x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 60

acessos 33.461

Exame de Suficiência 2013

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 10:21

Caros colegas do Forum,

Bom dia,

meu nome é Tiago e curso o sexto período de Ciências Contábeis pela Unip Interativa. Não trabalho diretamente na área de contábeis, mas me esforço em acompanhar os colegas que já atuam (como técnicos ou não) a área de contabilidade.

Desde a semana passada estou lendo a respeito do exame de suficiência. Pretendo realizá-lo já no próximo ano. Já peguei algumas provas para analisar e começar o preparatório.

Tenho algumas dúvidas a respeito. Me perdoem mas não consegui encontrar no forum.

1) Posso fazer a prova sem ter concluído o curso? Farei o sétimo em 2013-1
2) Não sei se poderão me responder nessa, mas vou arriscar: Só com o conhecimento da faculdade consigo aprovação? Por não atuar na área as vezes fico um pouco perdido em algumas questões práticas. Alguém se formou e prestou o exame sem trabalhar diretamente na área contábil?

Muito Obrigado,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 10:52

Prezado Tiago,

Desconheço algum impedimento para um estudante realizar a prova, contudo, caso você seja aprovado ainda não poderá requerer o registro do CFC. Quanto às questões das provas, vejo-as como bastante teóricas e com pouca aplicabilidade no cotidiano de uma contabilidade mais isso é entrar em uma grande discussão no meio contábil.

At.
Marcos Vinicius

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 11:47

Oi Marcos,

Valeu!

Obrigado pelo retorno!

Dei uma olhada rápida na prova e vi que tem muitas teóricas mesmo. Vou me preparar!

Abraço,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Bianca Almeida Cavalcante

Bianca Almeida Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 11:48

Oi Tiago,

a partir do 7º semestre ja pode fazer o exame. Estou na mesma situação que você, curso o 6º sem e próximo ano farei o exame em março. Conheço uma pessoa que passou sem conhecer a prática, mas o estudo não se resume a faculdade, tem que estudar MUITO MAIS, pois o nível é bastante alto.

Att.

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 11:52

Oi Bianca,

Obrigado pelo retorno.

pois é. Já comecei a me preparar!

Quando é o próximo?

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Givanaldo Fernandes Pereira

Givanaldo Fernandes Pereira

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 15:50

Caro Tiago

Estou cursando o 7 período de contábeis e fiz o exame 2012.2 acertei 30 questões estou só esperando a publicação do diário oficial da união para confirmar minha aprovação. A faculdade ajuda mais não é o bastante, tem que estudar mais.

As provas do exame são realizadas duas vezes por ano em março e setembro.

Apatir do último ano do curso você pode fazer a prova e caso se aprovado já pode tirar o registro.

Segue itens do edital 2012.2

2.6. Somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o examinando que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído o curso de graduação em Ciências Contábeis.
2.7. Somente poderá se inscrever para a prova de Técnico em Contabilidade o examinando que tenha efetivamente concluído o curso de Técnico em Contabilidade.

7.8. Os aprovados no Exame de Suficiência terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado.

8.1. Ocorrendo aprovação, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) emitirão, sem ônus para o examinado, a Certidão de Aprovação no Exame de Suficiência, desde que solicitado pelo examinado, devendo constar a categoria e a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União.
8.2. Para solicitação constante do item 8.1., o examinado apresentará os seguintes documentos:
a) cópia autenticada do documento de identidade;
b) cópia autenticada do certificado, diploma ou declaração da Instituição de Ensino, comprovando a conclusão do curso ou estar cursando o último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 16:28

Sim. Parabéns pela aprovação!

Já comecei a preparação.

A Unip Interativa (curso a distância) montou um conjunto de vídeo-aulas online para revisão.

Os professores comentam as questões de testes anteriores. Vou começar por essa revisão e depois me aprofundar nas apostilas,

Obrigado,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2012 | 16:51

Oi Bianca,

Eu acho que é somente para quem é aluno do curso!

