x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 37

acessos 32.368

Dificuldade de entrar na área Contábil

FERNANDA PEREIRA DA SILVA

Fernanda Pereira da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 15:25

Estou no7° semestre de Ciências Contábeis. Conclusão em Dez/2012
Já fiz dois estágios, mas em áreas diferentes de onde pretendo atuar.
Vaga para estágio na área contábil não consigo, mesmo para um estágio estão me exigindo um mínimo de experiência.
Como não tenho, somente a teórica, me vejo com um diploma na mão sem oportunidade!
Devo prestar o exame de suficiência ainda este ano!
Bom gostaria da opinião dos futuros colegas. A classe é mesmo tão fechada? o que devo fazer para conseguir atuar na área contábil?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 15:50

Olá Fernanda,

Bom, depende um pouco da região que você atua, vejo particularmente que nossa profissão tem sofrido algumas mudanças, boas e ruins, mas no saldo final está acontecendo uma valorização do profissional de contabilidade, porém as informações estão mudando a todo momento, são inúmeras leis, decretos e instruções normativas, além as obrigações acessórias.

minha sugestão é de você não desistir de procurar e tentar entrar num escritório contábil, procure no site do crc da sua regional os escritórios cadastrados, alguns oferecem até e-mail, site. Mande seu curriculo e esteja disponível para abraçar a causa contábil.

outra possibilidade é a de aprovação em concurso públicos, são vários que abrem a todo momento.

te desejo muito sucesso e estou aqui para ajudar,
Abraço
Celso.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 19:19

Olá Fernanda !

Qualquer profissional liberal recem formado encontra dificuldades para entrar diretamente no exercício da profissão, principalmente para trabalhar em empresas, pois envolve responsabilidade técnica e a empresa exige que o profissional tenha além do conhecimento, a experiência no ramo.

Veja a situação, como um contador recem formado pode assinar um balanço patrimonial sem que tenha sequer exercido a profissão na prática de efetuar lançamentos contábeis, conciliar contas e principalmente analisar o resultado do balanço?

Então, o recem formado sem a prática é praticamente um iniciante e com o tempo irá praticar e ganhar a confiança necessária para exercer a função de Contador.

O Contador pode exercer a profissão como profissional liberal, se ele conseguir conquistar clientes, poderá executar o trabalho e ser responsável pela excrituração, mas é uma situação difícil para o recem formado.

Diante disso, o recem formado precisa começar a exercer como iniciante, podendo passar por outros setores de um escritório e com o tempo adquirindo conhecimento e experiência, onde acredito que irá conseguir em curto espaço de tempo por já ter formação profissional.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
André Felipe

André Felipe

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 julho 2012 | 22:32

Boa noite,
Sou recém formado e preciso com urgência da vivência de escritório mas não sei por qual área começar.
Alguém pode me ajudar?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 09:48

Bom dia André!

O caminho é difícil para todos, até mesmo que já tem experiência.
Publique seu curriculum no Fórum, visite escritórios e empresas na sua cidade e região, o caminho é esse, não existe mágica.

Fora isso, continue estudando sobre matérias relacionadas à contabilidade, tributação e assuntos ligados à esta área.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Michele Alves

Michele Alves

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 13:10

Eu já acho o contrário, este é o 3° escritório de contabilidade que trabalho e nos dois anteriores sempre via iniciantes. Talvez este seja o caminho.

Mas claro que depende bastante da área que quer atuar, mas acho que o caminho é tentar fazer algum curso extra na área e se apresentar aos escritórios.

Boa sorte à todos

Vivendo e aprendendo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 julho 2012 | 14:21

Com certeza Michele, em escritório contábil a pessoa tem possibilidade de aprender muita coisa e os cursos e estudos sempre vão alicerçar mais o conhecimento pessoal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fabiana Barbosa

Fabiana Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:17

Bom dia. Gostaria de uma oportunidade de estágio também,igual minha colega acima disse é muito dificil,pois pedem experiencia em todos os anuncios que voce manda curriculo.Poxa nao seria viavel ensinar a pessoa que nunca aprendeu e que tem força de vontade em aprender?Estou indo para o 5º semestre gostaria muito em aprender minha profissao do futuro.
Obrigada

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 15:42

Felizmente eu fiz o caminho inverso ao de muitos colegas, primeiro comecei a trabalhar em escritórios e depois comecei minha graduação, mais vi e vejo alguns casos de pessoas que se formam mais não tem a experiência prática necessária para exercer a profissão, alguns se oferecem para um "estágio não remunerado", ou seja, vão trabalhar por um determinado tempo de graça, seja meio expediente, ou algumas horas durante a semana que lhes permitam aprender praticando, é claro que esses casos são mais fáceis de arrumar um estágio, o bom é que muitas vezes você começa sem receber nada, mais ao longo dos trabalhos apresenta um bom desempenhoo e acaba sendo contratado.

Persistência e paciência é o caminho.

Boa sorte a todos.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
NATHALIA OLIVEIRA REZENDE

Nathalia Oliveira Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 10:55

Bom dia, pessoal!

