x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 9.357

Escrituração de Obras em Andamento

Jaime Rodrigues Goveia

Jaime Rodrigues Goveia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 08:48

Pessoal bom dia a todos.

Estou fazendo a contabilização de uma empresa comercial que está construindo seu um prédio da futura matriz. Estou escriturando assim;
Lançando despesas com obras em andamento contra bancos. Minha dúvida é se eu deveria contabilizar direto na conta obras em andamento no imobilizado e depois transferir o saldo para edificações ou lança na despesas mesmo.

Desde já agradeço a ajuda dos companheiros.

Abs

Jaime Goveia

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 10:57

Prezado Jaime,

Você tem que contabilizar os gastos com a obra no imobilizado. Saliento que irá compor o valor do imobilizado todos os gastos com a construção do imóvel, desde o material e mão de obra até as taxas de regularização do imóvel (escrituração, por exemplo).

Apos o termino da obra você irá transferir o saldo para a conta devida, Imóveis. Contudo, a sua depreciação só deve ser iniciada a parti do momento que o prédio for posto em uso.

At.
Marcos Vinicius

JOSÉ RUBENS DE OLIVEIRA

José Rubens de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 12:27

Bom dia Jaime

No imobilizado vc deve criar o grupo de Outras Imobilizacoes - CONSTRUÇÕES EM ANDAMENTO com sub grupos: mão de obra utilizada, encargos sociais, material aplicado e demais custos da obra, para a formação do custo do imóvel em construção. Ao final, transferir saldo de ambas as contas para a conta do grupo de imóveis. Vc pode optar em abrir uma conta de transferencia dentro deste grupo e ao final da construção transferir os saldos para ela, em em seguida, para o imobilizado (imóveis).

Um abraço!

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 10:09

Colegas, bom dia!

Tenho dúvida porque estou na mesma situação - construção de sede em andamento. A dúvida é: Quando recolho ISSQN e demais impostos devo recolher em nome do CEI da obra? O INSS s/ NF que vem retendo - dependendo do serviço - estou recolhendo pelo codigo 2658 GPS que me dá a opção de colocar o CEI. Mas o ISS é que está me deixando com miais duvida...Outra coisa: esses impostos recolhidos ref. a obra também compõem o saldo montante da conta ativo Imóveis em andamento?

Agradeço a todos que puderem me ajudar...

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 08:50

Pessoal, bom dia! Por favor..além da duvida acima, gostaria de perguntar se algumas despesas da obra em andamento como despesas com licenças de demolição, etc...podem ser escrituradas na conta de taxas diversas e depois transferidas para a conta do Ativo Imobilizado, compondo o saldo ref. a obra. Por favor me ajudem...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.