x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 731

ICMS Dif. De Aliquota [Duvida]

ALAN FELICIO MARTINI

Alan Felicio Martini

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 08:01

Bom Dia Gente
Estou começando agora como responsável por um escritório de contabilidade aqui no Rio Grande do Sul.
Uma grande duvida sobre o ICMS Dif. de Aliquota.
como eu sei qual mercadoria é 17% aqui no Rio grande do sul? e qual mercadoria deve ser pago os 5% de dif. de aliquota?
consigo pesquisar pelo NCM da mercadoria?

aguardo ajuda

att. Alan Martini

Mateus Belluomini

Mateus Belluomini

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 08:27

Alan,pelo que se da entendido, a alíquota interna do RIO GRANDE DO SUL é 17% é isso ?

Mas bem, vamos lá:

A NCM pelo que se da entendido de origem Federal, um só, para todos Estados, e sobre a alíquota, você tem que ter conhecimento dos produtos de seu Estado pela CST.

Geralmente quando se compra fora do estado, vem embutido na nota, no campo alíq .ICMS "X", logo, você tem que identificar se esse produto em seu Estado, pela CST.
Se é 17% em seu ESTADO, basta fazer a diferença pelo que veio embutido na NOTA FISCAL ELETRÔNICA.

Atenciosamente,

Mateus Belluomini
CRC 1SP315160/O-2
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida" (Sócrates)
ALAN FELICIO MARTINI

Alan Felicio Martini

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 09:06

Mateus, é Mais ou Menos isso que você me falou.
quase todas as mercadorias dentro do RS são 17%, algumas que são 12%.
eu gostaria de saber, onde que eu consulto, qual mercadoria é 12% e qual mercadoria é 17% ?
se existe uma legislação que esta tabelado isso

Mateus Belluomini

Mateus Belluomini

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:09

Existe sim Alan, no caso procure pela Tabela ST e as outras de seu Estdo.

No meu caso, uso uma planilha onde todo mês ocorre uma alteração pela CONFAZ ou até mesmo pela Fazenda de SP, nela consta a NCM, IVA, e Alíquota.

Então, de uma pesquisada certo, ou caso melhor, se tiver algum contador que possa lhe instruir melhor.

Abraços.

Atenciosamente,

Mateus Belluomini
CRC 1SP315160/O-2
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida" (Sócrates)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.