x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 62

acessos 34.887

Primeira Perícia

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 17:04

Boa tarde aos colegas,

Essa é uma área que exige um pouco de tudo, paciência, agilidade, bons conhecimentos de matemática financeira, softweres, excel, ter bom trânsito no meio jurídico para indicações, um bom currículo e principalmente tempo, pois os processos tramitam dentro de prazos. Embora ainda não seja formado, Já auxiliei um contador em perícias. É uma área interessante, mas concordo com Tauan, não é bom o perito ficar restrito a isso, já que os honorários podem demorar muito a sair. O contador que eu auxiliava, por exemplo, é Auditor Público Estadual, e utilizava as noites e fins de semana para elaborar as perícias.

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Luiz Gustavo Cezimbra

Luiz Gustavo Cezimbra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 27 fevereiro 2013 | 12:35

Bom dia

Estou iniciando nessa área também, mais precisamente em revisional de contratos de financiamentos de veículos e cdc, porém, quanto se cobra em média por um trabalho como esse? E esse programa, o Ábacus, onde posso adquiri-lo e quanto custa? vale o investimento?

Obrigado

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 12 março 2013 | 20:00

Boa noite,

Algum colega poderia disponibilizar um modelo de carta de apresentação ou currículo para ser entregue ao juiz para ser nomeado perito.

Uma dúvida: para ser perito preciso ter empresa registrada (CNPJ) ? Pergunto porque vi um post no fórum perguntando se "perito contador poderia se inscrever como MEI" e fiquei na dúvida.

Outra dúvida: alguém poderia me indicar um curso de Perícia Contábil.

Att.

Tauan Braz Bonfim

Tauan Braz Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Terça-Feira | 12 março 2013 | 20:12

Luis Gustavo, vi um cálculo de um economista com este programa. Muito interessante para o que se propõe, mas te digo que a melhor ferramenta ainda é o Excel. Com certeza ele fez os cálculos bem rápido, mas estavam incorretos.

Com cursos de matemática financeira e conhecimentos intermediários em excel, fica fácil utilizar esta ferramenta para capitalizar juros, formar indíces de diversos indicadores econômicos, etc.

Eliane Thums

Eliane Thums

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 17:35

Olá,
terminei minha graduação neste ano e o tema do meu TCC foi perícia contábil judicial, gostaria muito de atuar nesta área e continuar trabalhando no escritório de contabilidade. Estou pensando em iniciar pós em perícia também.
Minha dúvida é como iniciar e realizar a primeira perícia, será que pedir o auxílio de um perito experiente seria uma boa ideia?
E como funciona quando se realiza os primeiros trabalhos juntamente com advogados?
Att.

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 março 2013 | 15:42

Oi Eliane,

Na minha opinião seria interessante você começar como auxiliar de algum perito que você conheça ou que alguém te indique, para ir dando passos curtos porém seguros.
Como eu disse em outras oportunidades ainda não sou formado, mas auxilio um perito contábil em alguns casos. É uma área que exige muita atenção principalmente no que determinam as sentenças dos juízes nos processos, para que não haja erros nos procedimentos e nos cálculos, sem contar que deve ter sim bons conhecimentos de matemática financeira, excel, e até interprtação de leis, porque tem advogado que apenas te repassa o processo e não explica nada e você que se vire para saber o que o juiz quer.

Abraços e boa sorte na sua empreitada.

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Jessica Mello Muneron

Jessica Mello Muneron

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 15:58

Pessoal, boa tarde! Me formei em 2011 e fiz um curso de Extenção em Perícia Judicial Contábil e Financeira, ambos na UERJ. Até hoje não atuo como perita, mas gostaria de iniciar como assistente técnico. Não conheço nenhum contador que atue nesta área, alguém aqui poderia me indicar? Pois aprender a teoria não garante que sejamos bons peritos, precisamos da prática. Obrigada!

