Marcos, bom dia
Somente uma observação, as receitas/custos e despesas devem ser reconhecidas na evolução da obra, ou seja, no projeto da construção haverá um prazo para conclusão da obra e no decorrer deste prazo que vamos reconhecendo as receitas/custos/despesas incorridas.
Como exemplo hipotético, se considerarmos a construção de um prédio, onde no projeto informa que a conclusão será em 10 meses (taxa de reconhecimento de 10% a.m.) e 50% das vendas das unidades ocorrerem no primeiro mês das obras (1º estágio) e o restante 1 ano após a conclusão da obra (2º estágio), termos as seguintes contabilizações:
Observações:
Custos e Despesas - R$ 10.000.000 (desembolsados no primeiro mês da obra)
Receitas 1º estágio - 25.000.000 (Recebidos no primeiro mês da Obra)
Receitas 2º estágio - 30.000.000 (Recebidos na venda das unidades)
1º 01/01/X1
D - Obras em Andamento (Ativo - Grupo Estoque) - 10.000.000
C - Caixas / Bancos (Ativo - Disponibilidades) - 10.000.000
Histórico - Desembolso do pagamento dos Custos e Despesas para obra da construção do prédio.
2º - 01/01/X1
D – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
C – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 25.000.000
Histórico – Reconhecimento da venda através da assinatura do contrato de compra e venda de unidade imobiliária
3º - 01/01/X1
D – Caixas / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 25.000.000
C – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
Histórico – Recebimento da venda de unidade imobiliária
4º - 31/01/X1
D – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 2.500.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 2.500.000
Histórico – Reconhecimento de 10% dos prestamistas em função da evolução da obra.
5º 31/01/X1
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 500.000
D – Unidades Imobiliárias Concluídas (Ativo – Grupo Estoque) – 500.000
C – Obras em Andamento (Ativo – Grupo Estoque) – 1.000.000
Histórico – Reconhecimento no resultado de 10% do valor investido nas obras, conforme a evolução de obra.
6º - Repetir os lançamentos 4º e 5º até o final de 31/10/X1, período quando a obra será concluída.
7º 31/10/X2
D – Caixa / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 30.000.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 30.000.000
Histórico – Venda dos 50% das unidades restantes após conclusão da obra
8º 31/10/X2
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 5.000.000
C – Unidades Imobiliárias Concluídas(Ativo – Grupo Estoque) – 5.000.000
Sobre quais despesas deverão ir para esse método de contabilização, também conhecido como método POC, utiliza-se somente o que for destinado a incorporação através do orçamento ou projeto. Base Legal: CPC 17 – a partir do Item 22, IN SRF 84/79 e IN SRF 23/83.
Espero que as informações tenham sido útil nas informações, qualquer dúvida só enviar um post.
Abs