x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 38

acessos 24.613

Impostos incidentes nota fiscal

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 19:48

Mário Gilberto Barros de Melo

Boa noite

Obrigada pela ajuda. O valor do serviço foi R$50.000,00. Eu calculei os impostos de acordo com o que vc me ensinou (IRPJ : 1,20% (8,00% x 15,00%) e a CSLL : 1,08%., porém esse tomador não aceitou, disse que está errado.

O tomador reteve os impostos (PIS - 0,65% COFINS - 3,00% IR - 1,5% e CSLL - 1,00%) . Reteve tbm o INSS (3,5%).

O serviço é a construção de um galpão.

Pode me ajudar Mário?

Leila
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 20:51

Boa noite Leila,

Os percentuais indicados para Você na sua consulta anterior, referem-se aos cálculos para apuração do IRPJ e CSLL devidos por sua empresa, sobre as atividades próprias da mesma.

Quando falamos de retenção de IRRF e CSRF, os percentuais são 1,50% de IRRF e CSRF 4,65% (0,65% de PIS, 3,00% de COFINS e 1,00% de CSLL) .

Porém, ao que me parece, pelo tipo de serviço prestado por sua empresa, não caberia as retenções acima indicadas.

A retenção de IRRF, esta disciplinada nos Artigos 647 e seguintes do RIR/99, Decreto 3.000/99

Já a retenção das CSRF, estão disciplinadas nos Artigos 30 e 31 da Lei 10.833/2003

Consulte o Tomador dos Serviços em que se baseia para efetuar as referidas retenções e caso queira, volte a postar as possíveis dúvidas.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Carlos Henrique de Oliveira

Carlos Henrique de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 10:28

Nesse caso haverá retenção apenas de INSS (3,5%), caso sua empresa esteja desonerada.

Caso não seja desonerada, retenção de 11%.

Não haverá retenção de IR e CRSF (4,65%) p/ o referido serviço prestado.

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"
Carlos Drummond de Andrade

Fui útil ? Dê uma curtida na resposta ;)
leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 15:56

Mário Gilberto Barros de Melo ,



Boa noite,

Mais uma vez lhe peço uma ajuda.

Meu cliente atua no ramo da construção civil, está realizando a construção de um galpão.

Veja, por favor se meu entendimento está correto:

* Para calcular o IRPJ: SE a construção for por empreitada total e houver materiais próprios que vão ser incorporados a obra, eu aplico 8% sobre a RB para depois aplicar os 15% do IRPJ, ou seja, IRPJ : 1,20% (8,00% x 15,00%)


* Se não houver aplicação de materiais, ou for empreitada parcial, eu aplico 32% sobre a Receita Bruta e depois 15% para determinar o IRPJ.

4,8% IRPJ (32% x 15%)



Está correto?

Quanto a CSLL:

* Sendo empreitada parcial aplico 2,88% (32% x 9%)

* Sendo empreitada total com materiais e mão de obra eu aplico CSLL : 1,08% (12,00% x 9,00%)

Obrigada





Leila
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 13:34

Boa tarde Evelin,

... Emiti uma nota fiscal avulsa de venda (...)

A emissão da referida Nota Fiscal foi de Pessoa física para física, ou de jurídica para física?

Se estas informações não há como alguém lhe responder adequadamente, a menos (é claro) que na resposta se considere os dois casos

...

DIEGO FERREIRA

Diego Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 14:14

Boa tarde a todos,
Eu estou tentando emitir uma nota para uma empresa que fabrica mesas de sinucas e totó, ela está enquadrada no regime normal (lucro presumido) CNAE: 32.40-0-03, NCM: 99000643. Ao tirar algumas dúvidas com alguns consultores, me disseram que ela está obrigada a recolher IPI de 40%, fora o ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL. ..só que eu estou muito confuso quanto ao recolhimento do IPI, será que não teria nenhum desconto ou algo meio para abaixar o valor dessa alíquota?? também não sei como é feito o cálculo e nem o recolhimento, alguém poderia me ajudar quanto a isso??

Diego Ferreira!
Contador, pós graduado em: Gestão contábil tributária


“Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo”. (Lao Tzu)
leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 18:23

Mário Gilberto Barros de Melo ,

Boa noite! Venho pedir uma ajuda. Tenho um cliente que atua na construção civil - CNAE 4120400.

Ele atualmente está construindo um galpão e fornece todo o material utilizado na obra. Ele me questionou a respeito dos percentuais de presunção do Lucro Presumido, pois hoje aplico 8% em cima da receita de serviço x 15%, pois segundo ele por ser prestador de serviço deveria ser o percentual de presunção 32% e não 8% como calculo.
Essa empresa é uma sociedade empresária.

Para agravar minha dúvida, a empresa a qual meu cliente está prestando serviço retem na NF 1,5% de IR e 1,00 de CSLL.

Poderia me ajudar? devo utilizar o percentual de 8%?

Obrigada

Leila
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.