x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 107

acessos 18.901

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 15:51

No casso algumas delas ainda fazem parte do meu estoque.

Desde já obrigado Paulo pela ajuda.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Flavia Menezes

Flavia Menezes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 14:58

Paulo boa tarde!

Estou deixando aqui o passo que tive que percorrer para conseguir entregar a DASN neste ano de 2012 e claro para os colegas e para você Paulo que prontificamente me ajudou dando dicas.

Bom para sanar o problema de não conseguir entregar a Declaração do MEI e nem a DASN exercicio 2011 devido o mesmo ter ultrapassado o limite de 36.000,00 em agosto/2011. Tive que juntar toda documentação do empresario (MEI) no ano de 2011, fz um requerimento retroativo de desenquadramento na RFB que fica aqui em BH/MG (SAvassi) e protocolar. Com este protocolo eu consegui fz a DASN pq pede a Adminsitração fazendaria que foi protocolado o requerimento e nele há um numero onde colocamos na DASN.

Bom espero ter contribuído para futuras consultas.

Quero agradecer todos os membros..

Abraços

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 15:02

Flavia

O correto era você ter feito o Desenquadramento
no ano de 2011 no mês em que ocorreu esse excesso de Receita, deixando
a empresa de ser MEI e passaria a tributar sobre o Simples Nacional daquele mês em diante, e os meses anteriores, haveria a obrigação
de recolher também na forma do simples nacional.


Uma pergunta que gostaria de lhe fazer.
Os valores que voce recolheu como MEI em 2011, pode ser compensado ?

Abraços

"100% focado onde houver 1% de chance"
Flavia Menezes

Flavia Menezes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 15:08

Pois é Paulo, mas infelismente isso não foi feito.

Quanto a sua indagação eu não sei lhe dizer, mas já solicitei uma consulta e assim que me responderem eu coloco aqui no site para todos ok?

Abraços

SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 14:40

Pessoal, boa tarde!

Estou com duvida ref. ao preenchimento da DASN.

Naquela parte de "Total de Entradas no período abrangido pela declaração" inclui também os serviços tomados da empresas? cfop 1.933? Coloca também energia, telefone nesse campo?

Obrigada.

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 14:51

Boa tarde Sabrina,


9. Total de entradas (incluídos itens 5, 6 e 8) no período abrangido pela declaração (R$):
- Informar o valor correspondente ao total de entradas. O valor informado deverá ser maior ou igual à soma dos itens citados. Este campo será habilitado apenas para contribuintes que em pelo menos um período de apuração abrangido pela declaração informarem receita de revendas de mercadorias, receita de vendas de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, ou receita com prestação de serviços de transporte interestaduais ou intermunicipais.


Fonte Manual DASN

...

SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 14:55

Saulo, boa tarde!

Eu tinha acabado de ler esse manual, mas ainda fiquei na duvida ref. aos serviços tomados com cfop 1933, 1253 e 1303....

o serviço tomado é considerado uma entrada?

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 15:56

Boa tarde Sabrina,

Neste caso específico não, pois este campo refere-se a totalidade das entradas constantes dos campos 5, 6 e 8 que são:

5. Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração (R$):

6. Total de entradas de mercadorias por transferência para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração (R$):

8. Total de devoluções de vendas de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração (R$):


...

SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 16:54

Mas existe algum campo na DASN que eu tenho que informar outras entradas, como frete, telefone, energia, brinde? os cfops 1353, 1303, 1253, 1910...?

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 17:16

^Não Sabrina,

Apenas entradas destinadas a comercialização ou industrialização.

"100% focado onde houver 1% de chance"
SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 17:22

Na prestação de serviço de comunicação, é só a empresa que presta o serviço de comunicação que irá preencher?

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 17:28

Boa tarde Sabrina,

Apenas completando a informação passada pelos colegas....

Mas existe algum campo na DASN que eu tenho que informar outras entradas, como frete, telefone, energia, brinde? os cfops 1353, 1303, 1253, 1910...?


Estas entradas são somadas às despesas, e como tal devem ser informadas no campo total das despesas ok?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:07

Boa noite Sabrina,

Informe como despesas apenas o valor deste grupo já informado da "Demonstração do Resultado" constante do Balanço Patrimonial da empresa em questão.

Bens do Ativo Imobilizado não são considerados despesas pois não constam da "Demonstração de Resultados" e sim do grupo "Não Circulante" no Ativo.

...

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 09:58

Amigos,


a DEFIS já está disponível no sistema PGDAS a partir deste mês, em substituição a DASN.

"100% focado onde houver 1% de chance"
SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 10:13

Paulo, bom dia!

No site do Simples Nacional, no manual com as principais alterações de 2012 do Simples, conta que terá que entregar sim a DASN ref. o ano calendário de 2011, conforme segue abaixo, texto que copiei do manual.




A partir do ano-calendário 2012, as informações socioeconômicas e fiscais, de
caráter anual, que antes eram prestadas na DASN, passam a ser declaradas
anualmente por meio de módulo específico no PGDAS-D.
Prazo de preenchimento das informações socioeconômicas e fiscais anuais:
- Situação Normal 2013 (ano base 2012) = 31 de março de 2013;
- Em situação especial:
 para evento ocorrido no primeiro quadrimestre de 2012 - 30/06/2012;
 para evento ocorrido entre 01/05/2012 a 31/12/2012 - último dia do mês
subsequente ao do evento.
Observações:
Fica mantida a obrigatoriedade de entrega da Declaração Anual do Simples
Nacional - DASN relativa aos anos-calendários 2007 a 2011.
Prazo de entrega da DASN 2012 (ano base 2011) – situação normal = 16/04/2012.

