x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 21.542

Contabilidade Incorporadoras

Marcos Araujo de Almeida

Marcos Araujo de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 17:53

Prezados,

Estou com uma incorporadora, irá construir um prédio e vender os apartamentos.

Para contabilização tenho uma dúvida com relação aos custos, quais depesas/custos eu tenho que ativar (imobilização em andamento) e quais eu já lanço diretamente no resultado?

De acordo com instruções do CFC eu preciso "ativar" as despesas/custos relacionadas ao empreendimento e de acordo com o decorrer das vendas ir reconhecendo no resultado, mas queria saber se há alguma base legal que informa diretamente os tipos de despesas/custos que tem que ir para o ativo e o que vai diretamente para o resultado.

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 11:33

Marcos, bom dia

Somente uma observação, as receitas/custos e despesas devem ser reconhecidas na evolução da obra, ou seja, no projeto da construção haverá um prazo para conclusão da obra e no decorrer deste prazo que vamos reconhecendo as receitas/custos/despesas incorridas.

Como exemplo hipotético, se considerarmos a construção de um prédio, onde no projeto informa que a conclusão será em 10 meses (taxa de reconhecimento de 10% a.m.) e 50% das vendas das unidades ocorrerem no primeiro mês das obras (1º estágio) e o restante 1 ano após a conclusão da obra (2º estágio), termos as seguintes contabilizações:

Observações:
Custos e Despesas - R$ 10.000.000 (desembolsados no primeiro mês da obra)
Receitas 1º estágio - 25.000.000 (Recebidos no primeiro mês da Obra)
Receitas 2º estágio - 30.000.000 (Recebidos na venda das unidades)

1º 01/01/X1
D - Obras em Andamento (Ativo - Grupo Estoque) - 10.000.000
C - Caixas / Bancos (Ativo - Disponibilidades) - 10.000.000
Histórico - Desembolso do pagamento dos Custos e Despesas para obra da construção do prédio.

2º - 01/01/X1
D – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
C – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 25.000.000
Histórico – Reconhecimento da venda através da assinatura do contrato de compra e venda de unidade imobiliária

3º - 01/01/X1
D – Caixas / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 25.000.000
C – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
Histórico – Recebimento da venda de unidade imobiliária

4º - 31/01/X1
D – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 2.500.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 2.500.000
Histórico – Reconhecimento de 10% dos prestamistas em função da evolução da obra.

5º 31/01/X1
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 500.000
D – Unidades Imobiliárias Concluídas (Ativo – Grupo Estoque) – 500.000
C – Obras em Andamento (Ativo – Grupo Estoque) – 1.000.000
Histórico – Reconhecimento no resultado de 10% do valor investido nas obras, conforme a evolução de obra.

6º - Repetir os lançamentos 4º e 5º até o final de 31/10/X1, período quando a obra será concluída.

7º 31/10/X2
D – Caixa / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 30.000.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 30.000.000
Histórico – Venda dos 50% das unidades restantes após conclusão da obra

8º 31/10/X2
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 5.000.000
C – Unidades Imobiliárias Concluídas(Ativo – Grupo Estoque) – 5.000.000

Sobre quais despesas deverão ir para esse método de contabilização, também conhecido como método POC, utiliza-se somente o que for destinado a incorporação através do orçamento ou projeto. Base Legal: CPC 17 – a partir do Item 22, IN SRF 84/79 e IN SRF 23/83.

Espero que as informações tenham sido útil nas informações, qualquer dúvida só enviar um post.

Abs

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 21:23

Boa noite Leandro,

Seus comentários foram bastante esclarecedores, porem me resta uma dúvida.
Um cliente (que esta abriu um incorporadora/construtora) tem o unico contrato que é o de venda (da caixa economica federal) ou seja, ele nao tem prazo para terminar suas casas, ele termina e após, vende, e faremos contabilização do contrato.
Neste caso, não ha que se reconhcecer receita/despesa como diz o cpc 17, conforme o andamento da obra, certo?

Terei que reconhecer a receita, no ato de seu recebimento.

Estou correto?

Um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.