x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 74

acessos 90.515

Ciências contábeis a Distancia vale a pena ?

André Luis Rosa Soares

André Luis Rosa Soares

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 00:33

Renan Otavio Magni Montovane Boa noite, bom sabemos que qualquer curso de graduação é muito difícil fazer ele presencial ja imagino a distancia, e sabemos que a contabilidade e bem complexa e com o auxilio do professor presencial e outra coisa alem de estar conhecendo novas pessoas, interagindo trocando informações se torna bem mais rentável do que a distancia, mesmo muitos dizendo que você aprendera tudo de contabilidade na pratica e na verdade a contabilidade na pratica e bem diferente da teoria por conter variáveis que são imposivel estudar na faculdade, a faculdade te dará mais versatilidade para pensar e agir, com o conhecimento adquirido na faculdade tirando todas as suas duvidas com o professores, você conseguira uma boa bagagem que te transformará num profissional bem mais completo e com facilidade de interpretar os eventos do seu cotidiano, então na minha opinião e bem melhor realizar o curso presencial.

André Luis Rosa Soares
Willians Max Teixeira

Willians Max Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Gerente C.P.D.
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 09:00

Renan sou estudante de Ciências Contábeis presencial, e diante das mais diversas sugestões, a maioria tem razão: quem faz a faculdade é o aluno. Seja presencial ou a distância, será a sua capacidade de assimilação e a capacidade da instituição em te passar o conteúdo é que irá contar. Porém não fique esperando só da instituição: vá atrás de informações!! Te aconselho a utilizar esse portal pois tem muitos casos de vivência na área, e outros. Também te aconselho a se registrar em um CRC local como estudante e se possível frequentar as oficinas técnicas e palestras. Te garanto que vale e muito a pena!

Rafael Soares

Rafael Soares

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 10:39

Eu tenho uma visão um pouco radical sobre EAD.

Vejo que, para estudo à distância, demanda um método de estudo muito mais eficiente devido a ausência de um professor para a dissolução de dúvidas, método este que, quem está adentrando na graduação, ainda não possui.

Contrapondo este pensamento, é sabido que nem todas as cidades são dotadas de graduação presencial, sendo a modalidade EAD a única disponível. Como já dito acima, o fato de não ter o contato diário com o professor e, até mesmo, com colegas para troca de informações, te exigirá muita disciplina e dedicação na busca dessa compensação.

Podendo escolher, presencial é melhor.

No mais, conhecimento é sempre válido.

Boa sorte nessa jornada

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 10:49

Rafael, concordo plenamente com você, eu já fiz uma faculdade presencial e vejo amigos que fazem a distancia, realmente é muito diferente, o problema como eu disse é que tenho que viajar para estudar presencialmente e fica muito desgastante e caro. mas mesmo com todas as dificuldades ainda estou me esforçando para tentar fazer a presencial.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
ROSAINE BRITO DA SILVA

Rosaine Brito da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 10:58

ola Willian Carvalho, estou me formando agora pela Uniseb de Ribeirao Preto ela e ótima, saiu ate como uma das melhores a distancia no guia do estudante!
se você quiser pode estudar la e de confiança!
Aos demais, faculdade a distancia também fazemos amigos e trocamos informações, temos ate grupo de estudos, e uma vez por semana temos aula presencial, duvidas tiramos nos plantões com os professores, e mandando mensagens e eles respondem, e fazemos muitas pesquisas assim nosso conhecimento fica bem amplo.
O problema e que ainda existe muita resistência a cursos a distancia, mas o que faz a faculdade e o aluno, depende de você se será um bom profissional ou não.
quando somos pessoas muito ocupadas, e melhor fazer a distancia porque ai fazemos o nosso tempo.

meu exemplo mesmo:
trabalho de segunda a sexta feira 8 horas por dia
sou esposa, mãe
quando chego em casa tenho que preparar lanche ou janta, fazer tarefa com minha filha, cuidar de casa pois não tenho empregada, ai depois de tudo isso muitas vezes fazer trabalho da faculdade e assim estudar!
então o que se enquadrou para mim foi a distancia, para mim foi uma grande experiencia!
fica a dica!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 15:16

Só não recomendaria uma EAD para um conhecido se ele nunca tivesse atuado na área ou nem soubesse nada sobre o assunto.

Pra quem tem a minima noção do que vai estudar é tranquilo.

