x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 117

acessos 36.249

DIPJ 2012 Lucro Presumido

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 12:57

Cleusa Boa Tarde

Na Linha 36A/13 Ativo Circulante - Outras Contas

Incluir, nesta linha, entre outras, a soma das subcontas do Circulante que registram a correção monetária relativa à diferença, em relação ao ano de 1990, entre o IPC e o BTN Fiscal, na forma estabelecida nos arts. 32 e 33 do Decreto nº 332, de 1991.

Linha 36A/24 Ativo nao Circulate- Outras Contas

Incluir, nesta linha, entre outras, a soma das subcontas do Realizável a Longo Prazo que registram a correção monetária relativa à diferença, em relação ao ano de 1990, entre o IPC e o BTN Fiscal, na forma estabelecida nos arts. 32 e 33 do Decreto nº 332, de 1991.

Linha 37A/28 Passivo Nao Circulante - Outras Contas

Informar, nesta linha, o saldo de outras contas cujo vencimento ocorrerá em período posterior ao exercício seguinte.

Atenção:

Não incluir, nesta linha, o valor contratado das vendas a prazo ou a prestação para recebimento após o término do ano-calendário subsequente, no caso de atividade imobiliária, e os juros e demais receitas financeiras recebidos antecipadamente em transações financeiras. Esses valores devem ser informados na Linha 37A/31.

Linha 37A/54 - Outras

Informar, nesta linha, o saldo correspondente a outras contas classificáveis no patrimônio líquido que não tenham correspondência nas Linhas 37A/44 a 37A/48.

No passivo a opcao mais correta seria a 37A54, mas no ativo nao encontrei nenhuma conta que poderiamos usar.

Concorda?


Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 18:36

Oi Luci,
boa noite

verdade, vc tem razaõ, parti para pesquisa na rede e também as únicas respostas que encontrei, foram que contas de compensação nao devem ser discriminadas nas Demonstrações.

Resta a dúvida de nao incluí-las nem no ativo, nem no passivo, pois a meu ver ficariam fora da realidade dos totais verdadeiros que foram registrados em nosso balanço.

Vou continuar a procura, qq coisa volto a postar....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 20:46

Boa noite Cleusa,

As informações a serem prestadas na DIPJ devem se referir apenas ao Quadro Societário existente em 31/12/2011

vale dizer que nada deve ser informado acerca da participação de ex-sócios.

PS: Mensagem editada com vistas a corrigir a informação que deixava dúvidas.

...

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 08:10

Saulo Bom Dia
Como assim, nao entendi sua colocacao, pois estamos nos referindo a DIPJ ano 2011 exerc. 2012 e a identificacao e rendimentos dos socios se refere ao exerc. 2011.

Ficha 60 - Identificação de Sócios ou Titular (LR, LP e LA)

Esta ficha deve ser preenchida pela pessoa jurídica com dados dos maiores sócios ou do titular (até o limite de 999) no período de apuração.

Para seu preenchimento, observar as seguintes instruções, mas inicialmente deve-se clicar no botão “incluir” (lado direito superior desta ficha):

Ficha 61A - Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular (LR, LP e LA)

Esta ficha deve ser preenchida pela pessoa jurídica com dados dos maiores dirigentes, sócios ou do titular (até o limite de 999) que receberam rendimentos no período de apuração.

Agora quanto a transmissao isso sim tem que ser com os dados do socio atual responsavel pela empresa.

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 08:22

Cleusa Bom Dia

As informacoes na dipj se refere aos socios constantes ate a data de 31/12/2011. Os rendimentos pagos aos socios anteriores nao sao informados na dipj fichas 60 e 61.
Voce so vai informar as participacoes de cada um e os valores pagos aos novos socios em 31/12/2011.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 08:30

Bom dia Lucifatima,

Você tem razão, as informações a serem prestadas são as dos sócios que compõem o quadro societário em 31/12/2011.

O que eu quiz dizer com a expressão "quadro atual" foi que havendo mudança no quadro societário no decorrer do ano, as informações a serem prestadas deverão ignorar os ex-sócios.

Entretanto, se o quadro societário de hoje é diferente daquele no ano passado, as informações serão as referentes ao ano passado (31/12/2011) pois (é claro) a DIPJ refere-se aquele período

Deste forma, reconheço, você tem razão, pois dei a entender hipótese diferente. Grato pelo puxão de orelhas que me permite retificar a resposta dada a Cleusa.

