x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 117

acessos 36.249

DIPJ 2012 Lucro Presumido

Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 09:07

Olá Pessoal!

Alguém sabe me informar se as empresas que não optaram pela adoção do Regime Tributário de Transição - RTT são obrigadas a repetirem os valores nas fichas da DIPJ (F04D, F05D, F07A, F36E, F37E e F38A)? Ou pode somente deixá-las em branco?


Grata.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 09:12

Bom dia Evelin,

As empresas que não adotaram o RTT também devem prestar tais informações na fichas mencionadas por você. Para tanto simplesmente clique na opção "Repetir Valores".

...

Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 09:37

Saulo Heusi,
Agradeço pelas informações. Porém me surgiu uma nova dúvida: Se eu repetir os valores, então na ficha F09A (Lucro Real) , na linha 02 (Ajuste do Regime Tributário de Transição - RTT), devemos deixá-la em branco para que o valor do Lucro Real fique correto, como no Balanço?

Grata.

ELIANE MARIANO DOS SANTOS

Eliane Mariano dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 11:44

Bom dia!
Estou com mais uma dúvida no preechimento da DIPJ 2012, na Ficha 36E-PERMANENTE IMOBILIZADO; se a empresa realizou teste de recuperabilidade em seu imobilizado, na Ficha 36A informa-se os valores com as alterações da IFRS correto?; e na ficha 36E informa-se os valores anteriores do imbilizado? ou seja sem as alterações?
Muito Obrigada,
Eliane

MARLI

Marli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 01:58

Amigos,

Não estou conseguindo retornar os dados do dipj 2011 para o 2012, no windows7, não quero acredita que tenho que digitar tudo.
A mensagem que aparece é a seguinte: registro reader não encontrado ou não é o primeiro registro do arquivo,declaração não importada, alguem teve o mesmo problema?já segui as instruções para o mesmo erro postadas neste forum (mesma mensagem de erro, mas de outros programas)mas não deu certo, aguardo um possivel help dos amigos.
Obrigada

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 12:10

Boa tarde Letícia,


Na retificadora poderá sim alterar forma de escrituração para "Contábil" e neste caso, deve preencher as fichas correspondestes a este tipo de opção.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 13:30

Boa tarde José

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a manutenção de contabilidade regular conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade é obrigatória para todas as empresas . Isto significa dizer que pouco importa se a empresa emitiu apenas uma Nota Fiscal por mês.

...

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 16:21

Boa tarde!

Assumi a contabilidade de uma empresa do Lucro Real este ano, pois eles pedirão para passar para o Lucro Presumido no inicio de 2012, minha pergunta é na hora de preencher a DIPJ 2012 informo que ela é Lucro Presumido no regime cumulativo (Passou em janeiro 2012) ou informo que ela é Lucro Real uma vez que se trata do exercicio de 2011?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 18:22

Boa noite Marcelo,


Visto que a DIPJ2012 é correspondente ao ano-calendário 2011, devera informar o regime de apuração do PIS/COFINS adotado para empresas do regime tributário "LUCRO REAL".

O regime "cumulativo" em função da adoção do Lucro Presumido para o ano-calendário 2012, sera informado na DIPJ2013.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 09:50

Marli

NOTA DA MODERAÇÃO

Amigos, boa tarde,

Postei uma pergunta ontem(acima), mas ninguem me respondeu, alguem pode me ajudar?

Abraço

O Fórum Contábeis, agradece sua participação, todavia o mesmo é de caráter "Voluntário" e certamente sua pergunta não foi respondida porque alguém provavelmente:
1 - não viu ou leu a mesma;
2 - não se encontra habilitado a responder;
3 - talvez ninguém ainda não possui tempo para lhe ajudar ( somos nós todos mui ocupados com nossos afazeres cotidianos ).

Nestes termos, solicitamos que tenha paciência, ou na impossibilidade da mesma, procure outros recursos que possam sim satisfazer seus anseios.

Não veja essa interação diferente de somente mantermos nosso portal organizado, ademais sua cobrança de "respostas" fere as regras do Fórum Contábeis.

Saudações.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:20

Já preenchi a DIPJ 2012, mas na verificação de pendências aparece apenas um aviso:
Informações sobre o último balanço do ano da declaração incompleta.
Linha 17 da ficha 38 - DLPA
Qualquer saberia do que se trata?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:28

Boa tarde Marcelo,


São as informações do Livro Diário a saber:


INFORMAÇÕES DO ÚLTIMO BALANÇO DO ANO DA DECLARAÇÃO



Linha 38/16 - BALANÇO TRANSCRITO ÀS FOLHAS Nº

Informar, nesta linha, os números das folhas do Livro Diário em que o balanço está transcrito.

Linha 38/17 - Nº DO DIÁRIO

Informar, nesta linha, o número do Livro Diário em que o balanço está transcrito.

Linha 38/18 - Nº DO REGISTRO DO DIÁRIO

Informar, nesta linha, o número de registro na Junta Comercial do Livro Diário em que o balanço está transcrito.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:30

Isso, mas ainda não registrei o livro na junta, pode gerar problemas?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 16:37

Pois a Junta aqui no RJ esta exigindo muita coisa, cada hora uma coisa.
Mesmo assim muito obrigado!

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
José Edivan Silveira

José Edivan Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 20:19

Boa Noite..


