x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 50

acessos 21.676

Retificação Rais 2011

maria helena da silva

Maria Helena da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 12:04

Boa Tarde,

Gostaria que vocês me ajudassem a enviar uma Retificação de Rais ano- base 2011.
O que aconteceu foi que enviaram a Rais com a remuneração de um dos funcionários errado, o salario correto é 750,00 em todos os meses saiu correto exeto um mês saiu 7.000,00 na rais O funcionário foi receber o 'PIS' e não deram o valor para ele por causa desse erro. Como faço esta retificação.
Tenho uma outra funcionaria que sua remuneração mensal é de 900,00 no mês de Janeiro a Junho, no mês de Julho sua remuneração foi de R$ 1.329,41 ( férias ) e no mês de Agosto 1.174,31, ela tem o direito de receber o Pis ?
E como funciona esta multa ? quem envia ?

Helena

Rejaine Magalhães

Rejaine Magalhães

Prata DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 13:40

Olá Maria Helena,

Segue orientação extraida da página da RAIS: https://www.rais.gov.br

RETIFICAÇÃO DA RAIS Ano-Base 2011

Detectando-se erro na declaração enviada, seja nos campos do estabelecimento ou nos campos do trabalhador, o estabelecimento/entidade deverá adotar os seguintes procedimentos para a retificação:


DADOS DO EMPREGADO

Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma declaração retificadora somente do (s) trabalhador (es) declarado (s) com erro, utilizando o programa GDRAIS2011. Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente.


No arquivo da retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades;

PS: Não esqueça de recolher espontaneamente a multa:

Multa

O atraso na entrega da declaração, omissão ou declaração falsa ou inexata, sujeitao estabelecimento à multa, conforme determina a Portaria nº 14, de 10 de fevereiro de 2006, alterada pela Portaria nº 688, de 24 de abril de 2009

Art. 3º O empregador que omitir informações ou prestar declaração falsa ou inexata ficará sujeito à multa prevista no art. 25 da Lei nº 7.998, de 1990, a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64 (quatrocentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), acrescidos de R$ 26,60 (vinte e seis reais e sessenta centavos) por empregado omitido ou declarado falsa ou inexatamente.


Art. 4º O valor resultante da aplicação dos arts. 2º e 3º será dobrado se o atraso na entrega ou correção do erro ou omissão ultrapassar o último dia do ano de exercício para entrega da RAIS em referência.

Para o cumprimento do disposto na referida Portaria, o estabelecimento poderá recolher a multa de forma espontânea mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF, a ser preenchido com o código da Receita: 2877 e com o Número de Referência Oculto842-9, conforme Ato Declaratório Executivo Corat nº 72, de 12/08/2004 (DOU de 13.8.2004).

O pagamento da multa não isenta o empregador da obrigatoriedade de prestar as informações requeridas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


Att.,

Rejaine

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 14:37

ERRO - CBO COM TAMANHO INVALIDO
Olha só, o meu problema antigo continua rendendo. Aconteceu a mesma coisa, agora com outra empresa, ou seja, outro funcionário ficou fora da declaração. Cosegui resolver o problema , só que quando importei o arquivo o relatório de inconsistências apresentou o erro acima. Como relacionava o erro a outros funcionários que não eram aquele que eu queria transmitir , simplesmente eu exclui da declaração estes empregados e transmiti somente daquele que havia faltado.
Mas estou aqui a me perguntar. Eu já havia feito a declaração antes , e não me ocorre de ter acontecido este problema com CBO!!!, o que significa isso agora ?

Bruno P.

Bruno P.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 15:11

Julio, qual o CBO que está dando erro?
O que pode ter acontecido, é uma desconfiguração no arquivo .txt, um desalinhamento ou uma informação em uma casa que substituiu a outra.

Sugiro que abra o arquivo em notepad, localize o vínculo que consta o erro e a posição do CBO no arquivo (Vai precisar do layout) pra ver se a informação de horas semanais (Vem antes do CBO no arquivo) ou a informação do código de admissao (Vem depois do CBO) não estão na posição que deveria ser a do CBO.

Bruno P.

Bruno P.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 14:25

Julio, fiz o teste com o CBO no meu programa e deu tudo certo. Seria interessante verificar se a versão do seu programa é a mais atualizada.

O arquivo notepad, é utilizado para importar no programa da RAIS

Nele constam todas as informações na RAIS, só que com uma ordenação diferente, o que o programa do governo faz é distribuir essas informações em campos que facilitam a visualização das mesmas.