Dirceu Floriano da Costa

Dirceu Floriano da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 12:29

Boa tarde a todos, gostaria de esclarecer uma dúvida referente a uma perícia que estou elaborando.
É o seguinte, um cliente emitiu um cheque e foi depositado em outro banco e voltou sem fundo a primeira vez, acontece que o banco representante teve seu malote roubado e o mesmo não voltou para a agência do cliente, e o cheque foi quitado pela seguradora do banco representante.
A dúvida é a seguinte:
O banco do correntista elaborou um contrato de confissão de dívida incluindo este cheque que foi extraviado e quitado pela seguradora do banco representante. Está correto este procedimento? O cliente tem que pagar mesmo esta quantia?

Desde já fico agradecido.

Tauan Braz Bonfim

Tauan Braz Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 maio 2013 | 13:31

Dirceu, acho que depende.

Vamos dar nome aos personagens:
João (Emitente do cheque, devedor)
Fernando(Depositário do cheque, credor)
Banco 1 (Banco do João)
Banco 2 (Banco do Fernando)
Seguradora do Banco 2

Fatos:

João, cliente do Banco 1, emitiu um cheque para pagamento a Fernando. Fernando apresentou este cheque no Banco 2. Banco 2 comunicou o fato ao Banco 1, enviando o cheque de volta por não ter fundos na conta do João.
Acontece que o Banco 2 teve seu malote roubado e tal cheque não chegou ao Banco 1. A seguradora do Banco 2 quitou o cheque, pagando a dívida a Fernando no valor de R$ 1000,00.

A Seguradora informou ao Banco 2, tal fato e foi cobrar o valor de R$ 1.000,00 do Banco 1.
Banco 1 teve que pagar o valor à Seguradora do Banco 2 e agora incluiu no contrato de confissão de dívida de João tal valor como se tivesse feito um "adiantamento a depositante".

S.M.J, entendo que este valor é sim, devido pelo João, porém, cheque não é dinheiro, é promessa de pagamento. Se o Fernando o apresentou e não havia fundos na conta do João, ele pode ter comunicado o fato a João e João pode ter pago o valor diretamente a Fernando.

Em outras palavras, a dívida que João teria seria com Fernando e não com o banco. Se o Banco 1 adiantou o valor ao depositante, tal fato deveria ser informado ao João, que inclusive pagaria taxas e tarifas na forma do contrato com seu Banco.

Dirceu, esse entendimento é meu, mas dá pra nortear o caminho a ser seguido.


Abraços e boa sorte!

Fernando Borges

Fernando Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 17:36

Caros(as), atuo como perito do juízo nas esferas Federal e Estadual, em processos da área cível, no Estado do Rio de Janeiro.

Antes de mais nada, verifiquem o que está disposto nas resoluções nº 1243 e 1244/09 do CFC.

Depois, observem o que diz o código Civil sobre a Prova Pericial (art. 420 a 439).

Feito isto, procurem o Chefe da Secretaria da Vara Federal/Estadual/Trabalhista onde desejas atuar, para que estes saibam da sua existência. Vários Tribunais criaram nos últimos anos cadastros de Peritos, o que facilita a nossa vida.

A nomeação do Perito é completamente discricionária, ou seja, o Juiz nomeia quem quiser, desde que o profissional escolhido tenha competência para tal. No nosso caso, Perícia Contábil é atividade EXCLUSIVA do Contador, Decreto-Lei nº 9.295 de maio de 1946. Não pode fazer Perícia o Técnico.

A grande maioria dos trabalhos de Perícia "contábil" não têm nada de contabilidade, e são, na verdade, cálculos financeiros. Por isso, é muito importante ter um excelente domínio de matemática financeira e do Excell.

O Resultado da Perícia é um Laudo, que integrará o processo. Tem que ser conclusivo e fundamentado.

Por causa da lei 1060/50 (gratuidade de justiça), os tribunais no Brasil estão entulhados de ações "JG-justiça gratuita", ou seja, não há honorários para os Peritos, e alguns Estados, e na área Federal, pagam apenas uma ajuda de custo. Esteja certo que quem for entrar nesta área fará muitos cálculos de graça...

