x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 41

acessos 12.776

FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:41

Boa tarde a todos.
Por favor, no ESTADO DE SÃO PAULO, após fazer o requerimento de empresario-MEI, e fazer o DRIL da prefeitura, é necessário fazer mais algum procedimento, além da emissão do carne-DAS?
É necessário levar algo na JUNTA COMERCIAL?
Obrigado desde já, e otimo final de tarde a todos.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 14:14

uma empresa já constituida como MEI, tem um nome fantasia, como fazer para alterar o nome da empresa para passar a ser este que hoje em dia e usado como fantasia, quais os procedimentos a tomar? o nome era as iniciais do nome do dono da empresa agora ele quer colocar outro nome sem ser as suas inicias, pode isto no MEI

Leandro de Freitas da Silva

Leandro de Freitas da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:32

Boa noite a todos, alguém pode me ajudar?
Tenho um salão de cabeleireiro (MEI) que foi baixada na Junta Comercial e continua ativa na Refeita Federal. Agora o dono quer dar continuidade a empresa. É necessário a abertura novamente na Junta? Ou posso dar continuidade somente com o cadastro na Receita Federal?

Outra coisa é quando o IRPF. ..É outra empresa...
Tbm do MEI, é obrigado a pessoa física declarar o IRPF só por ser MEI? Mesmo que não tenho atingido o valor como PF?

Muito obrigado pela colaboração.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:29

Mariza,

Não, não existe a possibilidade de alterar o nome empresarial do MEI, substituindo-o pelo nome de fantasia. Obrigatoriamente, a empresa deve ter o nome empresarial absolutamente igual ao nome civil do titular

O nome de fantasia é que pode ser alterado, a qualquer tempo, de acordo com o que achar mais conveniente, mas, o nome empresarial, não.

Como trata-se de MEI, me parece que nem a prerrogativa de abreviar (o nome civil) é dada - não tenho certeza - já que a busca de nome é feita no Portal do Empreendedor.

Só aos titulares que mudam seu nome civil - normalmente, pelo casamento - após a abertura do MEI, é que podem mudá-lo, atualizando-o.

Recomendações

FERNANDO DE OLIVEIRA PARENTE

Fernando de Oliveira Parente

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:54

Olá Bom Dia!

Constitui uma empresa MEI comercio, na qual trabalhei o ano 2011 inteiro. No final do ano fiz uma análise do faturamento e percebi que minhas vendas cresceram muito a partir do mês de agosto. Chegando a quase 36 mil em 2011. (maior volume de venda: agosto-dezembro). Para não estourar em 2012, decidi sair do SIMEI, contratar um contador, confeccionar bloco série D. Agora descobri que o MEI tem um limite de faturamento anual de até 60 mil. Meu negócio é super pequeno e estou pagando 250 reais de DAS, despesa com bloco de NF e com contador todos os meses. O que eu faço? Posso voltar para SIMEI?

Obrigado.

Juliana Biazotti

Juliana Biazotti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 18:53

Boa Tarde,

Tenho um amigo que abriu uma empresa em 1991, uma locadora. (empresário individual).
Atualmente a empresa foi baixada pelo MOTIVO DE SITUAÇÃO CADASTRAL INAPTIDAO (LEI 11.941/2009 ART.54) .

Hoje esta pessoa mudou de cidade e mudou de profissão (é professor) e gostaria de emitir notas pra escolas que leciona.

Tem como ativar a empresa, trasnferir a cidade, transferir a atividade e enquadrar no MEI?

Se sim como faço Isso?

Obrigada

STENIO

Stenio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 11:36

Bom Dia Pessoal.
Sou estudante de Contabilidade e tenho uma dúvida quanto a regularização de um cliente. Esta pessoa atualmente é comerciante de Suplementos alimentares, e estou com dúvida no CNAE. Qual seria o CNAE corresponde a uma pessoa que realiza venda de Suplementos alimentares ?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.