Se você abrir esse arquivo em notepad, e procurar a posição de 149 a 154 verá que é a informação do CBO do funcionário, se quiser fazer o teste:

Abra o arquivo, procure o nome da pessoa na linha, e siga com os olhos nessa linha até achar o CBO dela, isso serve de treino pra voce achar mais facilmente em que posição do arquivo txt estará a informação do CBO

Feito isso basta ir no funcionário que deu problema de CBO e verificar se os números do CBO estão na posição correta (149 a 154).

Espero que tenha ficado mais fácil o entendimento.

Bruno P.

Bruno P.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 17:52

Depende, qual a extensão do arquivo?

.zip, .txt, .bkp ?

Teoricamente você clicaria sobre ele com o botão direito do mouse, clica em abrir

Ele vai perguntar o que voce deseja fazer

escolha: selecionar um programa em uma lista e dê OK.

Aí apresentará uma tela com vários programas, o Notepad provavelmente estará entre eles, escolha notepad e dê OK.

Bruno P.

Bruno P.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 09:00

Bom dia Cinara,
'Em 04/10/2012 - GDRAIS2011.02.10 foi substituído pelo GDRAIS2011.03.11

Correção de mensagem.'

Em 04/10 houve uma atualização do programa GDRAIS.

Sugiro fazer o download do programa mais atualizado, GDRAIS 2011 no site daRAIS.

Se o erro acontece porque você está tentando enviar uma RAIS de ano anterior ao de 2011, então sugiro que baixe o GDRAIS Genérico mais atualizado para fazer a retificação.

É importante seguir todos os passos para a atualização, pois uma vez desinstalado o programa, você perderá todos os dados cadastrados nele, daí a necessidade de seguir corretamente os passos descritos abaixo, que também estão disponíveis no site da RAIS:


- faça uma cópia de segurança do seu arquivo em um diretório de sua escolha;

- desinstale o GDRAIS2011 atual da máquina;

- no drive C:Arquivo de ProgramasGdRaisJava, exclua o diretório GdRaisJava;

- faça novo download do GDRAIS2011 JAVA;

- instale o programa;

- reinicie o computador;

- grave a declaração e faça a transmissão.

george dias

George Dias

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 16:06

Gente eu enviei um funcionário com o PIS errado, logo depois mande novamente com o PIS certo, pelo que estou lendo acima, tenho que excluir o PIS errado, mais já segui as informações lidas acima e não consegui encontrar o caminho excluir a declaração incorreta dos empregados, utilizando a opção “Exclusão de vínculos” e, em seguida, a opção "Exclusão de PIS/PASEP", disponíveis no menu “Serviços”, preencher todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção “Enviar”, alguém sabe como faço passo a passo, valeu.

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 15:21

Ao colega Bruno
No layoute o CBO está na posição 149 a 154 entre "horas semanais" (147/148) e "Vinculo Empregaticio" ( 155/156). Não consegui abrir o arquivo, talvez porque não tenha localizado o "Notepad"( não tenho mesmo). Bom, a unica coisa que posso te dizer é que não está na extensão Zip nem TXT.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 15:30

George Dias,

não consegui encontrar o caminho excluir a declaração incorreta dos empregados, utilizando a opção “Exclusão de vínculos” e, em seguida, a opção "Exclusão de PIS/PASEP", disponíveis no menu “Serviços”, preencher todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção “Enviar”, alguém sabe como faço passo a passo, valeu
. Esse procedimento vc faz dentro do site da Rais em http://www.rais.gov.br/
No canto esquerdo da pagina tem a opção serviços. Ai vc segue esses passos que vc descreveu.

Espero ter ajudado.

Fernando Mac Castro Silva

Fernando Mac Castro Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 12:14

Estou tentando transmitir uma RAIS retificadora ano base 2011 e o sistema não está aceitando alguém sabe me dizer alguma coisa sobre isso.

Aparece este erro 2420: Erro fim do período da RAIS retorno previsto no proximo ano.

Fernando Mac
Contador
Josiane L. Cunha

Josiane L. Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 13:01

Bom dia Andre Luis Eifler, ocorre o mesmo comigo, liguei para o suporte da Rais e me informaram que é problema é no sistema, por volta do dia 25/01/13 pode ser que já esteja normalizado.
Vamos ter que aguardar mesmo.

camila

Camila

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 11:52

estou com o mesmo problema, preciso retificar a rais 2011. o auditor disse que tem uma diferença de r$20,40. também não achei o campos para alterar valores, somente dados.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.