Por fim, Perícia Contábil não é profissão, e sim atividade. A sua profissão é Contador(a). Não há como prever o fluxo de caixa da atividade de Perícia, por isso não se iludam. Na verdade, é um dinheiro extra.

Espero ter ajudado.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 17 agosto 2013 | 07:03

Danielle, fiz uma carta de apresentação normal, qualifiquei meus dados e no corpo da mesma, relatei ao Juiz da Comarca que eu sou formado em Ciências Contábeis, e estava à disposição pra realizar perícias, caso ele entendesse que havia necessidade, juntei cópia autenticada do meu diploma, carteira do CRC e informei ainda que estava apto a contribuir com a justiça gratuita, nunca mais me faltou processos periciais.

Skype termy.ferreira
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 09:32

É verdade, como já dito, muitas vezes é necessário fazer muito serviço gratuito para poder depois ganhar "força" no nome e ir pegando remuneração a médio prazo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
LINDA DE OLIVEIRA SENA GENTIL

Linda de Oliveira Sena Gentil

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 16:21

olá pessoal,
tenho uma dúvida. uma pessoa com restrição no nome pode ser nomeado perito judicial no forum?
quero fazer pós em perícia judicial só que tenho restrição e me falaram que não posso gostaria de ter certeza.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 16:59

Na legislação diz que o Perito precisa ter a conduta ilibada, e estar em dia com o CRC CRA CREA etc... conforme a sua formação e atuação na Perícia. Dependendo do tipo de restrição isso pode dificultar a sua nomeação em Perícias Judiciais ou ser contestada por uma das partes, mas como retro citado depende do tipo de restrição.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Elizabete Malta

Elizabete Malta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 13:30

Boa tarde amigos,

Bom, meu nome é Elizabete sou contadora a 10 anos, mas nunca entrei na área de perícia apesar de ter pós-graduação em perícia e auditoria(mas título não significa nada sem experiência como sabem), assim nunca fiz um perícia apesar de dominar os setores pessoal, fiscal e contábil(tenho um escritório de contabilidade) , mas até então não tinha tempos pois esta modalidade demanda muito tempo e também não surgiu nenhuma oportunidade, mas agora a coisa mudou e também surgiu uma grande oportunidade de fazer uma perícia para um advogado uma perícia contestando a que foi gerada pelo sistema usado tribunal, é simples a minha DÚVIDA está como devo apresentar para ele ex. média salarial planilha no excel coloco em um papel timbrado? fora os cálculos como devo apresentar a parte de apresentação formal ex. papel timbrado, capa, contra capa, se alguém puder me ajudar agradeço muito e se tiver algum modelo e puderem me disponibilizar AGRADEÇO DESDE JÁ.

Fernando Borges

Fernando Borges

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 14:20

Cara colega Elizabete, primeiramente, perícia e auditoria são atividades completamente distintas, apesar de alguns cursos venderem a ideia, inclusive através de pós-graduação, que são atividades semelhantes.
Pelo seu relato, me parece que a Sra. deseja prestar um serviço técnico a um advogado. Nesse caso, trata-se de assistência técnica, e não perícia, que é quando o contador auxilia o juiz.
Sugiro que a Sra. observe a RESOLUÇÃO CFC Nº 1243/09, PERÍCIA CONTÁBIL, que se aplica ao seu caso. Neste documento, o assistente técnico é chamado de perito-contador assistente.
Não conheço o trabalho de fiscalização do seu CRC (AL?), mas aqui no âmbito CRC RJ, quando algum perito/assistente técnico é fiscalizado, observa-se se foram cumpridas todas as formalidades da citada resolução, inclusive planejamento do trabalho, orçamento, etc...
Por ser um início de relacionamento profissional com o contratante advogado, sugiro fortemente que as partes assinem um contrato, padrão CFC: http://www.cfc.org.br/uparq/contrato_prest_ser.pdf , a partir da pág. 39, e que condicione a última parcela a receber a entrega do seu trabalho. Por incrível que pareça há profissionais advogados que não pagam o trabalho assinado pelo contador, se este não atender inteiramente às suas teses jurídicas, a despeito da técnica contábil.
A Sra. também poderá encontrar modelos de Laudos/Pareceres no google, mas esteja atenta aos requisitos mínimos deste tipo de trabalho previstas na resolução CFC 1243/09
O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem conter, no mínimo, os seguintes itens:

(a) identificação do processo e das partes;

(b) síntese do objeto da perícia;

(c) metodologia adotada para os trabalhos periciais;

(d) identificação das diligências realizadas;

(e) transcrição e resposta aos quesitos: para o laudo pericial contábil;

(f) transcrição e resposta aos quesitos: para o parecer pericial contábil, onde houver divergência, transcrição dos quesitos, respostas formuladas pelo perito-contador e as respostas e comentários do perito-contador assistente;

(g) conclusão;

(h) anexos;

(i) apêndices;

(j) assinatura do perito: fará constar sua categoria profissional de contador e o seu número de registro em Conselho Regional de Contabilidade, comprovada mediante Declaração de Habilitação Profissional - DHP. É permitida a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil.

Espero ter ajudado.

Elizabete Malta

Elizabete Malta

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 19:34

Fernando Borges, MUITO OBRIGADA!!!! vou dar uma olhada nas suas orientações, to fazendo os cálculos pelo Juriscal do TRT 8ª região, neste caso específico há uma prescrição quinquenal e é para atualizar os cálculos que o TRT já fez só que observando a prescrição, se não for pedindo muito(já pedindo)se for possível me enviar um modelo de como você entrega o layout é onde estou tendo maior dificuldade, desde já agradeço muito pela sua ajuda.

E não precisa me chamar de Sra. somos colegas de profissão!!!

SON

Son

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 16:05

Boa tarde,

Estou terminado meu curso de contábeis e queria saber se alguém tem planilhas de cálculos de perícia para me enviar, pois no próximo ano quero partir para esta área e também alguns toques sobre essa área. Desde já agradeço!!

THIAGO RIBEIRO TEIXEIRA

Thiago Ribeiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Economista
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:33

Bom dia!

Talita,

Não existe um modelo padrão, preliminarmente é preciso elaborar uma leitura minunciosa
do processo para saber qual é o comando judicial para detectar os pontos controversos, motivo
este de designação da prova pericial.

A disposição

Thiago RIbeiro

Economista/perito
Brasilia-DF

Danielle

Danielle

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 08:34

Estou fazendo minha 1ª Perícia, trata-se se um caso de crédito rotativo. Estou totalmente perdida. O banco calculou o Juros dia a dia, porém não estou conseguindo fazer este cálculo. Alguém poderia me ajudar???

Bruna

Bruna

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 16:41

Boa tarde,

Tem algum perito que faz calculo de INSS patronal
A empresa que eu trabalho pagou a maior e quer restituir, como não trabalho na área fica meio dificil

Obrigada

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 31 maio 2014 | 16:58

Danielle,
boa tarde

Estou fazendo minha 1ª Perícia, trata-se se um caso de crédito rotativo. Estou totalmente perdida. O banco calculou o Juros dia a dia, porém não estou conseguindo fazer este cálculo. Alguém poderia me ajudar???


Para a primeira perícia, considero temeroso tentar fazer por conta própria, sem auxílio de um profissional já com experiência na área.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Gilney Nascimento

Gilney Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 junho 2014 | 11:24

Bom dia,

Estou Fazendo uma perícia de emprestimo consignado, neste contrato o valor das parcelas são fixas e os juros crescem e o valor do capital decresce. Esse método pode ser considerado o utilizado pela Tabela Price? Como identificar esse método? Alguem possui um modelo de palnilha para realização dessa revisão de juros?

At.

Gilney Nascimento

Junior

Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 11:08

Bom dia, faz em média 2 anos que estou tentando entrar para pericia e até o momento não consegui, divulguei meus trabalhos tanto no fórum quanto em escritórios de advocacia. Estou pensando até em desistir, o que vocês me fala sobre esse inicio árduo?

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.