x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 115

acessos 41.601

IRPF - 2012 - Dúvidas em Geral

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 16:52

Boa tarde Thiago,

Na mesma ordem aposta por você:

- Pagamento de dívidas devem constar na ficha "Dividas e Ônus Reais". Se nas declarações anteriores você informou esta dívida, agora informe o pagamento/baixa. Se não informou anteriormente não o faça agora, a menos que sejam dívidas de valores superiores a R$ 5.000,00. Neste caso último informe o saldo devedor no campos "Situação em 31/12/2010" e "Situação em 31/12/2011".

- Os pagamentos do aluguel devem ser informados na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com o código "70-Alugueis de Imóveis". Estas despesas não são dedutiveis do imposto de renda a ser pago, mas a informação é obrigatória. Se você pagou aluguel para dois locadores diferentes informe ambos.

- Os pagamentos efetuados para Faculdade devem ser informados na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com o código "01 - Despeas com Instrução no Brasil" . Informe o total pago mesmo sabendo que a dedução destas despesas etá limitada a R$ 2.958,23

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...

Juliana Netto

Juliana Netto

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Domingo | 22 abril 2012 | 21:05

Boa noite Saulo e membros do fórum...

Tenho mais uma dúvida na declaração de IRPF. ..
Meu irmão tem uma MEI de consultoria imobiliária onde não tem formalmente uma retirada mensal pela empresa e ele também presta serviços para PF sem emitir NF. Como PF, ele tem bens declarados e pagamentos mensais de alguns desses bens (parcela de carro e casa). Como eu declaro isso em PF?

Como PJ, ele emiti NFs para os bancos e para CEF não tendo problema para IRPJ, mas como faço com a IRPF?

Desde já agradeço.

Juliana Netto
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 07:13

Bom Dia,

Prezada Juliana,

Se o pagamento das parcelas dos bens adquiridos por receitas omitidas na PF, caso venha a declarar, o que eu aconselho que faça, deverá gerar lastro legal para estes pagamentos, desta forma, ofertando as receitas para a tributação.

Uma vez reconhecendo a receita e ofertando a tributação, a declaracao dos pagamentos deverao ocorrer em "Pagamentos e Doacoes Efetuados", ocorrendo o tipo adequado, a exemplo da resposta da Saulo, acima.

Nao esquecer de declarar o bem no campo "bens" , bem como em "dividas e onus reais" da parte que remanescer para para pagamento, ou seja, o saldo ainda devido.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

.

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Emmanuel Silva

Emmanuel Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 08:50

Ola Colegas Contadores, gostaria de uma ajuda de vocês.

Minha mãe tem meu irmão mais novo como dependente. Ela paga um OUROCAP para ele. Pode ser deduzido da base de cálculo ou será apenas um informe para a Receita? E, em que campo coloco?

Walmir Marques de Menezes

Walmir Marques de Menezes

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Florestal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 11:25

Olá pessoal! Queria saber em qual campo preencho com valor da contribuição a previdência privada? Outra questão é em relação a aposentadoria por tempo de contribuição, sendo esses valores no campo de rendimento tributável no comprovante que veio do INSS, logo esse valor de aposentadoria (R$ 7.965,75) vai nesse campo rendimentos tributáveis e não no rendimentos isentos e não tributáveis? Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 14:46

Boa tarde Emmanuel,

OuroCap é apenas um titulo de Capitalização vendido pelo Banco do Brasil S/A,

informe-o na ficha "Bens e Direitos" mencionando que o titular é seu irmão.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 14:53

Boa tarde Walmir,

Os pagamentos a Previdência Privada se VGBL devem ser informados na ficha "Bens e Direitos", se PGBL na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" neste caso último a dedução estará limitada a 12% do total dos Rendimentos Tributáveis declarados.

Os rendimentos de aposentadoria (neste caso) devem ser informados exatamente como constam do Informe de Rendimentos, ou seja, se constam como Rendimentos Tributáveis, informe-os na ficha correspondente.

