x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 69

acessos 158.018

Plano de Contas - Ajustes

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 19:36

Boa noite, contadora Lisandra Silveira Adamski


Abstenho-me de responder diretamente sua dúvida porque em nossos arquivos este assunto já foi por inúmeros vezes muito bem esclarecido.

Frente ao exposto, sugiro que seja feita uma pesquisa em nosso banco de dados da expressão "contabilizar folha de pagamento";

Se esta dica for adotada, com certeza serão encontrados inúmeros artigos bem detalhados e capazes de satisfazer não só estas dúvida iniciais, como também outras supervenientes.


Notas:

1 - Se o salário bruto é de 1.421,00, como 113,68 representam exatamente 8% do salário, é indiscutível que este valor de INSS é uma retenção (desconto) da contribuição previdenciária sobre os salários, e não uma despesa com previdência. Portanto, o seguinte lançamento está incorreto:
D - inss (Cta. Result. Custo/Desp.)
C - inss a recolher (PC)
R$ 113,68

O certo seria:
D - salários e ordenados a pagar (PC)
C - inss a recolher (PC)
R$ 113,68

2 - Então como faço pra que o meu balancete não fique com esta diferença de R$ 1.648,36?
1648,36 = 1421,00 (salários a pagar) + 113,68 (inss a pagar) + 113,68 (fgts a pagar)
Um balancete só tem diferença quando o total de saldos devedores for diferente do total de saldos devedores; se colocarmos estes lançamentos em razonetes será visto que este balancete simplificado não estará com diferença.

Como estas contas só serão pagas no mês seguinte, será nesta época que estes saldos serão zerados (e também receberão os valores referentes ao mês vigente), tudo pelo Princípio de Competência.

Estendo a você as mesmas recomendações que fiz a Milton da Silva Chiga: consultar livros e também pesquisar outras postagens da sala de Contabilidade em Geral.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Roberto Nobre

Roberto Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:04

Prezados Colegas, Poderiam me ajudar com a situação parecida com algumas acima?

Estou com a seguinte situação:

Foram pagos no ano de 2011 tributos (IRRF entre outros) de competências anteriores. Mas tais tributos não constam no passivo para baixa.

Como devo efetuar esses lançamentos? Pode ser lançado em despesa direto ou devo fazer ajuste de exercícios anteriores?

Se puder demonstrar contábilmente como fazer, ficarei muito agradecido.

Muito obrigado pela ajuda, pessoal!

abs

Nobre Assessoria Empresarial

nobreempresarial.com.br
facebook.com/nobreempresarial
[email protected]
api.whatsapp.com/send?phone=5511970504808
Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 1 julho 2012 | 12:30

Bom dia,
Gostaria da ajuda de voces, pois li todos os tópicos mas ainda estou com dúvidas: estou com uma empresa que no exercicio de 2010 contabilizou a menor o IRPJ/CSLL devido. Posso fazer em 2012 a correção desse saldo pela conta "ajuste de exercícios anteriores"? Seria possível também me explicarem o lançamento pois pra mim não ficou bem claro aonde fica essa conta no BP?
Se alguém tiver a lei ou instrução normativa que explique melhor como trabalhar com esta conta, por favor me passem.

Adilson Moreira da Silva

Adilson Moreira da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 julho 2012 | 09:26

Oie Michele.. Tdo bem??

Primeiro vc deve abrir uma conta no teu patrimonio liquido com a seguinte descrição: " AJUSTES DE EXERCÍCIO ANTERIOR"... logo, deve lançar o seu saldo com esta contra-partida, como segue o exemplo abaixo:

Debito - AJUSTES DE EXERCICIOS ANTERIOS
Credito - IRPJ/CSLL A PAGAR R$ - ($$$$$$$$)
Histórico - TRANSF P/REGULAZ DE SALDO ANTERIOR N/DATA

Com este lançamento vc aumenta o teu saldo anterior...

e faz o seguinte lançamento para absorver no lucro ou prejuizo de sua empresa o valor decorrido nos ajustes...

