x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 62

acessos 22.712

eduardo paulon silva

Eduardo Paulon Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 08:17

Denis muito obrigado pela informação! Quanto a não refernciar em nenhum lugar o contribuinte, é normal também? Porque por exemplo, eu fiz uma venda para um cliente do rio, preenchi os dados dele, coloquei minha nf, cnpj e os dados dele...na guia não aparece uma informação minha, nem o cnpj. É normal isso então? Obrigado

Denis Diogo

Denis Diogo

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 08:20

Eduardo,

Pelo que eu entendi, os dados que iram na GUIA são 100% nossos, nada de dados do cliente.
Eu questionei novamente o SEFAZ nesse ponto, mais ainda não obtive resposta.


Att,

Denis

eduardo paulon silva

Eduardo Paulon Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 08:26

Entendi, é porque quando seleciono GNRE e tento digitar meu cnpj primeiro o sistema deles informa que o cnpj não é do rio. ai digito o do cliente, ele preenche todas informações dele e as minhas informações só consigo preencher o cnpj e a nf

ANILTON CARLOS PASSONI

Anilton Carlos Passoni

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 08:32

Denis estou com o mesmo problema do Eduardo. Já efetuei alguns pagamentos mas estão com receio de estar fazendo incorretamente.
Não consigo colocar os meus dados, só aceita o do cliente. Só consigo colocar o N. da NF e o meu CNPJ mas essas informações não aparecem no documento.
Outra Duvida: Na opção GNRE não aparace a natureza ST por operação própria, estou usando a natureza St por responsabilidade.

Ricardo Guazzi

Ricardo Guazzi

Iniciante DIVISÃO 2, Faturista
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 09:36

Eu estou com esse problemas..
a guia esta sem o preenchimento do campo 2 "Cod. da Receita", no campo 4 "N* do Dcto de Origem" qdo estou emitindo a guia coloco o numero da NF, mas na Guia sai um numero aleatorio. Campo 13 "N* do convenio ou Protocolo" nao tem aonde ser preenchido. e Campo 21"Informações Complem." na hr do preenchimento da guia
eu coloco as informações, mas, na visualização da guia aparece um numero chamado de NOSSO NUMERO.

Alguem pode me ajudar ? ja conseguirao contado com o Sefaz ?

Cassio Ribeiro

Cassio Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 08:05

Bom Dia Denis,

O Sefaz do RJ passou alguma informação para quem recolhe a guia de ST por mês?
Tenho inscrição de substituto no RJ ai eu recolho a guia por periodo, e sempre venceu dia 09, porem não estou conseguindo fazer, o codigo que ta saindo na guia é o 10009-9 por operação, mas o codigo correto é o 10004-8 que é por "apuração"...

Denis Diogo

Denis Diogo

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 08:55

Pessoal,

Para quem está com dúvida, segue e-mail do SEFAZ RJ.



@Oculto



Eles me responderam dentro de 3 dias úteis mais ou menus.


Att,

Denis Diogo

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 16:38

Vocês estão conseguindo acessar o site do estado do RJ para geração das GNRE e DARJ?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Cassio Ribeiro

Cassio Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 16:57

Boa Tarde,
Ta dificil de acessar o site do SEFAZ do RJ porém com muito custo também consegui fazer as guias.
Abaixo segue informação, consulta que fiz ao cenofisco para contribuintes que tem inscrição estadual de substituição tributaria no estado do RJ
Anteriormente faziamos a guia por APURAÇÃO, e em duas guias, GNRE e DARJ FECP.
Agora é feito as duas guias em uma só, o contribuinte tem que alterar o vencimento do ICMS/FECP para 10/01/2012 que ira liberar a parte do FECP, ai é só preencher o tipo de receita é Substituição Tributaria por Responsabilidade, preencher o tipo de produto, dados da empresa e deve marcar por periodo e colocar o mês.
A guia vai não vai sair especificando nada dessas informações porém da DIPI tem todas informações que foi lançado para emitir a guia.

Daniel E. da Silva

Daniel E. da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 09:30

Bom dia a todos,

Levando em conta a dificuldade em acessar o site SEFAZ-RJ, segue o print da tela com dúvidas frequentes:




DARJ ONLINE DA SEFAZ-RJ



Apresentação



A partir de 02/01/2012, o ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro deve ser recolhido por meio do DARJ Online gerado exclusivamente on-line pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ na Internet, no endereço http://www.fazenda.rj.gov.br/NovoPortal/



O programa gerador de DARJ off-line foi desativado em 29/12/2011.