...


Walmir Marques de Menezes

Walmir Marques de Menezes

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Florestal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 15:14

Saulo Heusi obrigado pelos esclarecimentos! Mas ainda estou com dúvida na questão da previdência privada, pois esses valores vieram na folha dos rendimentos mandadas pelo comprovante de rendimentos no caso pela fonte pagadora que paga os rendimentos. Então como saber se a previdência privada é VGBL ou PGBL, pois o contribuinte mandou apenas a folha com os valores de cada rendimento? Obrigado!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 15:56

Boa tarde Walmir,

Se as informações acerca da Previdência Privada vieram no Informe de Rendimentos da fonte pagadora e esta fonte não é uma instituição bancária e sim a empresa onde a pessoa trabalha, certamente os valores em questão devem ser informados na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com o código 36 - "Contribuições a Entidades de Previdência Complementar"

Entretanto ainda assim é imperativo que você solicite a fonte pagadora mais informações acerca do assunto.

...

Juliana Netto

Juliana Netto

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 21:25

Boa noite Claudionei,

Obrigado por me confirmar algumas dúvidas...se declarar o bem e as parcelas, vai ter que ter renda, e na renda vai ter imposto...

Obrigado!

Att.

Juliana Netto
Juliana Netto

Juliana Netto

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 20:32

Boa noite pessoal...

Tenho mais uma dúvida para declarar IRPF 2012...

Em 2010, meu pai me fez uma doação de R$ 30.000,00 para me ajudar na aquisição de um imóvel. Além disso, teve mais R$ 15.000,00 (doado), que classificamos como "empréstimo" de pai p/filha, também para a compra do imóvel.E, nesse ano, vamos baixar esse "empréstimo" como doação também.

1- Gostaria de saber como faço com os R$ 30.000,00, que em 2010 declarei na Situação 31/12/2010 esse valor e em 2011 (situação em 31/12/2011) mantenho os 30.000,00? Pois utilizei para compra do imóvel.
2- E no caso dos 15.000,00, coloco apenas em 31/12/2011 e tiro da ficha de Dívidas?

Por favor, se alguém puder me ajudar...

Obrigado!

Juliana Netto
WASNEY COSTA NOLASCO

Wasney Costa Nolasco

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:16

Boa Tarde !

Sei que esta muito encima para duvidas porem estou precisando , se vocês caros colegas poder ajudar ficarei grato .

Como faço para lançar um carro financiado , adquirir um carro no mês de julho com 1º parcela no dia 10/08/2011 e com valor de R$ 668,00 então no ano de 2011 paguei 3.340,00 . Vou lançar em bens e direitos essa descrição e colocar no fim de 31/12/2011 o valor total 3.340,00 ? Tenho que lançar essa divida em outro lugar e como ?

Obrigado.

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 14:47

Boa Tarde,

Prezado Wasney

1) Em Bens, lancara os dados do veiculo, bem como de quem foi financiado cnpj, colocará o valor do bem da parte que ja foi paga
R$ 3.340,00


2) Em bens e onus reais, colocará em 31/12/2011 qual o montante falta pagar
R$ ???? R$ 668,00 x parcelas que falta pagar.



3) Em pagamentos e doacoes, informara a quem pagou financiamento bem como o valo total pago R$ 3.340,00


Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
CASSIA BORGES

Cassia Borges

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 15:27

Boa tarde a todos.



Recebi R$ 1.800,00 de aluguel por mês de uma pessoa juridica.
Estou lançando em rendimentos tributáveis recebido de pessoa jurídica.
Durante todo o ano paguei INSS como autonomo. Esse mesmo INSS pago e o valor de 1 depentente usei para abater dos 1.800,00 para chegar na base de calculo do IRRF. Pergunto onde vou informar o INSS que paguei no ano?


Obrigada a quem possa me ajudar

WASNEY COSTA NOLASCO

Wasney Costa Nolasco

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 17:45

Obrigado Amigo Claudionei,

Como é bem entra esses lançamentos no apartamento financiado pela Caixa também ?

