x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 89

acessos 18.744

Prorrogado prazo Conectividade icp-brasil

Bruna Cortez Gomes

Bruna Cortez Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 11:57

Bom dia colegas,
alguém sabe me informar como devo proceder para utilizar o certificado pela primeira vez?
Tenho um micro ja 'preparado'e precisaria instalar todo os arquivos, drivers, programas no meu. Ja pesquisei e instalei tudo oque encontrei e não consigo.

ricardo antunes

Ricardo Antunes

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 12:02

Saudações. Através da Circular n.º 547/2011, da Caixa Econômica Federal, restou estabelecido que o acesso ao sistema da GFIP, a partir de 2012, só poderá ocorrer com o uso do “certificado digital – ICP” que substitui o antigo certificado de identificação fornecido pela CEF (chave PRI), obrigando, as empresas, por conseguinte (com algumas excessões como o caso do MEI) , a adquirir este dispositivo, o que gerará um custo de aproximadamente R$ 300,00 (validade 03 anos)! Pela Circular nº 566, a exigência foi flexibilizada tornando facultativa a migração de empresas optantes pelo Simples Nacional com até 10 empregados para a Conectividade Social no novo padrão ICP. Além disso, prorrogou a exigência do certificado em comento para 01/07/2012 para as demais empresas. Pelo que entedo, no caso da empresa que recolhe impostos pelo lucro presumido, certamente, esta terá que habilitar um certificado ICP, afinal, só através deste sistema será possível outorgar procuração para o escritório que o representa. Esta exigência, ao meu ver, é absurda, afinal, existem outros tipos de procuração como a pública (elaborada em cartório) e a particular. Mas, ao que parece, a CEF só aceitará procuração realizada através do uso do certificado. Trata-se de mais uma exigência que beneficia algumas cabeças que estão no comando - como ocorre em tudo em nosso país, lamentavelmente! Portanto, aconselho a providenciar o certificado, pois, aparentemente, esta exigência só tende a ser ampliada.

ricardo antunes

Ricardo Antunes

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 12:13

Bom dia, Bruna!
Os drivers de instalação dos certificados devem ser escolhidos conforme seu sistema operacional e o tipo da leitora, etc. Aconselho a entrar em contato com a entidade certificadora escolhida para que eles possam fornecê-los e, enfim, auxilia-la na instalação. Se for certsign, por exemplo, vc deve baixa-los no site!
Espero ter ajudado.

Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 17:04

Olá pessoal minhas dúvidas são várias, mas o que está me preocupando mais é depois de comprar o certificado instalado na máquina, qual o proximo passo, em relação a autorizar o escritório, o que devo fazer para estar ok com a CEF.
Se possivel me auxiliar, agradeço.
Att.
Patricia

ricardo antunes

Ricardo Antunes

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 18:14

Boa Tarde, Patricia! VC deve passar uma procuração utilizando o próprio certificado digital para o representante que também deverá ter o ICP, no caso, o escritório. Ele será identificado com o número do CNPJ o que fará com que automaticamente, ele consiga realizar as operações da Caixa! A procuração será elaborada no próprio portal da Conectividade.

Como acessar?
Para utilizar esse recurso, é só escolher a opção Procuração na janela superior direita do portal. Então, aparecerá um menu lateral à esquerda da tela com todos os serviços disponíveis dentro da Procuração Eletrônica:
- Outorgar Procuração
- Substabelecer Procuração

Bruna Cortez Gomes

Bruna Cortez Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 17:19

A minha duvida é como faço para meu micro reconhecer o certificado.
Já instalei vários programas e drivers como indica no site do Certisign e nada ate agora.
- Assistente de instalação Certsign
- eToken PKI
- gerenciador de certificados digitais
- Giesecke & devrient GmbH
- CAPICOM
- Safe Sign
fora esse programas tem mais algum? qual o procedimento depois?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 08:33

Fernanda Dantas Bom Dia;

O numero da inscrição CEI, deve ser informada ("anexada") no ato da solicitação do e-CPF; Caso este procedimento não seja realizado não sera possivel ourtogar procuração eletronica, acessar o serviço de caixa postal (envio de sefip e grrf) bem como os demais serviços do portal do empregador tambem ficarão indisponiveis;

Abraços

Att

ricardo antunes

Ricardo Antunes

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 10:04

Bom dia, Bruna!
VC deve acessar o site da certsign, escolher as opções "superte técnico" e "downloads" e deve baixar o JAVA, o Capicom, NetFramework e o assistente de instalação (todos). Talvez tb tenha que baixar o driver para o leitor do cartão (há um icone para isso). Dependendo do seu sistema operacional, alngus itens já estão disponibilizados. De qq maneira tente instalar tudo - se não for necessário o próprio instalador lhe comunicará e informará os próximos passos para verificar a habilidação eventual. Em alguns pcs o sistema de segurança impede alterações e, neste caso, talvez vc precise de um técnico em informática para instalar efetivamente o certificado. VC pode entrar em contato com o susporte da certisign para pedir ajuda - mas, se o problema for do seu pc eu acho que eles orientarão vc a procurar o técnico.

Bruna Cortez Gomes

Bruna Cortez Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 14:01

Não estou conseguindo abrir a pagina do empregador!
quando clico no empregador, abre a janela "o Internet Explorer não pode exibir a pagina Web."
já fiz os procedimentos de site confiável e tudo mais, será que o problema ta no site?

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 14:11

Boa tarde,

a caixa emitiu esse comunicado, veja se não é o seu caso;


Comunicado Conectividade Social-ICP

Conforme parecer emitido pelo Microsoft, a mensagem de erro apresentada aos usuários quando da tentativa de acesso ao CS-E, por meio do CNS ICP tem como causa a utilização do sistema operacional Windows, sem as suas devidas atualizações. Por esse motivo, parte dos usuários que acessam o canal por meio do “Internet Explorer” consegue o acesso normal ao portal e outros tomam erro.

Então, para regularização da ocorrência sugerimos ao usuário a acessar o link: http://support.microsoft.com/kb/2541763/pt-br, fazer a leitura do artigo lá disponibilizado e a seu critério fazer o download do hotfix: WindowsXP-KB2541763-x86-PTB.exe, e atualizar o sistema operacional.

A atualização acima normaliza o aceso ao “Portal Empregador” para usuários dos sistemas operacionais Windows nas versões XP, Vista e Server 2008. Para os demais sistemas operacionais não existem Hotfix específicos, porém, em caso de erro, basta a realização das atualizações normais disponibilizadas pela Microsoft.

Ressaltamos que, tanto os problemas apresentados quanto a sua solução são de responsabilidade da Microsoft. Por este motivo, caberá ao usuário decidir pela atualização ou não do sistema operacional.

Caixa Econômica Federal

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 junho 2012 | 13:34

Sim foi prorrogado, para empresas com até 10 vínculos.
A circula da Caixa não fala que é somente as empresas do Simples, por tanto são todas.

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.