x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 74

acessos 90.515

Ciências contábeis a Distancia vale a pena ?

renan otavio magni montovane

Renan Otavio Magni Montovane

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:27

Saudações, Meu Nome e Renan e estou no 3 ano do Ensino médio, Penso em fazer Curso de Contador, já trabalho como Auxiliar contábil e gosto da profissão, e quero seguir a diante, não tenho o curso técnico de contabilidade, mais penso fazer o curso Superior disso, mais gostaria de saber, sé Vale a pena fazer o curso de Ciências contáveis Semipresencial, disso ?

Caio Cesar Fornaziere

Caio Cesar Fornaziere

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:35

Boa tarde Renan

Na minha opinião tanto faz de que forma será a graduação, seja ela presencial ou a distância, pois na minha opinião o curso serve somente pra lhe dar um canudo e o direito de dizer que é contador, pois o grosso da contabilidade e as partes mais importante tu irá aprender no escritório, lhe dando com as mais variadas empresas e atividades.
Na minha cidade o melhor curso de contabeis é da Universidade do Estado, mas já vi pessoas recém formadas nessa universidade entrarem pra trabalhar e não saberem nada, eu não tenho graduação, mas lhe garanto que eu sei muito mais que a maioria dos formados.
Faça aquela que lhe for mais atrativa, pois o que vale somente é o canudo, o aprendizado é na prática.

Att.


Caio Cesar

Luiz Paulo

Luiz Paulo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 16:51

Boa tarde Renan.

A faculdade quem faz é o aluno ou seja vc pode entrar na melhor faculdade que existir, mas se você não estudar é como se estivesse na pior, vai sair sem saber nada além do que já sabia. Quando eu comecei a faculdade eu tbem pensei fazer a distância, só que pra mim não dava, pois requer uma dedicação muito grande, vc tem que ter horário pra estudar, não tem professor a disposição pra tirar dúvidas...enfim nada melhor do que ir pra sala de aula todo dia e ter os colegas pra te ajudar... Mas isso tbem não garantirá que vai sair sabendo tudo, a prática é tudo...Mas faça o que for mais viável a você e se adapte...

Att,

Luiz Paulo

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 13:54

Me desculpe Caio Cesar Fornasiere,mas vc falou uma grande besteira. A formação do profissional é importantissima. É certo que rotinas burocraticas não são ensinadas na faculdade,mas esse serviço qualquer um faz,ou seja, não precisa de diploma. Mas,um planejamento tributario,por exemplo,calculando-se qual o melhor regime tributário que a empresa pode optar. conhecimentos como lucro real ,lucro presumido, lucro arbitrado ,simples nacional, etc é visto na faculdade. O bom profissional carrega o quebra-cabeça prática+teoria= profissional qualificado. Outra coisa depende onde o profissional vai atuar. Contador não é só aquele que fica atraves de um birô num escritorio. A contabilidade é uma ciencia e nessa ciencia existem várias areas: Pericia,auditoria,controladoria,analise de balanço,etc. As 3 primeiras são areas tops em contabilidade. Para aqueles que vão entrar no curso vou citar algumas profissões que o contador pode exercer: Analista contabil,analista fiscal,analista de departamento pessoal(essas tres em empresas de grande porte ou escritorio de contabilidade),perito-contador,professor,controller,auditor interno,auditor externo,etc. Muitos pensam que contabilidade se resume a escritorio de contabilidade. O conselho que dou é que pesquisem mais sobre o curso e a profissão que bachareis em contabilidade podem seguir.

abraços,

Lucivando Coriolano
Contador/Tutor de Sala

Felipe Souza.

Felipe Souza.

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 22 março 2013 | 17:04

Também achei muito errada a informação de Caio Cesar,
claro que vocÊ aprende muito em um escritório, porém, tem que ter uma base sólida, você tem que saber os fundamentos, a parte conceitual. Se não tiver nada disso, tudo o que você fará no escritório, será pura "decoreba", agora se você tem a base boa, estudos e sabe por que fazer de tal maneira, tudo o que você ver novo agreagará a seu conheciimento, e não somente decorar.