Já no caso do Apartamento o valor é R$ 350,00 por mês em 360 meses financiado, ele já pagou durante o ano 2010 4.200 e 2011 4.200,00 eu vou lançar em bens 31/12/2010 4.200,00 e 31/12/ 2011 8.400,00 ou 4.200,00 ? E lanço em outro lugar esses valores ? Como lanço ?

Um sócio teve uma retirada no ano 2011 de 22.200,00, porem não pagou INSS posso lançar na declaração esse rendimento ou pode dar algum problema ?

Vai desculpando pelo incomodo !

KATIA RUFO HERRANZ MANSINI

Katia Rufo Herranz Mansini

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 07:33

meus pais possuiam um imóvel que não tinha documentação, eles faleceram e nós como herdeiros vendemos o imóvel com um contrato de "gaveta", esse dinheiro dividido entre os herdeiros e depositado em conta poupança, minha dúvida é como declarar esse valor?

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 08:33

Bom Dia,

Prezado Wasney

O Bem financiado, seja imovel ou movel, deverá ser declarado em tres lugares:

A) Em Bens
B) Em Dívidas e Ônus Reais e
C) Em Pagamentos e Doações


No ítem A, deverá descrever os dados do bem, de quem adquiriu (qualificacao, seja PJ ou PF), nao esquecer do CPF ou CNPJ.
neste campo, informe o no. total de parcelas.
A título de exemplo para o exercicio de 2012, terá que ter em 31/12/2010 a posicao de tudo o que ja foi pago, ou seja, os valores agregam ao que voce ja tinha pago antes, se o financiamento por exemplo ocorreu em 2009, se comecou em 2010 a soma das parcelas efetivamente pagas.
Entao voce terá uma posicao do que ja foi pago em 31/12/2010 por exemplo R$ 100.000,00
Devera somar tudo o que pagou em 2011, exemplo R$ 50.000,00
Entao a posicao em 31/12/2011 será R$ 150.000,00 demonstrará aí a evolucao patrimonial, nao esqueca que deverá ter lastro de rendimentos (caixa) para os desembolsos, seja por recebeu por servicos prestados como empregado ou prestador de servicos, rendimentos de aplicacaoes, doacoes.


No item B, devera amortizar aquilo que pagou em 2011, como o exemplo acima se o bem adquirido foi 200 mil, voce até 31/12/2010 tinha quitado 100.000,00 e agora em 2011 quitou mais 50.000,00 entao tera uma posicao em 31/12/2011 de saldo remanescente a pagar em R$ 50.000,00

No item C, devera informar que pagou para a financeira ou para a pessoa que te financiou x parcelas totalizando R$ 50.0000,00. (Exemplo)

Os exemplos citados se aplicam ao seu questionamento, basta substituir os valores e informar a qualificacao correta, que talvez ja tenha na declaracao anterior.

Quanto ao rendimento do socio, sem retencao de previdencia, independente de ter pago ou nao o inss, voce deve lancar a receita, do contrario o tratamento pela RFB sera dado como omissao de receitas, em especial se quem te pagou declarar, e puder ser identificado pela DIRF cruzando o seu cpf com a fonte pagadora.

Se deve o inss,sugiro informar divida a previdencia em dividas e onus reais, o que isto não é comum fazer, mas eu oriento assim, afinal voce tem uma divida com a previdencia.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,


Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
CASSIA BORGES

Cassia Borges

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 09:01

Bom dia Claudionor.

1- Há dez anos ganhei um terreno sem escritua, nada formal e aos poucos fui construido.
Hoje esse imóvel tá valendo 120.000,00 e nunca declarei. Como faço para regularizar esse imóvel perante a RFB?

2- Na minha declaração passada, informei uma aquisição de uma sala comercial no valor de 60.000,00 à vista. Qual o valor que devo informar em 31/12/2011? É o valor de mercado?

