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escritorio contabil

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 09:11

Bom dia André.

Acontece confusão entre os contadores sobre esse tema. A divulgação do escritório em mídias por exemplo.

veja o que diz o art.3 da Resolução 803/96 - Código de ética do Contador.

Art. 3º. No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (6)

I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes; (6)



Você poderá anunciar seus títulos normalmente na imprensa. O que não poderá é ofertar preços e entrar em disputas de clientes, pois essa é um prerrogativa do cliente, escolher seu escritório ou seu contador.

Portanto, desde que não infrinja essa norma você pode fazer sua publicidade.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 09:13

Prezado Andre,

Eu entendo que a nossa profissão é algo que necessita muito de confiança entre as partes, sinceramente, nunca vi surti muito efeito realizar propagandas e coisas similares, meus primeiros clientes, por exemplo, foram através de conhecimento direto (amigos, familiares de amigos, etc.), contudo, não vejo como antiético tal situação, desde que, a sua propagando não venha a desmerecer seus companheiros de classe.

At.
Marcos Vinicius

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 09:48

Prezados,

Nossa profissão esta passando por mudanças, que alem de nos favorecer ainda deixa as empresas dependentes de nos, por isso devemos nos valorizar.

Sendo assim, sera que fazendo alguns folders e entregando a empresas próximas ao escritório trara resultado?

Lute, trabalhe, conquiste!
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 11:00

Experiências anteriores que tive na época em que era funcionário de escritórios, chegamos a realizar tal tipo de divulgação e sinceramente não vi efeito de relevância. Penso que seja realmente como te falei, nossa classe é uma profissão que ainda necessita demasiadamente do Q.I. (Quem Indica).

SIMONE RODRIGUES EVANGELISTA

Simone Rodrigues Evangelista

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 11:34

olá bom dia a todos!!
estou voltando no ramo de contabilidade trabalhando para meu irmao em seu escritorio,gostaria que alguem pudesse me ajudar....
quais as obrigações de uma tecnica contabil, sei das obrigações da empresa, até que ponto posso ir...pois ele acha que administrador de empresa tb é minha obrigação...
alguem pode me ajudar...
obrigada

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 11:35

E cabe lembrar que não se pode usar serviços de captação de clientes pois também fere o código de ética

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Andre Carlos Carvalho Damasceno

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 11:57

Paulo de acordo com o CRC a captação de clientes é permitida, sendo esta de maneira adequada e conceituosa sem ferir os colegas da classe e muito menos estipular que voce é o melhor entre eles.

Lute, trabalhe, conquiste!
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 16:30

Olá boa tarde!

André, o que foi dito aqui está claro que pode-se fazer propaganda desde que respeite o Código de Ética.

Outra coisa, Propaganda não é simplesmente imprimir cartazez, folders e sair pelas empresas distribuindo, porque quando você entrega panfleto para empresas que já possuem contadores contratados estará ferindo o código de ética, pois indiretamente estará sugerindo a troca de contador.

A captação de clientes deve ser direcionada para possíveis empresários, você pode divulgar em imobiliárias, associação de classe comercial, rádio, jornal ou locais com potencial de abertura de empresas.

Neste ramo, a propaganda deve ser mais direcionada para a divulgação da sua marca, o nome do escritorio, o seu nome, etc...

É um tema delicado, mas que o profissional precisa ficar atento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 18:22

Prezado André boa tarde.

Conforme o artigo 3o em seu item VII do nosso Código de Ética:

"valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber;"

Então o uso do agenciador deve ser visto.

Saudações

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 09:07

Muito Boa a discussão.

Gostaria apenas de contribuir com ela.

Existem artigos na internet e em revistas de contabilidade, onde afirmam a comprovação de ineficácia da propaganda em casos como o nosso "escritório de contabilidade" e advocacia inclusive.

O que ocorre na prática é que o fator da indicação de um empresário para outro é que efetivamente funciona. Ou seja, nossa melhor propaganda é nosso serviço bem prestado e com responsabilidade.

Pois um simples anúncio no jornal por exemplo, não trará um cliente até você (salvo em raras oportunidades).

