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Contabilidade Incorporadoras

Marcos Araujo de Almeida

Marcos Araujo de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 17:53

Prezados,

Estou com uma incorporadora, irá construir um prédio e vender os apartamentos.

Para contabilização tenho uma dúvida com relação aos custos, quais depesas/custos eu tenho que ativar (imobilização em andamento) e quais eu já lanço diretamente no resultado?

De acordo com instruções do CFC eu preciso "ativar" as despesas/custos relacionadas ao empreendimento e de acordo com o decorrer das vendas ir reconhecendo no resultado, mas queria saber se há alguma base legal que informa diretamente os tipos de despesas/custos que tem que ir para o ativo e o que vai diretamente para o resultado.

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2012 | 11:33

Marcos, bom dia

Somente uma observação, as receitas/custos e despesas devem ser reconhecidas na evolução da obra, ou seja, no projeto da construção haverá um prazo para conclusão da obra e no decorrer deste prazo que vamos reconhecendo as receitas/custos/despesas incorridas.

Como exemplo hipotético, se considerarmos a construção de um prédio, onde no projeto informa que a conclusão será em 10 meses (taxa de reconhecimento de 10% a.m.) e 50% das vendas das unidades ocorrerem no primeiro mês das obras (1º estágio) e o restante 1 ano após a conclusão da obra (2º estágio), termos as seguintes contabilizações:

Observações:
Custos e Despesas - R$ 10.000.000 (desembolsados no primeiro mês da obra)
Receitas 1º estágio - 25.000.000 (Recebidos no primeiro mês da Obra)
Receitas 2º estágio - 30.000.000 (Recebidos na venda das unidades)

1º 01/01/X1
D - Obras em Andamento (Ativo - Grupo Estoque) - 10.000.000
C - Caixas / Bancos (Ativo - Disponibilidades) - 10.000.000
Histórico - Desembolso do pagamento dos Custos e Despesas para obra da construção do prédio.

2º - 01/01/X1
D – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
C – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 25.000.000
Histórico – Reconhecimento da venda através da assinatura do contrato de compra e venda de unidade imobiliária

3º - 01/01/X1
D – Caixas / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 25.000.000
C – Prestamistas (Ativo – Clientes) – 25.000.000
Histórico – Recebimento da venda de unidade imobiliária

4º - 31/01/X1
D – Receita Vendas (Passivo – Resultados Futuros) – 2.500.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 2.500.000
Histórico – Reconhecimento de 10% dos prestamistas em função da evolução da obra.

5º 31/01/X1
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 500.000
D – Unidades Imobiliárias Concluídas (Ativo – Grupo Estoque) – 500.000
C – Obras em Andamento (Ativo – Grupo Estoque) – 1.000.000
Histórico – Reconhecimento no resultado de 10% do valor investido nas obras, conforme a evolução de obra.

6º - Repetir os lançamentos 4º e 5º até o final de 31/10/X1, período quando a obra será concluída.

7º 31/10/X2
D – Caixa / Bancos (Ativo – Disponibilidades) – 30.000.000
C – Receita Vendas (Resultado – Receitas) – 30.000.000
Histórico – Venda dos 50% das unidades restantes após conclusão da obra

8º 31/10/X2
D – Custos / Despesas (Resultado – Custos e Despesas) – 5.000.000
C – Unidades Imobiliárias Concluídas(Ativo – Grupo Estoque) – 5.000.000

Sobre quais despesas deverão ir para esse método de contabilização, também conhecido como método POC, utiliza-se somente o que for destinado a incorporação através do orçamento ou projeto. Base Legal: CPC 17 – a partir do Item 22, IN SRF 84/79 e IN SRF 23/83.

Espero que as informações tenham sido útil nas informações, qualquer dúvida só enviar um post.

Abs

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 21:23

Boa noite Leandro,

Seus comentários foram bastante esclarecedores, porem me resta uma dúvida.
Um cliente (que esta abriu um incorporadora/construtora) tem o unico contrato que é o de venda (da caixa economica federal) ou seja, ele nao tem prazo para terminar suas casas, ele termina e após, vende, e faremos contabilização do contrato.
Neste caso, não ha que se reconhcecer receita/despesa como diz o cpc 17, conforme o andamento da obra, certo?

Terei que reconhecer a receita, no ato de seu recebimento.

Estou correto?

Um abraço

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

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