Att,

Christiano Miguel Samori de Azevedo

Christiano Miguel Samori de Azevedo

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a) Universitário
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 16:16

Concordo com o Lucivando e fico muito feliz de encontrar profissionais como vc assim meu caro.

Claro que a Faculdade é a primeira decisão acertada do futuro profissional de contabilidade.

A rotina do escritorio se aprende muito rápido, agora como organizar ou criar essa rotina a faculdade ainda se responsabiliza.

Sou prof universitário e se eu deixar de crer no trabalho que tenho todas as noites com alunos de contabilidade e adm de empresas minha vida perderia o sentido.

Renan escolha uma boa faculdade, pesquise, procure estudantes dela e ex alunos, veja o ranking delas no MEC, por meio do Sisu enfim... sou apaixonado pela educação EAD meu mestrado é nesse assunto, possuo uma escola totalmente na internet mas defendo que existem muitos metodos para educação EAD o semi-presencial eu apoio totalmente, sou contra uma graduação feita por email pelo grau de complexibilidade da nossa Ciência.

Grande abraço
Christiano Miguel

Christiano Miguel C. de Azevedo
Contador e Prof. Universitário SKYPE: ceconti.christiano
EMAIL: [email protected] Fone/WhatsApp (11)97751-1789
Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Lucivando Coelho Guimaraes Coriolano

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 16:32

Professor Christiano fico honrado com suas palavras. Temos coisas em comum: A vocação pelo ensino e a educação a distância. Atualmente sou Tutor EAD no curso de administração( meu primeiro passo para ingressar no ensino) e faço pos em contabilidade, pericia e auditoria por essa mesma universidade(Universidade Norte do Paraná). Aguardo ansiosamente o resultado da seleção para pos também a distância em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. O ensino a distância é o futuro. Como na graduação em ciências contábeis na UFPE me ensinou coisas que o aluno deve buscar: Pensar,mas especificamente em matéria contábil. Portanto,sugiro que busquem boas escolas para estudar a graduação e verás que vale a pena. Quem mora em São Paulo e não tem condições de estudar numa instituição particular por que não estudar na melhor escola de contabilidade do Brasil e unica com doutorado: a FEA USP. Saudações futuros contadores!!!

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 16:39

Boa tarde a todos!

No fim de 2012 conclui o curso de Ciências Contábeis a distância.

Posso dizer que, como os colegas antes destacaram, qualquer curso que for fazer e em qualquer modalidade, sendo presencial ou a distância, infelizmente não dará uma base completa para o mercado de trabalho.

O importante é a prática cotidiana das funções contábeis. Você que já trabalha na área fica ainda mais fácil.

A verdade é que, enquanto eu ia pra faculdade uma vez por semana, alguns colegas iam todos os dias, porém ao final do curso, o título de bacharel que obtive é o mesmo que eles tiveram.

O que interessa no curso é sua vontade de aprender.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 17:11

Na minha opinião só valerá a pena se você já atuar na área ou seja ter uma vivência.

Se nunca viu contabilidade na vida e pegar um EAD não irá chegar ao final do curso, requer um conhecimento prévio das coisas.

---

Faculdade não dá a rotina diária de um escritório, eu particularmente maioria de meus cursos foram EAD, mais eu sempre atuei na área desde minha adolescência.

Vi diversos jovens que estudaram comigo desistirem na época do EAD por causa de não saberem coisas básicas que um pouco de experiência na área já dava para resolver. Portanto volto a afirmar que se trabalha na área pode optar por EAD, mais se nunca viu contabilidade vá para presencial.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 00:11