...

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 09:45

Saulo não tem o que desculpar, gosto muito das suas postagens e sou muito curiosa, mesmo voce postando e estando convicto de suas respostas, busco sempre entender melhor a suas interpretacoes.
Agora Saulo estou com uma problema e quem sabe vc poderia me ajudar a esclarecer.
No meu balanco 2010 e 2011 apos as contas patrimonial tenho a conta de compensacao ativa e passiva, sei que essas contas nao interferem no resultado da empresa, mas na soma final do ativo e passivo elas estao incluidas.Agora tenho que transcrever o balanco para DIPJ, nas fichas nao tem lugar pra informar essas contas de compensacao.Como faco pra informar o meu balanco nos mesmos valores que foram registrados?Ou seja se eu nao inoformar essas contas de compesancao o ativo e passivo dar uma diferenca exatamente dessas contas.

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 11:54

Olá bom dia à todos !

Obrigada Saulo e Luci.

Desculpem por ainda nao ter compreendido. Ainda podem me ajudar ?

gostaria de ser mais específica :

1) Saída de sócio em 30/04/2011 = até 30/04/2011 o sócio recebeu pró-labore, e lucros/dividnedos . Então não devo informar nem o pró-labore e nem mesmo os lucros distribuídos para ele na ficha 61A ?

2) novo sócio, a partir de 01/05/2011 (e atual) = devo informar sim o pro-laboree a o lucro distribuído dele. Ok ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 14:06

Boa tarde Lucifatima,

Hoje as contas que formam o grupo "Contas de Compensação" não devem figurar no Balanço Patrimonial da empresa a menos que estejamos falando em termos gerenciais, ou seja, para o fisco tais contas não devem "aparecer", para a administração da empresa, sim, pois possibilitam o controle de contas especificas.

Diante disto, não informe este grupo de contas na DIPJ até mesmo porque tais grupos não constam nem mesmo do Plano de Contas Referencial publicado pela Receita Federal (Ecrituração Contabil Digital - ECD)

Com ao diferença causada pela exclusão destas contas é a mesma (Ativo/Passivo) o resultado é inócuo.

...

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 14:14

E verdade Saulo, mas no Balanco esses valores apareceram, nao sei com qual sitema vc trabalha, eu trabalho com a mastermaq e nao consegui restringir esses valores para nao aparecerem no meu balanco.Vc te alguma sujestao? Ou vc acha que nao tem problema esses valores continuar aparecendo no balanco mesmo sabendo que eles nao interferem no resultado da empresa.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 10:03

Uma empresa no lucro presumido com regime cumulativo com forma de escrituração caixa teve num extrato de aplicação o seguinte:
valor aplicado 210.000,00
capitalização 11.975,87
IR retido 1.796,38
resgate de 56.123,00
ficando com um saldo de 164.056,49 em agosto de 2011
em novembro de 2011 teve
rendimento de 49.119,16
IR a recolher 7.367,87
ficando um saldo de 205.807,78
Minha pergunta é este imposto de renta a recolher de 7.367,87 que foi pago, pode ser informado na declaração do DIPJ ficha 14A linha 14A/33 em deduções como imposto de de renda pago incidente sobre ganho no mercado de renda variavel? preciso saber extatamente em qual campo devo anotar esta dedução deste imposto de renda pago


Simone Aparecida Beltrame Leite

Simone Aparecida Beltrame Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 10:31

Bom dia!

Estou com um problema na DIPJ 2012, as linhas 63 e 69 da ficha 36E, não estão habilitadas para digitação, e também não copiou os valores da ficha 36A ao usar a função repetir valores.
Consequente o ativo da ficha 36A não bate com a 36E, e aparece o aviso de ativo diferente do passivo por esse motivo.
Alguem passou por isso?

Obrigada

Simone
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 13:17

Boa tarde Simone,

A linhas 63 e 69 da ficha 36E referem-se a:
63 - Softwares e Programas de Computador e
69 - (-) Amortização do Intangível

Lembre-se que o grupo Intangivel foi trazido pela nova nomenclatura/disposição do Plano de Contas introduzida no Artigo 178º da Lei 6404/1976 pelo artigo 37º da Lei 11941/2009 que dispõe:

Art. 37. A Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 178. (...)

§ 1o (...)

I - ativo circulante; e

II - ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

§ 2o (...)

I - passivo circulante;

II - passivo não circulante; e

III - patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.


