x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 60

acessos 33.461

Exame de Suficiência 2013

Viviane Dutra Coan

Viviane Dutra Coan

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 22:01

Oi alexandre..
Sobre as provas + gabaritos, baixei na net:
1º de março/11;
2º setembro/11;
3º março/12.
a 4º setembro/12 não encontrei em nenhum site para baixar..
as demais que cosegui baixar foi no site do CRCSC.

As questoes que tenho dificuldade para resolver entro no site do prof.
mario jorge e procuro lá.. no you tube tbm tem bastante coisa.

Espero ter ajudado.

Att, Viviane Dutra Coan.
JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 23:36

Olá colegas,

Tive acesso a algumas provas do exame de suficiência e posso dizer que não é fácil, mas também não é impossível. Fiz uma comparação entre provas dos últimos anos e me dá a impressão de que os focos vão evoluindo a cada ano. Na minha visão, parece que a tendência nos próximos anos é uma abrangência maior em Auditoria e normas internacionais, além de novas legislações que estão sendo introduzidas na área contábil.

Essa é a minha opinião

Bons estudos a todos nós

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 13:46

Boa tarde pessoal...

Se alguém tiver algumas fórmulas para calculadora HP, poderia compartilhar conosco?

Algumas dicas para estudar (Coisas que sempre cai no exame)
- Juros simples/composto
- Índices de liquidez
- Custos
- CMV
- Folha de pagamento (calculo de INSS, rescisão...)
- Contas do ativo e passivo
- DVA
- IFRS

Conforme eu for lembrando vou postando...

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 12:56

Alguém que já passou na exame poderia dar seu depoimento sobre a experiencia de como foi a exigencia de cada disciplinas?

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Paulo Sergio

Paulo Sergio

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 16:55

Já fiz o exame e posso afirmar que não é tão difícil (fiz 44 de 50). Entretanto, deve haver uma preparação para a prova, principalmente com resolução de provas anteriores. Querendo ou não, a banca repete algumas vezes o mesmo estilo de questão. Deve-se ler bastante leis trabalhistas, CTN, Sistema Tributário Nacional na constituição, Código de Ética Contábil e CPC's(pois as questões relacionadas a esses temas contumam ser fáceis). Acho que com o tempo a prova ficará mais difícil, mas concordo que deve haver uma avaliação para que não haja profissionais totalmente despreparados no mercado.

Espero ter ajudado.

Renato Graça Jacob

Renato Graça Jacob

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 março 2013 | 11:28

Bom dia!
Tentarei fazer o exame em 2014 pois ainda estou cursando o 5ª periodo.
Ja comecei a estudar as provas anteriores, para eu ter uma ideia das questões do exame.
Espero passar de primeira tabmbém.

Boa sorte a todos!
Att

BIANCA HOFFMANN REZINI

Bianca Hoffmann Rezini

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 12 março 2013 | 20:34

Eu perdi a compra deste curso. Gente terminei a faculdade em 2010. Nao trabalho na area contábil, trabalho no DP. Estou completamente desesperada pois nao me lembro de nadica de nada. Comprei um livro mas nada refresca a minha memória e pra piorar minha mãe jogou minhas apostilas e cadernos da faculdade fora. Preciso de um help se algm souber onde tem um curso em SC ou online...agradeço

Arcebi Marquezani

Arcebi Marquezani

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 15:21

Bianca Hoffmann,

a IOB deve ter cursos on line, só que agora eu acho que é muito pouco tempo pra assistir todas as aulas. se ainda tiver.
eu fiz o curso presencial, estou estudando, mas estou com medo de dar branco, nervosismo. tenta ver com a IOB se consegue comprar pelo menos esse curso que foi com o mario jorge. tem um povo que está apenas assistindo as aulas dele no proprio youtube, pq o cara é bom.

Deisiane da Silva

Deisiane da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 17:13

Boa tarde ,
Eu preciso de uma informação por favor alguém me responda,eu tirei a 2°via do meu Rg,porém devido uns problemas no posto do PoupaTempo eles só me entregaram o RG Depois do exame,e no Rg antigo está meu nome de solteira,e na inscrição do exame consta meu nome de casada agora o que fazer,alguém me da uma luz por favor!!!!

BIANCA HOFFMANN REZINI

Bianca Hoffmann Rezini

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 20:16

Obrigada pelas dicas. Estou vendo as video-aulas do Prof Mario Jorge.

Deisiane, eu acredito que quando vc deu entrada no seu novo RG, ganhou um protocolo né? leve o mesmo no dia e se possivel uma copia de sua certidao de casamento pra comprovar a alteração do nome. Acredito que com isso vc nao tera problemas. Eles devem apenas fazer uma anotação em ata do acontecido (se for como em concursos publicos) para não haver problemas posteriores. Lembrando que vc deverá assinar tudo com seu nome de casada para nao gerar problemas com relacao a vc ser vc.

Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 12:39

Boa Tarde,

Caros, acabo de chegar do exame. Fiz em uma cidade vizinha. Salas lotadas.

Na minha tinha aproximadamente 25 pessoas. 3 apenas para técnico. O resto para contadores.

Achei a prova difícil. COmo curso o sétimo período ainda não tinha visto nada sobre Ética, mas acho que me saí bem nestas.

Fica difícil saber, espero ter acertado o necessário. Vamos aguardar.

Acho que hoje alguns já devem soltar gabaritos preliminares.

Se quiserem, podemos montar uma planilha no Google Drive com nossas respostas e o gabarito provável para que tentemos estimar o resultado.

Abraço,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 12:53

Criei uma planilha no Google Drive e coloquei minhas respostas do gabarito bem como assinalei também aquelas que ACREDITO estarem corretas.

Gostaria que me ajudassem com o gabarito "preliminar"

Link: http://bit.ly/suficiencia

Abraços,

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 14:05

Valeu Pedrão.

Podemos usar o chat direto lá de dentro da planilha. Só você clicar lá em cima onde tem o número de leitores. Vai abrir uma caixinha do lado. Aí podemos conversar...

Vamos conferindo! To marcando com fundo verde as que acho que acertei e com fundo vermelho as que acho que errei. Tá difícil...

Tiago

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Tiago Bacciotti Moreira

Tiago Bacciotti Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Professor(a) Universitário
há 11 anos Domingo | 24 março 2013 | 15:20

Caros,

A planilha está bem legal. Aproximadamente 20 pessoas preencheram os dados.

Eu coloquei no gabarito preliminar as que acredito estarem corretas.

Depois marquei de verde as que acho que acertei e de vermelho as que acho que estão erradas. Isso foi baseado nas respostas e comentários dos colegas bem como a pesquisas no google direto nas normas e teorias.

Pelos meus cálculos acertei 27 questões mas só acredito quando sair o oficial.

Se algum colega souber de gabaritos publicados por cursinhos ou no facebook me avisem por favor. Não tenho conta no fb então não consigo acompanhar.

Vou ficar online no skype (msn e skype é uma coisa só agora). Meu id é baciotti.

Boa sorte para todos.

Tiago .'.

“Contos de Fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos. (G. K. Chesterton)”
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.