x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 130

acessos 64.999

Escritorio de Contabilidade

Elias Iwanaga Cunha

Elias Iwanaga Cunha

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Custos
há 16 anos Sábado | 19 julho 2008 | 20:54

Elias, para oferecer os serviços de Consultoria Tributária, vc nem precisa constituir escritório de contabilidade. Basta abrir uma empresa de consultoria empresarial. Cuidado apenas porque se seu objeto vislumbrar serviços contábeis, e vc não tiver no quadro societário realmente o que for permitido por lei, sofrerá com isto amigo.


Cristiane,

Obrigado pela colaboração, porém me veio uma dúvida. Se eu abrir uma empresa de consultoria empresarial tendo como atividade SECUNDARIA a prestaçao de serviços contabeis e sendo o meu socio (que tem CRC) o responsavel tecnico e detentor de mais de 50% das açoes, existe a possibilidade de ser penalizado? Ao meu entender nao, pois na resoluçao nao fala sobre outras organizaçoes empresarias que prestam serviços contabeis. A resoluçao diz somente sobre ORGANIZAÇOES CONTABEIS.

Gostaria do seu parecer e dos demais deste forum.

Grato.

Elias Iwanaga Cunha

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 19 julho 2008 | 23:50

Oi Lourdes, boa noite minha amiga, essas são as complexidades de nossa profissão mesmo: é o que fazemos o tempo todo não é? Estudar, analisar a melhor forma de constituir empresas. Mas vamos acompanhar seu raciocínio: sua filha não poderia fazer parte desta sociedade no momento por não ser contabilista, ou fazer parte do roll das atividades profissionais regulamentadas. Não vou trabalhar com a hipótese da OAB aderir a mudanças agora, pois sua decisão pelo que vejo é bem mais imediata, não adotaria um procedimento pensando numa probabilidade remota. A parte de auditorias e perícias ser como autônoma até ai tranquilo na minha opinião, mas continuo pedindo cautela quanto a constituir o escritório fugindo às regras dos CRCs.
A legislação muda o tempo todo, não nos resta alternativa a não ser atenção, mas por favor cuidado, pois no momento pode ser favorável,mas não abra espaço para uma fiscalização e penalidades no futuro.
As coisas são confusas quando tem um gruopo debatendo mesmo, são opiniões diversas, mas procuro sempre ler mesmo (até as letrinhas miudas rssrs) para exercer a profissão com ética e cidadania, partindo de casa mesmo, ou seja, da NOSSA empresa pessoal.
Abraços
Cris

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 20 julho 2008 | 19:44

Ok, Cristina, mas acho uma injustiça muito grande do contador que zela pelas empresas não poder constituir a sua propria, com o socio que lhe convem, pois estas regras são restritas demais ou então ficaremos na condição de profissional liberal ate quando.
Não posso com meu esposo pois sou casada com comunhao universal de bens, meus filhos são universitarios um no ramo de engenharia e a outra direito, o que fazer?
Não tenho outra pessoa com profissão regulamentada que poderia participar desta sociedade, fica dificil.

Se alguem puder encontrar uma solução, ficarei muito grata.

MLourdes

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 08:11

Bom dia Maria,

Acompanhe o que foi dito no tópico, o CRC permite;
"Ficou claro que para se constituir sociedade é permitido entre contadores e/ou contabilistas, e os terceiros são aqueles que pertençam a profissões regulamentadas. Citam exemplos de administradores, economistas e até advogados - mas temos que lembrar que por sua vez é a OAB que deixa claro que não permite sociedades entre ADVOGADOS e outros."

Referente ao enquadramento, não é permitido no SIMPLES NACIONAL, ou seja, me corrijam os colegas, apenas no anexo IV onde a carga tributária é alta não sendo compensatório, tendo assim que decidir entre L. Presumido ou Real.

A auternativa é abrir uma empresa no SIMPLES NACIONAL com atividade de digitação e registrar os funcionários, onde diminuiria a carga tributária. Neste caso o escritório de contabilidade prestaria serviço de assessoria assinando os balanços.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 08:21

Bom dia à todos,

Agradeço a colaboração da Cristina, Maria realmente sua suloção é trabalhar como autónoma, ou seja profissional liberal. Tenho colegas que trabalham assim, mas esta auternativa de empresa no SIMPLES NACIONAL com atividade de digitação pode servir pra você também, porque pode ser empresa individual, estude esta possibilidade.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 08:56

Bom dia Gilberto!