O que fiz no meu escritório:

Coloquei uma placa grande na fachada, com o nomes dos contadores e telefones, troquei o lugar onde estava anteriormente para um local mais visível, confeccionamos cartões para os profissionais dos escritórios e anuncio o número de telefone do escritório nas listas disponíveis, assim quando alguém me indicar para algum cliente, ficará fácil ele me localizar. Com essas medidas, aliadas a um bom serviço prestado em pouco tempo tivemos um crescimento considerável.

No meu caso, não faço anúncios em mídias por entender que não traz retorno do investimento.

Geralmente, quando uma empresa quer trocar seu contador, procura outro empresário ou amigo para saber como é o seu contador ou se ele conhece alguém responsável. Se você for bem relacionado no meio comercial de sua região, com certeza vai receber essas indicações e nem precisará de anúncios.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
Andre Carlos Carvalho Damasceno

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 18:46

Prezado Claudinei, agradeço as dicas e com certeza irei seguilas, normalmente um bom Contador tem indicações de seus escritorio.

No principio nao posso somente esperar por isso, se nao, nao pagos nem as contas...rs

Muito obrigado

Lute, trabalhe, conquiste!
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 22:23

Caros,

Alguém falou acima, a profissão está mudando. Mas não só a profissão, o nosso mercado também está mudando e o perfil dos empresários (agora empreendedores) também está em plena transformação.

Neste sentido, acredito que métodos tradicionais de propaganda tem sim o seu valor... A EFICIÊNCIA do boca a boca é muito maior, entretanto, não quer dizer que formas antigas não gerem resultados. O resultado é pequeno, mas que gera, gera. O problema é que se joga muito dinheiro e esforço no lixo, pois a taxa de retorno é MUITO baixa.

Por exemplo, panfletos, se não forem entregues ao público direcionado, em empresas de comércio gera um retorno de apenas 5/5/5. Isto quer dizer que 5% das pessoas que recebem panfleto se interessam, desta, 5% procuram, e destas, 5% fecham. Isso quer dizer que se você manda fazer e entrega 1000 panfletos, apenas 50 pessoas terão algum interesse por aquilo. Destes, entre dois ou três irão te procurar, e provavelmente ninguém irá fechar. Vale lembrar que estes são valores aproximados e média... Enfim, com base nestas estatísticas, você teria que ter pelo menos uns 3000 panfletos, tem noção do tempo que se leva para distribuir isto? Mas enfim, pode sim gerar retorno.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Quarta-Feira | 30 maio 2012 | 22:25

Existem estudos semelhantes no que diz respeito a placas, a pessoa tem que passar em média 5 vezes por uma placa (de mais ou menos 5x9 de dimensões) para notá-la e ler o que está nela.

O mesmo vale para propagandas em revistas, jornais, etc.

E claro, tudo depende do seu bom gosto e habilidade de fazer uma boa "chamada"...

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 00:10

Minha conexão caiu, falei um pouco do que não fazer, vai aí algumas dicas do que fazer:


1) Bom a primeira dica que eu dou é instalar o escritório em um bom ponto. Embora o escritório não viva disso, não é uma lanchonete, um bom ponto, visível, onde passem bastante pessoas é sempre bom. Um plana bonita na frente, também faz uma vista...

Mudamos nossa sede pouco tempo e alguns fatores foram determinantes: sede baixa, vagas para carros, acesso fácil tanto de carro quanto de ônibus, próximo à bancos/repartições, entre outros fatores podem ser um diferencial.

2) Uma boa estratégia é criar palestras, em parceira com Associações Comerciais, redes de lojistas, administradores de shoppings e até escolas e faculdade, porque não? Procurar outras empresas de serviços, como software e fazer palestras para os clientes deles é bom...

3) Criar e manter boa relação com gerentes de banco, donos de imobiliárias, representantes comerciais, etc.

4) Não é proibido criar mala direta e ou mandar apresentações do seu escritório para as empresas. Você não pode sugerir que o empresário se torne seu cliente, falar que é o melhor da localidade, ou coisas do gênero, pode tão somente apresentar o escritório, falar os serviços que faz e dar contatos. Sempre identificando o profissional responsável e nunca oferecendo ostensivamente o serviço e nem tampouco dando valores.

