x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 108

acessos 30.305

icms substituição tributária

JERRY APARECIDO DE VASCONCELOS

Jerry Aparecido de Vasconcelos

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 11:28

Ola,

Tenho uma duvida quanto ao icms-st , trabalho em uma empresa que compra e revende computadores, no estado de sp, quando compramos, ele vem com st calculado, só que quando vamos revender para usuario final, temos que acrescentar no custo do produto, os royalties referente aos softwares que vão com os computadores, a minha duvida é se este valor, deveremos calcular a diferença do icms-st.

é a minha primeira vez, e agradeço a quem puder me ajudar com esta duvída .

Obrigado

jerri

Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 12 anos Segunda-Feira | 12 março 2012 | 12:41

Jerry, boa tarde.

Os softwares não estão sujeitos ao ICMS ST. Você inclui no custo do produto, pois você os vende com a formatação "completa". Caso vende-se em separado, não haveria ST, somente o computador com a composição do custo diferente.

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro
ANA LUCIA MONTERANO DE AZEVEDO

Ana Lucia Monterano de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 13:27

Bom dia!!
Meu cliente que é revendedor de piso de madeira recebeu uma mercadoria 6.101 com uma GNRE ST em separado para pagar.
Como faço a entrada dessa mercadoria?
Lanço como 1.403 e adiciono a GNRE?
Na venda eu vendo como 5.405, certo? Já que a mercadoria já pagou o ICMS até o final.

Essa guia não teria que ser paga antes da circulação da mercadoria?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:02

ana lucia,
1-qual a classif.fiscal dos produtos?
2-se for gnre, na escrita não pode ser 1403 e sim cfop 2403!
3-qual estado que enviou a mercadoria?
fico no aguardo!
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
BRENER LAMAS DE SOUZA

Brener Lamas de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:27

Ana Lucia,

Veja bem, o que importa é a finalidade, pois acontece de vc comprar por ex. 5102 e dar entrada no seu livro como 1556 Uso Consumo.

Voltando para seu problema, se vc entra com cfop diferente do 1403 presumi então que vc deva fazer o recolhimento da ST, afinal de contas a mercadoria é St no seu Destino.

Infelizmente não tenho base legal de SP.

ANA LUCIA MONTERANO DE AZEVEDO

Ana Lucia Monterano de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 14:39

Joao Figueiredo, BOA TARDE!
Eu não tinha percebido a questão da entrada ser fora de SP, mais com certeza o meu sistema não deixaria passar como 1.403.
São dois produtos:
1 - NCM/SH 39252000
2 - NCM/SH 392529090
Esses produtos vieram de Santa Catarina, e são de construção civil ou decoração.

Eles poderiam ter entrado em São Paulo como 6.101?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:17

Ana Lúcia, verifique o art 313 do RICMS-SP, lá vc encontra todos os produtos que estão sujeitos a ST, vez que os produtos não são amparados por protocolo ou convênio, caso eles estejam em algum art vc deve antecipar o ICMS aqui em ST e escriturar a NF como 2.403, visto que haja saída posterior para outra UF, vc deverá manter o controle do ICMS pago por antecipação para fazer o ressarcimento via portaria cat 17.

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:18

ana lucia
não tem protocolo entre os estados de sc e sp da cf 3925.2000 e 39259090(precisa confirmar veio 9 digitos e não 8)
o fornecedor mandou com cfop 6101 porque não existe protocolo e tem que mandar como venda normal, mas tem substituição tributaria em sp port cat 78/2010, e precisa recolher a antecipação da st em favor de sp.
qual o vr da mercadoria do fornecedor e ipi se tiver, e qual foi o vr do icms na gnre que veio informado?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 15:50

ana lucia,
1-somente a cf 3925.2000 tem que recolher a antecipação tributaria em favor de sp port cat 78/2010-iva 37%
2-a cf 39259090 tem que recolher o dif de aliquotas
3-qual regime se encontra sua empresa simples ou presumido?
4-o fornecedor mandou icms tributado na nf c/12%?