Legislação Específica:



Resolução SEFAZ nº 468/2011 sdd (publicada no DOE de 29/12/2011







DARJ Online – Novidades e Forma de Emissão





O DARJ Online apresenta algumas inovações na forma de emissão em relação ao antigo DARJ gerado pelo programa off-line da SEFAZ-RJ:



g) Deve ser gerado exclusivamente pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ, on-line e com códigos de barras.



h) É emitido com os dados cadastrais do Estabelecimento Principal do contribuinte no Estado do Rio de Janeiro.



ATENÇãO:



O Estabelecimento Principal no RJ não é, necessariamente, o Estabelecimento Matriz do contribuinte (este pode possuir ou não Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes da SEFAZ-RJ ou estar localizado em outro UF, por exemplo). Os dados cadastrais do estabelecimento ao qual se refere o débito a ser pago são impressos no “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”.



i) É emitido juntamente com o “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”, um documento auxiliar destinado ao detalhamento dos débitos, dados cadastrais do contribuinte, documentos fiscais, Declaração de Importação e outras informações que identificam o débito e o contribuinte.



ATENÇãO:



O “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP” deverá ser emitido juntamente com o DARJ Online, tendo em vista que nele constam todos os dados necessários à especificação do débito e identificação do estabelecimento devedor.



j) O DARJ Online pode conter um ou mais itens de pagamento, ou seja, diversos débitos de um mesmo estabelecimento ou débitos de um ou mais estabelecimentos do mesmo Contribuinte (estabelecimentos com mesma raiz de CNPJ) .



Nota: O detalhamento dos débitos pagos e dos estabelecimentos aos quais se referem os valores a serem pagos são impressos no “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”.



k) O DARJ Online é identificado pelo “Nosso Número”, que é um número de controle interno gerado pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ.



Nota:



O Número do Documento de Origem (*), que era impresso no campo “04 – Número Documento de Origem” do DARJ off-line, excetuando-se Auto de Infração e Parcelamento de Débitos, não é impresso no DARJ Online. No campo 04 do DARJ Online, consta o número sequencial de controle da SEFAZ-RJ, sendo o Número do Documento de Origem (*) impresso, apenas no “Demonstrativo de Itens de Pagamento – DIP”.



(*) Número da Nota Fiscal, Número da Declaração de Importação (DI/DSI), Natureza da Substituição Tributária, etc.



l) No preenchimento do DARJ Online, não é necessário informar o código de receita, bastando selecionar a receita desejada. Em caso de dúvida, veja quadro a seguir:








Tabela para conversão de códigos de Receita de DARJ (art. 7º, § 3º)




DARJ Online 2012


DARJ off-line 2011




Natureza


Qualificação da Receita


Código e descrição antigos




Diferencial de alíquota


-


027-2 - ICMS Aquisição Ativo Fixo ou Mat. Fora do Estado

750-1 - ICMS FECP (1)




Importação


-


024-8 - ICMS Importação

754-4 - ICMS FECP




Regime de confronto


Normal


021-3 - ICMS Normal

750-1 - ICMS FECP (2)




Comunicações


034-5 - ICMS Comunicações

750-1 - ICMS FECP (3)




Energia elétrica


033-7 - ICMS Energia Elétrica

750-1 - ICMS FECP (4)




Petróleo


032-9 - ICMS Petróleo e Derivados Comb. Lubrificantes

750-1 - ICMS FECP (7)




Transportes


036-1 ICMS Serviços de Transporte

750-1 - ICMS FECP (5)




Regime de estimativa


-


022-1 - ICMS Estimativa




Substituição tributária por operação ou prestação própria


-


023-0 - ICMS Substituição Tributária

750-1 - ICMS FECP (6)




Substituição tributária por responsabilidade


-


023-0 - ICMS Substituição Tributária

750-1 - ICMS FECP (6)




Outras (fatos geradores com data específica)


-


037-0 - ICMS Outros

750-1 - ICMS FECP (8)






Observações:



Natureza do FECP (Número do documento de origem):



(1) 027-2 - ICMS Aquisição Ativo Fixo ou Mat. Fora do Estado

(2) 021-3 - ICMS Normal

(3) 034-5 - ICMS Comunicações

(4) 033-7 - ICMS Energia Elétrica

(5) 036-1 - ICMS Serviços de Transporte

(6) 023-0 - ICMS Substituição Tributaria

(7) 032-9 - ICMS Petróleo e Derivados Comb. Lubrificantes

(8) 037-0 - ICMS Outros








Importante:



A SEFAZ considera apenas os DARJs pagos. O DARJ gerado e não pago será descartado, não gerando qualquer obrigação fiscal para o contribuinte.





Melhorias para as próximas versões do DARJ Online



A SEFAZ-RJ pretende, na próxima versão do DARJ Online, disponibiliza o preenchimento dos campos "Convênio" e "Informações Complementares" que não estão indisponíveis na versão atual do DARJ Online



Nota: a ausência dos campos "Convênio" e "Informações Complementares", na versão atual, não invalida o DARJ ou impede seu acolhimento pelos bancos arrecadadores.