5) Você também pode "acampar" nas repartições. Sempre aparece alguém perdido, tentando legalizar ou resolver problemas por conta própria. Sem criticar o outro profissional, você poderá ajudar a pessoa e entregar um cartão, ressaltando que se ela precisar de qualquer coisa, SEM COMPROMISSO, pode lhe procurar, ou se conhecer alguém que também precise de contador e tudo, lhe indique.

6) Crie um blog, gere conteúdo, hoje, muitos empresários procuram informações na internet. Ofereça as informações e esteja solicito a ajudar, ainda que seja de localidade distante, isso faz você criar uma certa credibilidade e gera trafego para seu site.

7) Facebook, twitter, empreendemia e outras redes sociais podem lhe ajudar.

8)Faça cursos do sebrae do tipo: como legalizar sua empresa; ou afins, pois nos cursos do sebrae há muitos empresários perdidos, precisando de orientação, e é uma ótima oportunidade para você. Além dos cursos enriquecerem o curriculum e serem bem baratos.

9) As formas tradicionais de marketing também são válidas e você deve fazê-las, mas sempre tomando cuidado para respeitar o estatuto do CRC, sempre que tiver dúvida, vá até o CRC, procure algum responsável pela fiscalização e converse e exponha sobre as suas idéias de divulgação, eles poderão te dar maior certeza sobre o que pode ou não. Cada CRC pode ter uma interpretação diferente.

10) IPC: Seja qual for o mecanismo de marketing que você adote, lembre-se sempre: O marketing não irá te dar um retorno imediato. O marketing é uma coisa de longo prazo, o importante é você se firmar, firmar a marca do seu escritório, quando alguém te indica é importante aquela sensação de "eu já ouvi falar desse cara em algum lugar" ou do escritório... Isso ajuda e MUITO. O marketing bem feito pode até demorar para gerar resultado, mas quando começa a gerar, é como uma bola de neve, crescente e flui muito rápido, com bastante facilidade... Espero que possa ter ajudado.

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 08:17

Sergio bom dia, sua posição aqui exposta é com certeza uma das melhores que ja vi.

O problema é, acabo de me formar e tenho uma vasta experiencia, me sinto preparado para ter meu escritório e seguir em frente, mas, o caminho para o sucesso é longo e essa demora pode abalar o meu ego.

Tenho amigos, que formaram comigo e ao menos fizeram a prova do CRC e hj trabalham em um cargo de chefia, ganhando bem e eu formado com o CRC em dia, não consigo ganha pelo menos a metade dele com meus clientes.

Alguns amigos meus me indicaram a desistir desta ideia de escritório, pelo menos por um tempo, voltar ao mercado de trabalho, ganhar mais experiencia e consequente ganhar dinheiro, o que hoje esta sendo um verdadeiro impecilio para mim.

Analisando esta situação, o que você me aconselha?

Lute, trabalhe, conquiste!
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 08:29

Andre, eu trabalho em um escritorio e futuramente também quero abrir um , mas o que mais se precisa é experiencia em várias areas e alguns clientes para começar, por esses motivos ainda trabalho de empregado. Trabalho no maior escritorio da minha cidade, mas estou "travado" na escrita contabil, pois como escritorio é grande ele exige especialização na area. Se for mesmo trabalhar em algum escritorio para adquirir experiencia sugiro entrar em um escritorio menor onde possa trabalhar com varias areas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Leandro de Sousa

Leandro de Sousa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 08:32

André, tenho 23 anos, sou formado desde 2010,quando começei a faculdade minha intenção sempre foi do começo ao fim ter um escritório de contabilidade, mas até hoje eu trabalho em uma empresa privada, pois não poderia de um dia para pedir a conta e ir em busca dessse objetivo. O que eu fiz: Abrir uma empresa para mim, e comçei a divulgar boca a boca que prestava serviços de contabilidade (familiares, amigos, colegas e etc) Não tenha dúvidas que esse é o melhor jeito de conseguir clientes!Pode apostar cara! Hoje estou com 5 clientes, eu trabalho no meu quarto rs (em casa), após chegar do meu outro trabalho. Até um momento que vou migrar para trabalhar apenas para mim, espero ter ajudado com meu depoimento.

