x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 23.853

Contabilização de cartão de crédito

Jeniffer Fiamoncini

Jeniffer Fiamoncini

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 17:19

Boa tarde,

Estou com um extrato do Santander de uma empresa e ali consta "Cielo Cartão de Crédito" e "Cielo Cartão de Débito". Esses são os recebimentos da adm. Cielo, certo?
Porém, como contabilizo isso? E o extrato da Cielo? Como faço? Estou totalmente perdida. Desculpa minha ignorância, mas já procurei outros tópicos e continua minha dúvida, já lancei várias vezes de formas diferentes e nada funciona...

Obrigada!

Mais uma dúvida...

Como faço a escrituração das vendas? pois eu exporto de um sistema para o outro e é lançado tudo a vista, caixa x revenda. Como fica isso?

Obrigada :)

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 17:57

então como contabiliza-la: a forma de recebimento da operação é uma data firmada em contrato com o comercio e a cielo por exemplo, ou seja, praticamente uma venda a prazo.

D- a receber financeira (AC)
C- rec. com venda (CONTA RESULTADO)

no dia da data de recebimento da financeira

D- banco (AC)
C- a receber financeira (AC)

porem posteriormente voce deverá lançar o juros cobrado pelo banco (ou financeira no caso cielo) sobre esta operação:
provisionando a despesa com juros sobre a operaçao com cartao.

D- desp com juros (CONTA RESULTADO)
C- financeira cielo (PC)

pagamento da financeira:
D- financeira cielo (PC)
C- banco (AC)

voce pode fazer isso em cima do montante ou lançamento por lançamento do extrato do cartão.

espero ter ajudado, caso contrario nao ficaria contrariado em me corrigirem.

abraços

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 08:27

Nessas operações, as vendas são a prazo e em nome da administradora.

a) Pela venda ao cliente

D - Contas a Receber - Adm. "X" (Ativo Circulante)
C - Receita de Vendas (Conta de Resultado)

b) Pela comissão devida à administradora do cartão de crédito

D - Despesas com Vendas (Conta de Resultado)
C - Contas a Receber - Adm. "X" (Ativo Circulante)

c) Pela apropriação do ICMS incidente sobre a venda

D - ICMS (Conta de Resultado)
C - ICMS a Recolher (Passivo Circulante)

d) Pelo recebimento da administradora do cartão

D - Banco Conta Movimento (Ativo Circulante)
C - Contas a Receber - Adm. "X" (Ativo Circulante)

(Resolução CFC nº 750/1993)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jeniffer Fiamoncini

Jeniffer Fiamoncini

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 08:44

Bom dia Marcos e Guto,

Obrigada pela explicação. Porém, estou na dúvida com essa venda de mercadoria, já que está tudo como a vista. Terei que fazer uma conta separada para a prazo? Nesse 1° lançamento, não irá duplicar minha venda?

Obrigada!

DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 08:55

Bom dia,
Jennifer, aqui no escritório trabalho com diversas empresas que tem esse problema que vc apresentou, eu contabilizo assim os recebimentos das vendas com cartão de crédito com base é claro nos extratos da administradoras enviam aos clientes.

Pela Receita:
D-Clientes(AC ou AÑC dependendo do prazo recebimento)
C-Receita Vendas

Pelo recebimento:
D-Banco(valor recebimento)
D-Despesa bancaria(diferença entre a venda e o recebido)
C-Clientes(valor venda)

no caso como seu sistema lança tudo a vista, se ele for uma sistema aberto tem como vc mudar o lançamento, caso contrário peça para o fiscal mudar a configuração para lançamento das vendas, assim quando vc importa para contabilidade vai vir de forma correta.

Espero ter ajudado.

Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 09:50

Jeniffer, para contabilização dos cartões, deverá pedir à empresa os extratos dos cartões, não há outra maneira de ser contabilizado.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 7 julho 2013 | 13:52

Colegas, Boa Tarde

Tenho uma dúvida a respeito do lançamento da taxa de administração. a contabilização da taxa de administração, eu faço a contabilização no momento da venda ou apenas na data do recebimento do valor pelo cliente??

Obrigado.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 9 julho 2013 | 00:22

Caro Lucas da Rocha Antunes, bom dia

Tenho uma dúvida a respeito do lançamento da taxa de administração. a contabilização da taxa de administração, eu faço a contabilização no momento da venda ou apenas na data do recebimento do valor pelo cliente??

Uma corrente de contadores prefere reconhecer as despesas com as taxas de administração simultaneamente à venda, e outra contabiliza isto somente por ocasião do recebimento; faço parte do segundo grupo.

Nas vendas via cartão de crédito a administradora Cielo faz os pagamentos em 31 dias, enquanto que a Redecard liquida os valores após 30 dias.

Ultimamente, por medidas de segurança, os cartões são com chip e as vendas são somente com senha, porém, é possível fazer compras pela internet e pagar com cartão com chip informando apenas o código de segurança. Como pode acontecer de uma empresa ser fraudada por um cartão clonado ou hackeado, fatalmente a administradora descontará isto nos próximos pagamentos ou até mesmo antes se o proprietário do cartão constatar o problema.

Portanto, contabilizando a despesa com taxa de administração no momento da venda, se a administradora futuramente negar um pagamento por algum motivo já elencado acima, repousa o risco implícito de ter sido registrada uma despesa indevidamente, e conforme for o regime de tributação do contribuinte, isto inspirará mais cuidados e preocupações ainda.

Lanço da seguinte maneira:

1 - Na venda:

D) Administradora X
C) Receitas
R$ Valor bruto da venda

D) Despesas a apropriar
C) Administradora X - Taxa a Incorrer (conta redutora)
R$ Porcentagem de administração

2 - No recebimento:

D) Banco Y
C) Administradora X
R$ Valor líquido

D) Despesas Financeiras
C) Despesas a apropriar
R$ Valor da taxa de administração

D) Administradora X - Taxa a Incorrer
C) Administradora X
R$ Valor da taxa de administração

Pode parecer algo trabalhoso, no entanto, classifico o procedimento desta maneira como seguro e gerador de informações financeiras importantes.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Thiago Pamponet

Thiago Pamponet

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 14:22

olá pessoal,
Quando estou lançando o valores que foram oriundos de cartão de credito, via extrato cielo por exemplo, tenho obrigação de lançar dia-a-dia ou posso fazer um lançamento único no final do mes
isto esta me tirando muito tempo

Contabilidade especializada em Postos de Combustíveis
Thiago Pamponet

Thiago Pamponet

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 15:12

Gostaria de saber a legislação que me permite lançar o valor total mensal das entradas e taxas diarias do cartão de credito

Contabilidade especializada em Postos de Combustíveis
Margareth Dias

Margareth Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 09:38

Olá,Andréia Lenzi Marassi

Normalmente as administradoras quando não enviam impresso , o disponibilizam para consulta na internet,caso seu cliente não tenha acesso as informações, deve entrar em contato com a Administradora solicitando a liberação das informações impressas ou online.

Att

" Todo dia, é dia de salvar vidas, façamos nossa parte,vamos adotar animais das ruas."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.