Contatos com a SEFAZ-RJ



Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ ou emissão do DARJ Online, entre em contato com a Equipe DARJ pelo email a seguir: @Oculto

Caso deseje entrar em contato com repartição fazendária de sua circunscrição ou de fiscalização veja endereços e telefones no Portal da SEFAZ-RJ https://www.fazenda.rj.gov.br


Espero ter ajudado,

Abs

Daniel

Karine Sabino

Karine Sabino

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Processos
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 14:57

Boa tarde,

Uso o Google Chrome e ontem funcionou normalmente, consegui gerar gnre e darj, porém só consegiu efetuar o pagamento na 'boca do caixa'.

E hoje não consigo entrar no site de jeito nenhum!

ANILTON CARLOS PASSONI

Anilton Carlos Passoni

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 17:39

Também esta com a mesmas dúvidas então fiz uma consulta ao Sefaz.
Veja abaixo as duvidas que coloqueri e a resposta recebida.
Espero que esclareça e ajude nas dúvidas.


De: ANILTON [@Oculto]
Enviado: sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 11:25
Para: gnre online sefaz-rj
Assunto: DÚVIDA PREENCIMENTO GNRE
Bom dia.

Estou localizado em São Paulo e tenho vários clientes do ramo de Auto Peças no Rio de Janeiro.
Estou enfrentando alguns problemas na emissão da GNRE on Line.

1- Quando seleciono a opção GNRE a natureza da operação que o sistema disponibiliza é somente a Substituição tributária por responsabilidade. Está correto? Não deveria ser Substituição Tributária por operação própria?
2- Na guia impressa os campos 13 ( N. do convênio) e 2 (Código da Receita) estão saindo em branco.
3- As informações digitadas no campo 14 só aceita os dados do cliente (do RJ)
4- As informações que coloco da minha empresa( N. da NF e CNPJ) não aparecem em nenhum lugar da guia.

Agradeceria se pudessem me esclarecer essas duvidas ou fornecer algum material que me ajudasse, uma vez que o Help do sistema é muito sucinto e não esclarece quase nada.

Att.


ANILTON C PASSONI


RESPOSTA RECEBIDA

De: gnre online sefaz-rj [mailto:@Oculto]
Enviada em: sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 15:40
Para: ANILTON
Assunto: RES: DÚVIDA PREENCIMENTO GNRE

Anilton, boa tarde.

Na versão atual da GNRE/RJ Online, está sendo impresso apenas o código 10009-9 para identificar as duas receitas: ST por Apuração (10004-8) e ST por Operação (10009-9). Este fato, entretanto, não invalida a GNRE ou impede seu recebimento pelo banco arrecadador.
Na próxima versão da GNRE/RJ, os dois códigos voltarão a ser utilizados pela SEFAZ-RJ.

Para esclarecimentos adicionais, favor observar as orientações abaixo:

GNRE ONLINE DA SEFAZ-RJ


Apresentação


A partir de 02/01/2012, o ICMS devido ao Estado do Rio de Janeiro deve ser recolhido por meio de GNRE Online gerada exclusivamente on-line pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ na Internet, no endereço http://www.fazenda.rj.gov.br/NovoPortal/

O programa gerador off-line (versão 2.22), disponibilizado pela Cotepe/SEFAZ-PE), continuará disponível para emissão de GNRE para RJ até 30/03/2011, exclusivamente para pagamento do ICMS IMPORTAÇÃO (receita 10005-6).

ATENÇÃO:

A GNRE OFF-LINE deverá ser paga exclusivamente no BRADESCO.

A GNRE/RJ Online deve ser paga no BRADESCO e, a partir de 09/01/2012, poderá ser paga, também, nos bancos ITAU, SANTANDER E BANCO DO BRASIL.


Legislação Específica:

Resolução SEFAZ nº 468/2011 (publicada no DOE de 29/12/2011).



GNRE/RJ Online – Novidades e Forma de Emissão


A GNRE/RJ Online apresenta algumas inovações na forma de emissão em relação à GNRE offline gerada pelo programa off-line pela Cotepe (SEFAZ-PE):

a) Deve ser gerada exclusivamente pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ, on-line e com códigos de barras.

b) É emitida com os dados cadastrais do Estabelecimento Principal do contribuinte no Estado do Rio de Janeiro.

ATENÇÃO:

O Estabelecimento Principal no RJ não é, necessariamente, o Estabelecimento Matriz do contribuinte (este pode possuir ou não Inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes da SEFAZ-RJ ou estar localizado em outro UF, por exemplo). Os dados cadastrais do estabelecimento ao qual se refere o débito a ser pago são impressos no “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”.

c) É emitida juntamente com o “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”, um documento auxiliar destinado ao detalhamento dos débitos, dados cadastrais do contribuinte, documentos fiscais, Declaração de Importação e outras informações que identificam o débito e o contribuinte.

