Boa tarde Bruno,
Como MEI você só poderá faturar até 5000,00 por mês,
Em relação ao custo com o conselho será o mesmo, terá que pagar também as duas anuidades.
Acontece o seguinte, foi permitido ao contador trabalhar como MEI, todavia a legislação do IR veda a constituição de empresa atividades de profissões regulamentadas (definidas pela legislação) como contador, administrador e outros, assim caso no futuro você tenha a necessidade de sair do MEI (superar o limite de faturamento) você terá que fechar e tributar como profissional liberal.
É em parte vantajoso, porque no inicio acaba sendo um incentivo, você poderá contratar um empregado com um custo menor, terá despesas menores também.
Todavia terá que pagar o seu INSS como MEI a 5%, sobre apenas 1 salário com aposentadoria exclusiva por idade. Acredito no seu caso como a vida profissional é longa, teria que fazer um complemento para resguardar o seu direito a aposentadoria por tempo de contribuição, com este complemento você terá que pagar 20% de INSS, o que como profissional liberal você sofreria retenção de apenas 11%.
Pegamos um exemplo hipotético:
Faturamento 4500,00
Como MEI: 36,10 DAS
Complemento (caso queira continuar com a opção da aposentadoria por idade e por tempo de serviço)
93,30
Total gasto: 129,40
Como profissional liberal
Serviços: 4 500,00
Retenção INSS 430,78 (11% de 3916,20 – teto maximo INSS)
ISS(de acordo com o seu município)
IR (sem depedente) 363,42
Ainda teria que pagar o ISS no meu município o valor é fixo por ano, e atualmente está em 215,00 pago anualmente, o que da 17,92 por mês.
Assim como profissional liberal Total aproximado: 812,12
Como MEI fica mais barato, mas você no futuro quando ultrapassar o limite terá que baixar e recolher como autônomo, lembrando que você fica limitado a um único empregado.
Nestes cálculos não estou considerando a contratação de empregados, foi apenas um comparativo.
Espero que tenha lhe ajudado, qualquer coisa volte a postar. Boa sorte no seu empreendimento.