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 10:39

Sabrina,

Sua colocação está correta, referente ano de 2011 a DASN continua obrigatória em 2012, cujo prazo é 16/04.

Porém para os fatos ocorridos em 2012 apurados através do PGDAS-D,
no ano seguinte não haverá mais a DASN.


E caso, precise efetuar a entrega da declaração em situações especiais em 2012, a mesma já deverá ser entregue através da DEFIS,
que encontra-se dentro do aplicativo PGDAS-D.

Abraços

"100% focado onde houver 1% de chance"
Elaine Bastos

Elaine Bastos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 10:15

Ao fazer a DASN/2012 obtive o seguinte relatório: " DADOS ANTERIORES Á OPÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL FORAM ALTERADOS. RETIFIQUE TODOS OS PERIODOS DE APURAÇÃO DE 01/2011 A 12/2011." Como devo proceder para corrigir essa situação para enviar a DASN/2012? SOCORRO! Eu já tentei achar o problema e não consegui... me ajudem o prazo para o término já está terminando... só falta essa empresa. Estou consultando todos os links sobre este assunto e até agora nenhuma resposta

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 abril 2012 | 11:09

Elaine,

Provavelmente em algum mês de 2011, ocorreu a retificação do valou apurado, o que, quando ocorrer, os meses seguintes também devem ser retificados.

Exemplo: em Fevereiro de 2011, você apurou o DAS, porém verificou um erro ou o seu cliente enviou uma Nota Fiscal depois de gerado o DAS e com isso você precisou retifica este perído, nesses casos, você deve proceder a retificação do mês seguinte, apenas selecionando a opção retificar e em seguida, informar os valores do mes.

Faça isso, depois retorne a sua DASN.

Espero ter ajudado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 08:37

Bom dia caros colegas,

Como vão em relação a entrega da DASN 2012 ? O prazo termina na
próxima segunda-feira dia 16.

Até o momento não estou mais encontrando dificuldades operacionais para acessar todo o sistema para salvar e transmitir a declaração, estou conseguindo sem nenhum tipo de problema.

Caso algum dos colegas encontre ainda alguma dificuldade, favor publicar para que possamos compartilhar e resolvar juntos antes de findo o prazo, pois até o momento não há nenhuma sinalização que
ocorrerá qualquer tipo de prorrogação do prazo de entrega.

Abraço a todos!

"100% focado onde houver 1% de chance"
SABRINA FRANCO SENZIANI

Sabrina Franco Senziani

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 15:28

Boa tarde Pessoal,

Alguem sabe me dizer se no campo 5. "Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração (R$)" também compreende as entradas com o cfop 1.901 - Entrada para Industrialização por encomenda?

"Por mais poderoso que alguem pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de controlar a própria respiração."

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 15:40

Boa tarde Sabrina,
Tudo bem?

No campo: Total de aquisições de mercadorias para comercialização ou industrialização no período abrangido pela declaração (R$)

Será informado todas as "mercadorias" que são registradas no seu livro inventário, como no seu caso em questão, o saldo dos bens adquiridos para industrialização por encomenda também compõem o livro
inventário, nesse caso, considera a soma do total da CFOP 5.901 no item 5. da DASN.

Abraços!

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 15:53

Paulo e Amigos do Fórum, boa tarde!

Lendo tua resposta à colega Sabrina, me ocorreu que essas Entradas para Industrialização por encomenda (Remessas) não são de propriedade da empresa que está fazendo a Industrialização, e portanto não estariam contabilizadas no estoque da empresa, pois não são de sua propriedade nem para comercialização e nem Mat.Prima/Produtos em Elaboração.
Essas remessas são feitas por clientes através de NFs sem valor comercial, apenas para circulação da mercadoria, com valores irreais e são extornadas no retorno da mercadoria, após conclusão do serviço/beneficiamento contratado.
Portanto, desculpe-me discordar, mas não entendo que devam ser somadas na linha citada (Aquisições de mercadorias), nem em qualquer outra linha da DASN.
Havendo entendimento contrário, estarei humilde e prontamente para mudar meu conceito.

Abraços a todos.



MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 16:20

Marco,

A sua participação na explanação de novas informações é muito importante e contribuiu para o crescimento de todos neste Forum.

Em relação ainda a este questionamento, informo que, a minha resposta foi com base em resposta obtida através de uma consultoria que fiz, do qual a mesma informou que essa mercadoria, mesmo sendo estoque de terceiros, mas que está em meu poder, deve ser escriturado no livro inventário.

Espero ter colaborado.

Abraços

"100% focado onde houver 1% de chance"
LUANA BÍSCARO MORONI

Luana Bíscaro Moroni

Prata DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 13 abril 2012 | 14:43

Boa tarde!

Estou entregando a DASN e, o sistema sempre pede pra eu retificar a apuração do DAS do ano de 2011 inteiro.
Quando vou retificar, percebo que não há nenhum erro de apuração.
Alguém já teve este mesmo problema?

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.