Ja havia pensado nesta possibilidade, mas gostaria que fosse diferente, agora se eu abrir esta empresa de digitação em sociedade com minha filha e manter meu escritorio CEI na situação prof. liberal não terei problemas? ou seja uma empresa de digitação e escritorio em meu nome ambas?

sds

MLourdes

ANTONIO PEREIRA NETO

Antonio Pereira Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 09:16

Caros amigos,
Bom dia.

Tenh o curso ténico em contabilidade concluido em 1991, atualmente estou cursando o 4º periodo de ciencias contábeis. Estou planejando montar meu proprio escritório. Gostaria de uma orientação com relação a cada passo que devo dar para que possa ter um negócio de sucesso.

Na certeza de um pronto atendimento.
Agradeço antecipadamente.

Antonio Pereira Neto

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Maria de Lourdes Acedo Pinto Alves da Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 09:28

Gilberto mais uma pergunta a voce ou a outra pessoa que possa ajudar nesta empreitada ardua de uma contadora, seriam convenientes estes codigos? 6311-9/00 serviços de processamento de dados, ou ambos: 8219-9/99 preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificado anteriormente.
ambos podem participar do Simples .

sds

MLourdes

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 09:41

Oi Maria,

Creio que sim, você pode agregar as atividades de serviços que lhe for conveniente, desde que sejam enquadradas no SIMPLES. E olha, você estará fazendo uma operação perfeitamente legal na área fiscal. Divida os honorários que você recebe hoje do seu cliente, a maior parte para esta empresa pelos serviços executados e outra pela assessoria contábil que você prestará na pessoa física como Contadora.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Americo Uemura

Americo Uemura

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 22:51

Prezados colegas, estive lendo a respeito da constituição do escritório de contabilidade, antes da formalização devem levar em conta que, pelo menos no municipio de São Paulo, sendo uma sociedade de profissionais, o ISS é cobrado trimestralmente pelo numero de profissionais, já no caso de uma sociedade com terceiros o ISS será cobrado sobre o faturamento.

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 18:04

Oi Maria, tudo bem com vc minha querida? Espero que sim.
Vamos raciocinar juntas ok?

Sua filha ainda é estudante, certo? E ser estudante não é profissão, ao meu ver esse seria um erro a acertar. Quanto a OAB mudar não acho muito preciso trabalhar com uma hipótese tão remota minha amiga.
Quanto vc atuar como autônoma exercendo as funções de Perita ou Auditora tranquilo, desde que esteja habilitada para as duas funções. É que para exercer a Auditoria Independente temos que passar pelo Exame de Qualificação Técnica ok.
Sugiro buscar um sócio para a sociedade dentro do perfil citado na legislação: ou contabilista ou um profissional habilitado por seu conselho.
Registrei meu escritório individual mesmo, pela ausência de ´sócio nas condições exigidas pelo CRC/SP.
Estou gostando de trocar idéias, agradeço e espero estar contribuindo com algo.
Um abraço Maria, um abraço a todos os colegas.
Cris

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 09:16

Bom dia.

Alguém teria uma carta que dispensa serviços de escritório contábil, mas com toda classe e sem perder a amizade com o cliente?

Obrigado.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 09:54

Antônio, atividades de natureza intelecutal não podem optar pelo simples nacional, exceto atividade contábil que foi autorizada a pouco tempo.

Sobre abrir um escritório contábil, no CRC de minha região eles exigem que seja feito o contrato com algumas cláusulas constantes no contrato-modelo do Conselho de Contabilidade, além de exigir que ambos os sócios sejam Contadores ou Técnicos Contábeis.

Não sei se em todas as delegacias do Conselho exigem isto, acho melhor você se informar sobre o detalhe dos sócios na sua delegacia ok?


Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 11:38

Bom dia a todos!


Com créditos ao nosso amigo Ricardo A. B. Teotonio, foi anexado à esta postagem um modelo de Solicitação de Cancelamento do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis.


Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos:
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.


Não custa lembrar que não será permitido pedido do arquivo por e-mail ou qualquer outra forma.


