x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 25.482

Quando devo emitir e pagar a GNRE?

Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 abril 2013 | 18:54

Olá a todos. Sou novo e um pouco leigo no assunto. Gostaria de saber quando a loja deve emitir e pagar uma GNRE. Exemplo: vendi um tubo de midias virgens para um lojista de MG e minha loja é aqui no RJ. Digamos que eu tenha que pagar essa GNRE, qual seria o valor a pagar e como é feito essa calculo. O valor total da NFE seria de R$ 100,00; Aguardo um retorno de quem possa me ajudar e agradeço antecipadamente.

irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 14:55

Boa tarde Carlos, vc tem que pesquisar no RICMS-MG se este produto é subst.tributária em MG, caso seja, vc tem que verificar qual o MVA do produto e depois fazer o MVA ajustado, lembrando que o vencimento da guia é o dia de emissão da NF abaixo a formula para encontrar mva ajustado.
MVA ajustada = { [ ( 1 + MVA-ST original ) x ( 1 - ALQ inter ) / ( 1 - ALQ intra ) ] - 1 } x 100

Outra forma de apresentação

MVA ajustada = [( A x B) - 1] x100

A = ( 1 + MVA-ST original )

B = ( 1 - ALQ inter ) / ( 1 - ALQ intra )


MVA ajustada: É o percentual correspondente à margem de valor agregado (MVA) a ser utilizada para apuração da base de cálculo relativa à substituição tributária, decorrente de operação interestadual com as mercadorias constantes dos itens 14.
MVA-ST original: é o coeficiente correspondente à margem de valor agregado originalmente calculada para as operações internas. Para apuração da MVA Ajustada, a MVA ST original deve ser informada com quatro casas decimais. Exemplo: 0,4000.
ALQ inter: é o coeficiente correspondente à alíquota interestadual aplicável à operação. Exemplo: 0,12.
ALQ intra: é o coeficiente correspondente à alíquota prevista neste Estado para as operações subseqüentes alcançadas pela substituição tributária. Exemplo: 0,18.

Calcule
Para cálculo da "MVA Ajustada" da mercadoria objeto de retenção do ICMS/ST, informe no quadro abaixo a MVA ST-Original (Parte 2 do Anexo XV) e a alíquota interna.
Exemplos :

Planilha para Cálculo da MVA Ajustada
Item 14 Coeficientes Percentual


MVA-ST orig.MG ALQ.interestadual% ALQ interna % MVA Ajustada

25% 12% 18% 34,15%


vc deu exemplo de 100,00 x 34,15% : 134,15 x 18%(aliq.interna)24,15 - 100,00 x aliq.interestadual 12% : 12,00

24,15 - 12,00: 12,15 (icms st a recolher pela GNRE)

att.



Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor
irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 14:59

lembrando que o comprador de MG que tem que pagar este imposto, vc vai emitir e enviar a guia para o mesmo, ele te retornará com a quitação e vc anexa junto a NF, pois se a fizacalização pegar o caminhão ficará parado na barreira até confirmação do pagamento.

att.

Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor
Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 15:17

Olá Irael, muito obrigado pela ajuda, realmente ficou muito bem explicada. Agora para efeito de preenchimento da NFE como a loja que eu trabalho está no simples nacional é necessário destacar o valor e a aliquota do ICMS ST? Forte abraço e obrigado por tudo.

irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 15:27

vc não destaca este imposto em sua nota fiscal, vc faz apenas a GNRE para seu cliente pagar e anexa junto a sua NF, vc não precisa fazer mais nada pois no seu estado não tem ST.

A não ser que no seu estado seja ST e vc é indústria, ai sim vc tem que destacar na sua NF, mesmo sendo do simples, não precisando fazer a GNRE, pois o imposto ja foi recolhido.

att.

Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor
Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 15:31

Olá Irael, sem palavras para agradecer pela ajuda. Muito obrigado mesmo. Como seria bom se tivessemos um calculador automatico dessa ST ou uma planilha, seria uma mão na roda. Obrigado por tudo e fique com Deus.

irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 15:45

gostaria de solicitar ao edilson (moderador) para me falar como eu posto uma planilha, eu ja enviei a mesma no botão enviar arquivos.

no aguardo.

Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor
Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 15:46

Olá Irael, sem querer abusar, mas poderia então enviar para meu e-mail, pois aqui não apareceu nada. Meu e-mail é @Oculto e mais uma vez obrigado por tudo.

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 16:23

Irael... Boa tarde!

Quando voce clica em enviar arquivo, ele vai para avaliaçao da moderaçao e eles postam assim que possivel e aprovado...

Sei que existem casos onde é a necessidade é "eminente" mas é contra as regras do forum enviar arquivos por email...

Att.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 abril 2013 | 16:34

Olá Caroline, nesse caso a culpa foi minha e não do Irael. Sou novo no forum e não atentei a essa regra. Peços sinceras desculpas pelo ocorrido.

Carlos Dias

Carlos Dias

Bronze DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 maio 2013 | 12:22

Olá Marcelo, o Irael solicitou ao moderador do Forum que disponibile a planilha aqui no forum e agora temos que aguardar. Através dessa planilha eu consegui uma que já calcula o valor final da GNRE e peço autorização do moderador para postar aqui.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.