São vídeos online (não tem como baixar) de cada uma das matérias.

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Moises M Garcia

Moises M Garcia

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 15:42

Boa tarde a todos Tiago / Givanaldo e Bianca............

Tiago Você pode sim fazer a prova para adquirir Cart. do CRC estando ainda no 7º sem e faltando ai no caso um semestre ainda, após a aprovação você terá o prazo de 12 meses após a publicação para apresentar o diploma que comprova o termino do seu Curso em Bacharel de Contábeis, quanto ao preparo é interessante mesmo estar usando todos os artificios legais para se preparar para esta prova, o nível como disse nossa colega é muito alto, quanto ao uso do site http://profmariojorge.com.br é bastante utilizado e recomendo tambem conforme o nosso outro colega citou acima.

Espero que tenhas sucesso em seus estudos e consiga seus objetivos,,,
att..............Moises.

SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 16:50

bianca e tiago eu ja fiz a prova e passei, como nossos amigos nos sugeriram o site professor mario jorge eu aprendi muito com ele, aconselho vc que dê uma atençao maior pra custos, auditoria e normais internacionais, pois tem varias questoes que estao relacoinada com este assuntos cheio de pegas
boa sorte a vcs
att

SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 17:12

obrigado bianca, estuda que vc passa conselho que eu te dou, se prepara bem pra fazer a prova, nao faz por fazer nao, o nivel dela e dificil, todos tem capacidade, mais sem estudar e complicado, no meu ultimo ano da faculdade os colegas de sala meus fizerao so por fazer 17 pessoas só 1 pessoa passou , eu nao fiz quando eu me formei eu fiz uma vez só , estudei bastante e passei. boa sorte

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 18 dezembro 2012 | 11:01

Bom dia a todos,

Bom pessoal, aproveito para parabenizar os que realizaram o exame e assim como eu passaram, pois bem, durante os estudos preparatórios busquei sempre ler as normas, principalmente as de Auditoria, Perícia e claro sobre Ética, com esses três assuntos garantimos uma boa quantidade de questões.

No mais, peço que tenha cuidado com assuntos retirados da internet, mesmo em sites "confiáveis" de professores desconhecidos ou sem qualquer prova do seu conhecimento, é muito estranho alguém não ter trabalhos publicados (livros, artigos em revistas etc.) e sem falar que não faz menção a faculdades que ensinam, isso pode ser até verdadeiro, mais não podemos cair nessa história de aprender tudo em sites.

Indico desde já uma coleção de livros trazendo comentários as disciplinas do exame que me ajudaram muito também. clique aqui.

Boa sorte a todos,

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 16:57

Boa tarde Bruno.

sempre a prova é realizada conforme as legislações mais atuais. Nos editais anteriores havia uma data de corte de 90 dias. Qualquer alteração em alguma lei, anterior a 90 dias da data de REALIZAÇÃO DO EXAME, pode ser cobrada. Alterações com menos de 90 dias não.

Att

Bons estudos.

Walter Oliveira.
Alexandre da Silva Messias

Alexandre da Silva Messias

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2013 | 08:17

Boa Dia, querido companheiros, gostaria de saber se alguem recomenda algum livro para estuda para o exame de sufiencia que ira acontecer agora dia 24/03/2012, algum livro atualizado que aborda todas as materias comentandas com exercicios explicado, pois me formei em 2011 e prestei ultima prova e nao consegui passar por uma questao, me formei em Bacharel, caso alguem tenho alguma opçao me recomenda pois quero começar ja estudar.

Obridado desde de ja

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 22:59

Leonardo Pavani,

Tem esse clique aqui, talvez lhe ajude,

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Viviane Dutra Coan

Viviane Dutra Coan

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 13:36

Oi pessoal, vou fazer a prova agora em Março de 2013.
Estou na 7ª fase.
Espero conseguir passar hehe..
Baixei a prova do ano passado na net e estou estudando por ela..
alguma suguestao de estudo a mais que isso?
Obrigada.

Att, Viviane Dutra Coan.
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.