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 09:11

Bom Dia,

Prezada Francisca,

O imóvel que ganhou, considerando que o mesmo não tem escritura, logo você não tem o domínio, mas percebo que tem a posse.

Para te orientar da forma correta, preciso saber algumas coisas sobre o imovel.

1) Este imovel é rural ou urbano?
2) Se Urbano ou Rural, voce paga ITR ou IPTU?
3) Qual o valor gasto nesta construção e em que periodo foi gasto?
4) Este imovel que ganhou, trata-se de que tipo de imovel, um terreno, uma sala, uma casa, um sobrado?

Apos as respostas acima, dou continuidade na minha orientacao.

No que tange a declaracao passada que informa ter adquirido uma sala comercial, ou seja, no ano base de 2010, voce tinha lastro, ou seja, caixa para adquirir este bem a vista?

Aguardo as suas consideracoes, pois só assim poderei concluir as orientacoes.

Cordialmente,


Claudionei Santa Lucia


.



https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Evandro Kondrat

Evandro Kondrat

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 22:43

Bom Dia,

No final do ano passado, assinei uma promessa de compra de um imóvel e dei um valor como sinal.
Mas o contrato de compra, com financiamento, só foi assinado esse ano.
Como declarar esse valor dado como sinal de negócio?

Achei alguns lugares falando pra por em "Bens e direitos" como "Poupança para construção ou aquisição de bem imóvel"

E outros para declarar em "Pagamentos e doações efetuados"

Parece-me mais lógico por em "Pagamentos e doações efetuados", mas assim na declaração do ano seguinte, meu patrimonio aumentará subtamente.

Qual a forma correta de declarar nesse caso?

Obrigado

gilberto Virkoski da Silva

Gilberto Virkoski da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 23:15

Boa noite o prazo chega ao fim e as duvidas permanessem, mas gostaria de saber o seguinte:
em 2011 a pessoa realizou a declaração em 2012 recebeu acima do limite minimo ela é obrigada a declarar?
Outra duvida em 2011 ficou na malha foi notificada pela receita inicio de abril de 2012 tem como realizar a retificação dessa declaração ou vai ter que pagar a multa e a diferença (falta de declara receita) e em 2012 precisa realizar a declaração recebeu em torno de 45000,00 ano de pessoa juridica tem dua fontes de renda?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 00:10

Boa noite.

Evandro Kondrat.

Acredito que o correto seria em Bens e Direitos, pois o valor é um adiantamento, e você teoricamente tem um "crédito" com a contrapartida. Se colocar em Pagamentos, para o próximo exercício, esse valor teria desaparecido, exigindo você ter mais caixa para criar o mesmo valor (variação entre o patrimônio de 2011 e 2012).

Cordialmente.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 08:54

Bom Dia,
Prezado Evandro,

Vamos simular o exemplo da aquisição de um imóvel de R$ 250.000,00 com a situação que você apresentou.
Deverá em 2013 referente ao ano de 2012 fazer o seguinte:

1 – Bens e Direitos
Bem adquirido em 15/01/2012 (qualificar o imóvel/descreve-lo), situado a rua x, conforme contrato de compra e venda, da constru.. pj ou PF ou banco, CNPJ ou CPF... no valor de R$ 250.000,00 tendo sido pago sinal de R$ 20.000,00 em 20/12/2011.
Valor do bem em 31/12/2011 - R$ 0,00
Valor do bem em 31/12/2012 – R$ 250.000,00


2 – Em pagamentos e doações
(não dedutível)
Pagamento de 12 Parcelas de R$ 10.000,00 mais dois balões de R$ 10.000,00 perfazendo um total de R$ 140.000,00 ao banco, pj. ou pf
Pagamento em 31/12/2012 – R$ 140.000,00

3 – Em Dívidas e Onus Reais
Financiamento de imóvel com constr, bco pj ou PF, CNPJ, CPF xx
Em 31/12/2011 – R$ 0,00
Em 31/12/2012 – R$ 90.000,00
Minhas considerações
Veja na declaração de 2013 ano base de 2012, você contara que remanesce um saldo de R$ 90.000,00 pois o imóvel que você adquiriu em 2012, foi amortizado parte em 2011 20000, mas não tinha instrumento de compra e venda, foi amortizado pelas parcelas pagas em 2012 140.000 desta forma permanecendo o saldo

Após escritura devera corrigir a descrição do bem, quando quitado no ano base de 2013.

