x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 69

acessos 117.835

FECHAMENTO DE BALANÇO E DRE

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 07:49

Bom dia Ana,

Você não está conseguindo determinar a conta credora do segundo lançamento demonstrado acima, porque neste raciocínio deveria ser a mesma conta, o que tornaria o lançamento sem sentido. Isto porque você está pretendendo tirar parte do capital social da empresa (matriz) e transferí-la para mesma empresa (filial)

A empresa é uma só, independentemente do número de filiais que possua. Logo, o Capital Social é único, ainda que a diretoria resolva por bem destinar parte deste capital para filiais.

Quando isto ocorre, a destinação deve estar prevista no Contrato Social e o registro contábil se dará assim:

pela composição do capital social - na Matriz
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Capital Social (PL) - 30.000,00

pela composição do capital social - na Filial
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Capital Social (PL) - 3.000,00

Nos Balanços individuais da Matriz e da filial, o Capital Social figurará segregado, ou seja, cada unidade da empresa terá seu próprio capital.

No entanto, no Balanço Patrimonial Consolidado, o Capital Social figurará único (33.000,00), haja vista que a empresa é uma só.

PS: Ainda que me sinta lisonjeado pela distinção, evite nominar seu questionamento, pois inegavelmente existem dezenas de outras pessoas tão ou mais capazes de orientá-la.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 19:21

Boa noite, Luciana


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Onde entra o valor do Lucro Presumido na DRE? E como ele é calculado?

Em termos contábeis nada se cogita sobre "onde entra o valor do lucro presumido" porque a apuração de lucro deste tipo serve apenas para apurar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social, ou seja, é uma característica de critérios tributários. Na Demonstração de Resultado do Exercício você apurará somente apenas o lucro contábil.


Saudações.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 20:34

Oi Ana eu não vi a resposta do Saulo que támbem está correta; do outro jeito ficará assim:
MATRIZ

Caixa (D)

Patrimônio líquido

Capital 33.000,00 (C)
Conta corrente filial 3.000,00 (D)

Total Capital 30.000,00

FILIAL

Ativo

Conta corrente Matriz 3.000,00 (D)

Patrimônio líquido
Capital 3.000,00 (C)

Ana essa conta denominada conta corrente Matriz e Filial são as contas as quais vc vai controlar as transferencias da Matriz para Filial.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
sonia souza

Sonia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 12:11

Ola amigos!

Gostaria de saber se alguem me sugere uma planilha de fechamento de Balanço Mensal Analítico e DRE com analise em percentual para reunião com clientes?
Agradeço

Um abraço

Sonia Souza

Atenciosamente e ao dispor:
Sonia Souza
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 15:10

Caros amigos boa tarde,

Estou fechando um balanço, na DRE os saldo de 31/12/2008, eu devo colocar na DRE de 2009, ou eu só devo contabilizar as Receitas e Despesas de 2009, colocando o superávit no patrimônio social e os saldos de caixa e bancos nas suas respectivas contas no ativo.
Amigos é só para tirar as dúvidas mais eu creio que deve ser conforme a competência.

Pesso orientação abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 15:07

Boa tarde, Washington


Estou fechando um balanço, na DRE os saldo de 31/12/2008, eu devo colocar na DRE de 2009, ou eu só devo contabilizar as Receitas e Despesas de 2009, colocando o superávit no patrimônio social e os saldos de caixa e bancos nas suas respectivas contas no ativo.
Amigos é só para tirar as dúvidas mais eu creio que deve ser conforme a competência.

Você está correto em se apoiar no regime de competência porque este critério faz dos das normas contábeis.