===

Lembrando que o certificado de conclusão é o mesmo do EAD e do presencial e não há menção nenhuma que a pessoa estudou em casa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Secundino Lucas Santos de Loredo

Secundino Lucas Santos de Loredo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 09:02

Fazer um curso presencial ou a distância vai de pessoa para pessoa, se a pessoa for bem auto-didata e bem disciplinada fazer um curso a distância pode valer a pena. Eu mesmo prefiro um curso presencial, como já foi dito pelos colegas, tirar dúvidas com os professores, se interagir com os colegas pessoalmente pra mim faz toda a diferença. a qualidade é muito melhor!!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 09:07

Secundino é verdade o que você disse, por isso vemos pessoas que preferem um ou outro, no EAD você tem que além de ser autodidata, tem que ser muito determinado e animado com o curso, pois a noite em casa cansado você pegar para estudar não é moleza.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Edson Eduardo Gallo

Edson Eduardo Gallo

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Enfermagem
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 11:13

Sou da área da Saúde, mas quero fazer Ciências Contábeis a Distância, moro em São Paulo, acho que em 4 semestres eu consigo um emprego na área contábil , pode ser em um escritório pequeno, só pra começar a me adaptar na prática.
Pelo que li nesse fórum, não é um bicho de sete-cabeças, quero fazer contábil porque gosto de papéis, cálculos, escritório e também porque quero trabalhar por conta, acho que aqui em São Paulo é mais fácil, pois o mercado é bem expandido.
Se alguém tem alguma crítica por favor sou todo ouvidos...
Obrigadú !!!!

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 23 junho 2014 | 11:22

Bom dia a todos,

Quando comecei a fazer a faculdade a distância, não sabia nem direito o que era a contabilidade.

Fiz o curso tranquilamente, lógico que tive que ter um disciplina para estudar em casa, porém terminei o curso sem reprovar em nenhuma matéria.

Hoje tenho dois anos que me formei e trabalho na área há mais de 4 anos. O que vi foi que faculdade não quer dizer nada. O que ensinam muda demais da prática.

Posso dizer que, hoje mesmo se tivesse condição de fazer presencial eu não o faria, pois o diploma é o mesmo, ou seja, uma pessoa que no mesmo período que fiz a faculdade, teve que ir todos os dias pra sala de aula, tem o mesmo título que eu, que ia uma vez na semana.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
ALAN PIERRE BATISTA VAZ

Alan Pierre Batista Vaz

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 00:25

Boa noite Kleber!

Cara discordo planamente de você. O curso bem feito de contabilidade da uma grande bagagem para um bom contador, só você está falando de trabalho que fica somente na prática, creio eu que todos os cursos serão inúteis, pois pratica se aprende praticando, mas atrás disso tem todo contexto teórico que para você ser se um diferencial você tem que saber.

Tive oportunidade de cursar o curso presencial e aproveitei a oportunidade que a faculdade me deu, como trabalho em empresas juniores e iniciação cientifica em pesquisa acadêmicas. Essa multidisciplinar e aprendizado do contexto e o que está em volta da contabilidade faz toda a diferença em uma analise de empresa, uma contabilidade criteriosa e uma contabilidade gerencial que o mercado está solicitando e não um fazedor de guia do governo.

Abraços


--
Alan Pierre Batista Vaz
Consultor Contábil
Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 08:09

Alan, bom dia

O profissional a ser formado depende da vontade de cada um seja cursando um curso presencial ou a distância. A faculdade com toda certeza nos dá uma bagagem teórica de suma importância mas o que faz o profissional de fato é a prática e a vontade. Eu por exemplo, ainda não sou formada mas sou Supervisora do Departamento Fiscal. E já trabalhei com pessoas que tinham cursado Ciências Contábeis presencial, trabalhava na mesma empresa há 10 anos e ainda era auxiliar de contabilidade e ganhava mil e pouquinho. Isso porque? Por que não era uma profissional esforçada, fazia o básico e não se interessava em fazer mais do que o que lhe era solicitado. Eu quando entrei na empresa já entrei com um salário e cargo maior pela experiência e força de vontade que tenho. Não desvalorizo meu curso, Hoje estou terminando o quinto período e meus estudos fizeram toda diferença no meu crescimento profissional. Mas não apenas um ou outro, e sim um conjunto de fatores.

Então na minha opinião, a faculdade quem faz é o aluno. E a minha tem sido excelente. A Estácio tem um atendimento péssimo. Mas o suporte do núcleo EAD é maravilhoso. Acho que vale sim muito a pena.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 08:24

Alan,

Você trabalha com a parte teórica (científica em pesquisas acadêmicas) aí sim, a teoria te ajuda. O mencionado por mim é sobre o cotidiano de um contador.

Para um contador o curso é longe do que precisa. Você vê durante o curso como entregar uma SEFIP, CAGED, DIPJ, SINTEGRA, IRRF (pessoa jurídica e física)?

É mostrado quais as obrigações que uma empresa (Simples, Lucro Presumido, Lucro Real) é preciso entregar mensalmente, trimestralmente, anualmente? É informado como entregar, onde entregar?

É informado as penalidades por não entregar as obrigações acessórias?

O que é mostrado é um monte de coisas que um contador não usa.

Respeito sua opinião de não concordar comigo, porém é claro a defasagem no que é ensinado e no que é realmente usado.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
ALAN PIERRE BATISTA VAZ

Alan Pierre Batista Vaz

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 09:17

Kleber

Entendo sua opinião e respeito. Concordo com você que o conidiano do contador ele somente usa a prática

Mas a grande questão que você falou é sobre prática cara, isso em todo curso tem e não é ensinado dentro da universidade. Por exemplo o engenheiro aprende na faculdade fazer a massa do cimento, alinhar parede, bater lage ?? Não mesmo, aprende apenas calcular o montante das coisas e por ai vai.

