x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 44

acessos 24.807

Rais net - Erro Certificado Digital

Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:19

Boa tarde, estou tentando enviar a RAIS 2012 de uma empresa aqui, instalei o token e ele está funcionando normalmente. Já preenchi a declaração, e cliquei para gravar. Quando seleciono o botão Transmitir com Certificação Digital e clico em transmitir dá o seguinte erro:

"Error on load a KeyStore from SunMSCAPI"

O que isso quer dizer?
Como devo procedor?

Desde já agradeço a colaboração de todos!

Pode ser no certificado do procurador ou tem que ser no certificado da empresa?

Tatiane Arantes Machado
Denivaldo Moraes

Denivaldo Moraes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 2 fevereiro 2013 | 20:58

Olá Tatiane, comecei hoje minhas transmissões e me deparei com o mesmo problema ao tentar usar o certificado.

Quanto ao certificado necessário, pode ser da empresa ou do responsável pelo preenchimento.

Agora é tentar descobrir a origem do erro.

Luis Ricardo Spósito Tessarini

Luis Ricardo Spósito Tessarini

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) C.P.D.
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 14:13

Olá Pessoal

Aqui estava acontecendo a mesma coisa, só conseguimos depois de desinstalar todos os "java" instalados na maquina e instalar a versão corresponde que o próprio programa pede no site oficial do mesmo.

"Para qualquer um dos sistemas operacionais (Windows ou Linux) é necessário que na sua estação de trabalho esteja instalada a Máquina Virtual Java (JVM) versão 1.6.0 (Java jre ou jdk versão 6)."

abraços.

Claiton Charles Comim

Claiton Charles Comim

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 08:56

Olá, estou com o mesmo problema, já tentei enviar com a certificação da empresa, com a minha certificação também, e nada funciona. Mais uma vez o problema sobra para nós contadores, vamos aguardar mais um pouco, tomara que algum colega consiga nos ajudar através do Fórum. Abraços.

Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 11:11

Pedro, instalei o novo java! O programa não encontra o certificado. pede para verificar se o mesmo está instalado. Mas ele está funcionando. eu uso o mesmo para verificar no site da receita federal darf's etc.

Tatiane Arantes Machado
Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 11:37

Agora nem abre!
Aparece uma tela preta do DOS escrito um caminho parece.
E uma mensagem do windows assim:

O windows não pode encontrar 'javaw'. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente de novo.

Tatiane Arantes Machado
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 12:11

Bom dia Tatiane Arantes Machado, tenho feito a RAIS 2013 desde segunda-feira(04/02/13) e não tenho tido problema na hora de realizar a transmissão. Lembre-se que até 20 empregados é possível fazer a transmissão sem o certificado digital, apartir daí só é possível transmitir com o certificado. Na primeira vez que baixei o programa da RAIS 2013 ele também não abriu e aí baixei o Java (TM) Platform SE Binary Oracle Corporation e deu certo. Espero ter lhe ajudado. Que Deus te abençoe.

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
CREONIR MESQUITA

Creonir Mesquita

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 13:17

Olá pessoal. Estou com o mesmo problema que a Tatiane tinha inicialmente na transmissão da RAIS. O programa informa "Erro acessando o Token - Não foi possível encontrar seu certificado neste token". Acontece que já desinstalei e reinstalei tanto o java quanto o GDRAIS, inclusive a nova versão que saiu ontem 07/02/2013, já tentei o suporte por telefone e por email e nada. Gostaria de saber se algun colega conseguiu transmitir arquivos com mais de vinte vínculos usando certificados emitidos pela caixa federal. Aguardo e agradeço.

Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 14:00

Pedro, muito obrigada! Mas consegui abrir o programa e como é uma empresa com apenas um empregado deu pra enviar sem o certificado. Mas o mesmo problema acontece com o programa de outras declarações como a DIRF, DIMOB...

Tatiane Arantes Machado
Wesley Oliveira Da Cunha

Wesley Oliveira da Cunha

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 14:00

Tatiane já que você conseguiu abrir novamente seu programa da RAIS; você já tentou fazer a transmissão sem o certificado digital? pode ser que dê certo...

Wesley Oliveira da Cunha. (Samuray)

Assis e Lobato Serviços Médicos Ltda
Belém - Pará.

"Dêem flores enquanto possam apreciá-las, porque depois elas só serviram para cobrir sepulturas" (Melancolia _ Apocalipse 16)
Tatiane Arantes Machado

Tatiane Arantes Machado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 14:43

Não gente! To com um problema maior agora!
Depois que desinstalei os outros javas e tento abrir a DIMOB dá os seguintes erros:

- se tem o java 7 instalado: abre mas quando seleciono a empresa e dou Ok, trava e não faz mais nada!

- se tem não tem o java 7 instalado: nem abre! (só que da última vez, antes de desinstalar todos os javas hoje, eu tinha o 7 e desinstalei e deu certo)

Não sei mais o que fazer.

Tatiane Arantes Machado
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 15:58

Pedro, boa tarde

Para transmitir a DIRF, não é necessário o certificado digital.



Ver a seguir, Parágrafo 4º do Artigo 6º da IN RFB nº 1.297/2012.


CAPÍTULO III
DA APRESENTAÇÃO DA DIRF

Art. 6º A Dirf deverá ser apresentada por meio do programa Receitanet, disponível no sítio da RFB na Internet no endereço referido no caput do art. 5º.

§ 1º A transmissão da Dirf será realizada independentemente da quantidade de registros e do tamanho do arquivo.

§ 2º Durante a transmissão dos dados, a Dirf será submetida a validações que poderão impedir sua apresentação.

§ 3º O recibo de entrega será gravado somente nos casos de validação sem erros.

§ 4º Para transmissão da Dirf das pessoas jurídicas, exceto para as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) , relativa a fatos geradores ocorridos a partir do ano-calendário de 2010, é obrigatória a assinatura digital da declaração mediante utilização de certificado digital válido, conforme o disposto no art. 1º da Instrução Normativa RFB nº 969, de 21 de outubro de 2009 , inclusive no caso das pessoas jurídicas de direito público.

§ 5º A transmissão da Dirf com assinatura digital mediante certificado digital válido possibilitará à pessoa jurídica acompanhar o processamento da declaração por intermédio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) , disponível no sítio da RFB na Internet, no endereço referido no caput do art. 5º.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Taiana Stumpf

Taiana Stumpf

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 17:06

Ola,pessoal!
Tatiane, também esta ocorrendo esse mesmo erro quando estou enviado a RAIS.
Não sei o que fazer, pois ja entrei em contato com a RAIS e ele nao souberam me explicar, falaram que entariam em contato (estou esperando pois conforme o atendente da RAIS eles tem 3 dias para entrar em contanto...).
Assim vou esperar maiores informações!!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.