Em resumo projetei 2013 para você compreender a sua declaraco de 2012-04-27
Aqui deverá
Exercicio 2012 ano base 2011
1 – Bens
Em 31/12/2010 R$ 0,00
Em 31/12/2011 – R$ 0,00

2 – Pagamento e Doacoes
(não dedutível)
Pagamento sinal de negocio, refer imóvel x (descrição), a constru, pj ou PF , CNPJ ou CPF
Valor R$ 20.000,00

3 – Em dividas e ônus reais
Em 31/12/2010 R$ 0,00
Em 31/12/2011 – R$ 0,00
Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia
Outono/2012

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
CASSIA BORGES

Cassia Borges

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 09:22

Bom dia Claudionor!

O imóvel é urbano, pago IPTU e gastei cerca de r$ 80.000,00 no decorrer de vários anos.
- Ganhei o terreno e fui construindo uma casa.
- Quanto a sala comercialtinha caixa sim.

Grata.

Cássia

MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 10:32

Colegas, uma dúvida.
No mês de Dez/2011 foi apurado no Carnê-Leão (cód 0190) devido de 1.888,55 com vencimento para 31/01/2012.
Entretanto até a presente data não foi pago.
Tenho que transmitir a Declaração anual de ajuste e estou informando todos os valores recebidos, mês a mês, no campo dos "Rendimentos Tributáveis Recebidos de P.J.", inclusive o rendimento do mês de Dezembro que excedeu o limite de isenção e gerou o Darf 0190 (não pago).

Pergunto: na Ficha do demonstrativo acima, no campo "Carnê-Leão" eu devo preencher o valor apurado e ainda não pago?
A dúvida ocorreu porque o quadro tem a descrição "Carnê-Leão - Darf Pago Cód 0190"

Evandro Kondrat

Evandro Kondrat

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 14:10

Obrigado pelo esclarecimento Claudionei.

Mas fazendo assim não acontece o que o Lucas falou?

Na declaração de 2013, o valor do sinal seria adicionado aos meus bens, sem eu ter caixa suficiente para tal?

Usando o exemplo que você postou:

Digamos que minha renda anual seja de 150 Mil.

Em 2013 eu teria um bem de 250 mil e uma divida de 90 mil.

Eu teria um crescimento patrimonial de 160 mil (250-90) com uma renda de apenas 150 Mil.

É assim mesmo?

Att



Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 14:32

Boa Noite,

Prezado Evandro,

Em 2013 declaracao respectiva ao ano base de 2012 não há o que se falar em adicionar o sinal ao bem, uma vez que o bem já informado como 250.000,00 ( e ponto ) nada se agrega a ele mais, o sinal voce apontou na declaracao de 2012 ano base de 2011 em pagamentos e doacoes (nao dedutivel).


A Declaracao do bem em 2013 ano base 2012 de 250.000 nao guarda relacao com o seu caixa de 2013 ano base 2012, pois ao verificar que voce tem um bem de 250 em 2013 ano base 2012 com uma renda de 150, vou verificar que este bem foi pago efefivamente em 2013 ano base 2012 o valor de 140.000,00 ou seja, dentro da sua renda de 150.000,00 pois os 20.000 a saida ocorreu em 2012 ano base 2011.

Voce nao tera acrescimo patrimonial, justificado pelo que sera informado em dividas e onus reais, combinado com o campo pagamentos e doacoes.

Duvidas ainda, poste!

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.