Então a faculdade tem a obrigação de apresentar que existe as declarações e para que elas são e sua legalidade, o como fazer cabe a pessoa ler a interpretar a legislação, vejo que falta mais proatividade da nossa classe.

Temos que por na cabeça que curso de graduação, não é curso de aperfeiçoamento prático.

Valeu meu camarada


--
Alan Pierre Batista Vaz
Consultor Contábil
 Wefferson Freitas Assis

Wefferson Freitas Assis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 09:29

Eu escolheria o curso presencial, tendo experiencia na area ou não voce vai se dar bem, pois o curso é muita informação em pouco tempo, e a distancia acaba que desanima ficar apenas estudando em casa !

Pelo menos é oque eu acho !

Boa sorte, e vai fundo pois o curso é otimo !

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Rafael Pupo

Rafael Pupo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 15:54

Senhores.

Estou a procura de um EAD para contábeis. Kleber, pode me me indicar algum EAD confiável ??? Sou formado em gestão financeira e já faço presencial de contábeis. Tenho várias matérias para eliminas, mas não achei nenhuma EAD confiável no atendimento do aluno na internet. Pensei na Unicesumar.

Já tenho 3 anos na área contábil/fiscal. Acredito que presencial não está me agregando absolutamente nada.

Contador tem que estudar as leis diariamente, não ficar se embasando em teorias de sala de aula.

Exemplo: Jucepar aqui já faz todo processo de emissão de CNPJ/Alvará, se o professor faz processos de abertura saberá disto, caso contrário dará a teoria sendo a prática totalmente diferente.

Att.
Rafael

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 10:07

Rafael;

Fiz o curso na UNOPAR, terminei em 2012.

Gostei muito do ensino, o método de aprendizagem.

Porém, como mencionei anteriormente, não agrega quase nada no cotidiano do contador.

Mesmo que muitos falem que faculdade ajuda, que se fizer bem feito você sairá contador apto ao dia-dia, isso é balela.

Só que trabalha na área que sabe que faculdade nada tem haver com trabalho do contador.

Isso também acontece em faculdade presencial.

Atualmente mesmo, onde trabalho, tem um mulher que está formando presencialmente em Contábeis.

No TCC dela, ela precisa fazer a contabilidade de uma empresa fictícia, fechar balanço, DRE, etc.

Ela não sabe fazer nada disso (eu ajudo ela em tudo), isso porque faculdade não ensina nada!

História de que faculdade ajuda, é só pra quem não entende do trabalho do contador.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Rafael Pupo

Rafael Pupo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 10:30

Bom dia, Kleber.

Concordo com você. Trabalho em escritório também, anteriormente em uma multinacional e realmente na prática que aprendi balanços, dre's, parte tributária de notas fiscais pis e cofins, fechar balanço, fazer livros e etc.

Na teoria é muito fraco. Estou vendo a UNOPAR e UNICESUMAR, porém tenho matérias para eliminar o que as faculdades acabam demorando para dar o retorno. Única preocupação é esta, mas mesmo assim estou juntando documentação para dar entrada neste método.

Faculdade não diz nada estou vendo uma matéria de Teologia e sou ateu ainda por cima.


Valeu a dica mesmo.

Thalita, obrigado a dica também. Pena Estácio não tem a distância aqui no PR.

Att.
Rafael Pupo

Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 13:41

Kleber, boa tarde

Não concordo quando diz que quem diz que faculdade ajuda é porque não conhece o trabalho do contador. ..

Acho que existem casos e casos e toda generalização é tolice. Já fui supervisora do Depto fiscal e minhas colaboradoras eram formadas e eu não. Já trabalhei com muita gente formada que ganha menos e tem menos conhecimento que eu. Mas isso não quer dizer que a faculdade não tenha haver com o que fazemos. Ao contrário, o conhecimento da teoria pode sim ajudar e muito no seu trabalho, na compreensão da legislação e no aumento do seu salário. rsrs Eu não conheço a universidade que cursou mas nos fóruns da Estácio e nas minhas matérias trato das obrigações acessórias e demais obrigações das empresas, sim. E eu ter a prática me coloca sempre a frente dos meus colegas que estão apenas na teoria.

Trabalho em escritórios há 8 anos, já passei por todos os setores mas o que domino é o fiscal. Mas fecho um balanço, faço Gfip, RAIS, CAGED e o que tiver que ser feito. A prática sem dúvida é muito importante mas a teoria é conhecimento e este nunca deve ser desvalorizado.

Conhecimento é o ouro moderno! E o que eu pude agregar de valor a prática que eu já tenho não será em vão.

Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 08:14

Kleber, bom dia!

Faço tudo por que tenho facilidade em aprender... Claro que a prática me ajuda e muito! Mas daí dizer que 4 anos de estudo não irá servir para o que fazemos na prática não concordo. Já estou até pesquisando minha pós na área tributária. E não quero parar de estudar pois valorizo muito o conhecimento teórico.

Sua faculdade não te ajudou em nada na prática?

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.