contribuições Estáveis procurar a prefeitura, pois se o processo é lento, como irão pagar os alugueis e demais despesas?

WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 11:44

Bom dia.

Se a Prefeitura e o Bombeiro por exemplo, indeferirem o local de que adiantou a igreja aberta, restando-lhe ainda as depesas de constituição.
É minha opinião.
Att
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
Joõo Bovolini

Joõo Bovolini

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Geral
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 12:26

O problema Wilson é que para acionar a prefeitura, você necessita ter a Igreja constituída e o lugar definido, o risco sempre existirá.

Se acionar a prefeitura antes de ter um número razoável de frequentadores, a gente pode ser obrigado a pagar a multa do aluguel para deixar a edificação sem ter suporte financeiro.

Se o problema ocorrer e você ter um número razoável de frequentadores, com certeza as pessoas te ajudarão a encontrar outra solução.

Não sei se estou no caminho certo, mas eu acho que antes de acionar a prefeitura deve-se estar seguro de que caso o local seja indeferido, a gente vá ter quem nos apoie para arcar com as consequências de uma mudança de endereço prematura.


WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2010 | 17:18

Boa tarde.

Caro amigo João, entendo sua posição, pois estamos falando de situações em lugares diferente.
EM SP, pode de fato ser assim.
Aqui em nossa região, as Prefeituras emitem uma viabilidade do local, que quando positiva para aquele segmento, damos continuidadde na abertura com segurança total.

Att.
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 09:51

Bom dia!
Eu gostaria de saber como se tira um tvl no estado de São paulo, pois tenho uma igreja filial para abrir em são paulo, aqui em salvador entro no site da sucom, eu queria saber se tem um site que faz o pedido ou se só pode ser presencial?

desde ja agradeço!

gilberto luis da silva

Gilberto Luis da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 20:26

Boa noite, sou técnico contábil e por não ser bem minha área, gostaria de saber como proceder para a constituição de uma igreja de denominação Assembléia de Deus. Já possuo algumas informações, porém, gostaria de uma resposta detalhada dede o início. Quais documentos providenciar, quais órgãos registrar, número de fiéis, etc.
Obrigado

Hiléia do N Coelho

Hiléia do N Coelho

Bronze DIVISÃO 3, Enfermeiro(a) do Trabalho
há 12 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 17:30

boa tarde!
preciso de ajuda, não estou conseguindo preencher o formulário do "dctf" me ajudem, tem algum demostrativo para preencher no caso de ser igreja?
não temos pessoas remuneradas,é nossa primeira declaração,devido a igreja ter sido registrada no dia 23 de novembro de 2011.
no caso devemos declarar mensal? devo declarar a parti de qual dia²
agradeço a ajuda.
abraços.

hiléia

ENEIAS Melo ( IRMESD)

Eneias Melo ( Irmesd)

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 12:18

Boa dia ! Nadjane lima , moro em Curitiba e tenho um CNPJ a mais de 13 anos de associação sem fins lucrativos registrado me São João Da Boa Vista em SP e quero transferi-lo para cá e usa-lo para fundar um igreja , posso ? É viável ?como posso fazer isto ? e como poderia mudar o estatuto ?
Obrigado , aguardo respostas .
Att,Pr. Eneias Melo

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 09:17

Pr. Eneias, É possível sim, no entanto deverá primeiro substabelecer o registro do atual cartório para o outro de Curitiba.

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 09:22

Hiléia, a DCTF para as ESFL é exigido independente de tributos a declaração ou não, quanto ao preenchimento você deverá observar o manual do próprio aplicativo. Lembrando que atualmente é necessário o Certificado Digital para transmissão online da declaração.

Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 18:46

Caro Pr. Eneias Melo, primeiramente você terá que lavrar um Ata de AGE e registrá-la no Cartório onde está o registro PJ da Associação fazendo constar a mudança de razão social, novo Estatuto Social e novo endereço, na cidade de São João Da Boa Vista(SP), promovendo a alteração de endereço para a cidade de Curitiba(PR). Concluído este procedimento você irá solicitar junto ao Cartório de SJ da Boa Vista(SP) a Certidão de Inteiro Teor, o qual você apresentar junto ao Cartório de Títulos e Documentos da cidade de Curitiba(PR) para então transferir a Sede da Entidade para está comarca. Decorrido todo este procedimento, você deverá providenciar a alteração de endereço no Cadastro da Receita Federal / CNPJ a fim de constar novo domicílio fiscal. Além disto, você deverá solicitar a baixa da Inscrição Municipal em SJBoa Vista(SP), e fazer a inscrição em Curitiba(PR). Por tratar-se de entidade sem fins de lucro "ESFL" , você poderá requerer isenção de IPTU entre outros impostos dos quais a entidade é imune.
Importante salientar, antes de qualquer medida sugiro você procurar o Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Curitiba(PR)a fim de confirmar este procedimento, pois poderá haver variação de instrução de acordo com as Normas Gerais da Corregedoria de estado para estado.
Persistindo a dúvida, retorne o contato.

ENEIAS Melo ( IRMESD)

Eneias Melo ( Irmesd)

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 11:03

Bom dia! Amaro moro em um sobrado, e nesse endereço tenho registrado meu CNPJ - MEI (Empreendedor Individual) como cabeleireiro.
É possível ter 02 CNPJ no mesmo endereço com finalidades distintas?
Pois seria o caso de ter aqui, também, o escritório-sede da Igreja e não o templo para os cultos.

ENEIAS Melo ( IRMESD)

Eneias Melo ( Irmesd)

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 13:04

Outra pergunta , o CARTÓRIO DE São João da Boa Vista-SP estão pedindo que eu atualize as atas de 13 anos ,mas só que os membro a assembléia não estão nem próximos mais , a pegunta é como vou fazer para transformar este ESTATUTO para igreja ou simplesmente pego uma 2ª via , ou no caso do CNPJ faço um novo ESTATUTO , e comunico ao CARTÁRIO de lá e a junta comercial de lá . não sei o que fazer ,por favor me ajude amigo, estou bem confuso ,mas eu quero usar este CNPJ pelo seu tempo MAIS DE 13 ANOS ....
Obrigado , aguardo um contato meu e-mail é @Oculto

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.