ATENÇÃO:

O “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP” deverá ser emitido juntamente com a GNRE Online, tendo em vista que nele constam todos os dados necessários à especificação do débito e identificação do estabelecimento devedor.

d) A GNRE/RJ Online pode conter um ou mais itens de pagamento, ou seja, diversos débitos de um mesmo estabelecimento ou débitos de um ou mais estabelecimentos do mesmo Contribuinte (estabelecimentos com mesma raiz de CNPJ).

Nota: O detalhamento dos débitos pagos e dos estabelecimentos aos quais se referem os valores a serem pagos são impressos no “Demonstrativo de Item de Pagamento – DIP”.

e) A GNRE/RJ Online é identificada pelo “Nosso Número”, que é um número de controle interno gerado pelo Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ.

NOTA:

O Número do Documento de Origem (*), que era impresso no campo “04 – Número Documento de Origem” da GNRE off-line, não é impresso na GNRE/RJ Online. Nesta, no campo 04, consta o número sequencial de controle da SEFAZ-RJ, sendo o Número do Documento de Origem (*) impresso, apenas no “Demonstrativo de Itens de Pagamento – DIP”.

(*) Número da Nota Fiscal, Número da Declaração de Importação (DI/DSI), Natureza da Substituição Tributária, etc.

f) No preenchimento da GNRE/RJ Online, não é necessário informar o código de receita, bastando selecionar a receita desejada. Em caso de dúvida, veja quadro a seguir:

Quadro de Correspondência
GNRE Offline GNRE/RJ Online
Receita Descrição Natureza Qualificação Apuração
10001-3 ICMS Comunicação Confronto Comunicação -
10002-1 ICMS Energia Elétrica Confronto Energ. Elétrica -
10003-0 ICMS Transporte Confronto Transporte -
10004-8 ICMS ST por Apuração ST Responsabilidade - Por Período
10005-6 ICMS Importação Importação - -
10009-9 ICMS ST por Operação ST Responsabilidade Por Operação





IMPORTANTE:

A SEFAZ considera apenas as GNRE pagas. A GNRE gerada e não paga será descartada, não gerando qualquer obrigação fiscal para o contribuinte.



Melhorias para as próximas versões da GNRE/RJ Online


A SEFAZ-RJ pretende, na próxima versão da GNRE/RJ Online, disponibilizar:

a) Pagamento do ICMS e do FECP numa única GNRE.

b) Preenchimento dos campos "Convênio" e "Informações Complementares" que não estão disponíveis para preenchimento na versão atual da GNRE/RJ Online

Nota: a ausência dos campos "Convênio" e "Informações Complementares", na versão atual, não invalida a GNRE ou impede seu acolhimento pelos bancos arrecadadores.



Contatos com a SEFAZ-RJ


Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões sobre o Portal de Pagamentos da SEFAZ-RJ ou emissão da GNRE/RJ Online, entre em contato com a Equipe GNRE/RJ pelo email a seguir: @Oculto

Caso deseje entrar em contato com repartição fazendária de sua circunscrição ou de fiscalização veja endereços e telefones no Portal da SEFAZ-RJ (https://www.fazenda.rj.gov.br).


Cordialmente,


Equipe GNRE
SUACIEF/SEFAZ-RJ

Daniel E. da Silva

Daniel E. da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 13:19

Caro Anilton,

E quanto aos itens:

3- As informações digitadas no campo 14 só aceita os dados do cliente (do RJ)
4- As informações que coloco da minha empresa( N. da NF e CNPJ) não aparecem em nenhum lugar da guia.

O texto que você colou com orientações da SEFAZ, pra mim, não está claro quanto a estes itens. Minha dúvida é que em tese estarei pagando uma guia em nome de outra empresa, nossos colegas contadores não vão gostar.

Se puder ajudar a esclarecer ficaria muito grato!

Daniel

ANILTON CARLOS PASSONI

Anilton Carlos Passoni

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 14:48

Daniel pelo que els me informaram os dados são do cliente mesmo.
As informações da empresa no caso a sua só aaprecem na DIP que voce deve imprimir e arquivar juntamente com a NF. Segundo eles informaram também o numero gerado na GNRE no campo NF fica vinculado a todos os dados que foram digitados na emissão da GNRE.

Emerson Dias Rocha

Emerson Dias Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Faturista
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 12:36

Olá Paulo!!!

Estava tendo esta mesma dificuldade, como não sei quantas vias tenhor q enviar, estou imprimindo tres vias do DIP.


Qualquer duvida pode me enviar um email no @Oculto
Abraços

Emerson

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.