Estou fazendo a DIPJ 2012 LUCRO PRESUMIDO, estou com uma dúvida em relação ao imposto retido na fonte.
A cada trimestre recolho o imposto IR dando um total de 4 trimestre ao ano..
DUVIDA: onde colocar o imposto pago durante o ano??
será no mesmo local que se coloca o retido na fonte??

Agradeço

Hariella Andrade

Hariella Andrade

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 16:47

Boa Tarde,

Entrei em uma empresa agora e a contabilidade dela está atrasada desde 2010. Como faço para preencher a DIPJ? Coloco regime de Caixa e assim que fechar os balanços eu retifico? Ou coloco regime contábil e lanço os valores que estão no balanço sem fechar mesmo e depois retifico?

A contabilidade de 2010 e 2011 devem ser fechadas até o próximo mês.

José Edivan Silveira

José Edivan Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 18:08


Boa Tarde Mário,
Agradeço por sua ajuda..
Procurei um curso DIPJ Lucro presumido e não encontrei.
Gostaria de mais uma ajuda sua..
"Na DIPJ 2012 Lucro presumido (caixa)- Empresa de serviços (Repres.)
1º Trimestre
Ficha 14 A 07 - se coloca a receita bruta ao perc 32% - 13.364,61
Ficha 14 A 09 - vem o resultado dos 32% - 4276,68
Ficha 14 A 25 - vem base de calculo do L. P. - 4276,68
Ficha 14 A 26 - vem a elícota dos 15% sobre a base - 641,50
Ficha 14 A 29 - Deve ser colocado o Inp. Retid na fonte 181,00
DÚVIDA : Neste campo deve ser colocado também os IR recolhido ref ao
trimestre???
Ficha 14 A 34 - imposto de renda a pagar 641,50
DÚVIDA : se não imformar os impostos pagos, vão está aqui imformando a pagar...esta declaração é so para efeito de imformação ?? ou vai ser gerado outro imposto a pagar??

Agradeço

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 20:43

Boa noite José,



DÚVIDA : se não imformar os impostos pagos, vão está aqui imformando a pagar...esta declaração é so para efeito de imformação ?? ou vai ser gerado outro imposto a pagar??





Na DIPJ ficara mesmo com saldo de IRPJ e CSLL a pagar (caso tenha), quando a Receita Federal confrontar a DIPJ com a DCTF, alem de checar se os valores estão batendo, saberá que o IRPJ e CSLL foram pagos pela vinculação do DARF pago com o débito informado na DCTF.


Para facilitar o preenchimento da DIPJ, dê uma lida no menu "AJUDA" da DIPJ que muitas dúvidas são esclarecidas.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 20:47

Boa noite Harielle,


Neste caso, assinale "CAIXA" visto que não tem a escrituração contábil encerrada e quando tiver os dados contábeis completos, faça uma DIPJ retificadora o mais breve possível modificando a forma de escrituração e inserindo os dados nas respectivas fichas desta opção (contábil)

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Marco Aurélio F.Santos

Marco Aurélio F.santos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 10:57

Mario, na sua opiniao esse é um "macete" de entregar como caixa para depois retificar e obter mais campos para alteração sem contar como Omissão ou Concerto??

Tambem estou com um problema parecido com o da Harielle, mais estou com medo de entregar como caixa e mais tarde alterar para Contabil e eu ser penalisado por multa sobre Lote de Alterações, ja que alem dos campos de ano 2010 E 2011 eles terao que ser repetidos no RTT. Assim tenho certeza que extrapolara o Lote de 10 Alterações e Conconcertos.
Oque os colegar mais experientes acham?

José Edivan Silveira

José Edivan Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 20:20

Boa Noite
Mais uma dúvida...
Quando o valor do IR declarado no DIPJ 2012 for menor do que foi pago e informado pela DCTF, fica uma diferença devido o imposto retido na fonte...Como fica esta diferença?? há restituição ou compensação?

Agradeço

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 20:37

Boa noite José,


Se o valor do IRPJ foi calculado corretamente, "teoricamente", não há diferença entre o saldo de DIPJ e DCTF, declarados vejamos:


Suponhamos que o cálculo do IRPJ resultou no valor de R$ 1.000,00 sendo retido na fonte R$ 150,00 com saldo a pagar de R$ 850,00.


Na DCTF, informará o débito de R$ 850,00;

Na DIPJ, informar a base de cálculo do IRPJ, sendo que o próprio programa calculara o IRPJ e na linha própria, informar a retenção, e neste caso, resultara nos mesmos R$ 850,00 conforme exemplo acima.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 20:48

Boa noite Marco Aurélio,



Mario, na sua opiniao esse é um "macete" de entregar como caixa para depois retificar e obter mais campos para alteração sem contar como Omissão ou Concerto??


Não se trata de "macete", visto que se Você não tem a contabilidade encerrada, qualquer informação que prestar a Receita Federal, estara sujeita a retificação posterior.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
José Edivan Silveira

José Edivan Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 21:00


Mario,será que estou fazeno o preenchimento DCTF errado??..veja:

O recibo que recebo da empresa é assim:
Comissão de vendas 2677,85
Imposto de renda retido na fonte 40,17
Valor líguido 2637,68

Eu emito a NF no valor Líguido.
Somando o valor liguido, traz o faturamento, e conseguentimente o saldo do IR retido na fonte...
está correto esta forma...??

Agradeço

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.