Telhas, cumeeiras e caixas d’água de polietileno e outros plásticos 3925.10.00, 3925.90.00 40

14
Portas, janelas e afins, de plástico 3925.20.00 - 37%

15
Postigos, estores (incluídas as venezianas) e artefatos semelhantes e suas partes 3925.30.00 48

16
Outras obras de plástico, para uso na construção civil 3926.90 36

Pisos de madeira 44.09 36


trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
ANA LUCIA MONTERANO DE AZEVEDO

Ana Lucia Monterano de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 16:41

No caso, o produto 39259090 que veio a GNRE a guia já veio paga.
Não entendi pq o fornecedor não vendeu na nota com ST 6.401? Por falta de protocolo?
Nesse caso então posso dar entrada como 2.403 e no lançamento colocar o valor da GNRE? Eu altero o valor total do lançamento para incluir a GNRE?
Eu preciso fazer uma nota de entrada?

Desculpe essas informaçãoe picadas, é que não estou com as notas e a GNRE no escritorio e o cliente esta me passando picado.

Joao Figueiredo, vc colocou que a nomenclatura do carpete de madeira e outro, é que esse meu cliente vende além do carpete o rodapé e outros acessorios.

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 16:47

ana lucia,
no caso da cf 39259090 não esta enquadrado na st em sp, mas o fornecedor considerou como st, mas de qualquer maneira foi aplicado o iva de 50,24%, ou seja, as empresas que estão no regime presumido e vendem pra empresas do simples , o iva tem que ser ajustado, sendo o iva original de 40% , ajustado seria(1,4000x0,88%/0,82%=150,24
1629,60+81,48(ipi)=1711,08
pra achar a bc do icms st
1711,08x1,5024%=2570,73 bc icms st
2570,73x18%(aliq.interna de sp)=462,72
462,72-195,55=267,17
na sua escrituração cfop 2403 e a bc e icms st lança em obs de seu reg de entradas
o fornecedor considerou a port cat 78/2010 c/*iva de 40% ajustado p/50,24%
a gnre veio com cnpj de sua empresa pra recolher?
nesse caso seria interessante sua empresa recolher , e nas saidas internas sai com cfop 5405 em dados adicionaisnforma "icms recolhido antecipadamente cfe art 426-A do ricms/2000"
obs>se voce quizer entrar em contato com o fornecedor onde foi encontrado essa classi.fiscal 3925.9090 na port cat 78/2010,que ia gerar dif de aliquotas e não st
os calculos que seu fornecedor mandou estãocorretos
e a classi.fiscal 39252000?
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
ANA LUCIA MONTERANO DE AZEVEDO

Ana Lucia Monterano de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 16:59

Joao Figueiredo

Então vou fazer isso, dessa que veio com a GNRE paga vou fazer exatamente o que vc me indicou e vou conversar com o fornecedor e mostrar que não precisamos mais que a GNRE seja recolhida antecipadamente, a classi.fiscal 39252000 eu vou ligar para o fornecedor e falar que nas proximas notas tem que vir com ST e vou fazer a guia da ST para essa nota fazer meu cliente pagar e lançar no livro, acho que esse é o unico jeito para arrumar, não é?
Me explica a ultima coisa, esta certo vir de SC com CFOP 6.101 com a GNRE paga em anexo? O certo não seria 6.401 com ST incluso?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 17:09

ana lucia,
1-com relação a cf 39259090 se a gnre já veio recolhida pelo fornecedor, talvez a sua empresa precisa ressarcir o mesmo, precisa verificar com seu fornecedor, ou pode ser cortesia., ou seja,o fornecedor esta antecipando a st em favor de sua empresa, embora essa cf não esteja enquadrada
2-nesse caso precisa dar entrada com cfop 2403 e a bc e icms st na s/escrita
3-a cf 39252000 esta enquadrada na port cat 78/2010 e precisa recolher a antecipação em favor de sp
4-não precisa emitir nf de entrada,a nf do fornecedor já é uma entrada pra sua empresa.

