x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 45

acessos 14.661

Pis como saber se tem direito

Monique

Monique

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 15:48

boa tarde caros colegas:
estou a pouco tempo na area de rh, e hoje surgiu uma duvida que nao consigo solucionar,por isso peço a ajuda de vcs
é o seguinte fiz a rais ref 2011, de um funcionario com as seguintes remunerações:
(data adm 01/03/2010 e desligamento:14/03/2011, apos esse desligamento nao teve mais carteira assinada no ano de 2011)
jan 2011- 640,00
fev 2011- 640,00
março 2011- 298,67
ferias indenizadas: 853,33
porem o mesmo foi na caixa receber o pis, nao conseguiu, apareçeu no extrato que a media foi 2,02 salarios e por isso nao tinha direito. o que devo fazer nessa situação ja que conferi a rais com a folhas de pagamentos.

aguardo resposta.

grata desde já.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 15:53

Monique

Se a média está dando 2,02 não tem o que se fazer.
verifique se voce não informou algum valor incorretamente.

att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 16:23

Monique

Esse empregado trabalhou em outra empresa no ano de 2011? A remuneração média que a Caixa verifica são de todas as empresas durante o período. Se após ser desligado da sua empresa, ele arranjou um emprego que somados os salários ultrapassou a média, ele não receberá o abano do PIS.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Monique

Monique

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 09:18

bom dia Colegas Vania, Agnaldo e Ana Claudia:

Primeiramente agradeço pelas repostas:

Esse funcionario nao teve outro emprego durante o ano de 2011 pois verifiquei na ctps dele, os valores que informei aqui na forum foram os mesmos que estao na RAIS tambem já verifiquei, alguem tem alguma ideia do que pode ser feito para q esse funcionario consiga receber o PIS ja q sua media nao ultrapassa os dois salarios minimo??????????

Desde já agradeço as respostas.

SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 10:24

Monique, desculpa mas você conferiu atentamente a RAIS, pois acredito que deve haver algum erro, pois aqui no escritorio já aconteceu situações parecidas e ligamos no MTE e eles nos orientaram procedimentos para corrigir

Até mais

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 10:37

Ola amiga, pela para ele retirar um extrato analitico da rais no ministerio e lá eles informam onde esta o erro, dia você retifica.
Eles informarão o mês exato que esta ultrapassando, dai você acerta.
Com o extrato você também podera saber se ele trabalhou em outra empresa porem com outra CTPS ou foi feito um cadastro errado por uma outra empresa.
Verifique no mes da rescisão se foi tudo informado certinho.

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Jorge Luiz Alves Bezerra

Prata DIVISÃO 5, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 10:46

Bom dia a todos,

Monique!

Solicite do interessado o extrato da Rais com o detalhamento dos vínculos e das remunerações dele junto ao Ministério do Trabalho.

O número do PIS dele pode ter sido utilizado irregularmente em outra empresa.

Esse problema é mais comum do que se imagina.

Por um erro de digitação na empresa ou na Caixa, o numero do Pis do empregado pode ter sido usado para outra admissão.

Se tiver ocorrido esse problema, o acerto terá de ser feito via Caged.

Um abraço

Jorge Luiz Alves Bezerra
Supervisor, coordenador, palestrante, consultor
Legislação Trabalhista e Previdenciária

Site: https://www.jltreinamentoeconsultoria.blogspot.com
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
email: [email protected]
JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Jorge Luiz Alves Bezerra

Prata DIVISÃO 5, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 10:54

Outra situação:

Veja os dados informados na rescisão relativo ao saldo de salários, que diz respeito aos dias trabalhados no mês de dispensa.

Tem de ser: Salário do mês dividido por 30 e multiplicado pelos dias trabalhados.

Já aconteceu do setor pessoal colocar verbas outras como saldo de salários e o sistema do Ministério do Trabalho entende como salário e faz a média errada.

Um abraço.

Jorge Luiz Alves Bezerra
Supervisor, coordenador, palestrante, consultor
Legislação Trabalhista e Previdenciária

Site: https://www.jltreinamentoeconsultoria.blogspot.com
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
email: [email protected]
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 11:05

Boa tarde!

Caros amigos, tenho um funcionário que teve sua carteira assinada em 01/08/2007 e até a presente data continuar na mesma empresa, diate dessa situação ele terá direito ao pagamento do PIS, sendo que ele está cadastrado no PIS desde de 01/08/2007.

Abraços Washington

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:30

Caros colegas, boa tarde. Aproveitando o tópico sobre PIS. Hoje um colega questionou uma situação ocorrida na empresa dele. Segue:

O funcionário atende todos os requisitos para receber o abono do PIS, mas a contabilidade da empresa não transmitiu a RAIS. Nessa situação, como proceder? Se enviar atrasado, ainda há tempo para receber? E se não receber mais, a empresa deveria pagar ao funcionário o valor correspondente, uma vez que a falha foi por parte da sua contabilidade?

Desde já agradeço a todos.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:31

Não Paulo, desculpe corrigi-lo mais ele ira fazer ainda 5 anos de contribuição se o mesmo contribuir mais 2x (20/08 e 20/09, não precisa ser estas datas basta apenas mais 2 contribuições)
E também se em 2012 o mesmo tiver um rendimento menor que 2 Sal. minimos

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:35

FOOD PARA RESPOSTA DA AMIGA ACIMA:

Ana pode retransmitir sem problemas, vai demorar pelo menos 10 dias até a informação correr todo seu caminho, é igual a uma retificação quando informamos errado e depois corrigimos, leva esse tempo, vou só colocar o meu caso.
Eu faço aniversario em Fevereiro e posso sacar o meu abono apartir de 10/2012 até 30/06/2013 que é o prazo final para o saque (se nada mudou)

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:38

Fabio, não foi eu que esqueci, rss. Essa situação foi passada para mim sobre uma outra contabilidade, a empresa em questão é de uma amiga minha. Mas é bom saber o procedimento, pois como nunca tive esse problema, não soube exatamente o que acontece nessa situação. Obrigada!!!!

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:42

Caros Colegas, Seguindo informação do Washington, o funcionario completa 5 anos de cadastro em 31/07/2012.

Até mais!!!

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:42

fabio

entao so da direito a partir do 6º ano de cadastro?


ana claudia

estou com esse problema no meu caso a empresa foi vendida e a atual com o mesmo cnpj nao transmitiu a rais

liguei no mte e disseram que eles tem que fazer o ajuste

com relaçao quem deve pagar eu tenho um exempo:

uma vez um escritorio pagou ao funcionario

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 15:52

fabio

entao so da direito a partir do 6º ano de cadastro?

Não amigo, foi como o Eduardo explicou, ele faz 5 anos de cadastro/contribuição em 08/2012, porem quem tem direito ao abono este ano "2012" foi aqueles que tiveram 5 anos de registro até 31/12/2011.
Como ele faz só agora em 2012, ele se atingir o teto pegara o abono em 2013 que sera calculado a media em cima da rais de 2012 que é passada em 2012 e apurada pelo MTE em meados de junho/julho de 2013 o/

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.