x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 64.100

Quem paga minah licença maternidade?

tatazinha tata

Tatazinha Tata

Iniciante DIVISÃO 1, Recepcionista
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 18:29

Mês q vem entro de licença maternidade e não sei como proceder...eu que tenho q ir atrás da licença maternidade ou a empresa em que sou cadastrada que é obrigada a me pagar a licença maternidade? Preciso de algum comprovante do médico para ter direito, estou completamente perdida..me ajudem!!

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 18:34

Bom dia Tatazinha,


Se você for empregada, você deverá apresentar o atestado médico a empresa com a data de início de afastamento ou a certidão de nascimento do seu filho; a empresa pagará a você o salário maternidade e ao calcular o valor devido de INSS por mês a empresa abaterá o valor pago. Desta forma quem efetua o repasse de dinheiro é a empresa mas quem paga mesmo é o INSS.
Desta forma apresente os documentos a empresa para recebimento do beneficio.

Agora se você for autonoma, você deverá requerer diretamente ao INSS com os mesmos documentos, ou seja certidão de nascimento ou atestado médico.

Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 18:53

Boa noite Tatazinha.

Se voce for funcionaria domestica, é o INSS quem paga, mas o empregador é quem encaminha.
Se voce for funcionaria CEI ou CNPJ, quem "paga" é a empresa, que posteriormente se credita desse valor pago.
Sim, dos dois modos voce tem que apresentar o atestado medico para seu afastamento e posteriormente, a certidão de nascimento do bebe.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.