Vale a pena lembrar que no caso de Transferência de Contabilidade, faz-se necessário o preenchimento do Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, que pode ser adquirido clicando aqui

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 17 abril 2011 | 22:30

Rafael Cordeiro Arruda,

se você está com seu CRC regularizado, é só enviar os dados através do PGD/CNPJ, na opção de alteração do contabilista.
Isto fará com que você seja o responsável contábil da empresa perante à Receita Federal e no posto fiscal.
Se não me engano, opção 232. Verifique a descrição e confirme.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 11:20

Bom dia.
Postei esta dúvida em outra sala, porém, como preciso sanar com urgência a mesma, resolvi colocar aqui também a questão.

Transferi a responsabilidade da contabilidade de uma empresa-cliente no dia 31/03/2011 pelo PGD (entreguei, dispensei).
Entreguei toda documentação dela para o outro Contador no dia 07/04/2011 (com protocolo assinado em tal data).
A empresa recebeu uma notificação de multa em 18/04/11 por atraso na entrega da GIA do mês de Março/2011.
De quem é a responsabilidade pelo pagamento de tal multa?

Por favor, se tiverem a base legal, também preciso.

Obrigado.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
edvaldo beltrao de farias

Edvaldo Beltrao de Farias

Bronze DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 13 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 14:45

e bom mesmo mais eu aproveitando o ensejo queria saber se tem como migrar a minha empresa do simples para individual-me porque ja faz 08 meses e o meu banco me disse que se eu conseguisse fazer a migração da minha empresa edvaldo beltrao de farias Oculto ai eu teria uma linha de credito muito boa vejam em que voces podem me ajudar grato edvaldo meu cnpj. 12.743.284/0001-95

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 14:55

Edvaldo Beltrao De Farias,

Seja bem vindo ao Fórum Contábeis,

Primeiramente, lhe dou um conselho: não exponha dados como seu CPF assim, em público, mesmo sabendo que o Fórum Contábeis seja um site de profissionais bem intencionados. Porém, é público. Então, edite e retire seu CPF dali.

Bem, desconheço essa migração de ME para MEI, mas nada impede de você abrir a empresa MEI hoje mesmo, conseguir seus recursos, depois baixar a ME que tem aberta.
Acho mais simples e rápido.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 11:07

Pessoal, peguei meu CRC e agora estou pensando em cuida de algumas empresas pós horário de trabalho, minha divida é, consigo ser responsável por elas como pessoa física, ou ate mesmo como MEI, ou terei de abrir uma empresa individual? e assim me registrar no conselho...

grato

Rodrigo

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 12:16

Rodrigo Mattos,

você consegue sim ser responsável pessoa física.
Também pode ser um MEI, sem problemas.
Só é preciso seguir as normas do CRC para abertura da empresa (caso venha abrir).
Mas já lhe adianto que, pós expediente é um tempo curto para tantas resaponsabilidades.. rs..

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 12:33

você consegue sim ser responsável pessoa física.
Também pode ser um MEI, sem problemas.
Só é preciso seguir as normas do CRC para abertura da empresa (caso venha abrir).
Mas já lhe adianto que, pós expediente é um tempo curto para tantas resaponsabilidades.. rs..

Att.
Ricardo.


Opaa, valew Ricardo...
ah sim isso é, e mtas por sinal... mas as que vou cuidar são empresas do simples e pequenas... ja cuido delas, porem um amigo meu q é responsavel, mas o dele era firma individual... dai como ele passou no concurso publico e segundo ele não pode ter vinculo com cnpj, por isso o repasse das empresas..

abss

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 12:43

Ok.

Mesmo sendo do Simples Rodrigo, terá muito trabalho.
É só um conselho. Claro que você, mais que ninguém, sabe o quanto consegue trabalhar.

Então, você pode ficar na pessoa física mesmo, onde será tributado na tabela progressiva do IR, ou abrir um MEI, e pagar aquele DAS com o recolhimento mínimo por mês, não podendo ultrapassar 3.000,00 de faturamento.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
ADILSON SILVESTRE DA SILVA

Adilson Silvestre da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 20:34

Amigos me formei a 3 anos e desde então não exerci a profissão pois estava em outra área, mas agora estou pensando em abrir escritório de contabilidade e adm de condominios, gostaria que os caros amigos já experientes no ramo me desem algumas dicas de qual o primeiro passo a ser tomado, (além dos clientes, claro, rsrsrs) e qual um bom sistema seria indicado.

Obrigada

Página 2 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.