x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.800

Apuração de Nota fiscal lucro presumido

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 maio 2013 | 09:25

Bom dia,

Preciso cadastrar no sistema uma nota fiscal de entrada de um cliente que está no lucro presumido e estou em dúvida quanto ao lançamento dos valores no sistema, pois lá tem os campos: Base de calculo-aliquota-valor-isentos-outros(este ultimo eu uso para empresas do simples)
Dados da NF: Valor total dos produtos 774,00
valor total da nota 644,26
desconto 129,74
base calculo do icms 0,00
valor do Icms 0,00
base calculo icms-st 378,96
valor do icms -st 0,26
aliquota RJ 19%
cfop 5405
OBS: Todos os produtos estão com o código 060 e seus valores são:156,156,156,120,108 e 78 reais
A outra dúvida é porque na nota o valor da base de calculo e do Icms estão zerados.

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:08

Bom dia Lucas,

Entendi, então quando vem zerado é porque encerrou o ciclo,mais no caso esta minha empresa está no lucro presumido e eu vou vender estes produtos,então, o total das minhas compras foram de R$ 5.000,00 e as minhas vendas R$ 8.000,00, neste caso vou ter que pagar o ICMS da diferença entre minhas compras e minhas vendas,é isso mesmo??
Lucas me desculpe qualquer coisa é que eu iniciando e to tentando juntar todos os pontos, e desde já te agradeço pela atenção!

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 11:08

Tudo bem. Estamos aqui para aprender e auxiliar. Não, o lucro presumido é uma forma de apuração dos tributos federais, mas isso não se aplica no tributo estadual. Você vai pagar em grosso modo, a aliquota interna x o total das vendas, abatendo o crédito do ICMS na aquisição. Sendo que, como sua aquisição a cadeia foi encerrada, não há que se falar em recolhimento de ICMS.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:25

Lucas,

Neste caso, quando há substituição tributária na nota, o ICMS já foi pago pelo Distribuidor do produto, então não precisarei pagar ICMS nas minhas vendas sobre estes produtos e como não vou poder me creditar do ICMS pago nas compras, não vou pagar ICMS nenhum sobre minha receita de vendas?

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 16:26

Tcheler,

Você irá pagar os tributos federais oriundos da receita bruta. O ICMS com a cadeia encerrada não se fale em débito e nem em crédito.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.