Abs,
boa sorte
Leandro.

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Andre Carlos Carvalho Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 09:10

Guto, o problema é, eu ja trabalhei em 5 escritorios distintos. Tenho experiencia em todas as areas, faço tudo sozinho, rs...tenho aproximadamente 10 cursos rapidos de expecialização, alem da faculdade

Já tenho cliente, mais nunca recebo em dia, o Contador é sempre o ultimo a ser lembrado

Lute, trabalhe, conquiste!
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 10:09

Bom dia André!

Os problemas que você está enfrentando creio que 90% dos profissionais enfrentam, e digo mais não é só na área contábil, isso ocorre em todas as áreas.

A realização profissional do ponto de vista "financeiro" não possui uma fórmula que possa ser seguida para alcançar o mais rápido possível.

Tudo é muito relativo, e na área contábil, estes problemas que você está relatando é normal, clientes atrazam o pagamento, escritórios não conseguem pagar alto salário e oportunidades de emprego com bom salário são poucas no mercado, e é uma questão de oportunidade.

Continue investindo no conhecimento profissional, a experiência vem com o tempo e com certeza você vai encontrar o caminho a seguir.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Alvimar C Assumpção

Alvimar C Assumpção

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 10:32

Prezado André,

Ainda que pareça "normal" o cliente sempre deixar o contador por último na lista de obrigações, acho conveniente você desde logo determinar a data para pagamento e insistir no recebimento, deixando claro que você também se alimenta, se veste, tem família e trabalha por que precisa, inclusive poderá fazer através de cobrança bancária*.Já passei por isso e conclui que cliente bom paga em dia impostos e honorários.
Quanto à publicidade como já dito acima, a boca a boca é a melhor de todas, considerando o seu bom trabalho, sua ética e formação, entretanto, fazer constar seu nome e telefone em listas e jornais locais com a suas áreas, é bom por que quando eventualmente precisarem de um contador lembrarão de você, já não vejo com bons olhos, a divulgação em folders, rádios, etc.
*Recomendo a Cobrança da CAIXA pois você só paga tarifa se houver o pagamento do boleto, assim, caso o cliente pague diretamente a você ou se torne inadimplente não haverá cobrança.
Esteja atento à valorização de nossa classe estipulando valores e preços para todos os serviços efetuados. Bom profissional faz e cobra, enquanto alguns não cobram (ou cobram abaixo do mercado) e não fazem.
Boa Sorte e disponha!!!

Alvimar C Assumpção
Contabilista - Empresário Contábil
Advogado - Especialista em Direito Tributário
Calcullo Soluções Contábeis.
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 11:08

Bom dia André,

Meu amigo, é uma questão de opção. Eu te dei alguns insights sobre como você pode conseguir clientes, algumas coisas das quais eu apliquei aqui e deu bastante certo, outras que AINDA não apliquei.

Mas nunca falei que seria fácil.

Retomando: é uma questão de opção. É mais ou menos como o emprego público. Assim como no Emprego Público, o trabalho assalariado, a princípio, te dá um rendimento melhor, tem uma certa segurança e estabilidade (não tanto quanto do serviço público, claro), tem talvez mais suporte, entre outros. Porém no longo prazo, como vi o depoimento de algum colega ali a cima, você acaba ficando engessado e não consegue crescer.

Esse é o ponto de virada. A partir de um momento a pessoa que optou por esse caminho pára. E a que optou pelo caminho do escritório próprio continua numa crescente... Em algum momento o jogo vira, mas só no longo prazo. No curto prazo é indiscutível... Bom, você tem que ver as suas prioridades, se você tiver pressa de ganhar $$$, procure um emprego, se você não tem essa urgência, aposte no tempo. Mas só você pode tomar essa decisão. E depois que fizer a sua escolha, procure não pensar em como seria se... se... se... Abrace e vá fundo! Seja qual for a sua escolha, sempre haverá um custo de oportunidade, e ficar olhando para ele, fatalmente o fará desanimar.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 11:22

O que o colga acima falou também é importante. Não tenha medo de cobrar. Dê o seu preço e não tenha medo de ser caro. Eventualmente o será, mas existem trabalhos que se não forem bem pagos é melhor nem pegar...