Neste contexto é possível afirmar que só foi possível encerrar o exercício de 2008 porque foi feito o fechamento das contas de resultado para poder apurar se houve ou não superávit ou déficit; deste modo, tenha em mente que não só nas Associações sem fins lucrativos (ASFL) como também nas empresas comerciais, sempre quando um balanço é encerrado todas as contas de custos, receitas e despesas (contas de resultado) devem ser zeradas para iniciar o ano seguinte a partir do zero, e as contas Ativas e Passivas (contas patrimoniais) têm seus saldos transportados.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 17:51

Boa tarde, Janaína


As provisões para IRPJ e CSLL só ficam na DRE após a linha de "Resultado antes do IRPJ" para as empresas tributadas pelo lucro real, trimestral ou anual, enquanto que para as demais opções de tributação estes tributos fazem parte do grupo de "deduções da receita bruta" porque são tributos diretamente proporcionais ao valor do faturamento, conforme dispõe o item 4 da IN RFB 51/1978.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
washington rodrigo dos santos

Washington Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 08:37

Bom dia pessoal.

No fechamento do balanço referente a 2010, o lucro acumulado não poderá ficar no balanço, estou correto nessa afirmação? Alguém pode me passar a base legal ?

Grato.
Washington Rodrigo.

Nunca Esteja Associado ao Problema; Esteja Associado à Solução."

[email protected]
Vânia Maria de O. Duarte

Vânia Maria de O. Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 16:51

boa tarde,
eguei uma empresa do simples nacional-epp. e trabalhei o ano de 2010, mas não consigo fazer o fechamento dos balanços porque não existe informação do ano de 2009. Cmo fazer para acertas as contas do ativo e passivo, sem informações se deu lucro ou prejuizo no ano passado.
Não consigo terminar o fechamento do balanço patrimonial do ano de 2010. Será que alguem tem alguma sugestao, opiniao, alguem ja passou por isso e poderia me ajudar?

grata
vania

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 6 fevereiro 2011 | 20:07

Vania, boa noite.

Retroativamente em 01/01/2010 voce deverá evidenciar os saldos das contas do ativo, passivo e PL (nesse caso, o capital social) , posição em 31/12/2009.

A diferença entre o ativo e passivo será considerado LUCRO (que será saldo meramente contábil, não sendo passível de distribuição) ou PREJUÍZO.

Este trabalho "manual" não será complicado de ser realizado, haja vista poder utilizar-se dos lançamentos efetuados em 2010, principalmente no mês de janeiro.

Destarte, permanecendo dúvidas, encontrará vários posts aquí no Fórum Contábeis acerca do assunto.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
paula patricia de sa

Paula Patricia de Sa

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 20:04

Boa Noite!!!Preciso de ajuda!!!
Trabalho em um escritorio contabil como aux de escritorio ,trabalhava em outro departamento agora passaram-me para fazer a contabilidade e como agora tem os encerramentos dos balanços estou totalmente perdida...Gostaria que alguém me ajudasse desde o inico pois pra mim esta tudo muito confuso !Conto com a ajuda e a compreencão de todos desde ja agradeço abraços!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 20:39


Paula, boa noite.

Serviços contábeis se adquire com muita prática, estudos, de forma que acredito ser bastante inviável que consiga por aquí, ajuda solicitada de forma tão abrangente e não direcionada a assunto específico.

Desta forma, solicite junto ao seu empregador que alguém aí do escritório te transmita os conhecimentos necessários e indispensáveis para que possa desempenhar sua função a contento, pois se se não tiver este amparo, a tendência de não dar certo será considerável.

E creia que os conhecimentos não surgirão da noite para o dia.