Para "acertar" o batimento dos dois balanços adicione os valores do "Permanente - Intangível" a "outras imobilizações" no "Permanente Imobilizado" ou verifique em quais contas eram informados tais valores.

Isto porque se suas contas atuais (2010) não correspondem exatamente as existentes em 2007, os Balanço não coincidem, não fecham. Para tanto basta adaptá-las (agrupá-las)

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 13:20

Boa tarde Lucifatima,

Não há (nem deve haver) a necessidade de provocar mudanças no seu software contábil neste sentido.

Na DIPJ simplesmente não informe os valores das Contas de Compensação certa de que não terá transtorno algum com isto, pois tudo é fácil e plenamente explicável já que justificado está.

...

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 09:41

Uma empresa no lucro presumido com regime cumulativo teve num extrato de aplicação o seguinte:
valor aplicado 210.000,00
capitalização 11.975,87
IR retido 1.796,38
resgate de 56.123,00
tenho duvidas quanto os 11.975,87 que no extrato fala que é corr. mon.capitalizada, ela entra na ficha 14/A linha 19 e em cima deste 11.975,87 teve imposto de renta retido informo em qual linha também?, preciso saber extatamente em qual campo devo anotar esta corr. mon.capitalizada e o imposto retido.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 10:43

Bom dia Mariza,

Na DIPJ você transcreve as Demonstrações Contábeis de sua empresa e não cada ocorrência em uma determinada linha.

A aplicação, resgate e retenção do imposto de renda mencionados por você foram (devem ter sido) contabilizados, portanto, tudo o que você tem a fazer (repito) é transcrever O Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados na DIPJ.

...

ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:30

Boa Tarde!

Estou com uma dúvida no preenchimento da DIPJ 2012 - Lucro Presumido: o que deve ser informado da Ficha 36A-Linha 49? não sei se entendi corretamente, seria o valor de perda da capacidade de recuperação dos bens, após a realização do teste de recuperabilidade, ou seja, o aumento do valor dos bens? Bem como, tenho dúvidas também na linha 56, seria o mesmo raciocínio?
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Eliane

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 17:43

Boa tarde Eliane,

Voce deve informar, nesta linha, o valor dos ativos em que foram identificados uma perda de capacidade de recuperação do seu valor contábil, ou seja, informar apenas o valor dos ativos nos quais foram identificadas as perdas.

Na linha 56 você deve informar o valor das perdas estimadas de capacidade de recuperação do valor contábil dos bens submetidos ao teste de recuperabilidade, ou seja apenas as perdas.

Nota
Os textos grafados em itálico foram transcritos do menu "Ajuda" do pregrama DIPJ 2012.

...

Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 11:02

Pessoal vou fazer a minha 1º DIPJ, já li todo o tópico e ainda estou com duvidas. Quais os registros são de preenchimento obrigatório para empresas tributadas pelo Lucro Presumido? são somente estes abaixo?

Ficha 14A
ficha 18A
Ficha 36A
Ficha 37A
Ficha 38

Informações Gerais
Informações previdenciárias

São somente estas?

Att,

Lunardo Fagundes 
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 11:25

Bom dia Lunardo,


Alem das citadas por Você, caso a forma de escrituração por "contábil", deve preencher as as seguintes fichas:

36E
37E
38A



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 11:36

Mário, CSim a escrituração é Contabil, as Fichas 36E 37E 38A so repito os valores é isso?

Mario, tambem estou meio confuso no preenchimento das Informações Gerais e Informações previdenciárias.

Na informaçoes gerais ficha 54? não entendi bem o que fazer?


Grato.

Att,

Lunardo Fagundes 
ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 11:38

Ok Saulo, mas por ex., as perdas identificadas foram resultado do teste de recuperabilidade aplicado ao imobilizado da empresa, portanto, se eu colocar esses valores o ativo não vai bater com o passivo, a não ser que eu deva deduzir esses valores dos valores do imobilizado, o que não acho que esteja correto. O balanço não precisa fechar?
Grata
Eliane

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 11:56

Lunardo,


As fichas 36E, 37E e 38A servem para informar as alterações introduzidas pelas Leis 11.638/2007 e 11.941/2009 (novas normas contábeis), se não tem nenhum ajuste, deve repetir os valores, basta clicar no "Repetir Valores".