Debita - LUCRO OU PREJUIZO ACUMULADO
Credita - AJUSTES DE EXERCICIOS ANTERIOS
Histórico - TRANSF P/REGULAZ DE SALDO ANTERIOR N/DATA
R$ - O MESMO VALOR ($$$$$$$$)

pronto... vc aumenta o teu saldo anterior.. zera o teu saldo da conta de ajustes que vc absorveu o saldo anterior e transfere para o lucro ou prejuizo do seu resultado.

Ok??

Abraço!!!

Elizabet Lopes

Elizabet Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 10:08

Bom Dia a todos?
Fiz o encerramento da contabilidade em 2011, e esta empresa esta enquadrada no lucro presumido, agora em 2012 o cliente me informou que teve emprestimo bancario de 300.000,00 feito em dezembro de 2011 com pagamento em parcelas em 2012. Como faço para acertar a contabilidade, li varios tópicos informando para se fazer um acerto ( ajuste de exercicios anteriores ) eu abro esta conta no PL e posso fazer a transferencia desse valor quando encerrar o exercicio em dezembro quando for encerrar a contabilidade, como disse acima a empresa está no lucro presumido.

D-Ajuste de exercicios anteriores (PL)
C-Emprestimos Bancarios (Passivo)

* Quando do fechamento da contabilidade

D-Lucros Acumulados
C-Ajustes de exercicios anteriores

*Seriam esses os lançamentos.

Desde já agradeço

Elizabet


MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 17:46

Boa Tarte Elizabet,


Olha, esta conta de emprestimo envolveu contas patrimoniais, de Banco Conta Movimento ou Caixa. Voce pode efetuar este lancamento normal em 02/01/2012 e mencionar no historico que voce deixou de fazer na data correta e que está se regularizando nesta data.
A conta de Ajustes de Exercicios Anterios seria criada no PL sim, mas voce somente utilizaria se os lancamentos não efetuados fosse decorrentes de despesas ou receitas, aí voce lancaria na conta de Ajustes de Exerc. Anteriores em contrapartida de Lucros ou Prejuizos Acumulados. Este é meu entendimento, espero ter ajudado.

CONCEIÇÃO
Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 15:14

Boa tarde!

Estou com a mesma situação apresentada pela Elizabet.Só que no meu caso, se trata de uma dívida com o banco.Um empréstimo adquirido em 2009 e que foi negociado com o banco ano passado.O pagamento das parcelas foi iniciado em novembro de 2012 e não sei onde lançar, pois o valor do empréstimo não está demonstrado no passivo da empresa.
Acredito que não possa utilizar a conta Ajuste de Exercícios Anteriores por se tratar de uma conta patrimonial (conforme já informado acima, mas ainda tenho dúvidas quanto a isso).Porém, não posso efetuar esse lançamento agora em contrapartida com a conta banco ou caixa, pois além desse recurso não estar disponível efetivamente, ele não consta no extrato bancário.

Desde já agradeço!

MARIA DA CONCEICAO VIEIRA

Maria da Conceicao Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 16:20


Boa Tarde Aline,

Voce pode lancar a debito da conta Caixa e a credito de emprestimo a pagar pelo saldo devedor. Quanto aos juros (somente sobre o saldo a pagar) voce pode lancar na conta de juros a apropriar a Emprestimo a Pagar. A cada pagamento voce faz Despesas com juros (resultado) a Juros a Apropriar(ativo). Divide o valor total das Despesas de Juros pelo numero de meses a pagar será o valor da parcela de despesas a apropriar mensalmente.

Estou falando para lancar na conta caixa porque se foi no banco não foi contabilizado na data correta. Não sei se consegui expor claramente para voce.

Conceicao

CONCEIÇÃO
Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 18:12

Boa tarde Conceição!

Muito obrigada pela ajuda!
Entendi sim.Lançar a débito no caixa e a crédito em empréstimos a pagar, correto?
MAs ainda tenho uma dúvida.Será que esse lançamento não acarretaria em algum transtorno futuramente?Pois o mesmo demonstra um recurso que a empresa não possui.O valor da dívida é alto e se eu lançá-lo no valor total no caixa, o saldo do caixa ficará muito alto.

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.