Após inteirar-se da execução do serviço, volte com dúvidas específicas que teremos o maior prazer em compartilhar conhecimentos contigo.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Patricia Barbosa

Patricia Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 09:31

sou novata nisso e preciso fazer o fechamento mensal de empresas no simples nacional, não sei como começar, fiz alguns lançamentos, mais agora não o que fazer. depois dos lançamentos, tiro os livros, o que confiro a conciliação é feita uma conta com outra ou não e deposi me ajudemmmmmmmm

Franciela de Oliveira Vasconcelos

Franciela de Oliveira Vasconcelos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sábado | 29 outubro 2011 | 12:21

Bom dia,

Gostaria de orientações referente ao procedimento do fechamento do balanço e DRE no que se refere as contas de compensação. Tentamos fechar as contas de compensação pelo processo de zeramento, fechando, assim, o balanço, porém a DRE não fechou ficando como diferença o saldo das contas de compensação.

zaida maria

Zaida Maria

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 13:28

Gente estou precisando de ajuda urgente.
A questão é que estou trabalhando com uma cooperativa, que ja está com seu balanço do ano de 2008 encerrado, porém, quando fiz o do ano de 2009 não conseguir fechar o paasivo, a não ser se somar o capital social, as reservas e o superavit do ano de 2008 com o de 2009. Isso pode? se sim como identificar no balanço.

Ex: reservas 2008 2009 total
1.000,00 1.500,00 2.500,00


aguardo resposta.

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 19:50

Boa noite!

Caro amigo, se as reservas não teve alteração, elas devidamente deve ser lançadas, no ano de 2009.
Pois será somado as reservas do ano anterior, com as reservas do ano atual, isso se não houvesse variação.
E sobre o superávit, deve ser utilizado na aplicação da cooperativa, ou se não for utilizado ser lançado como reservas.

Espero ter ajudado, mais dúvidas entre em contato.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
zaida maria

Zaida Maria

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 23:14

Boa noite!
Isso significa que no exemplo que dê não posso somar as reservas legais e fates de 2008 com as de 2009 porque a primeira foi de 1.000,00 e a segunda de 1.500,00, ou seja houve variação, está correto?
E sobre o superávit, eu me refiro a sobra a disposição da assembléia, e não entendi sua resposta, pois pensei que se somasse a sobra do ano anterior com a do ano do balanço. Quando você fala de lançar na reserva, em qual, ja que as reservas fates e legal eu retiro da sobra líguida da DRE, que acho que esta certo.

Abraços.
Obrigada Washinton, e continui me ajudando, por favor.

SANDRO BR

Sandro Br

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 17:22

boa tarde,

alguem possui um passo a passo para efetuar fechamento e conferencia de balancetes(oque conferir, onde manter saldos, quais contas zerar...), pois estou com algumas duvidas, ref aos saldos que devem serem transferidos de ano a ano. Tipo: apos o encerramento do ano de 2010, quais contas deveram ser zeradas (de resultado) e quais deverao iniciar com saldos em 2011. Pois estou pela 1a vez fechando o ano e conferindo os balancetes de jan a out2011. Desde já agradeço pelo entendimento.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 13:41

Sandro, Pérla

Embora no banco de dados do Fórum Contábeis já se faz presente comentários sobre esse tema, ainda assim lhes darei um link a fim de ajuda-los nessa empreitada.

clique aqui leia o matrial todo e na existência de dúvidas retornem.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 13:02

boa tarde Sr. Saulo:

tenho uma duvida sobre Contabilidade Geral , será que poderia me ajudar tambem

peguei uma empresa de lucro presumido ,
peguei os dados de Ativo , Passivo , Patrimonio Liquido ,com relatorios anexos para futura comprovação ,

criei a conta de Implantacao de saldo de balanço.
A mesma esta dando saldo devedor ,siginifica prejuizo em suspenso.

o Ativo como exemplo é : 1.000,00
total do Ativo 1.000,00

o passivo como exemplo : 2.600,00
portanto o saldo prejuizo : (1.600,00)
total do Passivo 1.000,00

o que percebi é que se faz a contabilidade geral, mas distribui o lucro de acordo com a lei do irpj para o lucro presumido .
Portanto as despesas dela é maior que a Receita.
Dai este resultado negativo ou devedor, que reflete como prejuizo contabil ,de equilibrio entre Ativo e Passivo.