Quando comecei a frequentar esse fórum imaginava uma coisa, e hoje vejo outra um pouco diferente. Não me refiro aos não contadores, mas percebo que o foco principal de acadêmicos e contadores são escritórios de contabilidade, como se isso fosse o top da profissão. São poucos os colegas que têm uma visão mais ampla da área. Lucivando sugeriu algo importante, áreas tops como perícias, auditorias independentes, controladoria e outras são pouco comentadas e discutidas, pois a grande maioria dos comentários nesse fórum se resume a folhas de pagamento, imposto de renda, escrituração fiscal, recolhimento de guias e toda uma rotina de um escritório, mas que torna o profissional limitado para as transformações que estão ocorrendo no setor. O CFC criou o CPC para inserir a contabilidade brasileira no campo global, pouco se comenta sobre isso, uma pena. Quanto ao curso EAD, a opinião que dou a você Renan já foi dito por alguns aqui, dependerá somente de você. No meu caso, fiz um excelente curso de Administração em uma Universidade Federal há alguns anos, e faço Ciências Contábeis EAD, o qual levo com certa facilidade sem nunca ter trabalhado em escritório de contabilidade, embora atue em área administrativa, ou seja, o conhecimento teórico e a disposição para o auto estudo é o que precisamos para levar o curso EAD sem sustos. Outro fator importante, embora pudesse, não aproveito matérias, pois considero a reciclagem e atualização importantíssimas para minhas pretensões na profissão. Vejo que trabalhar em escritório de contabilidade agrega pouco conhecimento teórico para o curso, já que lá é pura prática, e digo isso porque 90% da turma já trabalha na área e tem muitas dificuldades no curso, onde muitos até já desistiram. Por isso dizer que quem não trabalha na área terá dificuldades é lenda, depende de cada um.
Abraços a todos e vamos em frente

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 09:26

Descordo em partes de Philipe Gamboa,

quando comecei o curso ead em contábeis, não trabalhava na área e nem sabia o que era na verdade a contabilidade.

Apenas depois de algum tempo na faculdade que comecei a trabalhar na área, porém antes de trabalhar eu conseguia normalmente fazer a faculdade, passar nas provas e avançar de período.

Depende muito do interesse da pessoa.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 11:17

Curso Ead é a febre do futuro, este formará diversos profissionais. Entretanto vejo a importancia de cultivarmos um virculo presencial com as pessoas, um olho no olho, ver a face de sastifação dos estudantes ao realizar uma atividade com sucesso, criar possibilidade de afetividade, conhecer o professor e como ele pensa e não digita e/ou video conferência...rsrsr, apertar a mão dos colegas de salas, etc. Enfim, o curso Ead ou presencial para a profissão tanto faz, mas, quando se fala em conhecimento "extras" com toda certeza o presencial é a melhor escolha. Tenho este pensamento pois na faculdade você irá ter contato com outros estudantes de cursos diversos, ou seja, mais possibilidade de crescimento e indicações profissionais, entre muitas outras possibilidades.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
ROSAINE BRITO DA SILVA

Rosaine Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 17:01

ola pessoal estou no 8º semestre de ciencias contabeis, faço a distancia, nao desmereeno os alunos de faculdade presencial, eu ja fiz presencial 2 semestres, mas nao pude concluir minha faculdade por problemas pessoais, entao depois d um tempo comeceia distancia. tenho aprendido mais pois tenho que buscar meios de estudar sozinha, e a prender, entao me dedico muito mas faço os meus horarios, sou mae, esposa dona de casa e trabalho em um escritorio de contabilidade. tenho aprendido mais pois tenho que me dedicar mais, tenho feitos alguns concursos e estou vendo que o embasamento da faculdade tem me ajudado, fiz mpu passei naprova só nao fui classificada ( só com o que aprendi na faculdade), fiz receita federal faltou 20 questoes para eu ser aprovada, direito civil e penal, não aprendemos quase nada na faculdade, foram nessas que tive mais dificuldade. entao a conclusao é vc tem que fazer a que melhor vc se adequar, e se esforce pois seu futuro na area e certo,o indece de desemprego para pessoas qualificadas da area e quase 0%!
espero ter ajudado!

Antonio

Antonio

Iniciante DIVISÃO 3, Musico
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 18:27

Comecei a pouco tempo e faço à distância e não é tão fácil quanto se imagina, pois você faz seu próprio horário. Como citou a Rosaine a gente acaba até aprendendo mais por ter que correr atrás buscando diversas alternativas de estudos na internet, livros etc. Estou cursando EAD e estou gostando e aprendendo (admito que até mais do que esperava).

Independente da escolha que fizer o importante é o comprometimento e a vontade de aprender. Abraço.