Sou recem formada tambem (me formei em julho-2012) e passei por muitas dificuldades ate encontrar um emprego na area contabil. Fiz 2 estagios no setor financeiro de pequenas empresas, fiz monografia sobre capital de giro porque meu orientador me incentivou a escrever sobre isso e a trabalhar com isso. Ate animei em ser consultora financeira, mas vi muitas dificuldades p encontrar emprego, ja que minhas experiencias foram como estagiaria na area financeira. Agora vou começar com auxiliar contabil 4 num escritorio de contabilidade. Estou com uma possibilidade de conseguir emprego numa grande empresa de Auditoria, onde começarei com trainee. Tbm passei num concurso p contador e estou aguardando ser chamada, mas enquanto isso quero trabalhar e estudar. Ano que vem, no inicio de 2013, começarei MBA em Finanças Empresarias, a distancia. Acredito tanto o escritorio de contabilidade ou a empresa de auditoria vao me ajudar muito a eu alcançar meu objetivo de ser consultora financeira, ou quem sabe, partir para outra area, talvez a tributaria e/ou contabil.
Voces acham que estou fazendo o caminho certo? O que me sugerem? Gosto da area financeira, tributaria e contabil, so nao me interesso muito pela area trabalhista. Amo a contabilidade de forma geral. Me ajudem....

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 11:07

Bom dia Nathalia,
acredito que se você colocar em pratica metade do que você está planejando, você tera dado um otimo primeiro passo, realmente entrar na nossa area requer hoje em dia qualificações cada vez mais generalista, uma boa dose de sorte também vem a calhar, fora as atualizações quase diárias sobre tudo que nos cerca, mas quer saber; tambem sou apaixonado pelo que faço, então estou sempre buscando o conhecimento, nunca sabemos quando vamos usar e como, a unica certeza é que a qualquer momento aparece a oportunidade e você têm que estar pronta. Firme ai nas suas escolhas, você está no caminho certo.
Seja bem vinda!

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 14:21

Boa tarde Nathalia!

Você está no caminho certo, trabalhando na área e continuando os cursos de aperfeiçoamento e pós graduação.

Esta área é vasta, tem um leque grande de atividades e com o tempo você vai encontrar sua oportunidade.

Boa sorte

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 09:35

Bom dia.

È impossível você ser Contadora de alguma empresa ou de um escritório sem ter anos de experiência.
Você precisa pegar cargos de auxiliares contábil até pegar alguns anos de experiência, na minha opinião um contador está preparado para assumir o cargo depois de 10 anos de carreira.

Cordialmente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 09:59

Bom dia Fernanda,
Na minha opinião você deverá perguntar algum professor da Faculdade que tenha escritorio para esperiencia de tres meses para que você consiga um estagio em outro escritorio (remunerado)nos proximos meses!
Entregue nas mãos de Deus que ele proverá!Foi assim comigo entreguei nas mãos dele e hoje estou trabalhando no escritorio de contabilidade.
Boa sorte e feliz ano novo!

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
NATHALIA OLIVEIRA REZENDE

Nathalia Oliveira Rezende

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 18:39

Pessoal,

Eu fui aprovada p trabalhar no escritorio de contabilidade, mas na semana seguinte, fiz teste numa grande empresa de auditoria e estou trabalhando nela. Agora estou como trainee de auditoria e podendo mudar p o setor de contabilidade desta empresa para, futuramente, ser contadora interna dela. Minha duvida agora é: o que é melhor, continuar como trainee e ser auditora ou partir para a contabilidade dela?

Estou curtindo muito a auditoria, mas pretendo ter um trabalho que me possibilite dedicar a familia (marido e filhos, pois casei a menos de 1 mes e daqui uns 4 anos teremos filhos. E terei estes 4 anos +/- p pegar uma boa experiencia e depois conseguir algo mais independente.

Moro no Rio de Janeiro...

Att,
Nathália

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2013 | 15:28

Olá Nathalia!

Não existe fórmula ou receita para se saber qual será o melhor caminho, estas coisas somente o tempo vai lhe dizer.

Uma coisa lhe digo, esta profissão seja qual for o ramo se trabalha bastante, se exige dedicação e estudo sempre.

Existem auditores em empresas que estão bem, como também outros independentes ou contadores, como também alguns que não deram certo em uma área e partiram para outra.

Depende de uma série de fatores, de ser uma boa empresa e a pessoa se dedicar à ela.

Mas alcançar estes objetivos, somente com o tempo mesmo.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Monique Vicente

Monique Vicente

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 13:25

Boa tarde,

Aproveitando a pergunta da colega acima, trabalho como Assistente de Controladoria e já trabalhei como Analista Financeiro (porém sem práticas puramente contábeis). Atualmente estou me dedicando aos estudos para conseguir uma pós-graduação/mestrado ou vaga em concurso público. Sou recém formada, possuo registro junto ao CRC e me atualizo constantemente quanto a convergência às normas internacionais e a contabilidade atual. Caso eu consiga um emprego na área pública como contadora, a dificuldade "prática" da contabilidade (lançamentos, registros contábeis) será muito grande? Há capacitação para os recém admitidos na função de contador?