Como deverei demonstrar o nome da conta contabil e se nao pode mexer com este prejuizo acumulado.
Qual um nome correto de acordo com a lei 11638/2007 ,para figurar no passivo como '''prejuizo em suspenso''

Nesta ano de 2011 esta acontecendo a mesma coisa.è correto entao ser assim ,né ? Por ser lucro presumido e tem a contabilidade masi como gerencial .

Isto no balanço da uma visao '''negativa''' para pedir emprestimos no Bancos ?
Tive que fazer isso , porque para '''fechar ''' este valor da diferenca e nao mostrar no Passivo , o pessoal do outro Escritorio , '''aumentava a conta de Clientes """ .Entao poderia deixar no Caixa , seria melhor , não é ?

Mas quero fazer o certo de acordo com a Lei e por isso peço sua ajuda aqui mais uma vez.Fico agradecido .
se laguem souber e puder me ajudar fico agradecido .

abraços a todos e em particular ao grande Colaborador e Ajudador Sr.Saulo ,que me ajudou bastante num problema de DCTF para cancelar.



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2012 | 19:27

Boa noite Oscar,

peguei os dados de Ativo , Passivo , Patrimonio Liquido ,com relatorios anexos para futura comprovação , criei a conta de Implantacao de saldo de balanço.

Se bem o entendi (se não corrija-me) você tornou-se responsável pela contabilidade de uma empresa que não mantinha os registros contábeis, e com base nos relatórios fornecidos deu inicio a seu "Balanço de Abertura".

Uma vez isto feito você verificou que seu Balanço acusava prejuizo haja vista a diferença entre o total das contas do Ativo e o do Passivo, maior neste último.

A Lei 11638/2007 não atribuiu nomenclatura própria à conta de lucros ou prejuízos quando apurados nestes casos. O nome "Lucros ou Prejuizos em suspenso" deve ser usado apenas para segregar este valor das contas que representam os lucros ou os prejuizos normalmente apurados. Isto porque o lucro ou o prejuizo apurado em Balanços de Abertura tem o caráter puramente contábil, não sendo permitida a distribuição (se lucros) ou absorção (se prejuizos).

Você não deve em hipótese alguma "mascarar" tal resultado. Se foi apurado prejuizos são eles que devem constar como "em suspenso" no seu Balanço de Abertura. Nenhum estabelecimento bancário deverá criar restrições de créditos com base neste resultado, pois sabe-se bem que é puramente contábil, ou seja, pode não refletir a realidade.

Alternativamente você pode anexar Nota Explicativa ao Balanço em questão, e nela deixar claro que o resultado é meramente contábil, que assim consta em obediência as Normas Contábeis geralmente aceitas.

Leia mais acerca de Oculto469%3Ajgr23wms47u&ie=ISO-8859-1&q=Balan%E7o+de+Abertura&sa=Pesquisar&siteurl=www.contabeis.com.br%2Findex.asp#gsc.tab=0&gsc.q=Balan%C3%A7o%20de%20Abertura&gsc.page=1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Balanços de Abertura

Se persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.

...



Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2012 | 09:51

bom dia Sr.Saulo
com grande respeito e agradecimento por sua grande ajuda para mim lá no topico da DCTF e agora aqui no Contabildade Geral - Balanço de Abertura .GOD bless you and family.

poxa vida grande material no Link enviado vou ler mais sobre :Balanço de Abertura

eu disse implantação de saldo ,mas é balanço de abertura que fiz em 01/07/2011 em diante .Desculpe ,

entao vou criar a conta: Prej.Suspenso-Bal.Aberura.
para ficar claro do que é o prejuizo contabil do bal de abertura.
e fazer menção em nota explicativa para Bancos e colocar no diario '''que futuramente vai ser impresso ''''.

sabia que a consultoria Coad desde fim de dezembro 2011 aionda nao me respondeu esta questao ,que voce em primeira leitura entendeu minha duvida e meus erros de tentar dizer o fato .Recebi um email deles para ligar para consultoria por telefone e dizer do que se tratava .Ainda não fiz isso , porque foi o proprio pessoal que atende por telefone que mandou escrever para eles .Escrevi e disseram para ''''explicar''' melhor por telefone .Achei isso uma muito frio da parte deles e como disse nao respondi mais .E ate hoje dia 11/01/2012,nao recebi a resposta por escrito .