Já dispensamos no escritório cliente que chegou aqui com a documentação na mão, querendo assinar conosco. Detalhe: O rapaz pagava um salário no contador antigo, mas a gente não faria por menos de 5 salários... Era uma empresa com mais de 50 funcionários, alta rotatividade, lucro presumido, faturamento de mais de 500 mil mês tendo meses com mais de milhão, construção civil, funcionários com horas extras, adicional noturno, periculosidade e outra série de peculiaridades... O cara falou que até 3 pagava, quem sabe 3 e meio... Nossa resposta foi: Muito obrigado pela confiança Seu Fulano, no que o Senhor precisar e a gente puder ajudar, pode contar conosco, mas por esse valor não é interessante para o escritório.

Não que não tenhamos estrutura para pegar. Nossa capacidade ociosa daria conta, não precisaríamos contratar mais funcionários para assumir a escrita dele, nem tampouco mais computadores, não aumentaria o nosso gasto, a bem da verdade, seriam + ou - 2 mil reais limpos a mais na conta do escritório. Mas o nível de serviço que isso iria nos gerar era muito grande e sem o devido pagamento achamos melhor deixar a nossa equipe livre para captar outros clientes.

Saiba negar, não tenha medo de cobrar. Cobre sim RAIS, DIRF, DIPJ, são trabalhos a parte e não tenha medo de cobrar. Estipule, de preferencia, os valores já no contrato, embora possa afugentar, evita estresse depois... Eu entendo que no início talvez seja difícil ter pé firme, mas com o tempo, a experiência de dono, você vai adquirindo. E adquira, não seja refém dos seus clientes!

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 12 anos Sexta-Feira | 1 junho 2012 | 11:35

Atrasos:

Uma boa medida é usar boletos, como alguém também falou. Caixa, Itaú e Banco do Brasil te dão a opção de fazer o boleto e só cobram pelo serviço se o pagamento for por meio do boleto. Se receber em mãos, pode dar baixa do boleto sem custo. De toda sorte o custo não chega a 5 reais.

Entendo que no início de um escritório, como o seu caso, pode ser meio complicado botar um boleto no peito do cliente. Aliás, em qualquer fase essa migração é complicada. A diferença é que no escritório grande, se meia dúzia não gostarem e saírem, paciência... No escritório pequeno, sempre acaba-se ficando um pouco refém do cliente. Mas estabeleça limites para isso!

Uma boa desculpa para isso é também um tanto quanto velha: Relacionamento com o Gerente. "Sabe como é né seu fulano, preciso fazer um relacionamento com o gerente, conseguir um transito melhor pra um empréstimo, uma taxa melhor" Se de toda forma não der, faça apenas com os novos...

Uma dica legal também, que nos ajudou a resolver esse problema, hoje a inadimplência no escritório é menos de 5% ao mês, mesmo nas datas convencionadas, não chega a 10%. Hoje os clientes nos procuram para pagar.

Convencionamos nos novos contratos que cobraríamos, por exemplo, 1500 reais, mas se pagar até o dia tal paga mil reais. (no nosso caso, melhor dia para o cliente, temos um volume de clientes que nos dá a liberdade de oferecer essa vantagem ao cliente, mas já foi: se pagar até o dia 5). O Preço, na verdade, é 1000 reais. Mas jogando um valor muito mais alto para se atrasar, o cliente corre para pagar. Ah! E se atrasar, cobre pelo mais alto. Ele tem que saber que funciona, que a vera! Coloque a culpa no Banco, fala que te faz um adiantamento e se não receber depois te cobra com juros, sei lá... Se for um cliente MUITO esporádico, que avisa, que você percebe que o cara tá numa situação ruim e quer ajudar, você aceitar normal, mas não deixa virar rotina.

Isso nos ajudou MUITO a praticamente ACABAR com a inadimplência no escritório.

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