Marcos Pereira Alves

Marcos Pereira Alves

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 16:01

O que vale é o aluno, em primeiro lugar a dedicação em todos os quesitos, porque motivação deve ser em dobro quando você está cursando um curso a distância, porque muitos motivos para a desistência vão surgir, mas prove que você é um vencedor, curse, e vire um bom profissional.

Roniel César

Roniel César

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 16:08

Lucivando Coelho Guimarães Coriolano concordo com você plenamente, eu faço Ciências Contábeis, minhas esposa e perita Contadora, e muita coisa que ela sabe hoje foi devido a faculdade em que ela fez, se existem contadores que não sabem o que fazer quando pegar um SPED Contribuições por exemplo,mais isso e questão de não procurar conhecer do assunto,sair da faculdade tem uma bagagem teórica e técnica,já aparte Burocrática,e aprende-se na pratica, em escritório nunca grande empresa e por ai vai!!
Muito Obrigado...
Roniel César Acadêmico de Ciências Contábeis.

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 22:15

Boa Noite Renan Otavio!!

Comecei a fazer graduacao a distancia e, te confesso que o presencial , com a troca de ideia e interatividade com alunos e professores voce agrega muito mais conhecimento sem duvida,,,tranquei e vou fazer presencial,.bem melhor, ..

Att.

CONTMORE - Gestao de Negocios
Fabiane Blasczikieviez

Fabiane Blasczikieviez

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 10 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 10:45

Olha, eu faço presencial e tenho vários amigos que fazem à distância, e no nosso caso, o conhecimento de nós que fazemos presencial é um tanto superior, o fato de você estar na sala de aula e ter um professor para te esplicar detalahadamente o conteúdo quantas vezes for necessário, de ir até sua mesa e te ajudar a fazer um exercício, eu creio que faça toda a diferença. Não estou criticando os cursos á distância, eles são ótimos sim, e até porque não são todas as pessoas que tem condições de ir todos os dias para a sala de aula, então a faculdade à distância fica bem mais viável e um pouco também depende da boa vontade do aluno, de saber que tem que correr atrás, que tem que buscar mais.
Eu acho que os cursos à distância são sim bons, mas creio que se você puder fazer presencial deveria optar por este, pois a meu ver eles agregam mais conhecimento.

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 13:54

Minha visão, é sendo BOM, tanto faz EAD ou presencial, porém, são coisas distintas.

Quem mora longe, não tem horário livre, mães e pais, ou simplesmente tem muito compromisso ( de verdade, não baladas..risos ) durante a semana, já trabalha, etc, vale a pena fazer EAD sim.

Se eu não tenho emprego, ou meu horário é muito livre, faria presencial sem dúvidas.

Ou seja, depende muito da sua situação e principlamente seu estilo de ser, pois tem gente que só aprende com professor cobrando, alunois do lado, e outras são autodidatas, então é preciso se conhecer melhor e escolher o que você gosta.

ISMAEL SOUZA

Ismael Souza

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:02

Olha eu faço contabeis a distancia, vou 2 vezes por semana só nas aulas, a primeira aula é a a distancia, mas temos um professor que depois da algumas expplicações pra nos da materia estudada. E puxado, mas é bom

Mael, Ju, Nicoly, Nicolas e Nathiely.

67 9131 1428
67 8187 6435
67 9967 6069
Família, um projeto de Deus.

#JuntosPeloReino

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

"Manifestando o Reino de Deus"


Marcos  Takekoshi

Marcos Takekoshi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 22:08

Caros colegas muito boa noite !!
vou deixar aqui registrado a minha opnião sobre o tema.
como me formei este ano e tive algumas disciplinas no sistema EAD confesso que o melhor é o presencial, pois ao fazermos o nosso questionamentos a solução e na hora. já na on line vejo que fica um pouco a desejar.
È logico que isso depende de cada aluno mas, no meu caso eu prefiro as aulas presenciais.
Fica um ponto para se refletir por que o curso de Direito não é feito através das aulas EDA tambem?