Voce grande Saulo , entendeu e entendeu os meus e ja respondeu para mim ( e para quem ler tambem ajudara com certeza ).

Por isso mais uma vez so tenho que agradecer
ir a luta , isto criar a conta correta e transferir o prejuizo total tudo para esta conta .

Feliz 2012 para voce e sua Familia e a todos aqui deste grande Portal
Abs.
Um pequeno Contador que não está só numa ilha , acompanhado de grandes Homens que Deus coloca em nossos caminhos .Mesque que virtual no falar , mas em coração e alma sempre e sempre.Amén.


Deise de Faria Ferreira

Deise de Faria Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:38

Boa Tarde ,

Minha duvida é a seguinte com as novas alterações na contabilidade para cumprir com as exigencias das normas internacionais eu devo informar entre os demais, o demostrativo de fluxo de caixa, tenho muitas duvidas de como é feita essa demostração, qual a ordem das contas e quais as contas eu devo informar.

Outra duvida essa exigencia é para todos os tipos de empresa agora em 2011?

Obrigada

Deise

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 18:48

Boa noite, Deise De Faria Ferreira


Pelas normas em vigor, a Demonstração de Fluxos de Caixa é obrigatória a todas as empresas.

Neste tópico: clique aqui há um artigo de minha autoria.


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marcelo Anhaia de Araujo

Marcelo Anhaia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 10:14

Caros amigos!

Minha dúvida é a seguinte: tenho uma empresa que teve um processo ganho na justiça (transito em julgado) que não tem nada haver com origem de pagamentos de tributos a maior ou em duplicidade e a Receita Federal esta autorizada a permitir a compensação dos tributos federais, já fiz Perdcomp, porem não estou conseguindo fazer os lançamentos contábeis destas compensações na contabilidade. Tenho um credito de R$ 491.000,00 a compensar Pis, Cofins, Csll e Irpj, eu não sei quais as contas corretas para fazer os lançamentos destas compensações. A empresa é tributada pelo Lucro Presumido.

Eu li alguma coisa a respeito das compensações mas não entendi, principalmente em relação a este trecho “ Na hipótese de recuperação de valores vultuosos ( que é meu caso) há de se considerar a necessidade de creditar a conta de Lucro ou Prejuízos Acumulados, com histórico de ajustes de exercícios anteriores.”. Isso me deixou mais confuso ainda.

Outra duvida relacionada a estes tributos é que na escrita fiscal eu estou dando baixa nos impostos (Pis, Cofins, Csll e Irpj) como pagos onde estão sendo creditado do caixa e debitado da contas de cada imposto, na qual eu faço a integralização da escrita com a contabilidade pq o programa contábil que uso permite fazer os pagamentos e importar os lançamentos para a contabilidade como a maioria dos programas de hoje, portanto estes impostos estão na contabilidade como pagos, sendo assim fico mais perdido ainda, não sei o que fazer para compensar já que estes valores dos impostos tem que voltar para o caixa e sair da compensação isso é o que imagino que seja, ou se na escrita eu tenho que deixar estes impostos como não pagos?

Espero que eu tenha conseguido ser claro na minha duvida que em resumo é como fazer compensação de impostos com um credito de 491.000,00 da qual irei compensar com os tributos federais e que também não sei como fazer com os tributos que são gerados na escrita e importados para a contabilidade já que tenho este credito para compensar os impostos.

Desculpa se minha pergunta possa parecer boba para aqueles que já tem experiência mas eu estou começando a pouco na área contábil.

Desde ja agradeço a ajuda.

Abraço

Att.

Marcelo

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.