Grata desde já.

Monique Vicente
Assistente de Controladoria
E-mail: [email protected]
Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 16:39

Tenho experiência zero na área contábil. Mas descobri que gosto desta área, sendo assim estou estudando.
Estou sendo chamada de louca.
Primeiro pq tenho lido bastante a respeito da área (todos me dizem que estou perdendo tempo pq senão praticar não adianta nada, esquece).
Segundo ninguém dá oportunidade para praticar na área contábil alguém q não tem experiência. Principalmente ser estagiaria de pos graduação, pois ninguém nunca ouviu falar em estagiário de pos graduação.
Fiquem a vontade para opinar.

Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 16:50

Nossa, ouvir que nossa area é pra maluco é demais pra minha cabeça.

Você escolheu uma profissão que nunca tem crise, que só depende de você ganhar grana uma profissão em que o aprenzado é diário, você quer mais oque? Entrar ganhando que nem Contador experiente?
No mundo contábil vale muito a experiência e não o diploma.

Cordialmente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 16:55

Beatriz,

Gosto muito de estudar assuntos sobre nossa área. No meu caso ganho muito mais reconhecimento pelos estudos que faço que as tarefas que executo.

Chega uma fase do profissional, que ele acaba mais estudando do que executando.

Meu dia a dia de hoje, 80% do trabalho é voltado aos estudos e 20% na execução de tarefas.

Abs

Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 16:57

Tiago


Eu tb não acho que seja loucura.

Talvez seja a minha situação que faça parecer dificil. É que como sempre trabalhei na area de adm. Mudar depois de um certo conhecimento adquirido e tb levando em conta que hoje sou mãe de duas crianças pequenas o que consome muito tempo.

Adorei sua frase> " Vitória sem luta é o triunfo sem glória."

Monique Vicente

Monique Vicente

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 17:26

Leandro,

Penso exatamente como você. Apesar de não ter vasta experiência, gosto muito da área e de estudar. Adoro ler todos os temas contábeis e fiz meu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso com muito gosto. Acredito que mesmo sem experiência, qualquer pessoa (profissionalmente ou não) que estuda e lê muito, sai na frente.

Vou me inspirar cada vez mais neste caminho!

Monique Vicente
Assistente de Controladoria
E-mail: [email protected]
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 17:32

Beatriz, eu entendo a parte das crianças, já namorei uma mulher que tem 2 filhos e eu sei o que é.
Realmente a parte contábil exige muita dedicação e amor pelas dificuldades, eu trabalho a 4 anos começei como office - boy e até hoje tenho duvidas idiotas, haha.
Sou muito grato ao Fórum, aprendi muito com os amigos contabilistas, o escritório contábil e o fórum é o maior aprendizado que nós profissionais da area podemos ter.

Cordialmente

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
Tiago  Vecchi

Tiago Vecchi

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 21:18

A contabilidade é fascinante, todos os dias aprendemos com ela, aos recém formados, eu aconselho a começar como office - boy, parece loucura, mais você tem amigos nas repartições públicas é fundamental.
A 4 anos comecei de Boy e hoje em dia tenho muitos amigos fiscais nas repartições públicas, isso ajuda muito.

Tiago Vecchi - Contador
------------
Regularização de empresas, abertura, encerramento, certidões e alterações contratuais.
Email : [email protected]
------------
" Vitória sem luta é o triunfo sem glória."
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:31

Olá, bom dia Beatriz!

Como já foi dito, é uma área vasta de conhecimento e talvez aqui no Brasil uma das Legislações tributárias mais complexas, temos alterações todo dia.

Mas, o conhecimento vem com o trabalho, estudo e a experiência se encarrega do futuro.

Esta área de concursos é muito promissora, é uma área em que a experiência as vezes não conta muito se você conseguir ir bem nas provas e passar entre os selecionados.

Em qualquer profissão, ganhar dinheiro é uma consequência que depende de vários fatores, inclusive oportunitades, e não vem ao caso.

Se continuar estudando e se dedicando com certesa será uma grande profissional.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:39

Olá Beatriz!

O fator mais importante em qualquer profissão é se sentir bem e gostar do que se faz.

Algumas vezes não temos como escolher a profissão que se gosta, então faz-se por necessidade ou oportunidade de trabalho, mas temos que buscar sempre fazer o que se gosta, independente das dificuldades.

Pessoas que dizem que é loucura são porque não gostam de estudar e não são da área, procure colher informações de pessoas que gostam de estudar.

Como eu disse acima, a experiência vem com o tempo, e ganhar dinheiro depende de vários fatores, inclusive oportunidade de trabalho, o que com certeza virá com o tempo.

Boa sorte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:40

Obrigada a todos pelo incentivo.

Estou viciada na área de tributos. Vou dormir lendo sobre o assunto, sempre aparece uma duvida ai posto aqui. Acordo a primeira coisa que faço é olhar vê se alguém me respondeu.

Sou muito agradecida ao site e todos que de bom coração compartilham seus conhecimentos.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.