Quanto a Ficha 54, dê uma lida no menu "ajuda" da DIPJ, caso ainda tenha dúvida, volte a postar.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
ERCILIA MARA TRANOSO

Ercilia Mara Tranoso

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:39

Olá!!
Estou precisando de um esclarecimento:
Ao preencher a DPJ 2012, ocorreu a seguinte mensagem: DPJ enquadrada no Simples Nacional. Esta empresa a partir de 2011 deixou de ser simples Nacional. Fiz o seu desenquadramento em Janeiro/2011, através do site, a empresa ficou inativa neste período(2011). No início do ano(2012) fiz a DASN sem movimento referente ao mês de janeiro de 2011 e tentei fazer a DIPJ inativa, também dava essa mesma mensagem de erro, assim como agora também. Meus colegas podem me ajudar?

CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 15:38

Duvida: Uma empresa com CNPJ com data de inicio de atividade 13/09/2011 e optante do siples nacional está obrigado ao DIPJ?

Outra duvida é: Uma empresa com CNPJ com data de inicio de atividade 12/06/2012 foi feito a opção de inclusão no simples nacional justamente está com esta data 12/06/2012, por que vi situação que a empresa terie que aguardar o mês de janeiro do ano seguinte para ser enquadrado no simples, iso ainda procede u teve mudança na opção?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 18:11

Boa noite José,

Se a empresa estava no regime de tributação pelo Simples Nacional no ano-calendário 2011, deveria ter entregue a DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), cujo prazo de entrega sem multa, encerrou-se em 20/04/2012.

Quanto a opção pelo Simples Nacional:

Perguntas e Respostas do Simples Nacional, pergunta 2.8.


2.8. A OPÇÃO PELO SIMPLES NACIONAL PODE SER EFETUADA A QUALQUER TEMPO?

Não. A opção pelo Simples Nacional somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.

No entanto, é possível o contribuinte se antecipar a esse prazo e fazer o agendamento da opção – ver Perguntas 3.1 e seguintes.

Notas:

1. Na hipótese de início de atividade no ano-calendário da opção, a partir de 01/01/2009, a ME e a EPP, após efetuar a inscrição no CNPJ, bem como obter a sua inscrição municipal e estadual, caso exigíveis, poderão efetuar a opção pelo Simples Nacional no prazo de até 30 dias contados do último deferimento de inscrição.

2. A ME ou a EPP não poderá efetuar a opção pelo Simples Nacional na condição de empresa em início de atividade depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da data de abertura constante do CNPJ.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Marco Aurélio F.Santos

Marco Aurélio F.santos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 11:37


Replicando uma pergunta que achei pertinente de um colega mais que nao obteve respostas:


Estou com uma dúvida relacionado ao preenchimento da DIPJ 2012 de empresas optantes pelo Lucro Presumido.

No preenchimento da DIPJ 2012 de empresas optantes pelo lucro Presumido temos que indicar a forma de escrituração "Contábil ou Caixa"

Se optarmos pela escrituração contábil aparecem novas fichas que devemos preencher com as informações contidas no Balanço Patrimonial de 2011. Minha pergunta está relacionado a esta questão, mesmo possuindo o Balanço Patrimonial de 2011 eu sou obrigado a escolher a opção de escrituração contábil, ou posso escolher a forma de escrituração como caixa e deixar de preencher as fichas relacionadas a escrituração contábil, sei que as empresas do Lucro Presumido estão dispensadas pelo Regulamento de Imposto de Renda a fazer escrituração Contábil, por outro lado sei que perante as normas brasileiras de contabilidade, os pronunciamentos contábeis do CFC (que regulam a atividade contábil em nosso país), o novo código civil de 2002, a lei 6404, todas essa regulamentações exigem que a sociedade tenha registrado os seus fatos contábeis normalmente.

´Resumidamente minha dúvida é esta:

Possuo a escrituração contábil de forma regular porém eu posso escolher como forma de escrituração a opção "caixa" somente para efeito de preenchimento da DIPJ 2012? Para efeito "Fiscal" considero como "Caixa" e para efeito "contábil societário" possuo a escrituração contábil regular, posso fazer esta opção? Está correto este entendimento?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 13:46

Boa tarde Marco,

Se você mantém a contabilidade regular, deve elaborar a DIPJ com escrituração contábil,

principalmente se distribuiu lucros com base nas Demonstrações Contábeis.

Entretanto, quero crer que afora este "cuidado" com vistas a evitar a disparidade de informações, nada o impede de manter escrituração contábil e elaborar a DIPJ com se pelo Caixa fosse.

...

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.