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 22:21

Existe uma faculdade em Santa Catarina que oferece o curso bacharel de direito EAD, e várias faculdades estão tentando obter o regularização do curso junto o mec, lembrando que pós-graduação até faculdades públicas oferecem o curso na modalidade EAD. Na minha opinião, EAD depende muito do aluno, já que aprendizagem acadêmica mesmo se faz pelos livros acadêmicos, essa grande biblioteca que é a internet, esse fórum e outras fontes e pelo menos é dessa forma que eu faço e tenho certeza que eu tenho um bom nível de conhecimento contábil para quem ainda está no terceiro semestre. Mas EAD é a democratização do ensino, é melhor que o presencial? Claro que não, mas dá uma oportunidade para todos se graduarem e mesmo presencial sendo melhor, nada vai garantir que um graduado em presencial será melhor do que um EAD, e ao contrário é tbm verdadeiro. Espero que essa modalidade cresça mais, assim como em países desenvolvidos e o exame de suficiência será o termômetro da aprendizagem. Boa sorte a todos e bons estudos

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 22:33

Só para esclarecer.

EAD quando eu sugiro, é uma que seja BOA e PREPARADA, é claro que existem muita EAD enganação, como existem presenciais enganação também.....

Quanto aos que tem receio de EAD é compreensível por ser algo novo, sempre foi assim, nossos pais não queriam mexer no " tal de computador", no "tal de celular" , e assim vai......mas é a evolução natural....

É claro que estamos no início de tudo, tem muito a melhorar etc e tal, mas já esta viavel.

Caso contrário, instituições conhecidas como FGV não trariam cursos desse porte, e eu já fiz um curso pago pela FGV de controladoria online muito bom, com apostila, tutor presente e tudo.


Enfim...deixe o tempo mostrar, eu gosto de enfrentar o desconhecido.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 08:14

Marcos Takekoshi

Os alunos de direito mal conseguem passar no presencial. Estudam 05 anos e fazem uns 10 provas da OAB que é para apenas acertar 50% e são reprovados. Imagina de quem é o deficit intelectual ?

Depois que passam viram advogados de porta de cadeia.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Marcos  Takekoshi

Marcos Takekoshi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 20:31

Phillipe, Boa noite !!!

Concordo plenamente, mas gostaria de deixar aqui a minha opnião foi apenas uma comparação, pois o que eu acho que todos os cursos deveriam ser presenciais ao invés das on-line.
Mas cada um tem o seu gosto.

Marcelo Massayuki

Marcelo Massayuki

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Técnico
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 22:01

Colegas de fórum,
Comecei a trabalhar como assistente no setor de Contadoria da Justiça.
Gostei muito da área e agora pretendo fazer o curso de Ciências Contábeis EAD no ano que vem.
Estou em dúvida entre Senac, Anhembi Morumbi, Metodista, Uniseb e Unopar.
Alguém estudou em alguma dessas instituições para me ajudar a escolher???

Obrigado!
Marcelo

Valdemir Cardoso

Valdemir Cardoso

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 27 novembro 2013 | 23:22



Concordo com Vanilson Roa...
Acredito que tudo depende de vários fatores, neste caso tenho dois como sendo relevantes na tomada de decisão para optar por EAD ou presencial...
Se você tem tempo e consegue manter-se fiel aos encontros presenciais, ótimo, agora se você não tem tanto tempo, ou seus horários podem coincidir com os horários da faculdade, neste caso EAD é a melhor escolha, foi o que fiz, como não tenho horários fixos em meu emprego, preciso contar com imprevistos, impossibilitando-me de optar por graduação presencial.
Não podemos esquecer que normalmente EAD é mais em conta que faculdade presencial, este também é fator relevante, mas o que importa mesmo é seu interesse e dedicação, pois em ambas as opções, EAD ou presencial, o aprendizado dependerá do acadêmico, caso este restrinja seus esforços somente nos livro-apostilas, ficará restrito a outra possíveis visões, ideias, limitando significativamente sua competência profissional.
Concluindo, pesquise sobre a instituição, sua seriedade e comprometimento no ENSINAR, atraves de anlise no ranking de pontuação, consultar ex-alunos também vale muito.
Sou estudante EAD e estou satisfeito, é óbvio que precisa ter um tempo diário dedicado aos estudos e pesquisas, caso contrário as dificuldade serão fieis companheiras durante e depois da graduação.

Valdemir Cardoso
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.