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 17:17

ana lucia,
muita calma nessa ora!rrss
se fornecedor recolheu em nome de sua empresa,talvez seja uma cortesia, na verdade o cfop é realmente 6101 porque não existe protocolo então nas saidas de sc p/sp é uma venda normal.
só poderia ser cfop 6401 se tivesse protocolo entre os estados
na verdade o fornecedor esta recolhendo em nome de sua empresa em favor de sp, então voce nem esquenta a cabeça
em vez de sua empresa recolher a antecipação, o fornecedor recolheu em nome de sua empresa
a cf 39252000 voce precisa fazer a antercipação por aqui
com relação a classi.fiscal de carpetes, não foi eu que mencionei, talvez foi outra pessoa!
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
ANA LUCIA MONTERANO DE AZEVEDO

Ana Lucia Monterano de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 17:33

Joao Figueiredo,
A GNRE esta com os dados do meu cliente, e acho que não foi uma cortesia pq meu cliente depositou o valor na conta do fornecedor para o recolhimento.
Vc sabe qual o vencimento da GNRE ST dessa nota que tenho que fazer o recolhimento?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 24 abril 2012 | 17:48

ana lucia,
tem que recolher pela data da entrada na sua empresa aqui em sp!

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
LUCIA HELENA AP.RODRIGUES

Lucia Helena Ap.rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 19:45

Recebi uma nota de produtor do estado de Minas Gerais (produto palmito), veio com destaque do icms com red., mas aqui no estado de sp.o palmito é st. como faço? (faço uma nota de entrada igual a q. recebi e dou entrada na empresa conf. tenho no meu cadastro (palmito st)??

Por favor, preciso emitir uma nota de venda ativo fixo para Rondonia, sou de São Paulo, sei que o CFOP é 6.551, mas não tenho a base legal do ICMS para colocar nos dados adicionar, alguém poderia me ajudar? è uma máquina de costura.








JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 9 maio 2012 | 21:00

lucia,boa noite!
tem que emitir uma nf de entrada cfe determina o art 136 do ricms/2000
com cfop 2.102
qual a classif.fiscal dos produtos?
esses palmitos serão revendidos?
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
LUCIA HELENA AP.RODRIGUES

Lucia Helena Ap.rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 12:17

João, obrigada pela informação, Então a classificação do palmito é 20089100 e pra revenda sim aqui no est. sp., a nota que veio de minas está com red, de 20%, calculando assim 12% (405,00x20% red.x12%) como lanço isso aqui....

Por favor, preciso emitir uma nota de venda ativo fixo para Rondonia, sou de São Paulo, sei que o CFOP é 6.551, mas não tenho a base legal do ICMS para colocar nos dados adicionar, alguém poderia me ajudar? è uma máquina de costura.








JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 13:22

lucia,
tem que recolher a antecipação do icms st em favor de sp, cfe port cat 20/2012 c/iva original de 41,29%
qual regime da sua empresa, simples ou presumido?
qual o vr do icms que esta nf do produtor?
o icms seria 38,88?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
LUCIA HELENA AP.RODRIGUES

Lucia Helena Ap.rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 14:15

João, a empresa é presumido e o valor do icms q. veio em obs.é 38,88, mas esta alíquota de 41,29%~VC achou como?, pq. na nota veio uma red. de 20% e vr.base é 324,00 e valor da nota 405,00.
No nosso programa temos de achar uma red. q. dê certo para dar a entrada da nota.

obrigada

Lucia

Por favor, preciso emitir uma nota de venda ativo fixo para Rondonia, sou de São Paulo, sei que o CFOP é 6.551, mas não tenho a base legal do ICMS para colocar nos dados adicionar, alguém poderia me ajudar? è uma máquina de costura.








Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.